Novo acesso fibra e router GR241AG

  • 19 September 2017
  • 146 respostas
  • 28891 visualizações

Boas,

 

Instalaram hoje o serviço de Fibra na minha zona de residência!

Tudo a funcionar na perfeição com uma excepção: Estou a tentar fazer o port forward da porta 80 para um servidor específico e está sempre a dizer-me que a porta 80 já está a ser usada embora não haja nenhuma regra definida!

Outra coisa ... não consigo como conseguia no Thompson antigo fazer a alteração dos dispositivos ligados na rede o que é de especial importancia para mim pois tenho que configurar várias regras (tempo) de acesso por dispositivo e não gosto nada de andar atrás de MacAdress!

 

Obrigado a quem puder ajudar!

Rui

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

146 respostas

Como é que conseguis te fazer isso? 


Eu ja andei a "Brincar" e nada
Também já tenho a nova actualização, 443 já funciona. Modo bridge ainda não 
Reputação 1
Crachá +4
Mesmo sem o Bridge se fizeres Double NAT e ligares novamente à WAN do Asus (a distribuir IPs 192.168.2.x na sua LAN) vê se já consegues abrir as portas a apontar para o IP do Asus ou colocá-lo na DMZ. Não é tão elegante como o Bridge, mas se desse agora já era alguma coisa...
Só depois de o router ficar um mês sem reboots parvos 😃
Esta nova atualização esta uma porcaria pk agora além de n permitir na mesma abir portas se tiverem a opção upnp ativa ele abre portas utilizadas automaticamente no equipamento mas nada faz.
Os tecnicos que fizeram este software devem ter feito uns testes que é uma categoria a Meo/Altice/PT tem k mudar de suporte tecnico pk eles n sabem o k anda lá a fazer pk cada vez k mexem ainda deixam pior do k estava.
Já tinha reparado nisso, a mim resolveu os reboots de 2 em 2 dias.
Crachá
Estranho...

No meu caso, abro as portas que quero sem problema.

A grande dificuldade que surgiu foi de não poder aceder ao servidor utilizando o domínio. Tenho que usar uma rede externa para aceder ao servidor web!

Quantos aos reboots não faço ideia, pois se acontecem, não tem consequências sensíveis para mim.

 
Reputação 1
Crachá +4
Os reboots só há 2 formas de saber se ocorrem nos vossos routers: durante quando se está a fazer uso do serviço ou, pela CLI via SSH ou Telnet, fazer "cd utils" seguido de "reboot-cause". Se houver algum "Watchdog" é porque foi um reboot anormal/não-planeado.
Viva, Qual a versao de firmware que tens no teu aparelho. 

Estou a tentar abrir a 3389 mas nao consigo, nem a 80, ou outra qq que tenha experimentado.

 

 
Crachá
Versão que uso e que dá para abrir portas: 3RGW040000r051

É necessário confirmar que a firewall do pc não as está a bloquear... Eu tive que criar regras novas para as mesmas portas (que já estavam abertas na firewall), não faço a minima ideia porquê, mas funcionou 😃
Vou tentar entao.

Fizes-te reencaminhamento para outra porta ou usas-te mesmo a porta predefinida?

Abraço
Boas. Alguém sabe o login para o acesso via Telnet neste último firmware?

Uma vez que o habitual sumeo não está a dar...

Preciso de um IP externo novo. Alguma ideia como o fazer de forma rápida e simples?

 

Desde já obrigado.
O login é o mesmo que o do painel de administração meo/meo ou então meo/tua password
O problema é que quando acedo pelo Telnet com user/pass Meo/Meo ele não me dá as permissões necessárias para fazer o release do ip externo... 

Alguma outra ideia?
De outra forma não te consigo ajudar, só mesmo pelo o comando habitual se esse não dá o melhor é desligares o router e voltar a ligar que deve fazer release ao ip.


 


@@pedrovsk é barra na cli.
Reputação 1
Crachá +4
Honestamente por exemplo no Asus nem sei se havia outra forma, mas para ter novo IP sem reiniciar o router carregava no globo da WAN na página principal.


Se viste que não tens privilégios também já deves ter explorado toda a CLI como eu do género "device-info" ou "wan".


 


Como diz o SysCon um reboot deveria bastar. Se quiseres fazê-lo pela CLI é no management/reboot.


