pfSense & IPv6

  • 24 October 2022
  • 18 respostas
  • 1276 visualizações

Crachá +1

Olá
Tenho Internet MEO com ONT e router próprio.
Após alguns testes e tentativas falhadas, partilho aqui a minha experiência com pfSense e IPv6 a funcionar.
A minha configuração já pressupõe que o IPv4 já está a funcionar (VLAN 12).
Também já pressupõe que o IPv6 está permitido nas regras de Output (regra Default allow LAN IPv6 to any rule)

Ir a Interfaces → WAN
Selecionar
→ IPv6 Configuration Type → DHCP6
Mais abaixo, na secção “DHCP6 Client Configuration” selecionar apenas:
→ Request only an IPv6 prefix
→ DHCPv6 Prefix Delegation size → 56
→ Send an IPv6 prefix hint
→ Do not wait for a RA
Salvar e aplicar

Ir a Interfaces → LAN
Selecionar
→ IPv6 Configuration Type → Track Interface
Mais abaixo, na secção “Track IPv6 Interface”
→ IPv6 Interface→ WAN
Salvar e aplicar

Ir a Services → DHCPv6 Server & RA
Na TAB “LAN”, SUBTAB “DHCPv6 Server”
Selecionar 
→ Enable DHCPv6 server on interface LAN
→ Prefix Delegation Size → 48
→ Provide DNS servers to DHCPv6 clients
Na TAB “LAN”, SUBTAB “Router Advertisements”
Selecionar
→ Router mode → Assisted-RA Flags (Managed, other stateful) , Prefix flags (onlink, auto, router) 
→ Provide DNS configuration via radvd
Salvar e aplicar


Na pagina principal do pfSense deverão ver o IPv6 da WAN e da LAN com IP e podem fazer um teste com o PC / telemóvel e uma pagina de teste IPv6 qualquer,

Podem haver mais maneiras de configurar mas esta tem funcionado bem por aqui.


18 respostas

Crachá

Boas!

 

Hoje deixou de funcionar a box. Aconteceu-vos o mesmo?

Reputação 7
Crachá +24

@glorifiedg

Qual é a Box? Deixou de funcionar, como? Não liga? Terá que reportar pelo 16209. 

Crachá

Não é, provavelmente, um problema da box mas sim da config do pfsense, por isso postei aqui para ver se tinha acontecido ao op que também usa o mesmo sistema de roteamento. 

 

Os canais dão por uns segundos e perdem o sinal, o que me leva a crer que a meo alterou as portas necessárias para a box funcionar com routers 3rd party... 

Crachá +1

Relativamente à tv optei por criar uma vlan apenas para a box e activar o igmp apenas nessa vlan.

Na prática é o que se faz nos asus ou nos openwrt.

Não tenho qualquer stress a ver tv.

 

Crachá

Tenho o mesmo setup mas desde ontem que dá imagem durante 10 segundos e pára. Assumi que fosse problema das portas, por isso estava a confirmar se mais alguém estava a sofrer do mesmo. Aí em casa está a funcionar tudo nas ultimas 48h então? Obrigado! 

Crachá +1

Sim, experimenta fazer o seguinte:
Muda para um canal qualquer e anda com o comando uns segundos para trás.
Depois vê se faz freeze de novo.

Crachá

Bem... Bastou desligar e ligar o ont e resolveu... Até tenho vergonha X) 

As configurações cairam perfeitamente aqui, só estou com dificuldades em ter a mesma velocidade que tinha no OpnSense, 700/200 (1000/200) no pfsense só consigo 500/150...

Este tutorial pressupõe o uso da Porta 4 em bridge?

Crachá +1

Não, este tutorial assume que não tem qualquer router, apenas o ONT:

 

Crachá

As configurações cairam perfeitamente aqui, só estou com dificuldades em ter a mesma velocidade que tinha no OpnSense, 700/200 (1000/200) no pfsense só consigo 500/150...

Este tutorial pressupõe o uso da Porta 4 em bridge?

nao. …

tens de ter só ONT + router em equipamentos separados 

Crachá

Não, este tutorial assume que não tem qualquer router, apenas o ONT:

 

sim

Crachá

As configurações cairam perfeitamente aqui, só estou com dificuldades em ter a mesma velocidade que tinha no OpnSense, 700/200 (1000/200) no pfsense só consigo 500/150...

boas,, quero sair do pfsense por causas das novas alteracoes que fizeram aos planos home+lab  e nao querias voltar para o CE.

quando tinhas o opnsense usavas so ONT ou fibergateway com a porta 4 em bridge??
queria um toturial para mudar para opnsense sem ter porta em bridge 

Crachá +1

Olá 

A migração para OPNSense é bastante simples, para quem vem de PFSense. Tira uns prints pois o aspecto dos menus é diferente, mas está tudo lá.

Também usei o OPNSense durante uns tempos mas desisti. O IPV6 funcionava durante alguns dias mas depois deixava de funcionar.. Desisti e migrei para o OpenWRT. Já estou por aqui há uns meses.

Tem estado tudo a funcionar sem qualquer stress. 

Crachá

Olá 

A migração para OPNSense é bastante simples, para quem vem de PFSense. Tira uns prints pois o aspecto dos menus é diferente, mas está tudo lá.

Também usei o OPNSense durante uns tempos mas desisti. O IPV6 funcionava durante alguns dias mas depois deixava de funcionar.. Desisti e migrei para o OpenWRT. Já estou por aqui há uns meses.

Tem estado tudo a funcionar sem qualquer stress. 

Viva..

O IPV6 funciona no openwrt ? Também ja migrei tudo do pfsense /opnsense mas a única coisa que não consigo pôr a funcionar é mesmo o IPv6. Seria possível partilhares as configs ? Deve-me estar a escapar alguma coisa 

Crachá

As configurações cairam perfeitamente aqui, só estou com dificuldades em ter a mesma velocidade que tinha no OpnSense, 700/200 (1000/200) no pfsense só consigo 500/150...

boas,, quero sair do pfsense por causas das novas alteracoes que fizeram aos planos home+lab  e nao querias voltar para o CE.

quando tinhas o opnsense usavas so ONT ou fibergateway com a porta 4 em bridge??
queria um toturial para mudar para opnsense sem ter porta em bridge 

A migração do pfsense para o Opnsense é bastante fácil. Inclusive há partes do backup da configuração que podem ser importadas. DHCP static leases , regras de firewall etc. basta ter alguma atenção que os interfaces sejam iguais. OPT1 no pfsense ser igual ao OPT1 no Opnsense, por exemplo 

Crachá +1

Olá 

A migração para OPNSense é bastante simples, para quem vem de PFSense. Tira uns prints pois o aspecto dos menus é diferente, mas está tudo lá.

Também usei o OPNSense durante uns tempos mas desisti. O IPV6 funcionava durante alguns dias mas depois deixava de funcionar.. Desisti e migrei para o OpenWRT. Já estou por aqui há uns meses.

Tem estado tudo a funcionar sem qualquer stress. 

Viva..

O IPV6 funciona no openwrt ? Também ja migrei tudo do pfsense /opnsense mas a única coisa que não consigo pôr a funcionar é mesmo o IPv6. Seria possível partilhares as configs ? Deve-me estar a escapar alguma coisa 

Na boa.
Vou criar um howto e partilho aqui.
Tem funcionado 5 estrelas, IPV6 + TV.

Crachá +1

Segue aqui o tutorial do openwrt:
OpenWRT com ONT e IPv6 + TV | MEO Fórum

Responder