Pings fibra...

  • 3 May 2011
  • 29 respostas
  • 1049 visualizações

Será que larguei a ZON para fibra da Meo, tudo para ter um routing terrivel para França, Alemanha, Holanda e afins?
Ultimamente, sempre que apanha um nódulo por terras de França, a Marconi sobe os pings em 100 ms. Que adianta então a fibra óptica se a latência só é boa por cá?

29 respostas

Reputação 7
Crachá +23
...hum...que culpa tem a marconi se os outros nao sao tao bons como nós??

quando todos os paises da europa tiverem fibra...ja ficaras mais contente...
por alguma coisa ganhámos o prémio de numero 1 na FTTH na Europa
Q - A meo fibra funciona bem?
A - Até hoje, salvo um problemazito com o servidor DHCP (que o técnico admitiu existir mas depressa resolveu), sim.

Q - Tenho a velocidade contratada?
A - Quase, dada a conhecida limitação do router, este não atinge a "velocidade garantida" mas anda sempre lá pertol. Mesmo que perdesse metade da velocidade: 100/2=50 mbps... chega e sobra.

Q - Tenho problemas de perda de ligação, "breaks", "packet loss" na linha?
A - Não, a fibra óptica tem-se mostrado fiável nesse ponto.

Q - O upstream entope como na maioria dos outros operadores, quando muitos utilizadores usam a net na zona?
A - Não, mas também com 20 mbps nem se nota se isso acontecer.

Q - As latências estão altas?
A - Como referido acima, é fibra, logo baixas latências... isto é, em Portugal.

Q - E lá fora?
A - Lá fora está dependente das ligações estrangeiras, algo que foge ao controle da PT, à qual a Meo pertence.

Q - Mas sendo da PT não usa a Marconi, propriedade da PT?
A - Hmm... sim, usa. Aliás é a única ligação até muitos locais na Europa.

Q - Então porque de quando a quando a latência sobe tanto num dos "cabos" da Marconi, propriedade da PT?
A - A Meo não se responsabiliza nesse assunto. Nem a PT.

Q - Mas... sendo assim, pode-se sempre optar por outros "cabos" que não passem no local afectado.
A - Não, só pode ir por ali mesmo.

Q - Hmm... Mas então que faço se quiser fazer algo num servidor europeu?
A - Desligas o PC e vais ver um dos excelentes canais HD da Meo, evitando assim queixas nos fórums próprios para o fazeres, dado que aí não se fala mal deles^^


Nunca disse que a Meo estava a funcionar mal, mas não posso esperar estar "entalado" nas condições de routing ao estrangeiro impostas pela PT.
Se há problemas, há que os resolver. Isto já não é novidade por aqui, ou é?

NeoPayne, desculpa lá mas a tua resposta não fez sentido algum.
Reputação 7
Crachá +23
tem um sentido de que os servidores fora de portugal nao sao responsibilidade PT...

e nao estas entalado nas condiçoes de routing ao estrangeiro imposta pela PT...mas impostas do estrangeiro a PT...

axo normal que os servidores façam esse bloqueio...95% dos utilizadores de internet ainda so usam cobre...com as limitaçoes conhecidas...os servidores tem de responder a todos os utilizadores...se derem largura aos clientes fibra...os outros ficam para traz e sem qualidade alguma...

axo que dentro de 3/4 anos as coisas ficam diferentes...devem passar +/- para 50/50 clientes fibra e adsl....pelo menos espero...
NeoPayne, isto não é um problema geral de falta de largura de banda. Nem sequer estou a dizer que deveria ter pings inferiores aos outros só porque tenho fibra óptica. O problema aqui é um dos "nodes" da Marconi entupir de tempos a tempos. Claro que sei que a partir de Lisboa é igual para todos, sejam Meo, Sapo, Telepac, TMN, etc. Há um problema a meio do caminho, dveriam ver o que se passa. Se um português de outro operador tiver um ping de 60 em determinado servidor, eu espero ter mais ou menos o mesmo, pois a distância é quase a mesma. As pequenas diferenças devem-se a diferentes "routings", claro.
Reputação 7
Crachá +23
depois do que tenho visto...os servidores nao estam ainda preparados para a largura de banda da Fibra...ate que grande parte dos servidores nem estao ligados por fibra...

acredita que o problema nao esta do lado da PT...
NeoPayne, nem te deveria relembrar isto, mas pronto...
Vai aqui de quando a quando e vê a latência da CPRM para a Holanda (e algumas vezes para a Alemanha também): mid helpdesk
Às vezes está normal, outras tem "picos" sem sentido. O facto da minha rede ser de fibra ou não nem interessa (senão entupiria noutro nódulo sem ser sempre no mesmo).
Continua a ser o mesmo, um problema que não resolvem... Se algo não chega, aumenta-se, além disso é dentro da Marconi, logo na PT. Não entendo porque dizes o contrário (é por seres "funcionário" deles?).
De qualquer forma já estou habituado a este tipo de diálogo que geralmente não vai a lado algum. Isto é, estava pois deixei de me chatear com estas coisas. Ainda estamos em Portugal, não é? 😉
Reputação 7
Crachá +23
como sei como funciona as coisas...sei o que tou a dizer...

