Opções ao Wi-Fi, a sério preciso de ajuda mesmo!

  • 3 March 2018
  • 6 respostas
  • 3696 visualizações

Bem, eu nem sei como começar. Desde 2013 que vivo numa frustração quanto à minha internet.
Primeiro, vou estabalecer-vos num ponto de situação.
Então, eu moro numa moradia/vivenda numa zona pouco povoada e ligeiramente afastada da zona de alta população. A minha casa tem 4 andares. (-1 Garagem, 0 Rés do chão, 1 Quartos, 2 sotão). Pronto, eu vou usar numeros para classificar cada parte da casa para ser mais facil. Então, eu tenho um pacote de 200/100 de Fibra Ótica.
Sou menor, ou seja à cerca de 1 ano que tenho fibra e anteriormente o meu pacote era 100MB de ADSL, que deixem-me dizer. É tão horrivél quanto Fibra. Para vos situar eu estou no 2º andar, ou seja o sotão que está agregado com o meu quarto. No dia em que vieram fazer a instalação de Fibra, eu não estava em casa, então a esperteza bela de assistente que veio cá a casa, teve a feliz ideia de pôr o router no piso 0 da casa. Deixando o 1º e 2º piso a apanhar moscas, a justificação dada por ele foi "Uma televisão tão boa como esta que está na sala iria perder "MUITA QUALIDADE" com um router no piso acima". Ok, tudo bem. Aqui começa logo a minha primeira questão se é que se fosse pedido para ele passar cabos para os outros pisos ele era obrigado a fazer, ou teria outro montante a pagar? Tudo bem. Vamos esquecer a horrenda instalação que esta pessoa fez.
Agora vamos às soluções que já tentei adotar. 
Primeira:  Extenders.
Bem, em primeira ocasião foi tentar manter o Wi-Fi, comprei dois extenders, aqueles os default da TP-Link de 300Mbps, que na minha opinião de utilizador já à 1 ano com este maravilhoso acessório(ou não), foi só horrivél. Em suma, é Wi-Fi. Então os meus pais pagam por 200MB, chega-me a mim.... 10MB, isto não seria mau de todo caso a internet fosse constante e eu ter de estar em constante guerra com as pessoas da casa para sairem do Youtube, ou quando estão no telemóvel ligar dados moveis, coisas para diminuir a intensidade de uso da internet. Ou seja, isto dos extenders, mal resulta. Já para não falar que imensas vezes o IP fica cheio de bugs e a internet vai imensas vezes down.
Segunda opção: Powerline.
 Bem, esta opção pesquisei imenso no youtube, pesquisei, pesquisei, até que decedi comprar e apostar, com uma possível devolução não iria perder dinheiro. Nesta quarta feira mandei vir este equipamento. Bem, tinha tudo para correr bem, supostamente o meu circuito estaria todo conectado entre sim, faria os 300m de range facilmente. Chegou sexta feira, conectei fix a conexão em cada piso. 
Então:
O piso 0 conecta com o piso 1(sinal forte)
O piso 1 conecta com o 2(não sei a potência do sinal)
O piso 0 conecta com o 2.
Ok até aqui parece que tinha o meu problema resolvido? Ora ai está não. O sinal é fraco. Chega com 2MB de download e 1MB de upload...  para isso? Estou melhor no Wi-Fi.
Isto acontece devido a o circuito elétrico estar interligado mas não de uma forma direta, ou seja dá milhentas voltas antes de ir ter ao encontro do meu quarto.
Ou seja, Powerline é para cortar.
Agora vamos às outras duas possiveis opções.
Terceira opção: Router secundário.

