Ping elevado em jogos online .

  • 7 October 2014
  • 853 respostas
  • 17765 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Criei este tópico de forma a que com a ajuda de todos podermos criar uma amostra que nos primita detectar qual é o porque dos pings elevados a certas hora , desde já agradeço a participaçãode todos.


 


Nota... para compreender o resultado do Tracert .





 


Podem também fazer download destes ficheiros para fazer o ping test.


 


Test – CSGO/DOTA2/ Warface/ WorldofTanks
http://speedy.sh/hHrft/MEO-Ping.bat
Test - league of legends
http://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/1fzcos/lolping_check_your_ping_before_a_game/


 


Aqui está o meu teste ao server do CSGO feito ás...


 


23H 06-10-2014


 


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 1 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 1 ms 2 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.1
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.1
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.
6 129 ms 134 ms 140 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.2
7 41 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6
8 234 ms 238 ms 248 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8
9 215 ms 219 ms 225 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 158 ms 158 ms 158 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


Nota… entre as 00H e a 01H o ping esteve normal


 


01H30 AM 07-10-2014


code:
Tracing route to gw.lux.valve.net [146.66.152.1]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.2.1]
2 2 ms 2 ms 1 ms 10.239.xxx.x
3 2 ms 6 ms 1 ms bl3-76-150.dsl.telepac.pt [213.13.76.150]
4 4 ms 3 ms 3 ms bl3-76-229.dsl.telepac.pt [213.13.76.229]
5 4 ms 3 ms 3 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
6 28 ms 31 ms 31 ms lon1-cr1-be1.cprm.net [195.8.0.218]
7 40 ms 39 ms 39 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6]
8 140 ms 143 ms 143 ms frk1-cr1-te7-1-0.cprm.net [195.8.1.70]
9 147 ms 146 ms 142 ms decix.valve.net [80.81.193.63]
10 151 ms 150 ms 152 ms gw.lux.valve.net [146.66.152.1]

 


 


 


Serviço: MEO5O Fibra 100MBPS


Localidade:Lisboa


Router: TG784v3 FW10.2.1.L


Ligado por lan


Jogo: CSGO


 


 


Peço a todos os que tiverem o mesmo problema com este jogo ou qualquer outro ou aplicação


que coloquem aqui os resultados para podermos fazer um despiste do problema.


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

853 respostas

Reputação 1
zuadao escreveu:

Houls escreveu:

oem escreveu:

@Houls "Agora para quem realmente quer saber o porquê do HOP 2 no traceroutes de ligações MEO Fibra (as ligações xDSL reportam sempre o HOP2)"


 


Tenho ADSL e o segundo hop dá sempre timeout.



Timeout não é o mesmo que anonimidade. Ele identifica-te o IP (aí vai depender do software que usas para fazer o traceroute) apesar de não responder (Timeout é um dos códigos contemplados no protocolo ICMP, anonimidade não).


 


O ONT pura e simplesmente não é identificado .


 


Cumprimentos



e o que aconteceu então ao ont?



Relê a parte do meu primeiro em que te digo que o ONT é um terminal "burro" que não incorpora nenhum tipo de protocolo e que apenas faz a transformação de sinais de luz em impulsos eléctricos.


 


More food for thought: Posso acrescentar que a divisão entre o coaxial (TV analógica) e a rede de dados no ONT é feita com base no espectro de frequência, multiplexagem e divisão de onda de luz (WDM) em que cada uma das situações é enviada através da fibra pela operadora para depois serem identificadas e tratadas devidamente pelo ONT. O sinais podem ser de origem analógica ou digital (neste caso é feita multiplexagem de várias formas QAM, QPSK, 8PSK, etc).


 


De qualquer forma, um bom desafio para comprovares o meu erro (ou não), seria procurares argumentar com factos comprovados e documentados de que a minha análise/exposição está incorrecta no seu todo ou mesmo em parte.
Reputação 1
zuadao escreveu:

Houls, nao me acredito na 1ª nem na 2ª


 


isto aconteceu de um momento para o outro, portanto lotação não me parece que seja.


