Ping elevado em jogos online .

  • 7 October 2014
  • 853 respostas
  • 17765 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Criei este tópico de forma a que com a ajuda de todos podermos criar uma amostra que nos primita detectar qual é o porque dos pings elevados a certas hora , desde já agradeço a participaçãode todos.


 


Nota... para compreender o resultado do Tracert .





 


Podem também fazer download destes ficheiros para fazer o ping test.


 


Test – CSGO/DOTA2/ Warface/ WorldofTanks
http://speedy.sh/hHrft/MEO-Ping.bat
Test - league of legends
http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/1fzcos/lolping_check_your_ping_before_a_game/


 


Aqui está o meu teste ao server do CSGO feito ás...


 


23H 06-10-2014


 


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 1 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 1 ms 2 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.1
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.1
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.
6 129 ms 134 ms 140 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.2
7 41 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6
8 234 ms 238 ms 248 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8
9 215 ms 219 ms 225 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 158 ms 158 ms 158 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


Nota… entre as 00H e a 01H o ping esteve normal


 


01H30 AM 07-10-2014


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 2 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 2 ms 6 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.13.76.150]
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.13.76.229]
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
6 28 ms 31 ms 31 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.218]
7 40 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6]
8 140 ms 143 ms 143 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8.1.70]
9 147 ms 146 ms 142 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 151 ms 150 ms 152 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


 


 


Serviço: MEO5O Fibra 100MBPS


Localidade:Lisboa


Router: TG784v3 FW10.2.1.L


Ligado por lan


Jogo: CSGO


 


 


Peço a todos os que tiverem o mesmo problema com este jogo ou qualquer outro ou aplicação


que coloquem aqui os resultados para podermos fazer um despiste do problema.


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

853 respostas

Reputação 2
Crachá +7
JDelgado,


 


Não me respondeu à pergunta!
bem, eu nao sei analisar graficos mas sei ver que tenho pings altissimos em jogos, indo aos 1000 frequentemente e nunca baixando dos 100
nao sei se joga online mas faz muita diferença 100ms


tambem nao digo que esteja no contrato mas e uma vergonha ping tao alto pagando tanto por mes ... e uma vergonha a qualidade da net dado o preço
Reputação 2
Crachá +7
em ?16-07-2015 09:04 PM




Partir para a discussão, não resolve problemas e por isso como técnico de redes, posso esclarecer o seguinte:


 


Em primeiro lugar e para que conste a PT não é obrigada a ter peering direto com todos os outros operadores internacionais, assim como os outros ISP nacionais.


Desta forma, entrega o tráfego a outro ISP internacional para que seja entregue o tráfego no destino.


Aqui está uma lista dos peers internacionais com os quais a PT e outros ISPs nacionais trabalham:


http://www.cprm.net/servicos/peer.html


 


Em segundo lugar, os testes de ping e traceroute devem ser feitos aqui:


http://glass.cprm.net/traceroute.html


 


E por último, a questão dos pings elevados pode ocorrer , derivado a dois motivos:


  • Ou porque o tempo decorrido entre o envio e a resposta ao ping demora mais que 2 segundos (valor por defeito de um ping)
o   Este delay poderá ser provocado por processamento dos elementos activos do percurso de tráfego, a saber : routers, PC´s servidores,


  • Ou porque ocorrem erros , drops no percurso de ida e volta do tráfego de ping
  • Buffers limitados nos interfaces de saída (output queue) , quando se utiliza o traffic shapping no router e o buffer de saída da wan mostra-se incapaz de acomodar todos os picos de tráfego que recebe da lan (tráfego de FORWARD)
Policies utilizadas pelos operadores de telecomunicações , para controlar o tráfego que recebe , versus o tráfego que recebe (tráfego de input)


  • A falta de abertura de portos (CONE) UDP que abrange os portos:
55-66 


68-499


501-7647


7649-65353


 


Desta forma, no hop onde começarem a ter os tempos mais elevados (ms) em termos de traceroute é onde existirá o problema ou porque existe algum problema a nível do link entre dois ISPs ou porque não existe peering direto, por exemplo.


 




Algum de vós leu este post que eu escrevi?