Parece uma opção viável, sim... Colocar um router no piso de cima ou seja, no piso 1... É parece, mas é aqui que a esperteza rara de homem que veio fazer a instalação volta a atacar. Lembram-se de ele apenas ter instalado a fibra no piso 0, maioritariamente na sala? Ou seja, eu não  tenho forma de fazer um router chegar nem sequer ao piso 1, se o fizesse ele teria de apanhar a ligação Wi-Fi do Router Main (ia perder muito sinal) e basicamente iria funcionar como um extender. (Se alguém tiver alguma solução para esta opção, que a apresente, qualquer ajuda, pode ser muito).
Quarta opção: Passagem de cabos pela parede
Esta é a melhor opção completamente. Porém é também nesta que tenho mais duvidas e é mais por isto que criei este post.
Como sabem sou menor. Isto é um fator importante, sim, é mesmo.
Então, a minha questão como já fiz lá em cima é "Aqui começa logo a minha primeira questão se é que se fosse pedido para ele passar cabos para os outros pisos ele era obrigado a fazer, ou teria outro montante a pagar?". Pronto, este aqui já foi. Mas gostaria de saber. A verdadeira pergunta é:
Então, eu posso apresentar como motivo à MEO o meu descontamento com o Wi-Fi e a má preparação dada pelo técnico no dia da instalação, para eles me virem passar cabos em minha casa para o meu quarto no 2 piso e para o quarto do meu irmão para o 1 piso?
Ou teria de pagar um montante para o técnico vir cá e fazer este serviço de passar cabos pela casa toda? E quanto isso ficaria?
Já falei com várias pessoas e umas dizem-me que posso chamar que eles fazem este serviço com um simples aperto de chantagem, porque a eles interessam manter o cliente, outras dizem que a unica solução é chamar o técnico e pagar pelo serviço, ou outras dizem que é só preciso chamar o técnico tranquilamente e ele fará o serviço sem qualquer montante à parte para pagar. Alguém me pode dar uma ajuda nisto?  
Por fim, para quem tiver outras sugestões de opções que eu possa ter em conta na minha casa, estarei aberto a opiniões. Peço desculpa ainda por o texto ser tão grande, mas quis ser bem específico para quem me tentar ajudar estar completamente a par da situação. 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Crachá
tostaas

Lê com atenção os meus dois posts anteriores. Não há forma de dar a volta a coisa e repetidores não são eficientes, powerline é muito instavel.

Só tens duas hipoteses, como disseste uma é cabo, a outra são os Mesh Wireless.

Já agora uma actualizaçao. Alguma coisa está a mudar na Meo. Depois da alteração à velocidade, eu telefonei-lhes e passados 2 dias vieram cá montar outro router com Rede 5MHz.

Depois deles virem ca montar o router e de reconfigurar a Mesh Network fiquei com:

RC:
Sala: 140 a 190 Mbs em toda a sala
Cozinha: 130 a150 Mbs
Escritório (do outro lado da casa): 110 Mbs

Cave (do outro lado da casa): 100 a 120 Mbs.

Ainda não testei no andar de cima.
Bolas, tostaas.
Fiquei "com pena" de ti. É a sério.!
Passou 1 ano e ninguém te deu uma resposta.
Pelo menos podiam ter falado contigo nem que fosse por solidariedade.
Espero que depois deste tempo todo já tenhas o assunto resolvido. Eu não saberia responder-te directamente à tua pergunta mas, indirectamente, diria: contacta o apoio ao Cliente da MEO, sendo sempre franco e verdadeiro (ou seja, assumindo a tua condição de menor, se é que ainda o és) e expõe a tua situação. Pode ser que haja um ou outro operador que, na tua condição, se recuse a entrar em diálogo (os mais rígidos são, vulgarmente os mais inseguros) mas, mesmo que assim aconteça, tentas falar noutro dia, com outro operador. Pode ser que os teus pais tenham que desembolsar algo pelo serviço; propõe-lhes que "pagas metade" das despesas.... pode ser que tenhas uma boa surpresa!...
...
Quem sabe se algum dia lerás esta mensagem?!
Um abraço amigo

Como é PCO? Sim, nos primeiros 3 meses fiquei com pena de ninguém me responder nem mesmo um membro oficial aqui do forum... Mas enfim, fui fazendo o que pude.

Sim, passado um ano estou a pouco mais de 3 meses para ser maior de idade, mas efetivamente, para o estado e para todos, ainda sou menor.

Eu também esperava que um ano depois já tivesse todo este meu pesadelo resolvido mas guess what? Nop não tenho e para ser honesto está mais critico que antes.
Em meados de novembro decidi uma nova aposta com um orçamento de 70€ para teste, como fiz com o powerline, caso não consiga: devolve-se.

Basicamente, para te situar no momento tenho:
2 Extenders
1 Main Router (meo o default de há 7 anos atrás)
1 novo Router (TP-Link) que custou qualquer coisa como 30€
1 Kit Powerline, se não tou em erro também da TPLink, o AV500.

