Pagar para reportar avaria - direito à indignação

  • 18 July 2014
  • 10 respostas
  • 2126 visualizações

  • Principiante
  • 4 respostas
Hoje, 18-07-2014 fui surpreendido por algo que pensei não poder acontecer. Ter que pagar uma chamada telefónica a 0,14€ minuto para reportar uma avaria do próprio cobrador da mesma!!!


Liguei 16200 para reportar que a inernet Fibra contratualizada até 100Mbit/s estava apenas a alcançar, de acordo com o medidor da própria PT 6Mbit/s. Fui informado que teria que ligar para o 16209 e que essa chamada teria um custo associado (tenho que pagar ao prestador do mau serviço, para o poder informar do mau serviço que está a prestar). Depois de deixar duas reclamações, uma pelo facto de não fazerem o registo da anomalia e a segunda pelo arrogante e deficiente atendimento prestado pela responsável do atendimento (M....a P.......o).


Ligo para o 16209 e tento resolver a situação de forma gratuita (opção um) mas, e vá-se lá saber porquê, não havia informação sobre o meu serviço. Nova ligação, atendido, gentilmente, por uma operadora que após ouvir e registar (???) a comunicação de mau funcionamento do serviço de internet me manda aguardar porque precisava de fazer uns testes.. (e eu a pagar...).


Não trabalho para a PT, reportei (e paguei o reporte dessa avaria) e ainda queriam que fizesse de técnico e continuasse a pagar enquanto faziam despiste de possíveis avarias.


Agradeci a disponibilidade da operadora, mas desliguei, eu apenas queria REPORTAR A AVARIA, não tenho que pagar mais para ter direito ao que contratualizei...


Aguardo reparação urgente da situação.


O Pagante (cliente no contrato assinado com a meo)


Marco Marques

10 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


existe três situações...


 


1º é obrigatorio aos clientes reportarem qualquer anomalia denotada no serviço (esta no contrato e na lei)...


2º nunca será enviado uma equipa tecnica sem fazer testes aos serviço e sempre com o clt em linha...


3º o custo das chamadas para os serviços tecnicos de qualquer operadora foram obrigatorios pela Anacom, até certo ponto aceito o custo pois existem centenas de clientes que ligam para a linha de apoio tecnico sem qualquer avaria no serviço e ocupam as linhas a quem tem realmente avarias, mas só aceito caso o cliente que tem realmente avaria fosse creditado os custos das chamadas, isso só acontece as vezes e a pedido dos clientes ainda não é feito de modo autonomo...


 


neste caso a situaçao ja ter sido encaminhada para quem de direito que irá encaminhar para tecnicos que iram contactar para fazer despistes ao serviço...90% das vezes fica resolvido em chamada...


 


só uma questão...as velocidade é por wifi ou cabo?


 
Reputação 6
Crachá +22
Esta relacmação já está a ser tratada no tópico


2º sempre com o cliente em linha .... a pagar.


Atiram sempre (e bem) com os contratos, já li e reli...


1. não tenho que prestar apoio à PT.


2. Não tenho que pagar despistes, testes ou outros..., como muito bem disse o ponto 7.2 diz que tenho o dever de informar, (discordo que tenha que pagar, mas assinei contrato).


3. Já agora, agradecia que me informasse qual o ponto do contrato que diz que eu tenho que pagar o apoio técnico da PT. Dispenso a utilização de Bom Senso, pois este não foi autorizado pela PT (Dizem que não está no contrato)


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


mym, atenção que nao estou a por nada em causa...não estas a prestar apoio a Meo mas sim a dar todas as informaçoes necessarias a reloção mais rapida das situações, como disse 90% é resolvido em linha..eu falo por mim prefiro resolver em linha que esperar 1/2 dias por um tecnico e caso seja avaria da Meo peço o reembolso da chamada pelo 16200...


 


não existe em nenhum ponto do contrato que a chamada seja a pagar, mas esta na lei das telecomunicações logo não é necessario estar no contrato...