para ti nao tem sentido...mas a realidade é outra...
infelizmente nao és o único a ter problemas com ping em servers estrangeiros. a esses q referis-te podes tb adicionar os servers UK com ping de 100.

o ridículo é q seja meo adsl ou fibra o ping é o mesmo!!!

se queres ping de 50 só com a tão mal falada zon (e possivelmente cabovisão) pq a tão boa MEO ñ te o consegue facultar!
Eu tenho meo fibra 12MB e também tenho tido problemas com pings e jitter extremamente elevados para servidores estrangeiros (a qualquer hora) e nas piores horas até para Portugal.

Até ao momento estava contente com o serviço, mas nestes últimos dias tem estado horrivel... jogos online é para esquecer.
Reputação 7
Crachá +23
Eu tenho meo fibra 12MB e também tenho tido problemas com pings e jitter extremamente elevados para servidores estrangeiros (a qualquer hora) e nas piores horas até para Portugal.

Até ao momento estava contente com o serviço, mas nestes últimos dias tem estado horrivel... jogos online é para esquecer.

para quem paga 12Mb e tens 30Mb reclamas mt...
para quem paga 12Mb e tens 30Mb reclamas mt...

isso é problema da MEO e nao do Cliente! right?!!

secalhar até era melhor ter-se os 12megas e pings de gente!!

volto a dizer: ter os mesmo pings em fibra q se tem em adsl é ridículo!
para quem paga 12Mb e tens 30Mb reclamas mt...

Talvez o Sr. não tenho percebido o que eu disse, mas eu volto a repetir caso tenha algum problema de interpretação: eu tenho estado satisfeito com o serviço, mas nestes últimos dias os pings têm estado horríveis, não tem a ver se tenho 12MB ou 100MB, estes pings são uma miséria para qualquer velocidade, fibra ou ADSL.
para quem paga 12Mb e tens 30Mb reclamas mt...

Desculpa lá NeoPayne, mas que tipo de comentário é esse? Aqui ninguém se queixou das velocidades de download ou de navegação na net da Meo, muito pelo contrário. E no meu caso re-afirmo também o facto de as latências a nivel nacional estarem muito boas mesmo. Por isso se chama "fibra" e neste caso a Meo faz bom uso dela. O problema é o mau serviço vosso lá fora (em latências) que neste caso nem podem fugir à questão pois a Marconi é da PT, ou seja, vossa...
Um conselho... consulta os pings normais de ligações estrangeiras nos outros países europeus.... Podes ter uma boa rede aqui em Portugal, bem equipada do cliente ao data center e ao sair para fora encontrares bloqueios exteriores à PT, pois ela usa como as restantes congéneres europeias uma estrutura partilhada. E diga-se de passagem em alguns pontos a rebentar pelas costuras devido ao aumento de forma brutal do número de acessos à rede nos últimos anos. E como disse noutro tópico... não é tanto como te ligas, mas sim onde e a sua capacidade de processar e transmitir a informação.
As informações que circulam pelos corredores da web dizem que em breve haverá modernizações e assim diminuição do número de latência, contudo falamos a nível europeu e não só português.
Lindo, lindo, lindooooooooooo!!!
É nestas alturas que que me sinto orgulhoso por viver em Portugal...
http://web.tvtel.pt/abiliokid/CPRM.jpg
Começam a ser irritantes estes pings, até para video-chamada.

Vou enviar queixa via twitter, sugiro que façam o mesmo.
Saturem menos a rede com p2p que o problema auto-resolve-se 😛
A mim não me interessa o porquê, interessa-me que seja resolvido.
A mim não me interessa o porquê, interessa-me que seja resolvido.

