Novo Router Thomson TG799n

  • 21 June 2010
  • 80 respostas
  • 2200 visualizações

Reputação 7
Crachá +23
boas

novo router TG 799n (infelizmente Thomson) vai ser comercializado no fim do mes em conjunto com o novo tarifario de 200Mb, norma N (finalmente) e com uma porta com saida Gigabit (uma só), parece algumas melhorias mas axo ke ainda nao as suficientes... :(

Technicolor | Technicolor TG799n

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

80 respostas

Reputação 2
Crachá +7
O tutorial está feito, se quiseres vai ler. Pode ser que ajude.
Reputação 6
Acham que com um Asus RT-N56U conseguia ter melhores resultados? Ficava o Thomson só para o VoIP? Suponho que ligava a WAN do ONT à do Asus e depois o Thomson ligava a qualquer uma das portas do Asus? Desligava o DHCP no Thomson e ligava-o no Asus. Possível? Como vim de ADSL ainda não percebo muito bem que limitações terei usando router próprio. Se bem que ao menos não teria configurações de box/IPTV a complicar, visto ser Sapo.

Agradeço qualquer feedback + ajuda!

boas
usar outro router nao e problema , so tens de fazer uma pesquisa para ver o melhor .
o asus rt-n56u tem um chip Ralink e nao suporta open frirmware.
o asus rt-n16 tem brodcom , que para mim e melhor .
routers asus nao dao brick tem sempre modo de reverter .
tens aqui a lista dos modelos e os open frimwares suportado Asus routers - Wikipedia, the free encyclopedia
se queres melhor sinal wifi convem instalares o firmware dd-wrt e gratis e tem muito mais margem de manobra ve aqui http://htpcbuild.com/admin/wp-content/uploads/2012/01/ddwrt_wireless_advanced_settings.png
se optares pelo rt-n16 tens aqui como instalar o firmware Asus RT-N16 - DD-WRT Wiki
e importante ler com muita atençao .
demo do firmwate dd-wrt http://www.dd-wrt.com/demo/
boa sorte
Reputação 1
Crachá +4
O tutorial está feito, se quiseres vai ler. Pode ser que ajude.

Estás a falar deste certo? Por acaso fi-lo sem problemas, obrigado pela dica. Não parece que note diferenças para já mas também não testei o suficiente.

boas
usar outro router nao e problema , so tens de fazer uma pesquisa para ver o melhor .
o asus rt-n56u tem um chip Ralink e nao suporta open frirmware.
o asus rt-n16 tem brodcom , que para mim e melhor .
routers asus nao dao brick tem sempre modo de reverter .
tens aqui a lista dos modelos e os open frimwares suportado Asus routers - Wikipedia, the free encyclopedia
se queres melhor sinal wifi convem instalares o firmware dd-wrt e gratis e tem muito mais margem de manobra ve aqui http://htpcbuild.com/admin/wp-content/uploads/2012/01/ddwrt_wireless_advanced_settings.png
se optares pelo rt-n16 tens aqui como instalar o firmware Asus RT-N16 - DD-WRT Wiki
e importante ler com muita atençao .
demo do firmwate dd-wrt DD-WRT (build 16562) - Info
boa sorte

Boas, por acaso tinha andado a ler dessas coisas do DD-WRT, mas muitas discussões em torno de boxes e IPTV, que não é o meu caso, por isso nunca li com muito pormenor.

Só uma coisa que nunca me ficou claro... a razão do uso desse firmware alternativo é devido a termos de performance/customização ou é graças a ele que se pode substituir completamente o router da Thomson (sendo o VoIP gerido de outra forma via o próprio Asus ou outro dispositivo que ainda só conheço bem de nome - PAP2)? Ou é mesmo necessário esse firmware mesmo que o Thomson fique a gerir o VoIP? Só gostava de saber mais ou menos o plano da coisa para depois fazer uma pesquisa mais direccionada, obrigado!
Reputação 6
sim so para cutomizaçao e performance , o thomson fica sempre a gerir o voip e a box .
podes usar o firmware da asus , mas eu tava a ter alguns problemas com ele por isso optei por dd-wrt
Reputação 1
Crachá +4
sim so para cutomizaçao e performance , o thomson fica sempre a gerir o voip e a box .
podes usar o firmware da asus , mas eu tava a ter alguns problemas com ele por isso optei por dd-wrt

Ah tá certo, obrigado, vou explorar melhor, talvez compre mesmo esse Asus, que é também mais barato e tem na mesma as portas Gigabit.

