Ping elevado em jogos online .

  • 7 October 2014
  • 853 respostas
  • 17783 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

853 respostas

Reputação 2
code:
Tracing route to 40.108.58.37.hypernia.com [37.58.108.40]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms dsldevice.lan [192.168.1.254]
2 * * * Request timed out.
3 21 ms 12 ms 14 ms bl3-75-125.dsl.telepac.pt [213.13.75.125]
4 13 ms 12 ms 15 ms dvs-cr1-hu-4-0-0.cprm.net [195.8.10.205]
5 71 ms 71 ms 74 ms lon1-cr1-be2.cprm.net [195.8.1.10]
6 89 ms 94 ms 88 ms lon3-cr1-be3.cprm.net [195.8.1.6]
7 82 ms 78 ms 77 ms bbr01.lon01.networklayer.com [195.66.225.183]
8 96 ms 107 ms 92 ms ae7.bbr02.tg01.lon01.networklayer.com [50.97.18.
207]
9 75 ms 75 ms 77 ms ae0.bbr02.eq01.ams02.networklayer.com [50.97.18.
211]
10 74 ms 70 ms 68 ms ae6.dar01.sr01.ams01.networklayer.com [50.97.18.
249]
11 71 ms 69 ms 74 ms 159.253.158.149-static.reverse.softlayer.com [15
9.253.158.149]
12 74 ms 74 ms 79 ms 46.16.188.102-static.reverse.networklayer.com [4
6.16.188.102]
13 75 ms 75 ms 91 ms 40.108.58.37.hypernia.com [37.58.108.40]

Trace complete.

 


Treta de serviço. Todos os dias a mesma coisa, o ping para Amesterdão sobe sempre, como se pode ver pelo cprm.net
Reputação 3
Já agora só um "pequeno" reparao, como ja deve ter reparado aqui neste topico, não sou o uncio a com queixas relativas os pisn, não sou o unico que tem feito rastreios as routas e tem verficado que a latencia elevada comessa no nó da telepac, alias na primeira pagina um moderador deste foram esplica isto mesmo, é só mais um facto a relembrar aos outros tantos...


E verique tambem, o numero de visualisações que este topico, ao fim de quase um ano apos ele ter sido criado, ainda continua a ter, e tire as suas conclusões... 
Reputação 1
Maria_MEO  - "Boa Tarde Estivemos a verificar e não encontramos qualquer anomalia no seu serviço" LOLOLOLOL sim Sra, realmente a resposta nº 3 da sua lista de resposta tradicional.


Então D. Maria, já tem alguma informação relativamente ás minhas questões? É que verifico que continua a responder ás questões dos outros clientes insatisfeitos e ás minhas não responde.... será que não tem alguma opção de resposta na V/ famosa lista de respostas padrão??


Para quando a resolução do nó de acesso ao estrangeiro D. Maria? Já foi resolvida? Se sim por favor informe-nos, a nós clientes, que mesmo insatisfeitos ainda pagamos o seu ordenado e de muitos outros colaboradores com a Sra
Reputação 2
Crachá +7
Não basta ser na base do último parágrafo, os pings elevados já no teu acesso pode ser por vários motivos como por exemplo, excesso de tráfego, inúmeras ligações por UDP em portos altos (tipicamente vírus) ou eventualmente o uplink do DSLAM da PT não ter capacidade de resposta. As análises têm de ser feitas objectivamente com ironias à parte. Pois se resolvesse problemas com ironia, não precisava de ter estudado 😉
Reputação 2
+1 para o que o @@@PLourenço disse.


 


Uma vergonha este tipo de serviço e como se não bastasse, ainda vão aumentar os preços para 2015, ao que isto chega, só querem é encher o bolso e o resto que se amanhe.