Para relembrar: "-1 Garagem, 0 Rés do chão, 1 Quartos, 2 sotão)"

Main Router - 0
Powerline No.1 - Piso 0 (colado ao router a fazer ligação direta)
Powerline No.2 - Piso 1 (o recetor que recebe um sinal, digamos até, aceitável)
Segundo Router - Piso 1 (a receber ligação por cabo do Powerline No.2)
Extender - Piso 2 (a receber ligação por Wi-Fi desse Segundo Router que tenho)

Digamos que.... a instabilidade é mais que certa. As flutuações de valores nem são muito grandes, consegui atingir os 20MB no 2º Piso, porém não é estável. Durante esta semana vou verificar isso que tu disseste de falar com eles. Passado um ano consegui "quase" que convencer a minha mãe a passar um cabo (basicamente, passar o cabo por fora de casa, pela parede da casa, só com dois furos (um no meu quarto e outro na sala, para fazer o cabo entrar dentro de casa) porém, como qualquer pessoa deste mundo tenho telemóveis e o Wi-Fi aí deixa muito a desejar, por isso continuo a lutar pelo Wifi, Na mesma, obrigado por tudo, foste tu que basicamente fizeste este tópico ter respostas e nem sei como é que sequer vieste encontrar o meu post passado um ano quase. Abraço 🙂
Para @mcatalao
Viva
Não sou eu o directamente interessado - o @tostaas já não deve "andar" por aqui! Mas a tua informação é/será "preciosa" para mim e sê-lo-á para muitos colegas do fórum e, por isso, de minha parte, vai o meu agradecimento!
Abraço
Crachá
PS.: Com powerline ficas exposto a flutuações da rede e em muitos casos com rede trifásica, não funciona bem, porque podes ter umas tomadas numa fase e outras noutra e é uma confusão, porque as sinusoides não são completas e a Powerline não se dá nada bem com isso.

Em relação à instalação, os instaladores têm de trabalhar com o que têm (que pré instalação é que existe na casa, tubagens, etc) e respeitando aquilo que o dono da casa lhe diz. Por exemplo se foi a tua mãe que atendeu e lhe disse "não pode passar cabos pela casa, isso está fora de hipótese porque eu não quero esburacar paredes", ele teve de fazer instalação onde é possível. Depois tens as questões físicas da rede. A instalação da fibra meo, implica um OTN, para o qual tens de ter acesso fibra. Eles tentam passar o cabo fibra de forma a ficar o menos exposto possível, então vai pela parede. E finalmente deste dispositivo é que tens um cabo lan para a entrada wan do router. Eu já os vi a passar cabo por paredes, a fazer instalação fora da parede, mas nunca os vi a esburacar parede para meter cabo. E como não conheço a tua casa, não sei o que é que é possível nem qual é que é a responsabilidade do instalador.

Na minha opinião, o problema está na dimensão da casa e no facto de que com 1 router ser muito dificil chegar a todo o lado.

Boa sorte e espero que tenha ajudado, seja ao OP, ou a outras pessoas.
Crachá
Qualquer router single point vai ter limitações em algumas partes da casa.

Mas vamos por partes. Se tinhas uma ligação de 100 Mbit/s e passaste a ter 200, a meo devia instalar um novo router, porque os routers antigos não fazem 200 Mb/s. Portanto, na minha opinião o primeiro passo é pedires a actualização do router à meo, porque se não o pedires, eles passam-te a ligação para uma célula de 200 Mb mas não alteram o router.

Os routers mais recentes normalmente já são routers dual band, com MU-MIMO, que permite a ligação de vários dispositivos ao router durante mais tempo, com maior paralelismo. Ou seja, se tiveres 2 dispositivos, eles apenas concorrem onde a rede estrangula (se estiverem os dois a "sacar da net" ou a comunicar com o mesmo servidor de streaming.). No entanto, a diferença é, enquanto no SU-MIMO o utilizador que acede a um canal é único e no fundo a ligação andas aos saltos, no caso do MU-MIMO está tudo ligado ao mesmo tempo. Assim se por exemplo tiveres 2 utilizadores a sacar a 100 Mb numa rede de 200, teoricamente "sacam" os dois mais ou menos à mesma velocidade. No SU-MIMO andam aos saltos.

Ainda assim, penso que o teu maior problema é o router da Meo aliado a uma dimensão de casa muito grande. Começa pelo problema do router da meo. O Thompsom que eu tenho em casa nunca me deu nada perto dos 100 MBs que tenho contratualizados. Apenas se me ligar via lan, que também está limitada a 100 Mbs (a única porta gigabit no thompson que eu tenho é a da Wan. Portanto o primeiro passo como disse, é chatear a meo para te darem um router melhor se ainda não tiveres um mais recente (idealmente deve ter MU-MIMO, e Dual band).

Ok findo este passo, se ainda assim tiveres problemas pois vai sempre ser um router single point (ou seja, um router sozinho numa sala num canto da casa - se tiveres o mesmo azar que eu, pelo meio passam as escadas em betão macisso). Paredes, betão, lages de andares, etc, criam quedas de 40, 50 ou 60 dB's sem grande dificuldade.