Leiam e aprendam alguma coisa... O facto de não perceberem nada do assunto, não significa per si que o problema seja do vosso ISP.


 
Reputação 3
G@MES


 


Não. não estava a fazer trafego ninhum, nem estava com nada aberto


Só o meu PC ligado com o BF 4 a correr


 


E tal como ja referi anteriormente, eu já tive 2 horas com o apoio da pc clinc onde fez todo e qualquer tipo de rastreio ao me pc, ligações portas abertas antiviros ect. na altura em que esta situações estvam a ouccorer e o mesmo tecnicofez mesmo os rastreio a rotas para varios servidore e conclui que o problema não estava no meu PC. Essas mesma chamdas foram gravadas, agora não sei como posso ter acesso a elas


 


Teno mais exemplos se for preciso mostrar
Reputação 1
Bem, resumindo... uma vez que nao sabemos nada do assunto é sempre agradavel ter alguem entendido que nos esclareca..
Entao o necessario sera ter o equipamento, no meu caso consola (s) com ips fixos e as portas udp encaminhadas.
Conclusao, ja o fiz e nao trouxe qualquer vantagem.
Somente uma questao; quanto ao cprm da antiga radio marconi, onde a PT faz a ligacao para servidores estrangeiros, ja ha muito que se tem feito testes de ligacao com pings demasiado elevados neste nó. Este ponto ja foi confirmado pela propria PT como o grande causador de transtornos a nivel de pings e ate mesmo na perca de pacotes (independentemente do valor de MTU que se coloque, verificando claro está qual a "ideal" para cada caso).
Assim, acho que chega a altura de se fazer conclusoes pois diversos testes ja foram feitos, diversos testemunhos ja foram obtidos mas resolucao nao se consegue obter...
Da minha parte, abertura de portas.. nepia. DMZ nepia.... MTU no 2° router nepia... traceroutes, ja se verificou nós com imensa latencia, incluindo pacotes perdidos... so falta mesmo a conclusao pois da minha parte, internamente na minha residencia ja tentei de tudo e sempre ficou tudo muito igual (atencao, quando digo tudo, é tudo mesmo, desde fibra 100, fibra 30 e agora ADSL24...)
Reputação 1
G@MES alguns posts acima fala de ironia em alguns comentários, mas o facto de querer chamar à força burros a quem não lê o que escreve ou que tem conhecimentos técnicos mais limitados também não abona muito em seu favor.
Reputação 2
Crachá +7
Só após ter 76 páginas é que se lembrou de fazer esse post... Muito obrigado por ter esclarecido, com certeza os restantes membros do fórum só têm a agradecer o seu post.
Reputação 1
É.....


 


falar da boca para fora sem primeiro ver o que está para trás às vezes leva a que faça a figura que fez agora mesmo (para bom entendedor...(e visto que estudou tanto como fez questão de salientar deve ser um bom entendedor)).


 


Se reparar bem, que não foi o caso, em algumas dessas 76 páginas existem posts meus, quer a esclarecer situações técnicas como a reportar exactamente a questão que referi do AMS-IX e do LINX.


 


Passe bem que eu vou estudar (a ver se chego perto do seu nível de estudo), pois com ironias como a sua eu não resolvo problemas. G@MES dixit


 


P.S.: Felizmente ao fim de 76 páginas tentei dar uma explicação e promover uma solução. Quanto a si, segue a linha da PT de sacudir o pó e seguir em frente, diz que pode ser de duas coisas quando na realidade aponta mais de meia dúzia de causas, sendo que o ponto fulcral da sua argumentação é que "Em primeiro lugar e para que conste a PT não é obrigada a ter peering direto com todos os outros operadores internacionais, assim como os outros ISP nacionais." e depois perguntar com uma educação exemplar (a citação está fora do contexto) "Já agora em que parte do contrato com a PT é que lhe é garantido ping reduzido para servidores de jogos online em servidores internacionais, só para ver se eu encontro a mesma coisa no meu contrato", sabendo você (após tanto estudo) onde precisamente se encontra o problema (ou talvez não...) sem nunca sequer apontar para uma possível solução que esclareça os utilizadores que você diz que me devem estar agradecidos.
Reputação 2
Crachá +7
Quero desde já salientar que não agradeci por mim, pois não veio acrescentar nada em relação ao que eu já sei há muito tempo.