E que tal menos arrogância? Pensas que as coisas se resolvem do dia para a noite? Nem imaginas o trabalho que está a ser desenvolvido pela PT. Não é só passar cabo e meter a ONT em casa e tudo feito... os Servers, Data Centers e outras infraestruturas estão a ser modernizadas e amplificadas. Contudo, a PT não é responsável pelo fora de Portugal, ela apenas estabelece acordos de ligação às redes estrangeiras, como elas a nós. A ZON pode ter ligeiramente menos ping, mas os seus clientes são bem menores e tramados pelo controlo de tráfego. Tudo factores que influenciam a contagem ping que é feita.
Numa auto estrada em obras não podes andar sempre em velocidade cruzeiro, com a rede de telecomunicações acontece o mesmo.
E que tal menos arrogância? Pensas que as coisas se resolvem do dia para a noite? Nem imaginas o trabalho que está a ser desenvolvido pela PT. Não é só passar cabo e meter a ONT em casa e tudo feito... os Servers, Data Centers e outras infraestruturas estão a ser modernizadas e amplificadas. Contudo, a PT não é responsável pelo fora de Portugal, ela apenas estabelece acordos de ligação às redes estrangeiras, como elas a nós. A ZON pode ter ligeiramente menos ping, mas os seus clientes são bem menores e tramados pelo controlo de tráfego. Tudo factores que influenciam a contagem ping que é feita.
Numa auto estrada em obras não podes andar sempre em velocidade cruzeiro, com a rede de telecomunicações acontece o mesmo.

E queres tu explicar-me isso a mim? Arrogância ou não isto é um problema.

Um problema do qual me queixo à empresa que me fornece o serviço, e que estabelece os acordos de peering. Contratei um serviço de Internet, não de Intranet.

Jogos, não me afectam, velocidades não me importo de ter menos, agora um ping para a europa o qual não me permite ter uma video-chamada ou chamada voip com qualidade aí sim já me afecta (e isto numa ligação directa sem relay, imagino com)

ZON menos ping? Nestas alturas tem metade do ping.
E queres tu explicar-me isso a mim? Arrogância ou não isto é um problema.

Um problema do qual me queixo à empresa que me fornece o serviço, e que estabelece os acordos de peering. Contratei um serviço de Internet, não de Intranet.

Jogos, não me afectam, velocidades não me importo de ter menos, agora um ping para a europa o qual não me permite ter uma video-chamada ou chamada voip com qualidade aí sim já me afecta (e isto numa ligação directa sem relay, imagino com)

ZON menos ping? Nestas alturas tem metade do ping.

Tás enganado nas informações que andas a lançar sobre os ping ZON, garanto-te que são parecidos ao da PT em geral. Algo está mal contado aí... pois normalmente os problema que apontas nesses dois serviços normalmente nascem do PC do utilizador e não da rede. Pois se tiveres boa velocidade e mau desempenho do CPU, os serviços são paupérrimo. Quanto a explicações do Ping consulta outros artigos do fórum talvez te possam elucidar melhor.

Sabes o que é INTRANET? lool. Não fales do que não sabes... A PT está a trabalhar para clientes como tu e todos os outros terem melhor serviços, contudo extra portas está dependente dos serviços de outras operadoras pan-europeias.
Tás enganado nas informações que andas a lançar sobre os ping ZON, garanto-te que são parecidos ao da PT em geral. Algo está mal contado aí... pois normalmente os problema que apontas nesses dois serviços normalmente nascem do PC do utilizador e não da rede. Pois se tiveres boa velocidade e mau desempenho do CPU, os serviços são paupérrimo. Quanto a explicações do Ping consulta outros artigos do fórum talvez te possam elucidar melhor.

Sabes o que é INTRANET? lool. Não fales do que não sabes... A PT está a trabalhar para clientes como tu e todos os outros terem melhor serviços, contudo extra portas está dependente dos serviços de outras operadoras pan-europeias.

Quem é que aqui está a falar do que não sabe?
Remete-te ao silêncio se não contribuis para a resolução do problema a bajulação e tagarelice só servem para gozar.

E quanto ao ping da zon.

Internet c/ Velocidades Normais - Pings Indecentes
Quem é que aqui está a falar do que não sabe?
Remete-te ao silêncio se não contribuis para a resolução do problema a bajulação e tagarelice só servem para gozar.

E quanto ao ping da zon.

Internet c/ Velocidades Normais - Pings Indecentes

Eu não te gozei, não fiques sensível. Só disseste uma barbaridade e eu chamei-te à atenção para tal. Eu nem ninguém te pode contribuir para o teu problema de momento, pois o ping internacional tem muito a ver com o que se passa fora do país, e não cá. faz a despistagem da ligação ( traceroute) e vais te supreender. A Zon camufla os ping acredita se quiseres.

Já agora mete aí os teus pings cá e em Espanha e depois no destino mais longinquo possível.

Além dos teus dados de router.
Tanta conversa para nada...kerem ZON?Metam ZON por cabo ou a bela Fibra...eles até fazem mega preços a clientes MEO, va se la saber porque...
Se eles sao assim tao bons nao entendo porque é que existem tantos...mas tantos clientes deles a saltarem fora...principalmente pela prestaçao,apoio e educaçao do SAC deles...
Boa sorte!
PS:Rezem para nao ter muitos vizinhos ligados a ZON!Va se la saber porque tb...:D

Responder