Pergunta

Preparação intalacao fibra

  • 16 October 2020
  • 4 respostas
  • 337 visualizações

Boa noite, pretendo colocar fibra em casa (recentemente remudelada) e na altura fiz a instalação com ATI e tomadas TV +Rj45 em todas as divisões. Como disse, na altura, a minha ideia seria colocar a ONT dentro do ATI, passando pelo ROUTER (sala) e voltando com o sinal para um SWITCH (dentro do ATI) fazer a alimentação das ditas tomadas Rj45  da casa e também através de um repartidor de sinal TV (também dentro do ATI) dar sinal para a casa. Pareceu-me possivel assim mas soube que atualmente a ONT e ROUTER é só um e não tenho expaco para o colocar dentro do ATI. Queria saber qual a solução?

Consigo ainda manter a ideia original? Será possível passar 2 cabos CAT6 (ida e volta) atrás de um tubo de 20?

Ps: Do local onde pretendo colocar o ROUTER só tenho duas tomadas RJ45 e 2 tubos de 20 até ao ATI. 

Obrigado


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Espero que não, se tiverem ou até mesmo se não conseguir executar desta forma vou ter de arranjar solução. Ainda não tenho nenhum fio passado. Recomenda gazer a instalação antes do técnico ir lá a casa instalar a fibra ou depois do serviço feito? É que já ouvi dizer que mesmo com tudo montado eles cortam o que o cliente tem e colocam fichas e terminais novos... 

Reputação 7
Crachá +21

O Cabo de maior diametro de fibra (cabo de cliente) nao é superior ao cabo de rede, tente passar 2 cabos de rede e veja se dá, os tubos nao têm nenhuma curva mais apertada?

Em relação ao Wi-Fi e alcance do mesmo pensei logo nisso e tenho tudo feito da melhor forma possível, o contratempo foi mesmo saber que a ONT é no mesmo aparelho que o Router, no local deixei 2 tubos apenas para 1 cabo de rede cada um, ida para alimentar o router e volta para alimentar o switch no ATI. Porque a minha ideia anteriormente seria deixar a ONT dentro do ATI.

Estou a pensar em utilizar um tubo para passar a fibra para o Router e pelo mesmo tubo fazer a volta para o ATI e alimentar o switch. O outro tubo passar o sinal de TV (coaxial) para o ATI e utilizar um repartidor de TV. Quero evitar muitos cabos à vista, se possível não ter nenhum. A dúvida será se num único tubo passa fibra+cabo de rede.

Obrigado. 

Reputação 7
Crachá +21

Com a fibergateway ( router+ont em 1 equipamento) a instalar na sua sala, na dita tubagem apenas passaria a fibra mais 1 cabo rede, no ati apenas precisaria do switch. Quanto ao wifi poderá fazer impacto no alcance consoante a distancia pretendida, se a sala for muito longe dos sitios pretendidos, mas visto que ira por um switch, podera optar por por repetidor(es) wifi em tomadas “estrategicas" para melhorar o alcance (quando digo estrategicas é no sentido de identificar o sitio mais longe onde ainda tem wifi com bom sinal e por la o repetidor, e assim sucessivamente caso necessario) ou um router com wifi ligado a uma tomada de rede (obviamente ligando essa tomada no ati e no switch)