Por acaso já testei os meus repetidores Asus e não os consigo pôr a funcionar direito com o Thomson a não ser que use protocolos de segurança baixos... Quanto ao PLC e router do segundo andar que também são Asus a ligação parece ser muito variável. Para máximas compatibilidades eu tinha sempre tudo Asus aqui em casa. De facto um firmware livre e polivalente como o DD-WRT deve ajudar bastante na compatibilidade entre dispositivos de marcas diferentes.

Já agora quanto a este TG799n fiz mais um teste e vejo que é muito estranho em relação à única porta Gigabit que possui. Testei a ligação noutras portas e os resultados no qos.sapo.pt são os mesmos (~91mb). Parece-me que não tem nada de especial em comparação às restantes portas... ou existe uma outra limitação algures. Penso que a saída do ONT seja gigabit (diz GE atrás o que suponho que queira dizer Gigabit Ethernet). O cabo é o que veio, Cat5e, que supostamente é o suficiente.

Não é que me incomode muito assim (para quem esteve 4 anos limitado a 2 megas isto já é uma grande melhoria) mas gosto sempre de saber que está tudo a funcionar como deve ser.
Reputação 6
boas quando configuras os repetidores tens de lhes desactivar a firewal e a nat .
tens de usar o mesmo tipo de key "wep etc..." .
tens de usar o mesmo canal do thomson no repetidor se o thomson tiver em auto mete um canal manual .
e comvem tambem forcar um modo apenas nao usar mixed , usas B , G , ou N nunca mixed , tanto no thomson como no repetidor.
e talves tenhas de desactivar o dhcp server no repetidor no caso do dd-wrt ele desactiva automaticamente
Reputação 1
Crachá +4
boas quando configuras os repetidores tens de lhes desactivar a firewal e a nat .
tens de usar o mesmo tipo de key "wep etc..." .
tens de usar o mesmo canal do thomson no repetidor se o thomson tiver em auto mete um canal manual .
e comvem tambem forcar um modo apenas nao usar mixed , usas B , G , ou N nunca mixed , tanto no thomson como no repetidor.
e talves tenhas de desactivar o dhcp server no repetidor no caso do dd-wrt ele desactiva automaticamente

Sim, eu já tinha mais ou menos assim (talvez excepto o facto de o repetidor usar g enquanto que o DSL-N13 que usava ser mixed) e funcionava tudo ok, mas era quando tinha Asus DSL-N13 ligado a Asus WL-330g. O WL-330g só se entende com o Thomson se usar WPA TKIP. WPA2 e/ou AES já parece que não, se bem que o WL-330g suporta e funcionava em WPA2 AES com o DSL-N13.

Relativamente a router Asus RT-N56U vs Asus RT-N16 estava de novo a pensar no RT-N56U após ler casos de sucesso na Vodafone fibra, sem ser preciso firmwares alternativos (se bem que parece haver já uns, mas não são DD-WRT obviamente).

Mas DD-WRT ou não como estão as ligações feitas exactamente? É assim?:
ONT - Asus - PCs
|
Thomson - Telefone

Tenho lido utilizadores a ligarem o Asus + Thomson a um switch, mas não percebo porque razão.
Suponho que o DHCP pode estar activo no Asus e desactivado no Thomson? Mas para pessoas que têm serviço que usa boxes parece que necessitam do Thomson com DHCP activo para fornecer-lhes o IP. Para quem só tem telefone é a mesma coisa?

-

Em relação aos resultados que tenho tido com o Thomson liguei para o suporte técnico e mandaram-me fazer também o teste de velocidade no speedmeter. Neste tive também valores próximos do speedtest: mínimo 78mb, máximo 88mb. No speedtest às vezes também já chegou a dar valores de 70 e poucos mega nos servidores recomendados.