Eu li os seus posts anteriores, agora questiono se isso resolveu alguma coisa ou esclareceu os users deste fórum que continuam a fazer os mesmo posts? (Pode ser que com este último, alguém fique esclarecido)


Pelo menos, eu ainda tenho o discernimento para concluir que você não esclareceu ninguém com os seus posts e esta thread vai continuar a dar que falar.


Passe bem também e bom estudo.


 


 


 
Reputação 1
Boa tarde! Quero desde ja agradecer o seu esclarecimento, fez-me pelo menos adquirir mais informacao perante esta situacao.
Quanto aos estudos nao sei nem vou medir, de comunicacoes nao percebo grande coisa ( o meu ramo é energia) no entanto ja entendi que a PT costuma jogar areia para os olhos dos seus clientes e a nao resolucao desse caso é mais uma demonstracao disso.
Uma ultima questao: imaginemos que quero jogar online sem ter chatices de grande porte (com a PT é como a maré...) existe em Portugal operador que tenha mais visao para quem quer ter uma boa experiencia de jogabilidade?
Reputação 1
Vai continuar, e bem, a dar que falar, bem como os posts a serem os mesmos até que a entidade que recebe o dinheiro dessas mesmas pessoas resolva os problemas que são da sua própria competência como provedores de um serviço pago.


 


Ainda bem que tem o discernimento para concluir que eu com o meu post, assim como você com os seus, não esclarecemos coisa nenhuma a ninguém.


 


Se calhar até houve quem ficasse esclarecido, mas tem o direito de não se calar enquanto paga por um serviço mal prestado por alguém que não resolve uma situação, apenas porque quer continuar a embolsar todos os meses o dinheiro dos mesmos que não se calam sem ter que o gastar em actualizações de infra-estrutura.


 


Como dizia o outro... as opiniões são como os umbigos, cada um tem o seu e não vale "caca" nenhuma.
Reputação 2
Crachá +7
A Vodafone neste momento é uma boa alternativa.
Reputação 2
Crachá +7
Assim como você disse e bem, acha que a PT vai mesmo investir em nós de interligação mais caros, apenas porque tem utilizadores que se queixam de pings altos para IPs de servidores de gaming online? É economicamente inviável, basta ver pela fragilidade económica em que a empresa está. Este deve ser o menor dos problemas da PT.


Se a PT opta por escolher carriers mais baratos é porque não o pode fazer neste momento, penso eu mas isso o Houls deve saber melhor que eu (não sei). A ZON fez essa alteração dos nós porque começou a ter investimento (não é porque simplesmente começaram a ter queixas e cagaram e abriram os cordões à bolsa).


Mas vejamos há uns anos atrás como era na antiga ZON e isso o Houls também pode falar, eram acusados de traffic-shaping e era claro que o faziam. Sinceramente não sei se o continuam a fazer porque não tenho vagar para me preocupar com isso.


No entanto, existem alternativas e as pessoas podem escolher.
Reputação 1
AJCG escreveu:
Boa tarde! Quero desde ja agradecer o seu esclarecimento, fez-me pelo menos adquirir mais informacao perante esta situacao.
Quanto aos estudos nao sei nem vou medir, de comunicacoes nao percebo grande coisa ( o meu ramo é energia) no entanto ja entendi que a PT costuma jogar areia para os olhos dos seus clientes e a nao resolucao desse caso é mais uma demonstracao disso.
Uma ultima questao: imaginemos que quero jogar online sem ter chatices de grande porte (com a PT é como a maré...) existe em Portugal operador que tenha mais visao para quem quer ter uma boa experiencia de jogabilidade?

Essa questão, infelizmente, não tem resposta. Cá como em qualquer outro país, todos os ISP's são bons até terem mais clientes do que deveriam atentendo ao planeamento e à infra-estrutura que detêm. Aconteceu com a NOS (quem não se lembra dos inícios da NetCabo), está a acontecer com a PT e mais tarde ou mais cedo vai acontecer com a Vodafone (falta saber quando).