 


Contactei por email, twitter e PM aqui do forum este senhores e nem uma unica resposta obtive até hoje e isto já foi há semanas atrás, fui completamente ignorado... e não, não tratei mal ninguém nem fui mal educado, simplesmente queria esclarecimentos, coisa que ainda estou a espera. Vergonhoso.
Reputação 3
Só um pequeno reparo ao post do NeoPT


 


"Agora, pessoalmente e, na qualidade de cliente, acho deveras curioso que após tanto tempo e "70 páginas" de "n" posts, como diz , cheguemos à conclusão que nas ultimas, 15 a 20 páginas, continue apenas, a mesma meia duzia de pessoas a reclamar situações similares. Diria que se tratam de casos pontuais, cuja causa real ainda escapa ao pessoal técnico, por algum motivo. Se ainda fosse, algo a nivel nacional ou regional, como a maioria de vós dá a entender, num universo de centenas de milhares de clientes, estimo, haveriam muito mais a reclamar a esta data, a mesma situação. Mas claro, nada mais posso fazer que especular. A maioria dos clientes não têm noção, mas sei porexperiência que, a latência é um fenómeno ingrato, por vezes dificil de diagnosticar e, pode ter um sem numero de causas diversas, portanto cada caso é um caso"


 


 


Como uma pessoa com grande conhecimentos na área da psicologia tenho de lhe vir indicar ideia de o facto de não continuarem a existir aqui dizer, que o facto de não continuaram a exitir reclamação aqui no tópico, não prova em nada que os problemas foram resolvidos, tal como os problemas de latência podem ter varias causas, os comportamentos das pessoas também podem ter diferentes origens e varias causas, muitas das vezes essas causas não assim tão obvias e tão liniares como o você esta a querer indicar.
Sem querer estar a a fugir ao assunto da questão, e tentado ser o mais breve possível, posso lhe indicar que o facto da insistência de reclamações por sim só não poder servir de indicador da satisfação dos clientes, é completamente errado fazer uma ligação directa de causalidade entre estre esses dois acontecimentos. Excitem varias possíveis rasões para a falta de reclamações, sendo que alguma delas, são a desitencia por cansanso devido a ter gasto muito tempo/recursos financeiros/ect, falta de tempo, não acreditar da vontade da organização em resolver o problema, ect. Este fenómeno esta bastante estudado dentro da área da psicologia e até exite muita informação e bibliografia a comprovar o que eu aqui indiquei


 


Sim o problema foi logo diagnosticado nas primeiras 20 paginas, agora, nunca exitiu confirmação oficial da PT a indicar a resolução do mesmo, alem de que o meu últimos post colocado a menos de 24 horas, já leva mais de 125 visualizações, o que pode indicar que talves os casos não seijam assim tão pontuais como você está a querer afirmar. Posso ainda lhe dizer que conhecesso varias pessoas clientes da MEO de varias zonas do pais em que apresentam os mesmos problemas e já desistiram de reclamar porque já não tem confiança em vocês não acreditam que o problema fique resolvidos, isto é só um exemplo pratico de que é errado estabelecer uma ligação direta de casualidade entre a não existência de reclamações e a satisfação dos clientes
Reputação 1
Desculpe?? Como poderia eu ter dado como resolvida se o problema ainda persiste?? Tem a gravação da chamada ou simplesmente quem me contactou em vez de deixar situação por resolver clicou em situação resolvida?


Sim D Maria, a situação mantem-se, todos nós sabemos que a situação mantém-se. Clientes, PT, supervisores, colaboradores, etc, todos sabem que não está resolvido o problema que afecta milhares de pessoas nos jogos online!


Todos já sabem onde está o problema agora de facto ninguém o resolve, escusam de andar a tentar enganar e ganhar tempo com esta troca de emails, esta troca de informações pois de facto a PT sabe que não está resolvida a questão.


CPRM = Problema de ligação para o estrangeiro


NÓ TELEPAC = Problema de ligação para o estrangeiro


Não inventem mais por favor, o problema não está nos routers, nas ONT's nem na China, está na PT e na não resolução desses problemas!
Reputação 2
Crachá +7
Caro JoseEsteves


Sinceramente, não vejo onde é que estão os pings elevados.


