Novo acesso fibra e router GR241AG

  • 19 September 2017
  • 146 respostas
  • 28980 visualizações

Boas,

 

Instalaram hoje o serviço de Fibra na minha zona de residência!

Tudo a funcionar na perfeição com uma excepção: Estou a tentar fazer o port forward da porta 80 para um servidor específico e está sempre a dizer-me que a porta 80 já está a ser usada embora não haja nenhuma regra definida!

Outra coisa ... não consigo como conseguia no Thompson antigo fazer a alteração dos dispositivos ligados na rede o que é de especial importancia para mim pois tenho que configurar várias regras (tempo) de acesso por dispositivo e não gosto nada de andar atrás de MacAdress!

 

Obrigado a quem puder ajudar!

Rui

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

146 respostas

Reputação 1
Recebi informação de que irá ser resolvido em upgrade de firmware, durante o mês de outubro.
Também preciso de activar NAT Loopback. Já alguem tem notícias ?
Boas,

Tenho o mesmo problema que o Joka929 em relação às cameras.

Alguém tem alguma novidade em relação ao "nat loopback enabled"?
Good morning, 

I found this thread and after I went through all 14 pages, I still can't figure out why a simple port forwarding of this new Fiber Gateway does not work. It is driving me nuts and I have been testing and looking online for hours now. I hope someone can help me. Apologies in advance for using english, I understand portuguese but google sucks when trying to translate in portuguese (not brasilian). 

There we go:

 

---> Details of the requirements:

I need to access internally AND externally to cameras security system of the house, and to my NAS

 

---> Confuguration needed in any ISP modem/router that I have had until now:

- DDNS

- port forwarding to a dedicated reouter that manges the all LAN setting (I have been screwed few times by sudden ISP resets that messed up all configuration)

 

 

---> ISSUE:

- the router does not forward request on EXTERNAL ports to the correspondent INTERNAL ports

 

---> Additional details: 

- on the gateway, I am running software version 015 (it is the one that came once installed, no "update made by operator" done yet)

- tests have been done with different machines connected to LAN (windows, MAC, android), results do not change so this seems to be irrelevant of firewalls, antivirus, etc

- since this router has been installed, accessing to the cameras is possible ONLY by using port address as well; example with camera with made-up static IP address 5.5.5.10 and port 123 (just not to use same network details of my house): 

address in browser: 5.5.5.10: connection not working

address in browser: 5.5.5.10:123: connection working

address in browser: DDNS.whatever.net:123: not working

- the "encaminhamento de portos" has been configured as the following:

IP do servidor: LAN IP address of the router that manages the surveillance traffic

Protocolo: TCP/UDP

Portos externos: 100 - 200

Portos internos: 100 - 200

- I had a Thompson Technicolor+modem setup before this, but the **bleep** router was forwarding ports at its will, stopping after few hours; in order to access cameras again, needed to be rebooted; several complains to MEO led to swap of the Thomson to this new Altice Gateway

- I have fiber contract with 200 down/100 up

- internet traffic, or TV, is NOT affected by anything and working perfectly, if I only used the Gateway as "normal basic user" I would be a happy bunny

- use ISP router as Bridge is not a valuable option, due to separated requirement; cameras rely only on the router behind the ISP

- UpnP disabled on the Gateway as it kept creating rules for ports that I do not need, because I do not use the service

- Router (Gateway) has been rebooted after any change done on the configuration

- I read what user "danbas" did around page 5 of this thread, by changing incoming ports, not sure it is applicable to my situation as I have an extended ports range, not a 1-by-1 

 

 

Any possible help is really, truly welcomed. Virtual coffee offered in exchange.

 

 
Reputação 1
Crachá +4
Honestamente por exemplo no Asus nem sei se havia outra forma, mas para ter novo IP sem reiniciar o router carregava no globo da WAN na página principal.


Se viste que não tens privilégios também já deves ter explorado toda a CLI como eu do género "device-info" ou "wan".


 


Como diz o SysCon um reboot deveria bastar. Se quiseres fazê-lo pela CLI é no management/reboot.


Se não renovar IP então desligar o power e esperar pelo menos 5-10 minutos antes de voltar a ligar costuma por hábito forçar nova atribuição...
Reputação 1
Crachá +4
@@Joka929


Configuraste "Ativação de portos" e o que tu queres mesmo é "Encaminhamento de portos", imediatamente acima.