 


ja havia aqui no forum posts a condenar o traffic shapping e bandwidth throttling, pelo que tambem por ai nao deva ser problema.


 


so fica a sobrar a 3ª opção



Eu acredito mais numa mistura da 1ª com a 3ª hipótese associada à migração de serviços e recursos:


 


O facto do roteamento estar a ser "mal" feito para poupar uns cobres em trânsito IP associado a uma sobrelotação de determinados links e routers.


 


Repara bem nestes dias de competições europeias de futebol, ou em dias de jogo de futebol de um dos 3 grandes, quando o jogo passa apenas em canais premium se não há um aumento da latência na altura em que o jogo começa. Jogos que só passam na SPTV ou na BTV levam a um aumento brutal no tráfego dentro da rede PT devido ao recurso de muita gente a live streams online para poderem ver os jogos. Assim que começa a bola a latência tem sempre tendencia a aumentar seja para Londres seja para Amsterdão.


 


Daí a sobrelotação de rede não deixar de fazer sentido. Eu já sofro com este problema há vários meses, com maior incidência em situações como a que te referi em cima. Notava-se mais ao fim de semana em hora de bola, sendo que durante a semana quase não havia problema, era raro mesmo, mas, de facto, desde há duas semanas para cá tem sido completamente insuportável seja durante a semana a partir das 21, seja ao fim de semana a aprtir das 17.


 


P.S. Ao ler este último parágrafo veio-me à mente que a situação descrita é em tudo semelhante a TS e/ou throttling, sendo que com a entrada da Vodafone na infra-estrutura fibra da PT, esta última pode ter tornado o TS demasiadamente tóxico para poder acomadar o aumento de tráfego que a Vodafone vai trazer....... refaço o meu comentário e digo que o que faz mais sentido mesmo é uma mistura das 3 situações, o que deveras me preocupa pois aí deixa de ser um problema e passa a um gigantesco e monstruoso problema!!!!!!!! 


 


Cumprimentos
Crachá +2
Chegando às 3 da manhã, nem conseguindo abrir páginas nos meus desktops/smartphones/laptops/tablets, decidir ver qual a minha velocidade de internet. 0.26Mbits/1.2Mbits.
Estão mesmo a gozar com uma pessoa.
Eu nao mandei calar ninguem, apenas pensei que a meo ainda usasse HFC e nao FTTH , pq o que eu disse aplica se ao HFC e por tanto peco desculpa e recpnheco o meu erro e agradeco a informacao ao Houls. Apenas expliquei o que me explicaram quando liguei pa Meo.
De qualquer forma eles teem eh de arranjar isto
So para adicionar que o que o utilizador houls disse esta correcto, o que disse apenas se aplica a HFC tal como o que copiei do site da cisco. Apesar disso acho que o utilizador Houls podia ter regulado um pouco o tom e ser menos agressivo. Agora, a verdade eh que a PT tem de se responsabilizar.
Boa tarde.

 

Mais uma reclamação ao Provedor do Cliente.

Já nem apetece fazer uns mapas de BF4 da maneira que isto está.

Ou jogo de tarde sozinho com ping de 35ms num servidor do UK, ou NÃO jogo à noite com os meus amigos no mesmo servidor porque não baixa dos 100ms, enfim...

Trocava de bom grado uns MBs da largura de banda, por um ping aceitável.

Se não resolverem isto com alguma brevidade, a NOS acabou de ganhar mais um cliente.
Reputação 1
Houls escreveu:

zuadao escreveu:

 


 



tipepe escreveu:


maxnuker :




o 2nd hop do traceroute tem a ver com a placa existente no CMTS, 


Do site official da Cisco:


The CMTS is a Cisco Universal Broadband Router (uBR) with features that enable it to communicate with a Hybrid Fiber Coaxial (HFC) Cable network via a Cisco MCxx cable modem card .



