Primeiro mês MEO e desejoso que passem os 24

  • 29 July 2019
  • 10 respostas
  • 2751 visualizações

Reputação 1
Crachá +3
  • Estagiário Sénior
  • 19 respostas
Olá a todos,

Vou aqui contar o meu primeiro mês da tragicomédia MEO.

Logo após a instalação fiz o que faço sempre: configura o WIFI retiro o DHCP do Router e ativo o meu DHCP.

Pimba: paragens na TV que só passavam com Reboot ao router...

Pensei: bem este router está variado. Abri pedido de suporte e o técnico, após inspecionar os equipamentos ligados ao router lá trocou (espante-se) a box.

Ora claro está que, o problema, continuou.

Reparo por essa altura que, o router, arrasta-se completamente sempre que se desativa o DHCP (mesmo que não haja lá mais nada ligado) . Pronto, pensei, não há dúvida, o router está variado. Fiz um video e enviei para o apoio técnico. Veio a resposta da praxe: só damos suporte se as configurações estiverem como as vêem (parvo mas o costume). Perguntei então: e as paragens da box? A resposta foi bem se já trocamos a box e o cabo, então deve ser do router.

Um dia depois, mais uma vez, aparece-me o mesmo técnico para trocar... a box. Disse que isso não adiantava, tirou fotos a uma box android que eu tenho, ligou para lá, falou da "box chinesa" e pimba, foi-se embora dizendo que tinha que deixar todos os equipamentos desligados excepto abox por um periodo de 24H.

Tentei cancelar o contrato, infelizmente, com isto tudo já lá iam 24 dias.

Fulo da vida e afim de provar que o router estava avariado faço-me à vida e faço resolvo testar se o router do meu pai se comparta na mesma (mesmo modelo) e não é que sim.

ALTO! Então não trocam o router por que sabem que o router é esta bela m...

Depois de muito pesquisar encontrei:
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/fibergateway-gr241ag-bloqueado-contra-uso-prodissional-134825
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/fibergateway-gr241ag-e-uma-porcaria-para-uso-profissional-expectavel-130833

E abri este:
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/fibergateway-gr241ag-desativar-dhcp-135502

E cheguei a uma bela conclusão: O router funciona com o DHCP desligado desde que, não seja carregada a página inicial do mesmo. Claro que como quando se entra nas configurações vai para página inicial, sempre que se acede ao router o gajo "aterra", lindo!

Agora pergunto: não sabem de tal facto ou não querem dizer? Não me poderiam ter poupado e dizer algo como "Existe um problema no router que, com determinadas configurações, sempre que carrega a página inicial fica instável e só após reboot estabiliza."

É preferível fazerem-se parvos e andarem a trocar box de TV que não tem problema algum?

Juro que não percebo esta gente.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

10 respostas

Crachá

Boas, porventura já conseguiu solucionar o problema? Estou a tentar junto do dep. Técnico mas acho que não vou ter sucesso.

 

Obrigado

Reputação 1
Crachá +3

Boas, porventura já conseguiu solucionar o problema? Estou a tentar junto do dep. Técnico mas acho que não vou ter sucesso.

 

Obrigado

A solução é, simplesmente, fugir da interface web do router como o diabo da cruz. 

Quer fazer alterações? Use Telnet. Entrou lá nem que fosse sem querer? Reinicie o router. 

É isto que temos. 

 

PS: ainda me tentaram cobram 40€ + IVA pela visita do "técnico" (deve ter sido para pagar as fotografias à "box chinesa" ) 

Crachá

Obrigado, é isso que vou fazer. Quero por o pihole a gerir o DNS.

 

Abraço, 

Crachá

Obrigado, é isso que vou fazer. Quero por o pihole a gerir o DNS.

 

Abraço, 

Mas para isso basta colocar os IPs fixos nos equipamentos que se ligam ao router, no gateway=IP do FGW (192.168.1.254), e nesses mesmos equipamentos colocar no DNS server o IP do local onde tem o pihole instalado.

Éassim que eu faço.. funciona bem.

O FGW tem o DHCP ligado, mas os equipamentos que se ligam ao FGW, tem IP fixo, logo pedem sempre o mesmo IP, e esses IPs são dados pelo FGW. Para controlar os acessos (blacklists e afins) o pihole filtra tudo, pois em cada equipamentos tá configurado como sendo o pihole o DNS server.