 


Já agora em que parte do contrato com a PT é que lhe é garantido ping reduzido para servidores de jogos online em servidores internacionais, só para ver se eu encontro a mesma coisa no meu contrato.
Reputação 3
G@MES


Só uma questão. No meu caso, quando tenho pins extremamente altos, na casa dos 300-400ms, eu com o traceroute verico que a latencia elevada comessa sempre no mesmo da telepac, e isto acontece para todos os servidores, quer jogo em Espanha, UK, Alemanha, ect


Portanto só para confirmar, com base no teu ultimo paragrafo "Desta forma, no hop onde começarem a ter os tempos mais elevados (ms) em termos de traceroute é onde existirá o problema ou porque existe algum problema a nível do link entre dois ISPs ou porque não existe peering direto, por exemplo." o meu problema estará entre a ligação do meu router e este mesmo nó, ou seija a causa estara localisada em Portugal, e já agora, mau estado das linhas telefonicas pode originar sintomas como os meus?


Eu ja ando com este problema a cerca de 1 ano, sendo os sintomas são sempre os mesmo, sendo que antes disso sempre tive ligações e pins muitos bons, sendo que sou cliente sapo adsl a cerca de 10 anos. No meu caso, já veio um tecnico da PT cá a casa em que me refes a ligação de novo, montou-me um modem novo, ja contatei varias veses o suporte tecnico, sem nunca ter tido uma resposta positiva, com indicação por parte da PT ligeui para  PcMedic 16202 quases duas horas a falar com eles onde gastei quase 100 Euros, e onde um tecnico atraves do controlo remoto, viu tudo e mais alguma coisa e onde chegou a conclusão que o problema não estava no mu PC
Pessoalmente já ando cassado desta situação, e estou extramente desconte não só com esta situação mas tambem com o spuote e com a foram de como tenho vindo atendido pela parte da PTe muito sinceramnte não veijo grades prepetivas de resulução
Reputação 2
Crachá +7
JDelgado


Por acaso os pings elevados começam logo no seu acesso ADSL Telepac por isso veja se não está a realizar tráfego.
tfcosta, acho que não leste bem o que eu disse. Eu disse que do ponto de perspectiva da Deco, isto são só jogos e para eles isto não é prioritátio. A Deco é uma associação com fins lucrativos, e só lhes interessam coisas mais "mediáticas" e gerais para os clientes. Jogos online? Nem por isso.


 


Agora também não acho que sirva de muito andarmos a esfregar na cara para fazer reclamação à Anacom, porque eu já fiz reclamação sobre um assunto semelhante também contra a Meo e responderam me passado duas semanas a dizerem que não resolvem problemas deste tipo. E de facto, não resolvem mesmo.


 


Provedoria do Cliente é mais outra palhaçada, que muito raramente resolvem alguma coisa, só em situações bastante graves.


 


A minha situação era do género: instalei Meo ADSL, passado meio mês tive problemas todos os dias, ligação bastante instável e lento, passado 2 semanas pedi intervenção técnica, ninguém apareceu nem agendaram nada, fui a uma loja, disseram me que queriam 48h úteis para resolver a situação e caso não conseguissem, que eu teria direito a rescisão sem penalização. Isto foi tudo gravado numa chamada. Sabes o que aconteceu? Passaram-se 4 dias úteis, não agendaram intervenção nenhuma, disseram que a senhora não deveria ter dito isso das 48h úteis, etc. Pedi rescisão, disseram que teria de pagar penalização (24 meses). Pedi para irem ver a chamada, ignoraram isso.


 


Mandei carta registada. Resposta? Pagar 24 meses de penalização.


 


Falei com a provedoria, sabes qual foi a resposta? Que ninguém me está a impedir de fazer rescisão, até tiveram a gentileza de me mandar o formulário. Mas que eu teria de pagar os 24 meses.


 


Falei com a Anacom. Resposta? Que não resolvem problemas entre clientes e operadoras, para recorrer aos tribunais.


 


Infelizmente nesta **bleep** de país, estamos muito à mercê das vontades das operadoras, e é assim que elas lucram. Teria de arranjar advogado só para resolver uma situação que não é culpa minha. Fiquei com 2 meses com a net mais instável possível.. Depois melhorou.