 


Se tu o dizes então devo ficar mais descançado  , lol .


Explica se puderes o porquê de estár anónimo .


É que em outros operadores isto não apareçe .


Será que a MEO é especial ?!!





 


 


porque o router esta defenido para bloquear pedidos ICMP


 


é feito assim normalmente para prevenir ataques com denial of service.


 


agora esta caladinho va...



Boas noites,


 


vocês os dois (maxnuker e zuadao) estão a gozar com todas a pessoas que passam por este tópico não é?


 


É que nenhum dos dois acertou numa única palavra daquilo que escreveu, apesar de as terem escrito com um tom de sabedoria incrível!!!!!


 


Em vez de mandarem estar calado quem não devem, calem-se os dois, caso pretendam continuar a dar informação errada e de qualidade duvidosa. Só demonstra a vossa ignorância no que toca ao assunto e equipamentos envolvidos no processo de acesso às redes que usam.


 


maxnuker:


 


CMTS é usado apenas em redes de cabo coaxial ou HFC (precisamente como diz a tua transcição da CISCO, se calhar devias usar outro tradutor porque esse tá estragado). CMTS é um Cable Modem Termination System e é usado pela NOS em ligações HFC (Hybrid Fiber Coaxial). São equipamentos localizados no head-end do operador que servem para terminar as ligações dos modems/routers de cabo usados (já ouviram falar em células de cabo e agredadores de ligações de cabo????), daí a sabedoria comum de que as ligações de cabo coaxial são partilhadas ao contrário das de fibra (vulgo FTTH, mas já lá vamos). O CMTS agrega e termina um número finito de equipamentos de cliente (CPE's, ou Client Premises Equipment) e liga a partir daí esses mesmos equipamentos à sua rede interna e backbones internacionais e nacionais (já perceberam o porquê da ligação partilhada em cabo???).


Nenhum deste tipo de equipamentos é usado em ligações FTTH (fibra até ao cliente), são única e exclusivamente dedicados a redes HFC.


 


zuadao:


 


não mandes calar alguém quando estás a dizer um asneira ainda maior do que aquele que mandas calar.


 


Para tua informação os routers da PT (sejam eles quais forem) vêm configurados de base para aceitar pedidos de ICMP numa série de portas e modos e códigos. O ping é um dos felizes contemplados nessa aceitação, bem como vários outros modos e códigos que a própria MEO (PT) necessita para poder diagnosticar remotamente todos os routers. 


 


Continuando a tua explicação, o facto de um determinado equipamento estar configurado para não aceitar pedidos de controlo ICMP não implica de maneira alguma a sua anonimidade na rede. Todo e qualquer equipamento que utilize protocolos NAT, TCP ou UDP acusa a sua existência. O facto de um pedido ICMP ser bloqueado apenas implica uma resposta negativa por parte do equipamento que se reflecte num número de erro ou código de erro seguido de um explicação para o mesmo (aconselho-te a ler bem o documento da wikipedia que alguém postou acima para te educares nestas lides), acusando sempre o seu IP público ou privado na rede a que pertence.


 


Agora para quem realmente quer saber o porquê do HOP 2 no traceroutes de ligações MEO Fibra (as ligações xDSL reportam sempre o HOP2):


 


O 2º HOP num traceroute com origem numa ligação MEO Fibra corresponde SEMPRE ao ONT (Optical Network Terminator). O ONT é considerado um terminal "Burro", que não incorpora nenhum tipo de protocolo de rede e não sabe fazer mais nada senão converter a luz recebida da fibra em impulsos eléctricos seja para o cabo coaxial (TV analógica) seja para o cabo de rede que vai ligar ao router. Este terminal, como disse, não incorpora nem entende NENHUM protocolo de rede e não tem nenhum tipo de IP associado (daí ninguém conseguir aceder directamente ao ONT por rede). Assim sendo seria de esperar que não responda a nenhum tipo de pedido de ICMP. Isto dito a anonimidade do HOP2 fica explicada, é anónimo porque é transparente na rede, PONTO FINAL PARÁGRAFO!