 


A questão principal aqui é qual desses ISP's estará disposto a desembolsar os valores necessários para corrigir os congestionamentos da sua rede. A NOS, melhor ou pior, conseguiu e vai explorar o coaxial até esgotar a possibilidades, mas (há sempre um mas) com a fusão ZON/Optimus ficou com possibilidade de expansão e resolução devido à rede de fibra. A PT ao que parece não está interessada em resolver o problema, apenas está interessada em engordar números de clientes ligados (basta ver há quanto tempo se arrasta esta thread) e com a entrada da Altice ainda pior. Quanto à Vodafone teremos de esperar para ver se quando as situações surgirem estão dispostos a resolvê-las.


 


O ideal mesmo era nem sequer aparecerem problemas, mas isso implica planeamento e análise constante que custa muitos euros todos os dias. A única que estou a ver, neste momento, ser capaz disso é a Vodafone, mas (lá está o mas outra vez) mesmo assim tenho as minhas dúvidas.


 


Resposta curta e grossa: Não, não existe em Portugal nenhum ISP residencial que tenha como preocupação a boa experiência de jogabilidade. A preocupação de todos os ISP é engordar números de clientes para os accionistas verem e receberem. O melhor neste momento, (leia-se com maiores velocidades disponíveis) é a Vodafone. Resta saber até quando.
Reputação 1
G@MES escreveu:

Assim como você disse e bem, acha que a PT vai mesmo investir em nós de interligação mais caros, apenas porque tem utilizadores que se queixam de pings altos para IPs de servidores de gaming online? É economicamente inviável, basta ver pela fragilidade económica em que a empresa está. Este deve ser o menor dos problemas da PT.


 


 



Sabe que o problema não afecta só servidores de gaming online não sabe?


 


Se leu os meus posts anteriores (mesmo que não os tenha lido é óbvio), todo e qualquer protocolo é afectado.


 


Sabe que nem só os jogos online são afectados por latência excessiva. Existem inúmeras aplicações e protocolos que necessitam de pings aceitáveis (já nem falo em baixos) mesmo sem mencionar os protocolos e aplicações de uso em low-latency ambient.


 


Eu não jogo online (longe vão os anos) e todo e qualquer aumento de latência acima dos 85ms impede-me de fazer o meu trabalho em condições normais. Se (note o SE) está a pensar que nesse caso deveria optar pela antiga PT Prime, hoje conhecida como PT Empresas, deve saber que também as ligações deles são afectadas por estes problemas, embora menos notórios.


 


Quanto à situação financeira da PT, já fiz referência ao mesmo nestes últimos posts. O cliente pagador não tem culpa que o Zeinal Bava tenha "enfiado" 900 milhões de euros no BES e que tivessem que vender a PT à Altice, que vem agora qual Troika endireitar a coisa. O cliente pagador continua a pagar o mesmo ou mais pelo serviço que tinha antes, apesar de estar mal servido depois das habilidades de meia dúzia. Se não têm dinheiro para manter os SLA's como estavam, baixem o preço. O cliente depois decide se quer pagar menos e receber o serviço com menos qualidade ou se muda de operador.
Reputação 2
Crachá +7
Bem, o cliente pagador não tem culpa, é um facto... mas não estando satisfeito, muda.


Eu dei o exemplo de gaming online, é óbvio que todo e qualquer protocolo é afectado, mas eu também ainda percebo alguma coisinha e o que não sei vou investigar. Já fez a sua demonstração e claramente percebe do assunto.