 


E agora tenho esta treta de pings elevadíssimos. Tal como muita gente que está neste tópico, eu também jogo todos os dias, várias horas, por isso não tenhas dúvidas que isto afecta-me bastante ao ponte de não poder fazer rankeds (league of legends / smite) à tarde e noite. Só de manhã, que é quando trabalho. Portanto, quase que não posso jogar online excepto normais. E isto já dura semanas. E jogos online, é provavelmente o que mais faço na net.


 


Quanto a reclamações do actual problema: já fiz queixa mas claro que como resposta obtive os tais "culpa dos servidores de jogos", "problemas alheios", ver se estou perto do router, etc.


 


Só estou a dizer para tentarem espalhar este problema seja pelo facebook, twitters e afins, de modo a que se haja uma maior exposição negativa para a Meo e depois já fazem alguma coisa.
Reputação 3
G@MES Da minha parte ninguem anda com ironis, nem nunca fui mal educado com niguem, simplesmente estou extremanete descontente com a situação e com o apio prestado pela PT, pois tal como disse, ja ando a um ano com esta situação, já gastei demasiado tempo e dinheiro a tentar resolver esta situação, sem nunca ter qualquer tipo de resultado, nem qualquer de justifição para o problema, e ja agora deixo uma sujestão, quando tentem utilisar uma linguajem mais simples menos tecnica nas vossa explicações, ajudava imenso a tentar perceber o que se passa


 


Em relação ao  excesso de tráfego, inúmeras ligações por UDP em portos altos (tipicamente vírus),no meu caso penso que isso esteija escluido, uma vez que o PC foi formatado,e o propito tecnico da PC clinic, verificou essa mesma situação, e eu era a unica pessoa a usar a net na altura e estava tudo fechado, e tal como referir anteriormente, ele verificou que isso não estava a aconter, só um promenor, o tenico da pc clinic fes estes testas quando o problema estava a acontcer, ou seija na alura dos teste o pin estava ja alticimo o o propio tecncio fez mesmo rastreios a rotas, onde pode confirmar mesmo na altura o que eu tinha referido anteriormente


 


"uplink do DSLAM da PT não ter capacidade de resposta" desculpa esta parte não percebo, se poderes devonver mais um bocado eu agradesso
Reputação 1
Exmo Sr Moderador NeoPT


 


Ser banido do fórum para mim tanto dá como se deu! Se quiser faça-o para sempre pois este fórum apenas serve para virmos cá reportar as diversas situações que a PT Comunicações não resolve sendo que essa empresa nada resolve!!!!!


 


Segundo as suas palavras "O MEO Fórum agradece sempre, a vossa participação util, de acordo com as regras. Respeitem sempre quem vos presta auxilio!" apenas tenho a comentar/perguntar: que auxilio têm V. Exas prestado quando já vamos com mais de 70 páginas e "n" posts a relatar a mesma situação??


 


É esse o auxilio que nos têm prestado? Ganhar tempo, nada resolverem, enviando a mesma lenga lenga de resposta aos consumidores?


 


É esse o respeito que os consumidores (que presumo sejam na sua maioria bons pagadores das suas faturas) merecem por parte da PT Comunicações que faz mais de um ano que anda a enrolar os seus clientes sabendo que o problema incide basicamente no sistema interno da empresa??


 


Comigo não contem mais para andar com paninhos quentes pois eu pago, sempre paguei e continuarei a pagar as minhas faturas pois eu tenho palavra, ao contrário de V. Exas que só se preocupam com a faturação e números!


 


O problema continua, o que fazem V. Exas para resolver?? Diga-me por favor Exmo Sr Moderador do forum do faz de conta... fico a aguardar os vossos comentários e rápida resolução da situação.


 


PS: Já agora, evitem de atirar areia para os olhos dos vossos clientes, estes já deixaram de ser parolos e abriram os olhos, a culpa é só de uma entidade, a PT!
Reputação 2
Crachá +7
JDelgado,


 


Não me respondeu à pergunta!
Boas,


 


Em anexo envio o traceroute efectuado por mim ao longo de quase um dia inteiro, a começar na meia noite de ontem, para os servidores europeus da Riot.


