Posso levar o router comigo para outra cidade?

• 24 August 2014
  • 9 respostas
  • 7738 visualizações

Olá!

Tenho uma pergunta que podem achar um pouco ridícula, mas não estou muito dentro deste assunto de como funcionam os equipamentos de internet, etc (não sou eu que trato destas coisas aqui em casa). Vivo no Porto e vou 1 semana para Mirandela, em Trás-os-Montes, e como lá não vou ter acesso a Wi-Fi gostaria de saber se é possível levar o router comigo e ligá-lo lá, somente para ter Wi-Fi (telefone, televisão não é necessário). Se sim, tenho de levar o cabo DSL, etc? Ou só o router para ligar à tomada? Obrigado!

9 respostas

Reputação 2
Só poderá levar o equipamento caso a casa para onde vá tenha um serviço MEO com internet subscrito.

Ainda assim, ao levar o equipamento, seria necessário configurá-lo com os dados do serviço associado a essa casa.

Na maioria dos casos esta situação não se verifica, logo a resposta é não.

É nestes casos que um serviço de banda larga móvel é útil. Internet fixa só funciona na casa onde está instalada.
Reputação 7
Crachá +23
boas

aqui esta uma situação caricata...se a linha telefonica estiver contratado ADSL podes levar o router e nem precisas de fazer qq configuração...sim nao é mesmo preciso...

o teu user serve em qualquer serviço da Meo...claro que só pode estar um user a funcionar nao o podes ter configurado em 2 router's diferentes...

de qualquer modo para o que precisas só tens de ter a certeza que a rede fixa para onde vais tem ADSL contratado e é só ligar o teu router e fica a funcionar...

esta situaçao será retificada a partir do IPv6...
Reputação 2
Mesmo assim o ideal é utilizar outros dados de acesso para não correr o risco de ficar com sessão duplicada.

Claro que não é nada que não se resolva rapidamente, mas mesmo assim...
Reputação 7
Crachá +23
boas

neste caso nao fica com sessao duplicada pois onde estão os dados é no router que vai viajar...assim que desliga perde a sessao e só vai sincronizar quando for ligado novamente...
Reputação 2
Nem sempre é assim tão linear.

Digo isto porque já ajudei a resolver situações semelhantes.
Reputação 7
Crachá +23
boas

antigamente ate concordava cnt...agora ja houve algumas melhorias e assim que o router perde sincronismos a sessao cai...
Reputação 1
Penso que estão a confundir sincronismo ADSL com autenticação, são 2 sistemas independendentes. ADSL sincroniza independentemente do user que o router tenha ou até mesmo se tiver a sessão PPP desligada , sem ADSL obviamente o router não autentica.

Em caso de duplicação de username ppp o sincronismo nunca é afetado porque ao nivel do ADSL não existe qualquer anomalia e o ADSL não quer saber dos problemas de autenticação até porque em ADSL não somos sequer obrigados a usar PPP para autenticação.

Em resposta ao autor inicial desta thread a resposta será sim caso tenha outro serviço MEO na residencia para a qual vai e se assim for terá lá certamente outro router e escusa de levar o seu.

Caso não tenha ADSL contratado na residencia para onde vai não terá acesso á internet já que este depende do ADSL independentemente de se na residencia para onde vai tem linha telefónica.

Caso tenha necessidade com frequencia de se deslocar o melhor é uma banda larga movel e caso pretenda ter vários dispositivos ligados em simultaneo um hotspot 3G ou 4G.

Espero ter ajudado.

Jay

Reputação 2
Não existe confusão nenhuma.

Um serviço pode estar:

- síncrono e não autenticado

- síncrono e autenticado

- síncrono e autenticado com erro

- não síncrono e, por motivos óbvios, não autenticado

A questão aqui é o facto de por vezes não existir sincronismo mas a autenticação estar OK.

Acontece muito poucas vezes, mas já me aconteceu. 
Reputação 1
Para haver autenticação é preciso haver sincronismo , isto não é opcional é uma questão tecnologica.

Não digo que numa dada altura não tenha visto um router com a luz de ADSL avariada ou uma leitura incorreta por parte do router caso tenha sido aí que tenha visto esse fenómeno.

Já passei pela experiencia de ter a linha telefonica trocada com um vizinho e no apoio ao cliente estarem a dizer que o meu router não tinha sincronismo quando só me estava a queixar do número de telefone não ser o meu. A internet estava a funcionar bem, como a linha estava trocada com a do vizinho e o meu vizinho também tinha ADSL do mesmo operador o meu router estava a autenticar através do acesso dele. Como eles estavam a ler o meu acesso é natural que não tivesse sincronismo e no entanto como o router que estava a autenticar era o meu o user que lhes aparecia era de facto o meu e estava bem autenticado ... no acesso do vizinho.

Acredito que tenha sido algo desse genero.

Responder