Partilha de ficheiros na rede local e por FTP

  • 17 September 2015
  • 16 respostas
  • 13090 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Como usar uma drive USB ligada ao Meo router para partilhar ficheiros na rede local e FTP.


 


Pré requisitos
A drive tem de estar formatada em FAT ou FAT32, NTFS não é suportado pelo router.


A drive tem de estar vazia porque quando activarmos a Partição gerida os ficheiros que já se encontrarem na Drive não vão ficar visíveis.


 


Configuração
Ligar a drive ao router
Aceder á pagina de configuração do router 192.168.1.254
Ir a Ferramentas > Partilha de conteúdos e clicar em configurar
Configurar desta forma.


 





 


Acesso ás pastas de partilha de rede e FTP


 


O router cria duas partilhas destintas
Media = apenas para partilha de rede
Shared = Para partilha de rede e por FTP


 


Para aceder ás pastas basta ir a Rede “Network” e clicar no router/nome do servidor.


 





 


 


Para aceder ao FTP entrar através de ftp://IP_DO_ROUTER



 


Para aceder ao FTP através de um DDNS para não terem de se preocupara se o ip do router mudou, sigam estas instruções para configurar o serviço de DDNS.
http://forum.meo.pt/t5/Dicas/Dica-Como-configurar-IP-Fixo-para-o-seu-servi%C3%A7o-MEO-de-casa/m-p/75792#U75792


 


Para aceder ao FTP com DDNS entrar através de ftp://O_MEU_SERVIDOR.dynip.sapo.pt


 


O Username e Password são os mesmos do login do router.


 


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

16 respostas

Olá.

Tenho a configuração num router 784n v3 como aqui referida, mas recebo sempre a seguinte resposta:

 

Comando:    USER xxxxx
Resposta:    331 User xxxxx OK. Password required
Comando:    PASS ********
Resposta:    421 Home directory not available - aborting
Erro:    Não foi possível ligar ao servidor

 

o que fazer para ultrapassar isto?

 

Obrigado
Boa noite,

 

Já configurei a partilha de ficheiros mas não consigo ver o disco quando adiciono no Windows 8 com a ferramenta "Mapear Unidade de Rede". Já com outro computador com um sistema operativo mais antigo já é possível ver e adicionar. Tive uma altura onde conseguia ver o disco e adicionei, mas entretanto tive de o desligar e, após isso nunca mais detetou! O que se passa?

 

Aguardo resposta,

Miguel

 
Reputação 6
Boas ?
Consulta isto, parece ser um problema com o Windows 8.
http://www.eightforums.com/network-sharing/18056-w2k3-server-can-access-w8-w8-computer-cant-see-w2k-server.html
Olá ?


 


Muito obrigado pela resposta! Não sou um expert no que toca a estas situações, principalmente a resolvê-las! Acontece que, quando estava a seguir as ìnstruções, deparei-me com a "Local Security Policy" que não aparece no meu computador! Como faço?


 


Obrigado,


Miguel
Boa tarde, alguém sabe que tipo de ftp o Technicolor TG784n V3 utiliza?

 ftpd
glftpd
ProFTPd
Pure-FTPd
FTPdds
Crachá +2
Aproveito este tópico para colocar a seguinte questão:


 


Como remover o limite de 3 utilizadores no FTP? Pretendia aumentar este numero.
Boa noite

 

Fiz a configuração conforme descrito, mas não consigo visualizar as pastas no explorer. Ao introduzir o ip http://192.168.1.253/ dá erro de 404 not found. Por ftp, consigo ver os ficheiros shared.

 

Estou a usar windows 10.

 

Já fiz restart ao router, troquei de porta usb. Verifiquei a formatação.

 

O router criou as pastas na pen. Apenas não consigo aceder pelo pc.

 

Alguma sugestão?

 

 
Olá, .


 


Estás a tentar aceder às tuas pastas através do protocolo HTTP, que é um protocolo diferente do FTP. Para o veres no browser, deverás fazer o mesmo que fazes no FileZilla (ou noutro programa semelhante para ligações FTP), isto é, aceder em ftp://192.168.1.253.


 


Espero ter ajudado
Estou a tentar ligar um disco externo com 1T, formatado em fat32, mas ao aceder à partilha de conteúdos surge a mensagem de erro "Mounting error: wrong formatting"!
Crachá

Boa noite

No Explorador de ficheiros não consigo aceder ao servidor de ficheiros 192.168.1.253, nem através do nome que dei ao servidor: MEO-Server

Mas consigo aceder via ftp

Utilizo o Windows 10 pro.

Num outro PC com Windows 7 Ultimate consigo aceder via Explorador de ficheiros a MEO-Server.

 

Agradeço ajuda. Obrigado
 

Reputação 7
Crachá +23

Olá @Kordas71 

O windows 10 nativamente não tem o protocolo SAMBA ligado. Por isso tem de o ligar.

No painel de controle → Programas → “Ativar ou desativar recursos do Windows” → Selecionar a opção “Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS” → ok e reinicie o  seu computador.


Ou em alternativa. Abrir o Poweshell (linha de comandos) com privilégios de administrador.
Execute a linha abaixo. 

Set-SmbServerConfiguration -AuditSmb1Access $true

Reinicie o seu computador.

 

Crachá

Muito obrigado @OmicronPersei8

Funcionou perfeitamente

 

Reputação 7
Crachá +23

Boa. Eu fiz um coisa assim cá em casa. acedo ao disco externo via apple tv, computador e telemóvel :wink:

 

Crachá

@OmicronPersei8 

Eu agora já tenho qualquer coisa semelhante, mas tudo por wi-fi e só com PC e TV

Mais uma vez, obrigado.

 

Crachá

@OmicronPersei8 

Boa tarde,

Peço desculpa. Consegui aceder ao disco externo ligado à porta USB do router, mas o acesso é muito lento. Inicialmente pensei que  fosse por ser a primeira ligação, mas é muito lento sempre que ligo o PC. A última vez foram 47 segundos para aceder. É mais rápido aceder por ftp do que via rede.

Se o acesso ao disco for feito pela TV é quase imediato.

Reputação 7
Crachá +23

Olá, 

 

O protocolo SMB e FTP são distintos inclusive na velocidade de transferência. Sendo que SMB é sempre mais lento. Não obstante no windows por haver nuances ou situações que poderão está a incrementar mais lentidão. O acesso via Midia room com aplicações tal como VLC ou players de Android são sempre melhores a reproduzir pois o sistema operativo é muito distinto. 

Eu já fiz essa recomendação no passado. Para fazer transferências (copiar) o ideal é desligar o disco do router e ligar no PC. Se o fizer pelo PC via SMB, vai sempre penar pela baixa largura de banda que tem o SMB. 

Se tiver paciência pode ser um workaround https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/slow-file-transfer