É triste a PT não ter pessoas como você para resolver estes problemas, com certeza ofereciam-lhe um bom salário ao final do mês como consultor.
Reputação 3
Eu posso não perceber muito do assunto, por isso é que contaei o apio ao cliente da PT, onde me reacaminhou para o apio da pc clinca, onde gastei cerca de 70 nas chamadas, onde este viram tudo e mais alguma coisa, e conluiram que o problema não estava do meu lado, veio tecncios da PT ca a casa onde trocaram o modem, refiseram as minhas liagções e até agora nada mudou


 


G@MES


Em relação a este ponto onde você diz


"No entanto, existem alternativas e as pessoas podem escolher."
Com os elevados conhecimentos e com estudos que voce fez muita questão de vir aqui demostrar, deve saber que ainda existem muitas zonas do pais onde ainda só existem um fornecedor de internet, como é o meu caso e que até moro a 30 KM de Lisboa, numa estrada nacional, portanto muita pessoas não tem mesmo opçãos de escolhas, infelizmente como é o meu casa, porque se não fosse, ja tinha mudado a muito tempo, no entanto, não me acho um portugues de 2ª e acho que devo ter o direito de receber um serviço de qualidade, o qual eu estou a pagar, tal como todos os outros residentes em portugal
Reputação 1
Estamos perto de celebrar 1 ano deste tópico (fora outros a reportar o mesmo) e ainda nada foi resolvido... 770 mensagens para tras e para a frente e nao mexem uma palha... 


Tristeza de empresa!! O que lhes vale sao os gatos fedorentos na publicidade fedorenta... para vender a net fedorenta que vendem!!


Parece que os Srs e Sras que costumavam vir jogar areia para os olhos com as mensagens padrao de que iriam reportar para a aequipa tecnica estao de ferias.. ou entao possuem indicacoes para nao levantar mais poeira pois resolucao é ZERO!!


QUEM QUISER JOGAR ONLINE NAO CONTRATE MEO!!! PT = VERGONHA DE PORTUGAL!!
Reputação 1
Estamos perto de celebrar 1 ano deste tópico (fora outros a reportar o mesmo) e ainda nada foi resolvido... 770 mensagens para tras e para a frente e nao mexem uma palha... 


Tristeza de empresa!! O que lhes vale sao os gatos fedorentos na publicidade fedorenta... para vender a net fedorenta que vendem!!


Parece que os Srs e Sras que costumavam vir jogar areia para os olhos com as mensagens padrao de que iriam reportar para a aequipa tecnica estao de ferias.. ou entao possuem indicacoes para nao levantar mais poeira pois resolucao é ZERO!!


QUEM QUISER JOGAR ONLINE NAO CONTRATE MEO!!! PT = VERGONHA DE PORTUGAL!!!!
Crachá +2
^Vá pessoal, calma... com sorte a PT paga o jantar de aniversário ali com uma bifana das roulottes!
Reputação 1
Boa noite! Farto destes Srs da Meo/PT!
Tenho um armario de fibra a cerca de 100mts da minha residencia, pertença da vodafone. Alguem me sabe dizer os contactos tecnicos da Vodafone para que eu possa solicitar uma avaliacao?
Estou disposto a custear o ramal da fibra ate minha residencia, se alguem me souber dar informacao ficarei grato!
Reputação 1
Sexta feira a noite e adivinhem?? O lag é tao grande que jogar a noite é mentira!!!!! Vamos todos ver a telenovela pois o serviço desta gente nao serve para outra coisa!!! 


É um nojo!! Uma vergonha!!! Uma tristeza!!!!


Por mim o EI devia passar pela PT e limpar todos esses m@@@ que por la roubam os contribuintes!!!! PQP!!!!
Nenhum problema até esta manha ! e agora :


 


90% (!!!!!!!!) LOST PACKET ate CPRM ( da meo ) num test de 5 a 10 min


 


http://reho.st/self/1cc206d4dd09e3698cad5d8c0e35f7e2b4eda3b4.png


 


 
Reputação 1
Agora vem a Maria_Meo dizer que o seu servico esta a funcionar normalmente.... aahhh mas espere, voce colocou provas que dizem estar a funcionar mal... entao espere pela resposta tipo: 


A) estivemos a analisar e verificamos uma anomalia na sua zona (ahahahahahah)


 


😎 para verificarmos a situacao diga-nos o seu numero de cliente ( depois nao fazem nada ahahahahh)


 


C) vamos encaminhar para equipa tecnica (e tal como anterior, nao fazem nada...)


 


Meo, a grande treta para jogos online!!!
Isso não é para jogar online, é apenas para navigar normalemente.


 


Endereço internet portugues : 6 Mbits


Endereço internet estrangeiro : 1 Mbits