Como se pode ver, por volta das 20.30 existe um aumento brutal do ping para acima dos 150 ms, descendo as 22h mas voltando a subir pouco depois. Lá para as 23h já tende a estabilizar.


 


Isto foi só hoje, não quer dizer que seja 100% igual todos os dias. Não usei net quase nenhuma o dia todo só para não me atirarem desculpas ridículas como router longe, downloads, p2p, seja o que mais for.


 


Sendo uma situação que já dura alguns dias, não percebo como não existe nenhuma cláusula que obrigue a operadora a reparar isto em X dias, caso contrário o cliente tem direito à rescisão do contrato sem penalização. Basicamente estou à vontade da Meo por dois anos por uma **** de ADSL - como se custasse assim tanto fazer instalação disto.


 


http://i.imgur.com/2L0AMS0.png
Reputação 3
Por acasoa fasendo um rastreio as rotas, vericam se as latencias elevadas comessam no nó da telepac?
Reputação 1
Exmo Sr Moderador


 


O facto de estar a passar um transtorno faz mais de um ano (quer seja fibra 30 megas, fibra 100 megas ou ADSL 24 megas) e estar a pagar ao peso de ouro algo que deveria estar a funcionar correctamente faz perder a paciência a qualquer pessoa, eu não sou excepção, como é óbvio tenho o direito de reportar, de "barafustar" e de me exprimir da maneira como me sinto. Ser indelicado não requer apenas palavras ou palavrões, neste momento estou eu mais incomodado pelo facto do problema ainda não estar resolvido e continuar a receber o mesmo tipo de respostas padrão de quem não consegue ou não quer resolver.


 


Agora, pessoalmente e, na qualidade de cliente, acho deveras curioso que após tanto tempo e "70 páginas" de "n" posts, como diz , cheguemos à conclusão que nas ultimas, 15 a 20 páginas, continue apenas, a mesma meia duzia de pessoas a reclamar situações similares.


Já que estamos numa de suposições, certamente posso supor que o resto das pessoas já estão fartas de esperar e nem sequer já reportam pois a incapacidade da PT é tanta que mais vale nem dizer nada.. da minha parte é o que vai acontecer, e o Sr Moderador certamente vai pensar que o meu problema está resolvido...


 


Se lhe interessar um pouco de cultura geral 'off-topic', anuncio que tem ao seu dispor, os tradicionais dicionários de Lingua Portuguesa, tanto em papel como digital, ou ainda a Wikipédia entre outros websites, para averiguar qual o siginificado da palavra "moderador".


Exmo Sr Moderador, não costumo pesar ou medir a cultura geral de cada pessoa mas garanto-lhe que não me falta assim tanta como V. Exa supõe até pela minha actividade profissional estar ligada á engenharia electrotécnica. Se de facto é moderador então faça o favor de encaminhar a situação da latência alta no nó de ligação para o estrangeiro (CPRM) propriedade da PT Comunicações para quem de direito.


 


Atentamente
Reputação 2
Crachá +7
em ?16-07-2015 09:04 PM




Partir para a discussão, não resolve problemas e por isso como técnico de redes, posso esclarecer o seguinte:


 


Em primeiro lugar e para que conste a PT não é obrigada a ter peering direto com todos os outros operadores internacionais, assim como os outros ISP nacionais.


Desta forma, entrega o tráfego a outro ISP internacional para que seja entregue o tráfego no destino.


Aqui está uma lista dos peers internacionais com os quais a PT e outros ISPs nacionais trabalham:


http://www.cprm.net/servicos/peer.html


 


Em segundo lugar, os testes de ping e traceroute devem ser feitos aqui:


http://glass.cprm.net/traceroute.html


 


E por último, a questão dos pings elevados pode ocorrer , derivado a dois motivos:


  • Ou porque o tempo decorrido entre o envio e a resposta ao ping demora mais que 2 segundos (valor por defeito de um ping)
o   Este delay poderá ser provocado por processamento dos elementos activos do percurso de tráfego, a saber : routers, PC´s servidores,