Crachá

Viva, agradeço a sugestão mas a solução não é viável para mim pelos dispositivos móveis de toda a família que se ligam a várias redes fora de casa. Para mim, porque sei o que devo fazer, não era difícil, apenas chato ter de mudar o IP sempre que me ligasse a uma nova rede. Ademais não seria possível se me quisesse ligar do trabalho à VPN que também está a correr no Pi.

Segui a sugestão do Dtaven e está tudo a rodar bem.

 

Abraço, 

 

Crachá

Viva, agradeço a sugestão mas a solução não é viável para mim pelos dispositivos móveis de toda a família que se ligam a várias redes fora de casa. Para mim, porque sei o que devo fazer, não era difícil, apenas chato ter de mudar o IP sempre que me ligasse a uma nova rede. Ademais não seria possível se me quisesse ligar do trabalho à VPN que também está a correr no Pi.

Segui a sugestão do Dtaven e está tudo a rodar bem.

 

Abraço, 

 

 

Os IPs fixos/estáticos são colocados apenas para cada rede específica. Exemplo: o meu tlm quando se liga na minha rede de casa "MEO-XXXXX" adquire sempre o mesmo IP defenido por mim nas configurações da rede no tlm. Fixei-lhe o IP. O tlm quando se liga á minha rede de casa, pede sempre o mesmo IP.

Qualquer rede que eu me ligue, que não seja a minha de casa, adquire 1 IP qualquer dado pelo router a que me estou a ligar. Estas a fazer confusão neste ponto. Tu não fixas o IP do tlm para todas as redes onde ele se ligue. Isso era impossível, pois podem existir várias gamas de IPs nas diferentes redes onde te ligues. Ou seja as redes podem não ser sempre 192.168.1.X.

Tu apenas fixas o IP do tlm para aquela rede específica. Todas as outras ficam com a configuração standard, que é atribuição de IP por DHCP.

 

 

Quando alguém se liga na minha rede de casa, adquire um IP qualquer dado pelo FGW, mas neste caso não passa pelo pihole, pois o DNS é o do router por defeito. Neste ponto a tua config pode ser melhor..

Onde configuro o IP estático no tlm, coloco também o IP do DNS server, que é o IP do Raspberry onde tenho instalado o pihole. Assim já altrapasso o problema do FGW não deixar mexer nos DNS.

Quanto á VPN, também tenho instalado no mesmo Raspberry. É a OpenVPN.

Quando estou fora de casa e me ligo pela VPN a casa, o pihole também está configurado para filtrar as ligações que entram pelo interface tun0 (que é o da OpenVPN).

 

Mas o k interessa é que tens as coisas a funcionar..

 

Abraço

 

Crachá

Boas, obrigado pensei que no telefone, ao atribuir um IP estático estava a fazê-lo à placa de rede e não à rede específica. Nesse caso a tua configuração não tem assim tantas desvantagens. 

Estou com a minha configuração à dois dias sem problemas, se aparecerem sigo a tua sugestão. 

 

Já que estamos a falar pode ser que me consigas ajudar. Tenho um disco externo ligado ao FGW e a VPN está a trabalhar bem. Fora da rede interna ligo a VPN e não consigo aceder ao disco externo pelo Android. Queria poder aceder a ficheiros e ouvir a minha música. Se fizer a partilha com o disco ligado ao PI não tenho problemas em aceder. 

Queria a partilha com o disco ligado ao FGW por ser mais rápido que o Pi 512Mb. 

Consegues ajudar-me? Obrigado 

Crachá

Eu não tenho por hábito partilhar nada para ter acesso do exterior.…

Só acedo ao Raspberry, que não tem nada de especial.. domótica, VPN, pihole..

Mas 1 dia qq vou tentar partilhar 1 disco e coloco resultados

Crachá

OK obrigado, pode ser que alguém responda. 

 

Abraço 

Workaround:

  1. ir a http://192.168.1.254/
  2. fazer login
  3. vai para a página inicial e fica em loop infinito
  4. esperar uns 2 minutos (não fechar o browser para manter a autenticação)
  5. ir a http://192.168.1.254/index.html#/gui/security/home

Um ano depois, ainda estamos aqui a falar deste problema…

Update de firmware para resolver, nada. Enfim...