Possíveis problemas

  • 7 September 2011
  • 10 respostas
  • 705 visualizações

Boa tarde a todos...
Cá em casa tenho telefone da pt, tv da meo por satélite e net da sapo (8 mb).
Hoje fui verificar a cobertura no site do meo e eles ligaram me e disseram que aqui só está disponível por adsl, não passa aqui fibra...
Então o sr. aconselhou me a mudar para um pacote do meo adsl, com tv, net e telefone juntos, aproveitando assim a promoção até ao final do ano, e eu fiquei até surpreendido porque pensava que estes pacotes assim com tudo junto apenas funcionassem com a fibra...
Então fiquei interessado, porque iria poupar uns euros agora com a promoção até ao final do ano, iriam ter trafego ilimitado (o que não tenho agora) e iria ter umas chamadas gratis...e depois de terminada a promoção ainda poupava algum dinheirito...
Agora, a minha dúvida é a seguinte... como pesquisei por aqui um bocado vi algumas pessoas com alguns problemazitos com o meo adsl... será que eu terei problemas se mudar para o pacote "TOTAL
12 PLUS" do meo adsl? Poderei estar a usar a net e ver tv ao mesmo tempo com qualidade e velocidade? Terei os canais hd sem interferir com a net?
É que eu acho que eu fico um bocadito longe da central...como já vi pessoas com esse problema...

Desde já agradeço a quem me tirar estas dúvidas.

10 respostas

Reputação 6
Crachá +22
Ponto principal é a velocidade de sincronismo que pode obter em casa. Quanto maior for, menos será o impacto da televisão na velocidade de Internet sentida pelo utilizador.
Sim, pode ter TV, Internet e telefone desde que a velocidade de sincronismo seja superior a 8Mb (velocidade mínima requerida para ter um mínimo de qualidade de serviço).

Partindo do pressuposto que tem uma velocidade de sincronismo de 12Mb, e sabendo que se estiver a ver um canal em SD esse ocupa até 3Mb de largura de banda, vai ficar com 9Mb de velocidade para a Internet. Claro que isto é tudo em teoria. Se estiver a ver um canal em HD, que pode ocupar à volta dos 6Mb, fica com 6Mb de velocidade para a Internet.
Resumindo, se estiver a ver televisão, sim, vai influenciar na velocidade da Internet.
De referir que a televisão tem prioridade sobre a Internet, pelo que a qualidade da TV fica igual e o que diminui é a qualidade/velocidade da Internet.
Ah ok, obrigado, e como eu sei se tenho a velocidade de sincronismo de 8Mb no minimo?
Partindo do pressuposto que tem uma velocidade de sincronismo de 12Mb (...)
Que já é um pressuposto dificil de garantir...e ficas a saber que com 8Mb NÃO TENS canais HD e se a distância à central é razoavel, 8Mb é o mais provavel.
Não sei quantos MB tens no Sapo MAS em ADSL a largura de banda passa a ser partilhada pela NET e TVs...e podes subtrair uns 6MB para as TVs...o que deixa em 2MB de net se tiveres o caso "padrão" de 8Mb.
Por outro lado...independentemente do que tens contratado com a SAPO...a tua velocidade real se calhar já não é muito superior a 2MB de qualquer forma.

E sendo util...quando o tecnico for a tua casa há casos em que podes "pressionar" para ter os 12Mb em vez dos 8Mb MAS depois podes ter instabilidade no serviço...

No meu predio eu passei do SAPO para MEO ADSL (a 8Mb) e ganhei bastante na factura sem notar nada na NET...MAS não jogo online nem faço grandes downloads...em uso "normal" de net não se nota...e ainda não tenho TV com HD, portanto não sinto falta...o meu vizinho não prescindia do HD portanto teve de ir para o MEO por satelite...mas julgo que tem menos canais, é um pouco mais lento e não tenho a certeza se tem os serviços "extra" todos...
Ah ok, obrigado, e como eu sei se tenho a velocidade de sincronismo de 8Mb no minimo?
So sabes quando o tecnico for a tua casa...supostamente podes desitir da instalação se não te derem as condições que consideras minimas...mas convem esclareceres isto tudo antes de assinares um contrato! Pode haver mal entendidos que depois façam aparecer uma factura inesperada...

De qualquer forma...se não tiveres os 8MBs a propria MEO não te instala o serviço...o problema pode ser se tiveres 8 ou 10...e quereres canais HD...
ATENÇÃO...é perfeitamente normal que os canais HD estejam activos durante a instalação...mas o sistema desliga-os automaticamente passados umas horas se estiveres sincronizado a 8MB.
Entao ligo para eles a dizer que quero o pacote para eles virem ca a casa? Por telefone eles fazem logo o contrato? ou é só quando eles vierem ca a casa pa instalar?

É que eu não queria que eles viessem cá instalar e depois ficar com um serviço de porcaria, porque para isso fico com o que estou agora...
pede para eles verem pelo teu actual numero de linha de rede PT para verem a velocidade que supostamente lá chega, não é real, mas já ajuda.

faz o pedido á vontade, a instalação não pagas e tens 15 dias pra experimentar o serviço. e sim, o contrato é feito "telefonicamente" a menos que te dirijas a alguma loja PT bluestore
pede para eles verem pelo teu actual numero de linha de rede PT para verem a velocidade que supostamente lá chega, não é real, mas já ajuda.

faz o pedido á vontade, a instalação não pagas e tens 15 dias pra experimentar o serviço. e sim, o contrato é feito "telefonicamente" a menos que te dirijas a alguma loja PT bluestore

Mas por exemplo, faço o contrato pelo telefone, passado uns dias eles veem ca a casa fazer a instalação, e depois se vir que aquilo não está "em condições", posso voltar atrás para o que tenho agora?
Mas por exemplo, faço o contrato pelo telefone, passado uns dias eles veem ca a casa fazer a instalação, e depois se vir que aquilo não está "em condições", posso voltar atrás para o que tenho agora?

Sim Senhor correcto e afirmativo
Mas por exemplo, faço o contrato pelo telefone, passado uns dias eles veem ca a casa fazer a instalação, e depois se vir que aquilo não está "em condições", posso voltar atrás para o que tenho agora?
Como te foi dito...em principio Sim...MAS tem atenção ao seguinte:
- Pergunta ANTES de fazer o contrato, à pessoa que te vai fazer o contrato...é bastante diferente uma reclamação em que dizes que "Leste na net..." de outra em que dizes "A pessoa da PT que me fez o contrato disse que..."!!! E melhor ainda é ter isso por escrito.
- Se tiveres um tarifario especial qualquer (seja TV, Net ou telefone) que eventualmente já não exista, podes perder isso e ter de escolher um dos actualmente em vigor...
Ok, muito obrigado pela vossa atenção ;)
Vou pensar bem no assunto...

Responder