  • Ou porque ocorrem erros , drops no percurso de ida e volta do tráfego de ping
  • Buffers limitados nos interfaces de saída (output queue) , quando se utiliza o traffic shapping no router e o buffer de saída da wan mostra-se incapaz de acomodar todos os picos de tráfego que recebe da lan (tráfego de FORWARD)
Policies utilizadas pelos operadores de telecomunicações , para controlar o tráfego que recebe , versus o tráfego que recebe (tráfego de input)


  • A falta de abertura de portos (CONE) UDP que abrange os portos:
55-66 


68-499


501-7647


7649-65353


 


Desta forma, no hop onde começarem a ter os tempos mais elevados (ms) em termos de traceroute é onde existirá o problema ou porque existe algum problema a nível do link entre dois ISPs ou porque não existe peering direto, por exemplo.


 




Algum de vós leu este post que eu escrevi?


Leiam e aprendam alguma coisa... O facto de não perceberem nada do assunto, não significa per si que o problema seja do vosso ISP.


 
Reputação 1
Houls escreveu:

zuadao escreveu:

 


 



tipepe escreveu:


maxnuker :




o 2nd hop do traceroute tem a ver com a placa existente no CMTS, 


Do site official da Cisco:


The CMTS is a Cisco Universal Broadband Router (uBR) with features that enable it to communicate with a Hybrid Fiber Coaxial (HFC) Cable network via a Cisco MCxx cable modem card .



 


Se tu o dizes então devo ficar mais descançado  , lol .


Explica se puderes o porquê de estár anónimo .


É que em outros operadores isto não apareçe .


Será que a MEO é especial ?!!





 


 


porque o router esta defenido para bloquear pedidos ICMP


 


é feito assim normalmente para prevenir ataques com denial of service.


 


agora esta caladinho va...



Boas noites,


 


vocês os dois (maxnuker e zuadao) estão a gozar com todas a pessoas que passam por este tópico não é?


 


É que nenhum dos dois acertou numa única palavra daquilo que escreveu, apesar de as terem escrito com um tom de sabedoria incrível!!!!!


 


Em vez de mandarem estar calado quem não devem, calem-se os dois, caso pretendam continuar a dar informação errada e de qualidade duvidosa. Só demonstra a vossa ignorância no que toca ao assunto e equipamentos envolvidos no processo de acesso às redes que usam.


 


maxnuker:


 


CMTS é usado apenas em redes de cabo coaxial ou HFC (precisamente como diz a tua transcição da CISCO, se calhar devias usar outro tradutor porque esse tá estragado). CMTS é um Cable Modem Termination System e é usado pela NOS em ligações HFC (Hybrid Fiber Coaxial). São equipamentos localizados no head-end do operador que servem para terminar as ligações dos modems/routers de cabo usados (já ouviram falar em células de cabo e agredadores de ligações de cabo????), daí a sabedoria comum de que as ligações de cabo coaxial são partilhadas ao contrário das de fibra (vulgo FTTH, mas já lá vamos). O CMTS agrega e termina um número finito de equipamentos de cliente (CPE's, ou Client Premises Equipment) e liga a partir daí esses mesmos equipamentos à sua rede interna e backbones internacionais e nacionais (já perceberam o porquê da ligação partilhada em cabo???).


Nenhum deste tipo de equipamentos é usado em ligações FTTH (fibra até ao cliente), são única e exclusivamente dedicados a redes HFC.


 


zuadao:


 


não mandes calar alguém quando estás a dizer um asneira ainda maior do que aquele que mandas calar.


 


Para tua informação os routers da PT (sejam eles quais forem) vêm configurados de base para aceitar pedidos de ICMP numa série de portas e modos e códigos. O ping é um dos felizes contemplados nessa aceitação, bem como vários outros modos e códigos que a própria MEO (PT) necessita para poder diagnosticar remotamente todos os routers. 