 


A segunda parte desta explicação serve só para entenderem porque é que ligações cabo ou HFC (NOS, Cabovisão, etc.) são consideradas partilhadas e as de FTTH (fibra MEO,Vodafone, etc) não são. Explicando:


 


No caso de linhas HFC a terminação de rede só é feita no head-end do operador por um CMTS onde são agregados vários CPE's (centenas?) que partilham a mesma largura de banda fornecida pelo CMTS. A autenticação é feita através do MAC Address do CPE no CMTS para que este último permita o acesso à rede do CPE.


 


No caso do FTTH a terminação da rede é feita directamente em casa do cliente. Não existe agregação de equipamentos de cliente e cada cliente tem um link de acesso directo e exclusivo à rede do operador. A autenticação do do cliente é feita através do protocolo PPPOE (PPP Over Ethernet) com username e password nos servidores BBRAS (Broadband Remote Access Server) onde dependendo do username e password vão ser atribuídas todas as configurações ao router do cliente. Todas as configurações de velocidade de UP e DOWN são também atribuídas pelo mesmo BBRAS. O mesmo é dizer que do ONT para a frente o cliente tem acesso à rede da PT através de uma linha dedicada e não partilhada, sendo que necessita autenticar-se no BBRAS para que as configurações da sua conta cliente sejam activadas e o seu equipamento possa aceder a "algo mais" (vulgo Internet) do que apenas a rede interna da PT.


 


maxnuke e zuadao, agora que já se educaram neste assunto, não chamem os outros de burros nem os mandem calar quando vocês próprios não sabem o que estão a dizer, ou pelo menos eduquem-se correctamente antes de o fazer e dizer asneiras trás de asneiras.


 


CURIOSIDADE: sabem porque é que todos os clientes Fibra 30, 100 e 200 têm sempre 20mbps de upload mesmo que o contrato não o diga? Porque a PT não consegue (ou não sabe ou não quer) configurar os seus BBRAS para atribuir menos upload do que 20mbps sem causar problemas no resto da rede.


 


Antes que me venham dizer que falo muito sem saber, posso por à disposição de quem quiser os meus certificados CISCO CCNA e Microsoft MSCE. Sou administrador e designer de redes de profissão.


 


Trocando a nota..... sou daqueles que trabalha em casa e sou cliente MEO Fibra do pacote TOTAL 400 na zona da Maia, sim, pago 180€ mensais à MEO/PT e também tenho problemas de latência alta em determinadas horas do dia, todas elas identificadas, assim como a origem do problema. Posso-vos dizer que normamelmente começa por volta das 21 (5 minutos mais cedo ou 5 minutos mais tarde) e termina por volta da 1 da manhã (quase sempre em ponto). Apesar de não jogar online por pura falta de tempo, utilizo várias aplicações e protocolos em tempo real que OBRIGATORIAMENTE precisam de respostas em PING abaixo dos 100ms, sendo que em alguns dias se torna pura e simplesmente impossível desenvolver qualquer tipo de trabalho em ligações MEO/PT.


 


O problema apesar de estar concentrado na CPRM (Companhia Portuguesa Rádio Marconi, que é detida a 100% pela PT/MEO) vai um pouco mais longe e está também na própria MEO e na forma como é feito o routing dependendo esse mesmo routing da pool de DHCP que estão a usar no momento. Mas essa explicação fica para o próximo post que este já vai demasiado longo.


 


Cumprimentos



Clap clap clap. 


Houls Bota ordem na manada!!


 


Concordo com tudo o que está aqui escrito com 2 detalhes que não são importantes mas podem deixar pontos de discordia.


 


Sou cliente fibra e tenho 4 MB de upload 30 de Download.