Se não renovar IP então desligar o power e esperar pelo menos 5-10 minutos antes de voltar a ligar costuma por hábito forçar nova atribuição...
viva,

tinha adsl e mudei para o  serviço fibra 100/100 em dezembro 2017

 

o router que me deram é o GR241AG

 

Até agora não tenho tido problema nenhum, tem funcionado sempre bem, 

 

O unico problema é que tenho necessidade de mudar o IP de vez em quando, e dantes com adsl bastava desligar o router e voltar a ligar e tinha IP diferente

 

Agora com fibra desligo o router e volto a ligar e o IP é sempre o mesmo,

 

Alguem sabes como se faz para mudar o IP deste router??

 

Não percebo grande coisa de redes ou configurações de routers.. mas ainda sei entrar no router e meter o login meo e pass meo...

 
Hi!

Sorry, I only ready/write english.


I just got the new GR241AG.

Do someone have the admin password? Please forward it.


 


Then, I don't like that the router has fibre instead of RJ45 WAN connection. Has someone exchanged this router to anything better, like Netgear, TP-Link, Unify, ASUS or whatever?
Seems like you need a ONT, where do You get one that works, can MEO provide it?


Best regards,


 


Rickie
Reputação 1
Crachá +4
@@kernel 


Experimenta esperar 5-10 minutos com o router desligado a ver se força a mudança.


 


@@rickiek 


The only user able to login is "meo" with the password "meo". You should change it afterwards as an extra security measure. The GR241AG is an integrated device, ONT + Router at same time.


You only have 2 options:


  • Wait for future (supposedly expected and in the works) firmware that enables Bridge-mode, so you can connect it to a different router's WAN port.
  • Ask for separate ONT (Altice ONT7-SUF) + Router (Technicolor TG789vac v2) setup. You can then replace the Technicolor TG789vac v2 with a router of your choice, but if you have or plan to have a 1Gbps service you should expect the ONT7-SUF to be worse in terms of performance compared to the GR241AG's ONT portion (at least in my case it was). 
Ja exprimentei 5 minutos, 15 minutos, meia hora e mesmo 1 hora desligado, e voltei a ligar e continua com o mesmo IP

Grande chatice.. já estou arrependido de ter mudado de adsl para a fibra
@pedrovsk


 


Thanks a lot for your fast reply!


I think Bridge mode is not an option for me, it takes to musch space in the small compartment I have for network equipmen twith two routers.


The ONT7-SFU sounds like a better option. 100 Mbit/s is enough for me, do you think the ONT7SFU will be a bottleneck in such configaration?


 


Best regards,


RIckie
Reputação 1
Crachá +4
@@rickiek


No problem. With a 100 Mbps service you won't notice any difference between the two setups.


However since you mention a lack of space do note that if you have VoIP and/or IPTV service included you'll be using 3 devices: ONT, white Technicolor router and your own router. The original router must stay connected for the phone and, unless your own router supports the proper IGMP Snooping (so TV channels do not freeze), you'll have to connect the set-top box to it as well.


If you choose Asus any of these routers should do and there's tutorials on how to connect & configure.
@@pedrovsk


Thanks again for fast reply!


Good, I might go for the ONT then. Actually I'm seriously considering a solution with Unify USG Security Gateway, Unify Cloud Key, Unify PRO AP and Unify 8-port E switch. Expensive, but very very good.
Boa tarde

 

Atualmente o serviço MEO Fibra (e meo ADSL com TV) usa o tipo de autenticação "Single-Edge" para a linha. Quer isto dizer que a autenticação deixa de ser feita com um username e password a pedido do router que se autentica para passar a ser atribuido pela central pelo ID da linha quando o router é ligado. A desvantagem deste processo é precisamente que por mais que se desligue e ligue o router a Lease que contem os IPs atribuidos à tua ligação ficam guardados na central e atribuidos à tua linha, sendo renovados normalmente de 48 em 48h e quando são renovados muito provavelmente terás o mesmo IP atribuido a menos que ele seja nesse momento atribuido a outro cliente.

 

Para concluir o IP é dinâmico no sentido em que o mesmo PODERÁ mudar e não tens controlo sobre o mesmo (o IP) com esta tecnologia.


Espero ter esclarecido pelo menos...

 

fferreira007
Boas o meu conhecimento não é muito

mas hoje fui obrigado a colocar este router,

tinha as portas das câmaras de vigilância configuradas no outro router,

Agora como faço para abrir as portas para as câmaras neste router?

obrigado