 


Continuando a tua explicação, o facto de um determinado equipamento estar configurado para não aceitar pedidos de controlo ICMP não implica de maneira alguma a sua anonimidade na rede. Todo e qualquer equipamento que utilize protocolos NAT, TCP ou UDP acusa a sua existência. O facto de um pedido ICMP ser bloqueado apenas implica uma resposta negativa por parte do equipamento que se reflecte num número de erro ou código de erro seguido de um explicação para o mesmo (aconselho-te a ler bem o documento da wikipedia que alguém postou acima para te educares nestas lides), acusando sempre o seu IP público ou privado na rede a que pertence.


 


Agora para quem realmente quer saber o porquê do HOP 2 no traceroutes de ligações MEO Fibra (as ligações xDSL reportam sempre o HOP2):


 


O 2º HOP num traceroute com origem numa ligação MEO Fibra corresponde SEMPRE ao ONT (Optical Network Terminator). O ONT é considerado um terminal "Burro", que não incorpora nenhum tipo de protocolo de rede e não sabe fazer mais nada senão converter a luz recebida da fibra em impulsos eléctricos seja para o cabo coaxial (TV analógica) seja para o cabo de rede que vai ligar ao router. Este terminal, como disse, não incorpora nem entende NENHUM protocolo de rede e não tem nenhum tipo de IP associado (daí ninguém conseguir aceder directamente ao ONT por rede). Assim sendo seria de esperar que não responda a nenhum tipo de pedido de ICMP. Isto dito a anonimidade do HOP2 fica explicada, é anónimo porque é transparente na rede, PONTO FINAL PARÁGRAFO!


 


A segunda parte desta explicação serve só para entenderem porque é que ligações cabo ou HFC (NOS, Cabovisão, etc.) são consideradas partilhadas e as de FTTH (fibra MEO,Vodafone, etc) não são. Explicando:


 


No caso de linhas HFC a terminação de rede só é feita no head-end do operador por um CMTS onde são agregados vários CPE's (centenas?) que partilham a mesma largura de banda fornecida pelo CMTS. A autenticação é feita através do MAC Address do CPE no CMTS para que este último permita o acesso à rede do CPE.


 


No caso do FTTH a terminação da rede é feita directamente em casa do cliente. Não existe agregação de equipamentos de cliente e cada cliente tem um link de acesso directo e exclusivo à rede do operador. A autenticação do do cliente é feita através do protocolo PPPOE (PPP Over Ethernet) com username e password nos servidores BBRAS (Broadband Remote Access Server) onde dependendo do username e password vão ser atribuídas todas as configurações ao router do cliente. Todas as configurações de velocidade de UP e DOWN são também atribuídas pelo mesmo BBRAS. O mesmo é dizer que do ONT para a frente o cliente tem acesso à rede da PT através de uma linha dedicada e não partilhada, sendo que necessita autenticar-se no BBRAS para que as configurações da sua conta cliente sejam activadas e o seu equipamento possa aceder a "algo mais" (vulgo Internet) do que apenas a rede interna da PT.


 


maxnuke e zuadao, agora que já se educaram neste assunto, não chamem os outros de burros nem os mandem calar quando vocês próprios não sabem o que estão a dizer, ou pelo menos eduquem-se correctamente antes de o fazer e dizer asneiras trás de asneiras.


 


CURIOSIDADE: sabem porque é que todos os clientes Fibra 30, 100 e 200 têm sempre 20mbps de upload mesmo que o contrato não o diga? Porque a PT não consegue (ou não sabe ou não quer) configurar os seus BBRAS para atribuir menos upload do que 20mbps sem causar problemas no resto da rede.


 


Antes que me venham dizer que falo muito sem saber, posso por à disposição de quem quiser os meus certificados CISCO CCNA e Microsoft MSCE. Sou administrador e designer de redes de profissão.


 


Trocando a nota..... sou daqueles que trabalha em casa e sou cliente MEO Fibra do pacote TOTAL 400 na zona da Maia, sim, pago 180€ mensais à MEO/PT e também tenho problemas de latência alta em determinadas horas do dia, todas elas identificadas, assim como a origem do problema. Posso-vos dizer que normamelmente começa por volta das 21 (5 minutos mais cedo ou 5 minutos mais tarde) e termina por volta da 1 da manhã (quase sempre em ponto). Apesar de não jogar online por pura falta de tempo, utilizo várias aplicações e protocolos em tempo real que OBRIGATORIAMENTE precisam de respostas em PING abaixo dos 100ms, sendo que em alguns dias se torna pura e simplesmente impossível desenvolver qualquer tipo de trabalho em ligações MEO/PT.