 


Não existe qualquer dificuldade para a PT em limitar o upstream , simplesmente não é feito em BBRAS já que este controla ( nos clientes mais antigos ) apenas o downstream sendo o upstream limitado na configuração que a ONT tem na OLT.


( quando passei de 100 para 30 deram-me essa explicação porque estava com 30 DW e 20 UP, rapidamente corrigiram para meu desagrado ) 


Tenho amigos que aderiram recentemente e que a configuração do router é diferente da minha, eu tenho 2 IP's externos á minha LAN e 2 interfaces de acesso (IPVideoGPON e Internet) um na rede 10.* e outro na rede 2.* ou 188.* e eles têm apenas um.


Estive-me a informar e eles estão num sistema diferente que não tem autenticação por PPPOE nem conseguem estabelecer a ligação ppp no router. Sim , os surtudos quando fazem reset de fábrica ao HGW não ficam sem internet.


Parece que estão a mudar os moveis lá do sitio.


 


De resto está uma analise cuidada e bem fundamentada, devias dar os teus 5 tostões no resto dos tópicos todos do forum que na maioria dos casos precisam de ser iluminados por alguém que perceba alguma coisa disto :)


 


 
Recebi uma chama da Provedoria a dizer que já a cerca de 5 dias para cá que detectaram o "problema" e que já estão a tratar do mesmo.. Pode é demorar mais que aquilo que eles estavam a pensar..


Ao menos já assumiram o caso.. continuar a reportar para a provedoria que ao que parece "resulta"... Foi a primeira vez que me confirmaram que algo está mal da parte deles..
Reputação 4
Boa tarde a todos,


 


Em representação do MEO gostaria de agradecer a vossa rapidez no reporte deste tema, dando exemplos bastante claros das situações que têm encontrado quando acedem às plataformas de jogos online. Assim, gostaria de esclarecer que o MEO tem estado nos últimos dias a analisar os constrangimentos apresentados também neste fórum e que estamos a trabalhar para melhorar/corrigir esta situação.


 


Lamentamos a vossa insatisfação e daremos novidades sobre este tema brevemente.


 


Obrigada 
A minha internet hoje tem estado constantemente a ir abaixo, terá a ver com essa tentativa de resolucao de problemas?


cumprimentos
É bom saber que finalmente deram a cara apesar de o problema já durar há semanas.
Reputação 3
Ja era tempo de dar de MEO dar cara e admitir o preblema, é bom isso ter acontecido, peca é por ser muito tardio, tenho é penha que isto só tenha acontecido ao fim de mais ou menos 6 meses de este problema ter comessado de ter deixado o problema chegar ao estado em que chegou
Reputação 6
Crachá +10
Uma declaração oficial de um representante da MEO, sobre este assunto, era mesmo o que estava a faltar. Eu, assim como todos espero que tudo se resolva finalmente, o mais rápidamente que for possivel.


 


Agradecido.
Reputação 5
Crachá +17
Boa noite @@@jorgebernardo , não foi realizada qualquer intervenção que tivesse impacto no seu serviço.


Para podermos ajudar na situação que indica, agradecemos que envie mensagem privada com o seu NIF e contacto telefónico, indicando a ref. 3-46428990445 no titulo.
Bom hoje para mim o ping voltou ao normal (70-80 -> LoL) sem lag spikes, breaks. Espero que a MEO tenha resolvido o problema e que não seja uma ilusão 🙂
Reputação 1
Nao querendo destruir-te a bolha mas esse ping já é alto por si só, nem deveria chegar a tanto.


