Novo acesso fibra e router GR241AG

  • 19 September 2017
  • 146 respostas
  • 28891 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

146 respostas

Vou tentar entao.

Fizes-te reencaminhamento para outra porta ou usas-te mesmo a porta predefinida?

Abraço
Boas. Alguém sabe o login para o acesso via Telnet neste último firmware?

Uma vez que o habitual sumeo não está a dar...

Preciso de um IP externo novo. Alguma ideia como o fazer de forma rápida e simples?

 

Desde já obrigado.
O problema é que quando acedo pelo Telnet com user/pass Meo/Meo ele não me dá as permissões necessárias para fazer o release do ip externo... 

Alguma outra ideia?
viva,

tinha adsl e mudei para o  serviço fibra 100/100 em dezembro 2017

 

o router que me deram é o GR241AG

 

Até agora não tenho tido problema nenhum, tem funcionado sempre bem, 

 

O unico problema é que tenho necessidade de mudar o IP de vez em quando, e dantes com adsl bastava desligar o router e voltar a ligar e tinha IP diferente

 

Agora com fibra desligo o router e volto a ligar e o IP é sempre o mesmo,

 

Alguem sabes como se faz para mudar o IP deste router??

 

Não percebo grande coisa de redes ou configurações de routers.. mas ainda sei entrar no router e meter o login meo e pass meo...

 
Ja exprimentei 5 minutos, 15 minutos, meia hora e mesmo 1 hora desligado, e voltei a ligar e continua com o mesmo IP

Grande chatice.. já estou arrependido de ter mudado de adsl para a fibra
Boa tarde

 

Atualmente o serviço MEO Fibra (e meo ADSL com TV) usa o tipo de autenticação "Single-Edge" para a linha. Quer isto dizer que a autenticação deixa de ser feita com um username e password a pedido do router que se autentica para passar a ser atribuido pela central pelo ID da linha quando o router é ligado. A desvantagem deste processo é precisamente que por mais que se desligue e ligue o router a Lease que contem os IPs atribuidos à tua ligação ficam guardados na central e atribuidos à tua linha, sendo renovados normalmente de 48 em 48h e quando são renovados muito provavelmente terás o mesmo IP atribuido a menos que ele seja nesse momento atribuido a outro cliente.

 

Para concluir o IP é dinâmico no sentido em que o mesmo PODERÁ mudar e não tens controlo sobre o mesmo (o IP) com esta tecnologia.


Espero ter esclarecido pelo menos...

 

fferreira007
Boa noite

 

Pelo que percebi ligou mesmo o cabo óptico a outro equipamento. Se assim foi será normal que o serviço não funcione, pois é necessário que haja um registo do ONT na OLT, registo esse que só é feito com os equipamentos da MEO/PTEmpresas. 

 

Agora coloca-se as várias alternativas dependendo do serviço contratado (residencial ou empresarial) e dos equipamentos que tem instalados. 

 

Se tiver instalado o FGW GR241AG sugiro ligar um router próprio na porta Eth4 e ativar o modo Bridge para ficar com um acesso direto com ip público.

 

Se tiver uma solução ONT+router sugiro manter o ONT e colocar um router próprio compatível com o serviço fibra (há soluções simples de usar e configurar da Asus e da TP-Link, embora prefira os Asus...). Se tiver algum router próprio pode ver se dá para instalar um firmware tipo DD-WRT ou Tomato que permita configurar as IP Tables necessárias para o funcionamento do router (solução complexa, mas se souber o que fazer também funcionará corretamente). 

 

Finalmente, se for um cliente empresarial pode sempre contactar o departamento comercial e pedir uma solução à medida que sirva as suas necessidades (solução mais cara, mas mais simples e com garantias no funcionamento). 

 

Espero ter ajudado 😉
Infelizmente não vai dar. 

Mas como alternativa pode trocar o router do operador por outro equipamento próprio, desde que devidamente configurado. 

Se a sua única preocupação tem a ver com os gastos energéticos garanto-lhe que as diferenças entre ter um equipamento 2em1 são irrisórias face a ter 2 equipamentos. Por outro lado se precisa de dum equipamento que de maneira geral funcione melhor, aí sim aconselho a procurar um router compatível, ou apoio informático nesse processo. 
Boas o meu conhecimento não é muito

mas hoje fui obrigado a colocar este router,

tinha as portas das câmaras de vigilância configuradas no outro router,

Agora como faço para abrir as portas para as câmaras neste router?

obrigado
Boas Obrigada pela informação

mas fiz isso e não dá

emabaixo indico o que tinha no outro router

e quero colocar neste

O que tenho de errado?
Muito Obrigado é isso mesmo,

fui ver o IP das camaras e fiz o que me indicaram

tudo a funcionar

Obrigado pela ajuda

e que estas dicas sirva para outros que esteja empachados como eu!