 


O problema apesar de estar concentrado na CPRM (Companhia Portuguesa Rádio Marconi, que é detida a 100% pela PT/MEO) vai um pouco mais longe e está também na própria MEO e na forma como é feito o routing dependendo esse mesmo routing da pool de DHCP que estão a usar no momento. Mas essa explicação fica para o próximo post que este já vai demasiado longo.


 


Cumprimentos



Clap clap clap. 


Houls Bota ordem na manada!!


 


Concordo com tudo o que está aqui escrito com 2 detalhes que não são importantes mas podem deixar pontos de discordia.


 


Sou cliente fibra e tenho 4 MB de upload 30 de Download.


 


Não existe qualquer dificuldade para a PT em limitar o upstream , simplesmente não é feito em BBRAS já que este controla ( nos clientes mais antigos ) apenas o downstream sendo o upstream limitado na configuração que a ONT tem na OLT.


( quando passei de 100 para 30 deram-me essa explicação porque estava com 30 DW e 20 UP, rapidamente corrigiram para meu desagrado ) 


Tenho amigos que aderiram recentemente e que a configuração do router é diferente da minha, eu tenho 2 IP's externos á minha LAN e 2 interfaces de acesso (IPVideoGPON e Internet) um na rede 10.* e outro na rede 2.* ou 188.* e eles têm apenas um.


Estive-me a informar e eles estão num sistema diferente que não tem autenticação por PPPOE nem conseguem estabelecer a ligação ppp no router. Sim , os surtudos quando fazem reset de fábrica ao HGW não ficam sem internet.


Parece que estão a mudar os moveis lá do sitio.


 


De resto está uma analise cuidada e bem fundamentada, devias dar os teus 5 tostões no resto dos tópicos todos do forum que na maioria dos casos precisam de ser iluminados por alguém que perceba alguma coisa disto :)


 


 
Reputação 3
vai a consola de comando do windows ("comand prop) e escreve tracert ip do servidor
Reputação 1
E já agora Sr Moderador, cultura geral não se adquire através de dicionários de Lingua Portuguesa, presumo que esteja equivocado quanto a esse assunto... ter-se-á que informar melhor.


 


Cumprimentos
Reputação 2
Crachá +7
Só após ter 76 páginas é que se lembrou de fazer esse post... Muito obrigado por ter esclarecido, com certeza os restantes membros do fórum só têm a agradecer o seu post.
Reputação 3
da mesta a porta do servidores, que é o que vem a seguir ao :


dou aqui um exemplo como fica
Reputação 1
Hoje apetece-me ser ironico... playstation 3, fifa 2015.... um espectaculo a jogar online.. latencia muito baixa.. uma rapidez fora do normal com jogadores fora de Portugal!!!!
A ligacao aos servidores estrangeiros estao a velocidade da luz o que faz ter vontade de continuar a jogar!
É um espectaculo esta PT Comunicacoes, irei certamente falar muito bem desta empresa e deste serviço maravilhoso!
A proxima vez que um cliente meu perguntar qual o melhor operador para fornecer servico de internet sem duvida que encaminharei para a MEO! Nao há melhor para se jogar!!!
Reputação 2
Crachá +7
Quero desde já salientar que não agradeci por mim, pois não veio acrescentar nada em relação ao que eu já sei há muito tempo.


Eu li os seus posts anteriores, agora questiono se isso resolveu alguma coisa ou esclareceu os users deste fórum que continuam a fazer os mesmo posts? (Pode ser que com este último, alguém fique esclarecido)


Pelo menos, eu ainda tenho o discernimento para concluir que você não esclareceu ninguém com os seus posts e esta thread vai continuar a dar que falar.


Passe bem também e bom estudo.