 


Mas na hora que fizeste o post nunca tive problemas de ping, tudo começa à tarde, e durnate o fim de semana começa mais nas 14-15 horas, durante a semana a partir das 6 da tarde e sempre a ir po pior.
Reputação 1
Eu estive a correr pings tanto para servidores da riot e da valve (cs go) entre as 16:00 e as 2 da manhã sensivelmente.


gw.lux.valve.net(CS) - 


Ping statistics for 146.66.152.1:
Packets: Sent = 38368, Received = 38160, Lost = 208 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 61ms, Maximum = 97ms, Average = 62ms


 


Riot.de(League Of Legends)


Ping statistics for 188.40.93.11:
Packets: Sent = 38580, Received = 38399, Lost = 181 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 60ms, Maximum = 90ms, Average = 61ms


Penso que já esteve melhor que isto mas ao menos não é a barbaridade que se viu até hoje.


 


No battlefield é a primeira vez em algum tempo que tenho a lista de servidores com icones verdes no ping.


Até pode não estar totalmente resolvido mas parece ter havido algumas mudanças no bom sentido.


 


Coloquem a vossa experiencia aqui , afinal como o Houls disse o facto de estar melhor para uns não quer dizer que não esteja mau ou até pior para outros.


 


Fundamentem e contribuam , pelos vistos este tópico faz mais do que mil chamadas para o SAC e é inquestionavelmente mais util.


 


 
Ontem consegui passar a noite a jogar CS GO sem estar com 150 de ping no matchmaking, estando com uma média de ~80 no netgraph para os servidores de estocolmo, o que era normal à umas semanas portanto.


 


Espero que isto continue assim e não volte à salganhada que se viu ultimamente.
Reputação 3
Boa tarde, hoje tenho a internet, extremamente lenta, tenho imensa dificuldade em abrir qualquer pagina na internet, inclusiver esta, estara isto relacionado com a intervenção que esta a ser feita pela PT?
Reputação 1
Não, o problema desta thread não se reflete no tráfego nacional.


O mais provavel é teres um problema no teu acesso, seja na ligação do serviço á rede ( ADSL / Fibra ) Seja na ligação do teu PC ao router sendo nesta ultima mais provavel o WIFI caso seja esse o teu método de ligação.
Reputação 3
Isto não é so para paginas nacional, mas tambem para paginas internacionais.


Eu ja fiz um restar tanto ao router (que é novo e foi me dado pelo tecnico da PT) como ao PC, e só tenho este pc ligado, sem ter nada ligado, e não estou a usar WIFI, a ligação da net ao PC teoricamente deveria estar boa, porque foi toda refeita a dois dias por um tecnico da PT que esteve ca em casa


 
Reputação 1
Pois, acredito que tenha um problema com a internet e provavelmente deveria tentar junto da PT obter um esclarecimento relativo ao seu acesso. A experiencia que tinha este problema é que só me afetava no acesso a conteudos no estrangeiro com requisitos especiais em questões de latencia. Seja jogos online , streaming , etc.


O trafego nacional nunca foi comprometido no meu caso e na visualização de páginas nunca notei nenhum problema.


Mesmo os testes de QOS ( dentro da rede PT) nunca sairam dos valores expectaveis para o meu acesso.


Penso que será esse o tema deste tópico.
Reputação 3
Agora os meus pins ate estão mais ou menos, não estão normail, mas ja não estão como estiveram durante a semana, mesmo agora tive a testar e eles estão mais ou menos, onte a noite até ja comsegui jogar BF4


Agora não posso deixar de reparar na coicidendia desta situações, os pins melhorarem e a net no resto ficar muito lenta.


E depois tive um tecnico da PT a dois dias ca em casa onde me refez a ligação toda da internet ca em casa, pos-me cabos novos, router novo, e disse que a minha ligação estava boa, portanto acho estranho isto
Hoje à noite está impossivel de jogar League of Leegnds, spikes de 10 em 10 segundos, tenho 80 d eping, passados 10 segunda trava e ficom com 300 depois volta aos 80 isto o jogo inteiro de 10 em 10 segundos, nem vejo o que acontece.


 


A MEO esta uma *****, é só acabar o contrato, mesmo que resolvam isto e está prometido que mudo de operadora....
Sempre a mesma coisa, obrigado MEO!

 

http://i.imgur.com/By5KiQm.png