Obrigada
Mas deve de faltar algo, consigo aceder às câmaras do exterior mas se tiver ligado pelo wirless a rede interna não consigo! Terá agiam coisa haver com o ip, pois eu no outro router identificava às câmaras com o MAC?
Ok Obrigado,

vou fcar a aguardar
Ok, quando eles disserem alguma coisa diz! Se for necessário eu fazer uma reclamação diz o que tenho de dizer que eu faço também!
Eu abri as portos na parte da segurança, acesso, encaminhamento de portos depois criei uma regra, o problema é que tens de ter IP do que queres abrir as portos, com o MAC não dá dizem que na proxima atualizaçao vai dar!
Qual é o programa que usas?


eu uso o TeamViewer e funciona perfeitamente, sem ter que configurar!
Eu já reclamei uma série de vezes, até que entraram em contacto comigo e me indicaram que é um bug, está no caderno para correcção, mas o técnico informou que poderá levar uns meses a ser corrigido, até lá é esperar ou pedir um router dos antigos!
O router tem que ter "nat loopback enabled".  Quetionei a MEO acerca do assunto e espero resposta.
Que remédio!

Obrigado Joka929
[quote]  escreveu:
I tried to get port forwarding to work with my home assistant server, did not succed. 
I bought a ASUS RT-AC87U on Worten and run it through the GR241AG set in bridged mode. ASUS has some routers compatible wirh MEO, Vodafone etc, that is with VLANS etc correctly configured so it can be connected to a ONT and the GR241AG can be disconnected totally. 
I am very satisfied with the ASUS router. 

rickiek for your quick input, much appreciated!

I checked the compatibility list and I saw that MEO has my LAN router marked as compatible, however, I am not able to use it as main node for all traffic due to other constrictions.... 😕  the "main" router of the house must be the GR241AG, so I can't set it as bridge

 

 

INTERESTING UPDATE:

While trying to add ports, the Gateway put out a weird message about a set of ports "already be in use". There was nothing in the config, no service was using the range of ports I needed to configure (example, 33000-33100). Other ports were accepted in the configuraiton, even if of course not actually working as per previous post.

 

While I was still testing, I reset the Gateway to factory ("Restauro de configurações originais"). With huge surprise, I saw the device taking back the 2.4 wireless SSID AND PASSWORD ON ITS OWN, as soon as connected to the fiber.

Tried to change it, save it, reboot it, reset to factory again, comes back with original MEO settings and again when connected to fiber it takes back my first "old" SSID and password.

 

Concerned with privacy and security, I called MEO: the tech support agent that replied, said that MEO keep on its server "configuration of clients to help in restoring should somethign happen tot he device, to avoid that all configuration gets lost". I pointed out that only the SSID and password were restored and (apparently) nothing else of the actual configuration, and that this "help" was not happening when resetting the older Thomson technicolor, his replied was that "the changes are kept on their servers for 24 or 48 hours (he was not sure), and that any new change in configuration would be overwritten" eventually. 

In relation to the ports not opening, he referred that "it is a known issue of the device while opening ports for VPN, that nothing gets actually opened"; he said that will refer the issue to the team that "manages the ports" and they will call be mack in 24 hours.

When I mentioned that the issue is specific to the same range of ports I was using in previous device, mentioned that it was not for VPN, and asked if "MEO servers" also saved something more than the SSID, he could not be more specific on what was saved.

I asked to cancel whatever personal configuration they have of my network, he referred that they do not have access to those "servers".

 

In my view, it is a HUGE concerns that someone (in ISP) has my wireless password. It is like they have a copy of the keys of my house and I have no clue if someone is using it, there is a reason if we protect a SSID with a password and not advertise it.

Is this ever happened to anyone??? It is the first time in my life that I see something like this.
hi marco75

 thanks for your update!it is always good to have valuable information shared, even if I remain convinced that any kind of password shdoul never ever be stored in clear on anyone beside where the password woner decides to store it..... in ash ok, but clear text.....wow...  Regardless, I have a weird news. some time ago, something must have changed on ISP side. I know, first reaction is always to say that the user doesn't have any idea on what she is doing, it is not the case! all of a suddent, the router accepts  and actually does port forwarding, and it does NOT restore ANY configuration after a hard reset (going back to blank initial configuration, as it should be). ---- Nothing automatically restored anymore.---- Ports are now forwarding.   ---- Software version remained the same, 3RGW040200r015.----Nothing changed on my side,  so *something* must have changed because now everything is working like a normal router would....I am puzzled...
Crachá +1
Olá a todos, tenho um router GR241AG com serviço fibra, quero aceder ao meu pc fora de casa por Remote Desktop do windows. Já criei uma conta na página de clientes MEO com um nome para o serviço dynip.sapo.pt, que diz que está activo, até aqui tudo ok. Mas e agora? É preciso configurar no meu router? Na pagina de configuração do router em DNS Dinamico só aparecem disponiveis os serviços de no-ip.com; dyndns e de tzo. Como faço então?
Quero aceder por Remote Desktop Connection ao meu pc, preciso de reencaminhar as portas 3389? Onde? Só no router?
Gostaria de ajuda, obrigado!!
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


duvido que seja resolvido...a porta 80 está reservada para o trafego de internet...duvido que alguma vez fique disponivel...
Reputação 1
Crachá +4
 Qual a velocidade contratada já agora?


Tive perdas no serviço Giga com ONT separado e nunca soube bem porquê. Ligação direta PC-ONT idem aspas.