 


Apaga a regra dessa seção e cria na seção acima e em 3 linhas apenas, já agora. Podes ter isso em 3 em vez de 6, coloca TCP/UDP para o protocolo para cada diferente conjunto de portas.
E por este andar só para o ano
Bom dia isso tambem eu consegui mas na minha escola a firewall deles nao passa qualquer porto e por exemplo depois no browser nao ponho o link direto e tenho de ir colocar o porto manual.   E depois disso ele abre os portos automaticamente  quando deteta algumas aplicacoes tipo os jogos online mesmo que o jogo esteja offline e caso apaguemos a regra ela aparece outra vez e na meo dizem que isso e normal no router. Mas desde quando?  Pedi para colocar o on separado e agora vou por um da asus compativel com a meo e retiro o outro


 
Após logar com o user meo pode telnet/ssh foi possivel perceber q este utilizador tem apenas previlegios de user, e tem mais 2 niveis de previlégios, Admin e Support. se Alguém souber user com previlégios de admin provavelmente poderiamos eleminar a atual atribuição da porta 80, e criar o nosso próprio redirect.

 

Outra coisa, parece-me possivel criar um user por ssh, contudo não consigo usar o comando CREATE, se alguem puder ajudar a usa-lo com a syntax correta agradeço.
Ontem, dia 31 de Outubro, instalaram-me router GR241AG e estou com o mesmo problema, não assume as regras criadas para o redirecionamento de portos. Aguardo o contacto do supervisor que acompanhou a instalação para exigir a substituição deste pelo modelo anterior. Sobre a velocidade nada a referir.  Já o mesmo não posso dizer sobre o apoio técnico (16209) nem no 16200, que puramente os primeiros "sacodem a água do capote" e os segundos nada resolveram. Mas que país é este, que criam um router cheio de restrições que mais parece um cinto de castidade. 🙂
Voltei para o 789vac 2. O GR241AG é um perfeito "cinto de castidade" do qual nem têm a chave! :-)

 
Exatamente, cada um sabe de si e Deus sabe de todos. Nunca referi a má prestação do GR241AG em termos de velocidade. Cumpre. Em termos de acessibilidade deixa muito a desejar. No meu caso, prefiro ter 80MB/20MB e ter a possibilidade de gerir as ligações e os portos. Acredito que a curto prazo, a empresa deverá resolver o problema, com actualização de firmware ou o que seja!

No rodapé desta página tem o atalho para o livro de reclamações que vai directo à ANACOM. Foi o procedimento a que fui obrigado a realizar ao fim de 5 semanas de telefonemas.
24H
No meu caso, recebi telefonema de um "supervisor" creio, que agendou a deslocação de um técnico a minha casa, isto no dia 31 de Outubro, na parte da manhã. Como não foi ultrapassada a questão da velocidade, no mesmo dia de tarde, veio outro técnico que substitui todo o equipamanento (ONT+Router) pelo GR241AG. 
215 005 000
O que funcionou no meu caso foi colocar o servidor como DMZ e depois fazer reboot (o router não diz que é necessário fazer reboot).

Esta solução tem algumas desvantagens:

* Só dá para um servidor

* A porta 80 continua sem funcionar

* É aconselhado que o servidor tenha uma boa firewall
Boas, por acaso testaste porta 21 FTP e 22 SSH?
Viva,

 

Vê como eu fiz no print em baixo.

Colocas como porto externo um porto diferente do 80 (interno), por exemplo (8080) e já dá.

No porto 443 como podes ver coloquei o externo 4443.

E por aí em diante...

 

Espero ter ajudado :)

Crachá
Dar, dá!

Mas no meu caso não funciona na mesma!

A regra aparece mas as portas continuam fechadas!?!?

E tentei abrir várias outras portas e é sempre a mesma coisa. 

A única que consegui encaminhar foi a 3389 (RDP).

Liguei para a asistência, o rapaz também não resolveu e encaminhou para um serviço especializado... com 36 horas de tempo de resposta máximo... foi ontem pela 18:00. Vamos ver. Mas pelo que vejo aqui estou muuito apreensivo, pois eu preciso MESMO disto a funcionar, pois  meu trabalho depende do acesso ao meu servidor em casa!!!!
Crachá
A nova versão resolve o encaminhamento da porta 80. Mas impede o acesso ao localhost ou ao domínio a partir da rede local! Devolve a página do router 😞.

Tenho que usar os dados móveis para aceder ao meu servidor, ou um computador externo através de rdp!
Crachá
Estranho...

No meu caso, abro as portas que quero sem problema.

A grande dificuldade que surgiu foi de não poder aceder ao servidor utilizando o domínio. Tenho que usar uma rede externa para aceder ao servidor web!

Quantos aos reboots não faço ideia, pois se acontecem, não tem consequências sensíveis para mim.

 
Crachá
Versão que uso e que dá para abrir portas: 3RGW040000r051

É necessário confirmar que a firewall do pc não as está a bloquear... Eu tive que criar regras novas para as mesmas portas (que já estavam abertas na firewall), não faço a minima ideia porquê, mas funcionou 😃
Viva, Qual a versao de firmware que tens no teu aparelho. 

Estou a tentar abrir a 3389 mas nao consigo, nem a 80, ou outra qq que tenha experimentado.