Pedido de viabilidade de colocação de Fibra (Albufeira)

  • 8 April 2019
  • 2 respostas
  • 1829 visualizações

Exmos(as) Senhores(as),

Antes de mais, aproveito para esclarecer que este pedido de viabilidade de colocação, surge após várias tentativas falhadas de colocação/expansão de fibra óptica, na minha área de residência.
Passo então a descrever toda a situação, assim sendo, comecemos:
  1. A cidade de Albufeira, geograficamente, não se encontra localizada no interior do País ou em zona de difícil acesso, pelo que, em termos de infraestruturas de rede não me parece que existam grandes entraves para o aumento da área actualmente abrangida pela fibra óptica;
  2. Por outro lado, verifica-se que o concelho de Albufeira, apesar de ser um dos pontos turísticos mais atractivos da Europa e, por conseguinte, a "cara" de Portugal para o estrangeiro, no que diz respeito a telecomunicações (refiro-me à fibra óptica) está gravemente mal servida;
  3. Atrevo-me a dizer que, na cidade de Albufeira, apenas meia dúzia de arruamentos possuem ligação por fibra, sendo que nos dias de hoje e mesmo com tanta propaganda de que a fibra está instalada em praticamente todo lado, tal situação, não se verifica;
  4. No entanto, mesmo sabendo deste aparente, e bem latente, "desinteresse" por parte das operadoras que utilizam serviços de fibra, tenho vindo sistematicamente a pedir o cadastro de morada e a solicitar a colocação do dito serviço na minha área/zona, mas sempre sem sucesso;
  5. Eis que, após vários de contactos com as operadoras (no caso em concreto, a Altice/MEO) e depois de constatar que a vizinha da casa em frente, à sensivelmente 2 (dois) meses, foi-lhe instalado um serviço de fibra, entrei imediatamente em contacto com a MEO, solicitando então que procedessem à migração da ADSL para Fibra, tal como naturalmente seria de prever;
  6. Ao fazer o pedido de cadastro de morada, foi-me dito por parte do operador da MEO que, a morada em apreço (Moradia - XXXXXXXX Albufeira, GPS: XXXXXXX), não se encontrava coberta por fibra e que me iriam sugerir a continuidade dos serviços de ADSL;
  7. Ressalvo que a referida morada, mesmo não sendo no centro de Albufeira, encontra-se a sensivelmente 3 kms do ponto central da cidade, pelo que, não me parece que seja esse o problema da falta de cobertura;
  8. Voltando à situação da minha vizinha e analisando o tipo de infraestrutura que fora montada para a servir com fibra, verifica-se o seguinte: Foi-lhe elevada junto da moradia um poste em madeira, sem colocação de qualquer PDO (caixa preta rectangular, com algarismos a vermelho), não permitindo deste modo uma posterior distribuição para outras moradias anexas; O referido cabo de fibra desce o aludido poste, entra numa conduta de telecomunicações, percorre cerca de 300 metros no interior dessas condutas subterrâneas e, posteriormente, é novamente elevado e contectado ao PDO 276;
  9. Ora, não querendo ser "mais papista do que o papa", para além de ter “mapeado” a ligação do vizinho, tomei a iniciativa de fazer um levantamento ostensivo de outros PDOs que se encontram colocados nas imediações da minha moradia, sendo que, para além daquele, existem pelo menos mais 5 (cinco) PDOS (277, 252, 253, 852, SR 010578058) que, a meu ver, poderiam futuramente servir mais clientes;
  10. Encontrando-me então munido de toda esta informação, voltei a entrar em contacto com os serviços da MEO, através do contacto telefónico 16200, fiz novamente o pedido de cadastro de morada e mencionei todas estas informações dos PDOs. No dia seguinte, foi contactado pelos "técnicos de rede", forneci as coordenadas GPS da minha casa, as coordenadas da casa do vizinho que tem fibra e a restante informação relativa aos PDO e fiquei a aguardar por novo contacto;
  11. Na passada quarta-feira, fui contactado por parte dos serviços MEO e disseram-me então que a minha moradia já se encontrava coberta por fibra e que poderíamos avançar para a instalação.
  12. Posto isto e como seria de esperar, celebrei telefonicamente um novo contrato, mantendo praticamente o mesmo valor da factura (actualmente perto dos 100 €) e ficou agendado para dia 12 de Abril a instalação do serviço fibra. (Até aqui, tudo bem);
  13. No entanto, no dia seguinte (05-04-2019), fui novamente contactado pela MEO e eis que sou informado que a instalação do serviço havia sido CANCELADA, em virtude de a zona não se encontrar coberta por fibra;
  14. Como devem calcular, fiquei particularmente irritado com toda a situação e questionei-os o motivo pelo qual haviam cancelado a instalação, mesmo após terem verificado que a zona se encontrava coberta/abrangida (a verdade é que a vizinha do lado tem fibra e isso é inquestionável);
  15. O colaborador do MEO, do outro lado da linha, pouco ou nada tinha para me dizer. Referiu que a informação que dispunha era parca, que o PDO em questão (presumo ser o 276), não suportava mais ligações e que a instalação agendada ficaria sem efeito;
  16. Até ao momento, continuo a aguardar pelo feedback da MEO sobre a toda a ocorrência;

Em suma, após esta "breve" descrição dos factos, vejo-me forçado a tomar uma decisão e prescindir dos vossos serviços. Parece-me incompreensível que a operadora MEO, desde de 2009 a expandir a fibra por todo o Território Nacional, negligencie desta forma a cidade de Albufeira e as localidades limítrofes e os seus clientes de longos anos.
Não menos importante, denota-se uma falta de consideração e respeito por parte da MEO, pois ao ter providenciado uma instalação de fibra num local onde supostamente não tinha cobertura (refiro-me à instalação do FTTH da minha vizinha que, só por acaso, até à vossa colaboradora/funcionária numa loja da MEO – “Moradia B”), aos olhos da vizinhança que está tremendamente mal servida com a ADSL, conduziu ao descontentamento generalizado, levando a concluir que poderão existir clientes privilegiados ou “clientes de primeira e clientes de segunda”. Sinceramente, não me parece que seja esta a política da Altice e muito menos fomentar este sentimento de revolta nos clientes.
Assim, desconhecendo as opções estratégicas de expansão da rede fibra, deixo à vossa consideração a situação acima reportada e espero que, de alguma forma, o meu pedido seja atendido. Garanto-vos que, caso decidam pela colocação de fibra, naquele local em apreço (XXXXXXXXXX), existem bastantes pessoas interessadas em adquirir os vossos serviços. (Atendendo o feedback dos vizinhos, seguramente, seriam mais de 20 pessoas)

Com os melhores cumprimentos,
Luís Daniel Tavares

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Crachá

Boas Daniel, já conseguiste resolver?

Mudei-me agora para junto de Albufeira (Vale da azinheira) e ao verificar os possíveis serviços aqui na morada, ou era NOS satélite ou MEO ADSL. Como o o serviço satélite da NOS implica internet 4G que é a pior internet do país, acabei por colocar ADSL.. e após a instalação a minha velocidade é de uns estonteantes 6 Mbits!! Nem sei o que dizer quanto a isto.. o técnico apenas me disse que estou mesmo no fim da linha.. e que fibra para já não se sabe ainda.. estamos no final de 2019 e tenho pior internet do que tinha a na primeira década do século.. nem sei o que fazer.. 

Crachá
Boas Luís uma pergunta, conseguiste resolver esta situação com a meo/altice? Como ficou a situação?

Obrigado, Joshua.