Pergunta

Pontos de internet por cabo coaxial

  • 16 September 2020
  • 9 respostas
  • 2585 visualizações

Crachá +3

Boas,

Tenho uma questão que gostaria de saber se alguém me pode esclarecer. Tenho a meo fibra, com distribuição de sinal de tv pelas tomadas de cabo nas divisões da casa. Será possível instalar um modem/router numa das tomadas, através de cabo coaxial, e ter o pc ligado à net, por cabo nas divisões mais distantes, como alternativa aos repartidores de wi-fi? Certamente que não terei acesso à rede 5G mas, se calhar perco menos qualidade de sinal assim.

Cumprimentos

João Nuno


9 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

por alguma razão os cabos de rede internet são diferentes do cabos coxial das TV’s…

 

talvez exista a sorte de a tubagem seja larga o suficiente para passar outro cabo...neste caso cabo CAT6...

Crachá +3

Muito obrigado pela resposta. Eu sei que os cabos são diferentes. No entanto, quando só havia cabo coaxial também havia internet, e o modem recebia o sinal por cabo coaxial. Depois, a saída para o pc já era por cabo de rede ou usb. É certo que as velocidades e a qualidade era outra. Vou ver as melhores opções. Mais uma vez, obrigado.

João Nuno

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

estás a falar de outra operadora...as frequencias que chegam ao router não são compativeis para a comunicação entre router e equipamentos electronicos...e definitivamente a qualidade e velocidade é demasiado limitada…

 

sei que é possivel e já existiram equipamentos disponiveis na Meo, mas os problemas causados pelas interferências do sinal da tv nas frequencias da net eram frequentes...e tanto tinhas net como não tinhas ou tinhas tv como não tinhas...davam mais problemas que acabaram com eles...era uns chamados Corinex HD200, funcionava bem, as vezes...

Crachá +3

Sim, era de outra operadora. Sim, a net ia a baixo muito frequentemente e só regressava quando se reiniciava o router e o modem. Era necessário ter os dois para ter wi-fi. Vou explorar a hipótese da tubagem. Obrigado.

João Nuno

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

powerlines tb podem ser uma opção a pensar...semelhante ao Corinex mas usam a rede electrica...são um pouco melhores e dependem da rede electrica que tenhas...com qualidade ou nem por isso…

 

mas nada é melhor que cabo..

Crachá +3

Ok, vou ver. Já agora, o cabo de rede tem que ser categoria 6, ou 6 no mínimo?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

CAT6 é mesmo o minimo...se algum dia tiveres 1Gb de Internet já ficas preparado para isso...

 

Boas

Talvez consiga passar o cabo dentro da tubagem existente e depois cravar 2 fichas, ainda é possível passar o cabo RJ45 CAT6 tipo UTP ou STP exterior, fora do edifício,  eu já ouviu falar em cabos RJ45 com gel mas não conheço.

Hoje os melhores powerlines têm tecnologia 2x2 MIMO com portas 1000 Mbps. 

Também prefiro cabo de internet embutido ou não nas paredes dentro do edifício, routers com CPU dual core e de preferência com CPU 1024-QAM o meu Router tem apenas o Broadcom BCM4709. Descobri router com.single-core Qualcomm Atheros QCA9563 processor running at 775 MHz no valor de €47.

Users no forum poderão informar as vantagens e desvantagens de:

Wi-Fi extensor (ligado por cabo) - superior

Wi-Fi repetidor - inferior

josé

Com conta desactivada

 

 

 

 

Boa tarde, eu tenho o mesmo tema que o Jotanuno e estou a ponderar substituir o cabo coaxial pelo UTP(rj45) Catg.6. A questão adicional é, tenho depois a hipótese de fazer chegar sinal de televisão às restantes divisões, pelo cabo UTP ? Atualmente tenho TP Link, funcionam razoavelmente mas por vezes desconfiguram e interropem o sinal, o que não é agradavél e gostaria uma rede de internet sem falhas, nas restantes divisões. Obrigado.

Responder