NTFS,EXT2/3,HFS+ no Router TG784N?

• 23 November 2011
  • 3 respostas
  • 2579 visualizações

Boas,

Fizeram-me hoje a instalação do Meo Fibra e deixaram-me cá em casa um router Thomson TG784N. Fiquei logo curioso com as portas USB que ele traz e depois de alguma pesquisa vi, que ele permite ligar lá um disco/pen USB em FAT32 e partilha-lo na rede. Dado que o disco que me interessa lá ligar tem um 1TB, e está formatado em Ext3 (fazer backup de tudo e formatar é um bocado chato), continuei à procura e encontrei um PDF (www.technicolorbroadbandpartner.com/getfile.php?id=7446) em que diz claramente e passo a citar:

página 12
Enabling of NTFS hard disk support on the THOMSON TG784n, THOMSON TG799vn and
Technicolor TG672

Next to FAT32 formatted hard disks, the THOMSON TG784n, THOMSON TG799vn and Technicolor TG672 are now also available supporting by default NTFS formatted hard disks on its USB master ports for content & media sharing.
For more information on content & media sharing, see “Provision for Technicolor Gateway content & media sharing support for USB storage devices using EXT2 or EXT3 file systems” on page 24.

By default most Technicolor Gateway products supporting content & media sharing of hard disk content only support hard disk media using the FAT32 file system.
Please contact your Technicolor sales and/or technical support representative for more information on provisioning of content & media sharing with NTFS, HFS+ and/or EXT2/EXT3 support.

página 24
Provision for Technicolor Gateway content & media sharing support for USB storage devices using EXT2 or EXT3 file systems

Upon request and feasibility, the Technicolor Gateway can be customized to support content & media sharing for USB storage devices using the Second EXTended filesystem (EXT2) and Third EXTended filesystem (EXT3) journaling file systems; this on top of the default File Allocation Table 32 (FAT32) file system and optional New Technology File System (NTFS) and/or the Hierarchical File System Plus (HFS+) file systems the Technicolor Gateway supports.

By default Technicolor Gateway products supporting content & media sharing of hard disk content only support hard disk media using the FAT32 file system.
Please contact your Technicolor sales and/or technical support representative for more information on provisioning of content & media sharing with NTFS, HFS+ and/or EXT2/EXT3 support.

Parece-me então claro que se o router não suporta outros sistemas de ficheiros além de FAT32 é porque estes não estão provisionados.

Posso provisionar eu um outro sistema de ficheiros, ou tem de ser a Meo a faze-lo?
Caso seja a Meo a ter de faze-lo, quem devo contactar para pedir isso, ou a quem devo reclamar para que me o façam?
Caso possa ser eu a faze-lo, como o posso fazer?

3 respostas

Parece-me então claro que se o router não suporta outros sistemas de ficheiros além de FAT32 é porque estes não estão provisionados.

Posso provisionar eu um outro sistema de ficheiros, ou tem de ser a Meo a faze-lo?
Caso seja a Meo a ter de faze-lo, quem devo contactar para pedir isso, ou a quem devo reclamar para que me o façam?
Caso possa ser eu a faze-lo, como o posso fazer?

Realmente é possível, mas no suporte pt não sabem como faze-lo! Dizem não têm qualquer informação de como fazer isso.
Uma questão de tentar contactar directamente o apoio do fabricante.
Tendo em conta que isto foi algures em 2011, em 2014 (3 anos depois) já alguém respondeu ou resolveu a questão?
Reputação 6
Já existe outo tópico com a resposta a este problema , o suporte para outro tipo de sistema de ficheiros tem de se implementado pela operadora , o motivo para ainda não ter sido efetuado  devesse aos recursos que a alteração iria consumir no router  , muito provavelmente a estabilidade do router ia ser efetada  .

Responder