A maior parte das pessoas envereda pela opção do repetidor, no fundo um segundo router que se ligao ao primeiro. Eu avancei por este caminho durante alguns anos e o resultado foi mais ou menos semelhante. 30 MBit na sala, 10 mbit no escritório, 5 Mbit na garagem, 1 mbit no andar de cima. Navegar na net fora da sala era retroceder no tempo uns bons 15/20 anos e com o conteudo de hoje é equivalente à experiencia de ligação do fim dos anos 90, sem o plimplimplim do modem.

Posto isto, eu andei à procura de soluções e acabei por encontrar uma coisa chamada "Mesh Wireless Network". A diferença entre uma mesh network e um ou vários repetidores, é que cada mesh contribui para toda a rede criando uma especie duma manta de rede na casa toda. Dessa maneira, um dispositivo tanto pode estar ligado a uma das células ou a outra, que a diferença de performance será bem mais balanceada que no caso dum AP.

Dependendo do tipo de equipamento, as mesh NEtworks ainda fazem uma separação do que é trafego entre células e o que é tráfego dos clientes (tudo gerido de forma transparente). Se optares por um modelo mais topo de gama, as Mesh serão tri band, com 1 banda de 2.4 MHz e 2 bandas de 5 MHz, sendo que uma das bandas de 5 MHz vai ser usada exclusivamente para a transmissão entre as células.

Depois há sistemas mais simples com duas bandas, como os routers normais, mas em que a gestão da ligação é inteligente e os clientes vão saltanto de célula em célula conforme apanham melhor sinal.

Eu só mudei para 200 Mbs agora, e o router ainda é um thompson dos antigos. Mas para teres ideia, com esse router e um repetidor tinha as seguintes medias de download:

RC:
Sala: 40 Mbs Max, em cima do router...
Cozinha: 20 Mbs
Escritório (do outro lado da casa): 5 a 10 Mbs (na rede do repetidor)

Cave (do outro lado da casa): 5 a 10 Mbs (na rede do repetidor)

1º Andar:
Quartos 1: 15 Mb
Quarto 2: 5 Mb
Quarto 3: Sem rede

2º Andar (sótão): Sem rede


Com Mesh Network (Asus Lyra Mini ainda com o Router Thompson):

RC:
Sala: 70 a 80 Mbs em toda a sala
Cozinha: 60 Mbs
Escritório (do outro lado da casa): 70 Mbs

Cave (do outro lado da casa): 50 Mbs (70 num pc estático com uma placa usb2)

1º Andar:
Quartos 1: 30-40Mb
Quarto 2: 60 Mb
Quarto 3: 45 Mb

2º Andar (sótão): 20 Mbs (perfeitamente utilizável para fazer streamming).

A instalação é muito facil, começa-se por instalar a primeira célula perto do router, com um cabo RJ45. Depois deste primeiro nó configurado (e aqui notei logo uma melhoria na Sala de 30 para 80 Mbs) instala-se a segunda célula, sempre com apoio do wizard da app. Para esta escolhi uma posição mais central na casa, perto do sítio onde tinha o AP antigo.

E finalmente, instalei a terceira célula no andar de cima. Aqui a célula vai escolher ligar-se a uma das células anteriores, aquela que tiver menos queda de sinal.

E pronto. Depois da rede completamente configurada, para não haver mais confusões, fui ao Router da Meo e matei a rede wireless daí.

Em suma, uma melhoria tremenda. O preço é um bocado alto, talvez o triplo do preço de 1 repetidor de boa qualidade, mas definitivamente, valeu a pena.

Espero que este testamento te ajude!

Boa sorte!
Bolas, tostaas.
Fiquei "com pena" de ti. É a sério.!
Passou 1 ano e ninguém te deu uma resposta.
Pelo menos podiam ter falado contigo nem que fosse por solidariedade.
Espero que depois deste tempo todo já tenhas o assunto resolvido. Eu não saberia responder-te directamente à tua pergunta mas, indirectamente, diria: contacta o apoio ao Cliente da MEO, sendo sempre franco e verdadeiro (ou seja, assumindo a tua condição de menor, se é que ainda o és) e expõe a tua situação. Pode ser que haja um ou outro operador que, na tua condição, se recuse a entrar em diálogo (os mais rígidos são, vulgarmente os mais inseguros) mas, mesmo que assim aconteça, tentas falar noutro dia, com outro operador. Pode ser que os teus pais tenham que desembolsar algo pelo serviço; propõe-lhes que "pagas metade" das despesas.... pode ser que tenhas uma boa surpresa!...
...
Quem sabe se algum dia lerás esta mensagem?!
Um abraço amigo