Navegar com mais privacidade e mais segurança

  • 13 March 2021
  • 0 respostas
  • 30 visualizações

Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

Desde já algum tempo que uso e recomendo estas extensões Ghostety e WOT.

O Ghostery é uma poderosa extensão de privacidade. Bloqueia anúncios, interrompe rastreadores e por consequência acelera o carregamento de websites. Disponível para (Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, iOS e Opera). Tem um funcionamento simples e ativado torna a tua navegação quase anonima. É open source, tem uma excelente reputação e para quem prima pela privacidade, essa extensão é um must. nota: por consequência própria extensão, Ghostery tem de observar dados da tua navegação.

Nota adicional: Alguns poucos websites poderão não se comportar muito bem com o Ghostery, ambas extensões tem um botão, para desativar só naquela página, o que é muito útil.

Mas o que seria da privacidade sem a segurança? Muitas vezes o anti vírus não tem capacidade de analisar um website antes de o abrires. Se o website tiver conteúdo malicioso, dependerá da capacidade do teu antivirus ou blocker. O melhor sistema que encontrei até agora é o WOT.
 


WOT é a Web of trust. é mais uma ferramenta útil e poderosa pois é baseada na sua rede de milhões de utilizadores. O WOT permite em tempo real analisar / confirmar a reputação na comunidade. E é tão simples como: no resultado de uma pesquisa do google o WOT coloca um ícone alertando se o website é seguro (limpo) ou se não é de todo recomendado.

 

exemplo google: ícone do lado direito do link nos resultados da pesquisa tem cores. Verde ok, amarelo suspeito, vermelho não entrar de todo!


No WOT não existe centralização da informação. Todos utilizadores são membros ativos que podem dar o ser contributo. Isso aplica-se igualmente a outras situações (páginas com código malicioso, páginas com esquemas e/fraude etc).

Não partilho links, porque as extensões são facilmente encontradas.

 


0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder