Novo Router Thomson TG799n

  • 21 June 2010
  • 80 respostas
  • 2200 visualizações

Reputação 7
Crachá +23
boas

novo router TG 799n (infelizmente Thomson) vai ser comercializado no fim do mes em conjunto com o novo tarifario de 200Mb, norma N (finalmente) e com uma porta com saida Gigabit (uma só), parece algumas melhorias mas axo ke ainda nao as suficientes... :(

Technicolor | Technicolor TG799n

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

80 respostas

Reputação 7
Crachá +23
Queria um destes...
Alguém com algum?
É bom?

é exelente 🙂 tenho um no serviço...em 3 meses so foi reiniciado 1x...e tem uso constante...24x7...
Crachá +5
Hmm queria mmo uma mas 70 europas por mês pelo pacote 100 é mais do que preciso.. 🙂
Muito "giro" sem duvida.Pena ser só ter mesmo uma porta gigabit e as antenas serem internas sinceramente não acho que me vá fazer muita diferença para o que eu tenho agora (só tenho meo adsl).Pelo que diz no site suporta voip e parece-me ser igual ao mesmo que o pessoal já tem salvo a excepção de:
1 porta gigabit WAN
1 porta gigabit Lan
Wireless N
Crachá +7
Muito "giro" sem duvida.Pena ser só ter mesmo uma porta gigabit e as antenas serem internas sinceramente não acho que me vá fazer muita diferença para o que eu tenho agora (só tenho meo adsl).Pelo que diz no site suporta voip e parece-me ser igual ao mesmo que o pessoal já tem salvo a excepção de:
1 porta gigabit WAN
1 porta gigabit Lan
Wireless N

Para não falar, que convém ser inteligente e não deixar ligar a box na porta gigabit.
Acho que deveriam deixar os clientes de 100 megas ter esse router! Não faz sentido ter 100 megas quando só consigo ter 20 por wireless!! Mas enfim... clientes de 200 megas devem ser "meia duzia" e 100 megas já são bem mais! O custo não deve justificar!

Cumps
boa tarde,

alguém sabe como fazer copia de segurança das configurações do router??

e já agora, como activar a permissão de acesso remoto ao router?

Obrigado
Crachá +7
Technicolor TG1700

Uma coisinha deste género é que os clientes Meo Fibra mereciam, 4 portas de 1000, saída para telefone, RF e mais um monte de funcionalidades.
Suporta até GPON 2.5Gbps, dura uns bons anos.
Sem dúvida que seria uma boa aquisição! Mas enquanto houver ONT's em stock, duvido que vão para uma solução deste tipo! Embora a integração dos aparelhos viesse a trazer vantagens, nomeadamente o menor consumo de energia.
Segundo soube, agora só estão a instalar routers com a norma N, independemente do tarifário, vejam aqui, neste fórum, um meteu MEO Total 12Mb e meteram-lhe um router com norma N e disseram que tinha começado a fazer isso para todos os clientes na semana passada à instalação, vejam:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=430790&p=7451632&viewfull=1#post7451632

Espero que realmente, seja o que eles andam a fazer, pois dará jeito a muito boa gente 🙂
Reputação 5
Segundo soube, agora só estão a instalar routers com a norma N, independemente do tarifário, vejam aqui, neste fórum, um meteu MEO Total 12Mb e meteram-lhe um router com norma N e disseram que tinha começado a fazer isso para todos os clientes na semana passada à instalação, vejam:
T

Espero que realmente, seja o que eles andam a fazer, pois dará jeito a muito boa gente :)
Sim, mas não é o TG799N, como fala o tópico, é o TG784N.
Pois :(
Pode ter a norma N, mas não tem nenhuma porta gigabit, nem é melhor que este do tarifário de 200Mb, pois seguramente, o do tarifário de 200Mb já pode ser melhor utilizado, seja para velocidades até 1Gpbs ou para configurar melhor certas coisas no router.
Crachá +7
Pois :(
Pode ter a norma N, mas não tem nenhuma porta gigabit, nem é melhor que este do tarifário de 200Mb, pois seguramente, o do tarifário de 200Mb já pode ser melhor utilizado, seja para velocidades até 1Gpbs ou para configurar melhor certas coisas no router.

Ainda me vais explicar para que queres uma porta de 1 Gigabit em ligações até 100Mb, para não falar que até 100Mb são poucos os clientes que têm, logo oferecer este equipamento caro para a maioria dos clientes que são até 50Mb, era dinheiro deitado fora.
Ainda me vais explicar para que queres uma porta de 1 Gigabit em ligações até 100Mb, para não falar que até 100Mb são poucos os clientes que têm, logo oferecer este equipamento caro para a maioria dos clientes que são até 50Mb, era dinheiro deitado fora.
Sim, mas são clientes que no futuro com o aumento das velocidades ou com a baixa dos preços, são os clientes que vão pagar para ir lá um técnico de propósito para trocar o router, quando lhes for possível passar para 200Mb, assim que os preços assim o justifiquem.

São os clientes que terão de pagar a deslocação de um técnico só para troca do router, quando podiam saltar para 200Mb ou mais, a custo zero.

Mas a PT pode começar a comercializar em breve routers gigabit em tarifários abaixo de 200Mb, no entanto com o decorrer do tempo pode ser que surjam novos routers gigabit mais baratos e que a PT possa definir como aqueles a instalar em casa do cliente, tenha ele 12Mb, 100Mb, ou mais.
Crachá +7
Sim, mas são clientes que no futuro com o aumento das velocidades ou com a baixa dos preços, são os clientes que vão pagar para ir lá um técnico de propósito para trocar o router, quando lhes for possível passar para 200Mb, assim que os preços assim o justifiquem.

São os clientes que terão de pagar a deslocação de um técnico só para troca do router, quando podiam saltar para 200Mb ou mais, a custo zero.

Mas a PT pode começar a comercializar em breve routers gigabit em tarifários abaixo de 200Mb, no entanto com o decorrer do tempo pode ser que surjam novos routers gigabit mais baratos e que a PT possa definir como aqueles a instalar em casa do cliente, tenha ele 12Mb, 100Mb, ou mais.

Deves pensar que os 799n são baratos só pode, isso é conversa de alguém que quer o 799n sem ter 200Mb, nem 100Mb há muitos clientes que tenham, do que mais 200Mb, por isso o 784n é mais que suficiente.
Mas até lá podem surgir melhores equipamentos para quem tenha tarifários até 100Mb, nem que sejam eles mais baratos.
Crachá +7
Mas até lá podem surgir melhores equipamentos para quem tenha tarifários até 100Mb, nem que sejam eles mais baratos.

Claro, mas eles não têm sobras de 799n por isso não há necessidade de inserir para quem tem menos de 200Mb.
Até porque 799n penso que seja para desenrascar, têm de arranjar um que tenha as 4 portas de 1000.
Claro, mas eles não têm sobras de 799n por isso não há necessidade de inserir para quem tem menos de 200Mb.
Até porque 799n penso que seja para desenrascar, têm de arranjar um que tenha as 4 portas de 1000.
Isso é verdade, mas era bom que em breve fossem todos mais ou menos idênticos em termos de portas gigabit e outras funções.
Já tenho esse router e não consigo fazer partilha pela porta USB, alguém já conseguiu, via HTTP não tem o menu activo.
help!
Já tenho esse router e não consigo fazer partilha pela porta USB, alguém já conseguiu, via HTTP não tem o menu activo.
help!
Pelos vistos, os problemas continuam, mesmo com um router novo.
Já agora, que tarifário é que tens?

P.S. - Entretanto, pode ser que apareça ai alguém para te ajudar, caso não apareça, liga para o apoio técnico ou manda um email para a PT para ver se eles te conseguem ajudar.
Se é um disco que querem ligar ao router por usb para partilha, não sei se têm ou não conhecimento mas o ou os discos têm de estar em FAT32. Penso que devam saber.
No meu router consigo, mas é o 784.
Crachá +1
Basta uma porta para ligar um switch (gigabit), mesmo com as velocidades de hj ainda falta muito para se beneficiar de ter um pc com 1 Gbit de banda para o router. Quaisquer n portas que existissem directamente no router seriam apenas um switch que iria tornar o equipamento mais caro, mais complexo e com maior probabilidade de avariar, para quem usa routers Thompson o valor do equipamento é obviamente importante, portanto quanto mais barato melhor.
Do ponto de vista do utilizador tem que se gastar mais uns cobres, um switch da ASUS com 5 portas 10/100/1000 está por cerca de 30 euros na global data, portanto, se necessitarem não fica muito caro.
Boas,
alguem que consegue explicar o seguinte:
instalaram-me o pacote 200megas (internet, telefone e box) no sabado.
Esteve sempre a funcionar bem durante o fim de semana.
Chego do trabalho seg feira e tinha o router com a luz de power cor de laranja (o router e o TG799n)
desliguei o mesmo , liguei e nada , falei com o apoio tecnico (16209) e chegaram a conclusao que tinha de desligar a box branca ao lado do router da corrente eletrica e o router.
Assim fiz e fiquei com a luz de power verde, e os servicos todos menos o voice, mas depois informaram-me que o ROUTER estava com as configuracoes default de fabrica!
Ai tive de ir a browser mudar o utilizador, e eles tiveram de fazer uma intervencano na central para ter novamente meo box e telefone.
Reportaram o caso ao tecnico que me ligou e me garantiu que ia montorizar a minha rede.
Assim fez e na terca feira liga-me a dizer que estava tudo bem.
Ontem, dia 18, chego a casa e outra vez o router em baixo.
Nao perdi tempo, tornei a falar com o 16209, tive de fazer o mesmo processo para ligar o router, tinha mais uma vez feito o reset para configuracoes de fabrica, tive de tornar a mudar o utilizador para o meu user, desluguei desta vez o acesso wireless que nao uso e eles tiveram de intervir para ter novamente telefone e box.
Nao me conseguiram dar nenhuma explicacao para o facto de router estar a fazer reset sozinho.
Identificaram a hora a que ocorreu a quebra de ligacao ontem as 10.24
informaram que 1 tecnico ira contactar-me novamente hoje, quando puder estar ao pe do router.
A ver se quando chegar a casa nao tenho o mesmo em baixo e nao tenho de ser eu a ligar novamente!!!

Como e evidente o que eu pretendia saber e se este e caso unico de quem tem este router?
E btw, garanti o reembolso das chamadas feitas do meu telemovel para o 16209 , pois disee que recusava pagar 1 centimo por chamar a assistencia de 1 servico que acabaram de instalar e para o quel tenho 15 dias para decidir.
Como e evidente nao posso estar contente.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +23
Boas,
alguem que consegue explicar o seguinte:
instalaram-me o pacote 200megas (internet, telefone e box) no sabado.
Esteve sempre a funcionar bem durante o fim de semana.
Chego do trabalho seg feira e tinha o router com a luz de power cor de laranja (o router e o TG799n)
desliguei o mesmo , liguei e nada , falei com o apoio tecnico (16209) e chegaram a conclusao que tinha de desligar a box branca ao lado do router da corrente eletrica e o router.
Assim fiz e fiquei com a luz de power verde, e os servicos todos menos o voice, mas depois informaram-me que o ROUTER estava com as configuracoes default de fabrica!
Ai tive de ir a browser mudar o utilizador, e eles tiveram de fazer uma intervencano na central para ter novamente meo box e telefone.
Reportaram o caso ao tecnico que me ligou e me garantiu que ia montorizar a minha rede.
Assim fez e na terca feira liga-me a dizer que estava tudo bem.
Ontem, dia 18, chego a casa e outra vez o router em baixo.
Nao perdi tempo, tornei a falar com o 16209, tive de fazer o mesmo processo para ligar o router, tinha mais uma vez feito o reset para configuracoes de fabrica, tive de tornar a mudar o utilizador para o meu user, desluguei desta vez o acesso wireless que nao uso e eles tiveram de intervir para ter novamente telefone e box.
Nao me conseguiram dar nenhuma explicacao para o facto de router estar a fazer reset sozinho.
Identificaram a hora a que ocorreu a quebra de ligacao ontem as 10.24
informaram que 1 tecnico ira contactar-me novamente hoje, quando puder estar ao pe do router.
A ver se quando chegar a casa nao tenho o mesmo em baixo e nao tenho de ser eu a ligar novamente!!!

Como e evidente o que eu pretendia saber e se este e caso unico de quem tem este router?
E btw, garanti o reembolso das chamadas feitas do meu telemovel para o 16209 , pois disee que recusava pagar 1 centimo por chamar a assistencia de 1 servico que acabaram de instalar e para o quel tenho 15 dias para decidir.
Como e evidente nao posso estar contente.

Obrigado

pareceme que fizeste asneira ao desligar o router quando estava com luz laranja...pareceme que ele estava a instalar novo firmware...

por norma a luz laranja a piscar quer dizer que o router esta a instalar novo firmware...se o desligas nesse processo...hum...pode ser que o router possa ter dado o berro se nao conseguirem reinstalar o firmware remotamente...

se nao te resolverem as coisas manda PM para mim...
Hoje vai um tecninco a minha casa para investigar melhor.
Disseram que o reset do router podia ter acontecido ao tentarem fazer o upgrade ao firmware , e nao sendo sucedido, terem tentado demasiadas vezes ate ao router por nr de tentativas fazer reset e ficar com as definicoes de fabrica.
explica o motivo porque foi as 10.24 da manha que o router perdeu a ligacao a central.
e a luz laranja era no power, e nenhum dos tecnicos por mim contactados por telefone poz essa hipotese de ter um upgrade ao firmware a correr!
para ja, vou aguardar ate chegar a casa, se o router tiver a funcionar, esperar que o tecnico apareca.
Senao ligar logo novamente para os servicos de apoio!

Obrigado Neo pelo apoio, mas se me instalam um servico, pertendo que ele fique como deve ser e que seja a meo a fornecer as repostas, e nao posso estar contente por o pouco tempo de lazer de que disponho, seja passado ao telemovel para resolver uma questao tao simples como ter um servico a funcionar 24h por dia como e suposto estar.
Reputação 1
Crachá +4
Finalmente após anos de espera que cobrissem a minha zona ontem instalaram-me Sapo Fibra 100 megas e instalaram o TG799vn.

Antes de falar sobre os testes de velocidade que realizei e afins alguém sabe para que serve o último botão lateral que tem o símbolo de uma folha? Experimentei carregar a ver se era um modo sleep ou assim para poupar energia enquanto não estivesse a usar, mas não houve diferença nenhuma no router. O manual não faz sequer menção a este botão, mas diz que o próprio router já realiza poupança de energia. Não faz nada então?

Quanto a velocidades não sei se serão as mais esperadas para um router com porta Gigabit e norma N após ter lido vários tópicos em alguns fóruns... Os resultados entre o teste qos.sapo.pt e speedtest.net também estão algo afastados. Gostaria que dissessem o que acham.

No speedtest quando está a fazer o teste de download também é algo estranho. Sobe lentamente e fixa-se nos 24-30 mb durante bastante tempo e de repente dispara para 500-400-300-200 mb até ao último segundo fixar-se nos 84-88 mb. Os próprios técnicos que fizeram a instalação acharam estranho.

PC ligado a porta Gigabit com o cabo Cat5e que acompanhava o TG799vn (placa rede gigabit a detectar correctamente 1.0 Gbps):

qos (quase sempre 91):
http://i.imgur.com/Ci5Wl.png

speedtest (varia entre 84-88) :
http://www.speedtest.net/result/1733243667.png


Portátil ligado a 1 metro do router via wireless no Canal 1 (maioria da vizinhança usa Canal 11) (placa de rede suporta norma N e detecta ligação como 130 Mbps):

qos (os resultados deste no portátil são muito variáveis, por vezes dá 60 mb download ou 3 mb upload, mas esta imagem é o melhor valor que alcançou):
http://i.imgur.com/yPkcd.png

speedtest (varia entre 30 e 55):
http://www.speedtest.net/result/1733293574.png

E mais uma coisa. Quando realizo só um download a velocidade nunca vai acima dos 4.5 mb/s. Sendo 100 MB não era suposto atingir os 10 mb/s pelo menos?
Testei downloads de sites que têm supostamente elevado upload (apple, ati, nvidia) e também daqui, que li ser o mais recomendado, mas não fez diferença.
O estranho é que fazendo dois downloads ambos estão aproximadamente a 4.0 mb/s, ou seja já parece fazer mais uso da banda contratada.

EDIT: Hmm, parece que varia dependendo da hora. Voltei a testar os sites acima e finalmente consegui ter um download a 9 mb/s.


Mas para ser sincero para quem mudou de um Asus DSL-N13 para este Thomson/technicolor vejo o porquê das críticas aos routers desta marca, mesmo sendo o TG799vn.
Mesmo fazendo login como microuser acho as settings algo limitadas...

Em relação à navegação já tive uma ou duas falhas a carregar uma página, como se tivesse ficado sem net, tendo que fazer refresh.
Houve também já um momento em que deixei de conseguir ter acesso à pagina via qualquer browser, mas a net continuava a dar. Tive que desligar e ligar novamente o router para voltar a aceder...

Acham que com um Asus RT-N56U conseguia ter melhores resultados? Ficava o Thomson só para o VoIP? Suponho que ligava a WAN do ONT à do Asus e depois o Thomson ligava a qualquer uma das portas do Asus? Desligava o DHCP no Thomson e ligava-o no Asus. Possível? Como vim de ADSL ainda não percebo muito bem que limitações terei usando router próprio. Se bem que ao menos não teria configurações de box/IPTV a complicar, visto ser Sapo.

Agradeço qualquer feedback + ajuda!