 


agora estas no direito de nao querer pagar a chamada, como qualquer outro, mas tens tantas alternativas de fazer esse report...podes fazer numa loja, pela area de cliente via internet, pelo forum e todas elas a custo zero...mas claro que tem algum tempo para o processo avançar...agora vais ser contactado por telefone vai ser feito alguns despiste e fica resolvido ou é enviado um tecnico...


 


já agora nao respondeste a pergunta que fiz...estas a usar wifi ou cabo?
Reputação 2
Neopayne, 


 


Reclamar por e-mail.. .eternidades à espera. Reclamar numa loja: ligam para a linha e pôem-nos em contacto com a linha (ok não gastamos a chamada, mas e o tempo perdido a aguardar para ser atendido na loja e o custo para lá ir?). 



Como exemplo: 4 idas à loja MEO no Norteshopping e somei todo o tempo de espera: 108 minutos no total! fora o tempo que estive em "atendimento". Resultado prático: ZERO!


 


Imaginem o seguinte cenário: de repente o router vai abaixo (milagres, é ali para o lado de Fátima!). O telefone continua a funcionar (ligado a esse mesmo router).. o cliente como vive a 45 minutos de uma loja, só tem como opção ligar a reportar a avaria. Despiste para aqui, despiste para acolá... 5 minutos, blá-blá-blá... 20 minutos depois. €€€ que já pagou o tempo que o operador esteve a atender e ainda sobra dinheiro... "sr. XPTO a anomalia já foi corrigida". 



Agora multipliquem este milagre, por 100 clientes. €€€*100=... será preciso dizer mais?


 


TSCHIKU


 


 


 


Eu concordo, que é uma forma de ganhar dinheiro. 
Reputação 2
Sabes que a chamada tem um custo máximo não sabes? 


penso que são 3€ e tal, e é preciso muito tempo para lá chegar, e chegando lá, não se paga nem mais um centimo.


 


Eu pessoalmente prefiro pagar, 3€ e qq coisa, realizar os despistes e ver o problema logo resolvido do que andar a parder tempo em lojas, esperar que me liguem (para fazer despistes). Mas isto sou eu.


Claro que não concordo com ter que pagar para reportar avarias, mas é como o neopayne diz. Se fosse grátis era um regabofe, e mesmo assim, ainda deve ser....


 


Agora, tu é que sabes se queres ver o problema resolvido, ou andar a gritar em fóruns, e nem no básico colaborar (fazer despistes)


Até já poderias ter o problema resolvido, mas pelo que vejo, não tens muito interesse nisso.
Reputação 2
DCT, 


 


No caso dessa resposta ter sido direcionada para o meu post anterior ( e mesmo não sendo), lanço uma questão: quem tem o ónus da prova, sobre a causa da anomalia/avaria, não deveria ser a entidade responsavel pela mesma?


 


Se eu danificar o equipamento, claro que devo ser eu o responsavel pela avaria. Se acontecem "avarias" seletivas, deverá ser o cliente a pagar para as reportar? porque motivo, tendo o cliente razão ainda tem de ligar para o 16200, a "implorar" o crédito e perder ainda mais tempo a explicar tudo? Nos contratos de prestação de serviço, este tipo de situações faz parte do serviço...


 


TSCHIKU
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


concordo com a tua opinião...no ponto de vista do cliente tudo deve ser feito pela empresa para ser minimizado os transtornos da "avarias"...


 


mas vendo as coisas pelo lado das empresas...é tecnicamente impossivel agradar a todos...por telefone é muito mais rapido o apoio tecnico mas tens de pagar e podes pedir o credito se a responsabilidade nao for tua...mas se nao queres pagar tens de te sujeitar a demora...
3 euros? isso e completa mentira eu gastei mais de 5 euros so numa chamada para o 1696 par "resolver" um problema que nao ficou resolvido, e sabes quanto pago de net? 5 euros. Paguei UMA MENSALIDADE para nao conseguir resolver porra nenhuma.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


1696? para 16209 o custo maximo de +/-3.60€ de um nº fixo...para o 1696 de um telemovel Meo (antigo TMN) tem um custo de 0.20€...se contactas de um telemovel para o 16209 nao tem limite de custo...pelo menos que eu saiba...


 


de qualquer modo podes pedir o credito dessas chamadas...

Responder