Devido à disparidade entre qos e speedtest/speedmeter e a não-diferença em resultados nos testes usando portas 100 vs porta Gigabit nos testes tenho marcada para esta semana uma visita dos técnicos para verificar a situação. A ver vamos...
Reputação 6
Relativamente a router Asus RT-N56U vs Asus RT-N16 estava de novo a pensar no RT-N56U após ler casos de sucesso na Vodafone fibra, sem ser preciso firmwares alternativos (se bem que parece haver já uns, mas não são DD-WRT obviamente).

Mas DD-WRT ou não como estão as ligações feitas exactamente? É assim?:
ONT - Asus - PCs
|
Thomson - Telefone



devera ficar

|
ONT
....|
THOMSON "com o pppoe desligado" "portas 10/100 para a box"
....|
porta 10/100/1000
....|
ASUS " porta wan" "como pppeo"

e ficas com os problemas todos resolvidos

PS: o asus DSL-N13 nao tem porta wan rj-45 por isso e que nao deu .
Reputação 1
Crachá +4
devera ficar

|
ONT
....|
THOMSON "com o pppoe desligado" "portas 10/100 para a box"
....|
porta 10/100/1000
....|
ASUS " porta wan" "como pppeo"

e ficas com os problemas todos resolvidos

Sendo assim quem faz o DHCP? Eu só tenho telefone, não tenho box (Sapo Fibra), mas suponho que o VoIP vá precisar na mesma do Thomson com o DHCP a funcionar?
Logo para qualquer dispositivo que ligue ao Asus, mesmo os wireless, tenho que atribuir o IP manualmente, certo? Obrigado!
Reputação 6
Sendo assim quem faz o DHCP? Eu só tenho telefone, não tenho box (Sapo Fibra), mas suponho que o VoIP vá precisar na mesma do Thomson com o DHCP a funcionar?
Logo para qualquer dispositivo que ligue ao Asus, mesmo os wireless, tenho que atribuir o IP manualmente, certo? Obrigado!


tenho os dois a servir dhcp sem problemas porque como desligas o pppoe no thomson o asus recebe ip directo da ont embora o tenhas ligado ao thomson
so convem mudares o ip do asus de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 .
ja agora ve tambem o asus rt-n66u é novo
Reputação 1
Crachá +4
tenho os dois a servir dhcp sem problemas porque como desligas o pppoe no thomson o asus recebe ip directo da ont embora o tenhas ligado ao thomson
so convem mudares o ip do asus de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 .
ja agora ve tambem o asus rt-n66u é novo

Ok, ainda bem! E esse RT-N66U desconhecia, parece ser mesmo de topo pelo que vi, talvez até deixava de precisar de repetidores para manter a qualidade da ligação wireless no 2º andar! Penso que ainda não está à venda em Portugal, mas não deverá faltar muito se calhar. Talvez espere para ver os preços, obrigado mais uma vez pela info! 🙂
Sendo assim quem faz o DHCP? Eu só tenho telefone, não tenho box (Sapo Fibra), mas suponho que o VoIP vá precisar na mesma do Thomson com o DHCP a funcionar?
Logo para qualquer dispositivo que ligue ao Asus, mesmo os wireless, tenho que atribuir o IP manualmente, certo? Obrigado!
Coloco a mesma questão, mas tendo box... Não dá para desativar DHCP e Wifi no Thomson e atribuir 3 IPs fixos no Thomson: um para o Thomson propriamente dito (o 254), outro para a box (o 253, p.ex.) e o último para o Asus (o 1, que é o que tem atualmente). Depois teria o DHCP e Wifi ativos no Asus para distribuir IPs via Wifi... Parece-vos fazer sentido?

É que disseram-me que o Thomson tem de ter DHCP ativo para atribuir o IP à box... É que neste caso, teria de ficar com 2 servidores DHCP na mesma rede...ainda que a atribuir ranges de IPs diferentes (embora da mesma subnet).

so convem mudares o ip do asus de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 .
Porquê, por alguma razão em especial?

Obrigado desde já.
Reputação 6
Coloco a mesma questão, mas tendo box... Não dá para desativar DHCP e Wifi no Thomson e atribuir 3 IPs fixos no Thomson: um para o Thomson propriamente dito (o 254), outro para a box (o 253, p.ex.) e o último para o Asus (o 1, que é o que tem atualmente). Depois teria o DHCP e Wifi ativos no Asus para distribuir IPs via Wifi... Parece-vos fazer sentido?

É que disseram-me que o Thomson tem de ter DHCP ativo para atribuir o IP à box... É que neste caso, teria de ficar com 2 servidores DHCP na mesma rede...ainda que a atribuir ranges de IPs diferentes (embora da mesma subnet).


Porquê, por alguma razão em especial?

Obrigado desde já.

boas o dhcp no thomson ten de estar on porque a box nao tem ip manual .
e quanto a mudar o ip no segundo router eu nunca testei com o ip que vem , mas axo que tb nao ha problema em usares .
boas o dhcp no thomson ten de estar on porque a box nao tem ip manual .
e quanto a mudar o ip no segundo router eu nunca testei com o ip que vem , mas axo que tb nao ha problema em usares .
A box não tem IP manual, mas tu podes fixar o IP no Thomson para o MAC address correspodente à box, não?

E não há stresss de ter os 2 routers (o Thomson e o outro), ambos a fazerem DHCP na mesma rede?
Reputação 6
A box não tem IP manual, mas tu podes fixar o IP no Thomson para o MAC address correspodente à box, não?
o ip tem de ser dado na box nunca testei de outra maneira mas acho que nao da .

E não há stresss de ter os 2 routers (o Thomson e o outro), ambos a fazerem DHCP na mesma rede?
no meu caso com o firmware original da asus tava a dar problemas mas com o dd-wrt foi a primeira , e nao tenho qualquer problema mas mudei o ip para .2.1 por isso o meu asus so ve a ont nao ve o thomson .
o gateway nao e o ip do THOMSON
[img]http://img718.imageshack.us/img718/2143/pppoe.jpg[/img]
o Gateway não é o IP da ONT mas o IP do agregador da zona.
A box não tem IP manual, mas tu podes fixar o IP no Thomson para o MAC address correspodente à box, não?

E não há stresss de ter os 2 routers (o Thomson e o outro), ambos a fazerem DHCP na mesma rede?
Aqui falo de IPs internos da rede (192.168.1.x, p.ex.), não de IP externo WAN de Internet...
Olá a todos,

tenho num router Technicolor tg799vn com o firmware 8.4.2.N

Alguem tem uma versao de firmware mais recente do que esta?
Gostava de activar o FTP server do router e ainda nao tenho essa opção.

Obrigado.
alguém sabe como fazer copia de segurança das configurações do router??
Acabei por descobrir como fazer isto, no link http://192.168.1.254/backup.lp?be=0&l0=1&l1=1&tid=BACKUP_RESTORE.

Esta opção só aparece quando logado com o user microuser (pass conhecida). Firmware 8.4.2.N.
http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2011/01/meo_s00.jpg

Porque é que não me aparece esta opção no TG799n ?
Boa pergunta... Alguém pode ajudar?
Reputação 1
Crachá +8
Hoje falei com uma pessoa da Meo e disseram-me que o router TG799n é só para Meo Total 200 ou mais. É verdade?
Quem adere ou migra para Meo Total 100 não tem direito?
Crachá +6
Segundo o site do MEO, sim tem direito:

Router Wireless Thomson TG799n
(instalação com os pacotes Total 100, Total 200 e Total 400)

» Internet sem fios em toda a casa
» Opção de ligação com fios até 3 computadores, consolas ou outros equipamentos com velocidade 10/100 e uma com velocidade 10/100/1000
» 2 portas para ligação de telefone
» Firewall para proteção e qualidade de utilização

MEO - O comando é meu :: Equipamento
Reputação 1
Crachá +8
Segundo o site do MEO, sim tem direito:

MEO - O comando é meu :: EquipamentoObrigado mas segundo a linha se apoio não. Sendo assim não faço upgrade.
recentemente fiz upgrade de meo adsl para fibra 100, tinha um router branco . depois de uma semana telefonou me um meo inspector que quis inspecionar a instalacao.
uma das coisas que mandou fazer foi trocar de router para o preto tg799vn, e disse que era um dos requesitos para quem poe fibra 100 ou mais.