Resolvido

Não consigo obter a velocidade contratada de internet via cabo (ethernet)

  • 13 September 2022
  • 80 respostas
  • 1449 visualizações


Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

80 respostas

Reputação 1
Crachá +1

a zona de comentarios deste post ficou wild assim bem do nada 💀

Reputação 7
Crachá +24

@Vascoazev2074  há os que realmente tentam , depois há outros , enfim , da minha parte ajudei no que seria possível.

A partir daí só o apoio técnico.

Reputação 4
Crachá +1

@toninho  o tvi reality está com sinal aberto, sente se lá no sofá e faça realmente algo proveitoso .

Agradeça a ajuda com um Like, ou marque a "Melhor resposta", para ajudar os outros a encontrar rapidamente a solução.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@toninho dás informações erradas ás pessoas, e ainda metes um like em ti próprio como se tivesses a fazer um favor as pessoas com informações erradas!?!?!?!?!?

 

Estou confuso...

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@toninho repetir sempre o mesmo Post é considerado SPAM...podes ser banido por isso...

Reputação 4
Crachá +1

a zona de comentarios deste post ficou wild assim bem do nada 💀

🤣🤣🤣🤣🤣

Reputação 2
Crachá +8

já tentei fazer isso tudo.

enquanto estava na pagina de gestao do router reparei nisto

ali diz 100 mbps de velocidade nao deveria dizer 500mbps? apesar de a velocidade que estou a obter nao ser de 500mbps nao deveria ser essa a “ apresentada “ ali?

O que está conectado a essa porta? A box Meo? Um tv? Estes apenas permitem fastethernet (100mbs).

Nenhum operador, que eu saiba, possui uma box com gigabyte...e nem é preciso! 100 mbs suporta muito bem 2 canais UHD… Se tem Netflix pela box esteja descansado que chega e sobra...

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues não complique, este user tem um tópico onde só deram bitaites.

Se leu o tópico, o problema é ter Wi-Fi e não conseguir ter por lan, eu e o @NeoPayne despistamos o que poderia ser, não é nada do despistado , a partir  daí só o apoio técnico, (td indica troca de router) não vale a pena estar a inventar mais num tópico que dá dó ver alguns comentários.

Reputação 7
Crachá +21

já tentei fazer isso tudo.

enquanto estava na pagina de gestao do router reparei nisto

ali diz 100 mbps de velocidade nao deveria dizer 500mbps? apesar de a velocidade que estou a obter nao ser de 500mbps nao deveria ser essa a “ apresentada “ ali?

 

Essa porta deve ter a box ligada, ligue o pc a outra porta e veja a velocidade que la aparece (no mesmo quadro)

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues não complique, este user tem um tópico onde só deram bitaites.

Se leu o tópico, o problema é ter Wi-Fi e não conseguir ter por lan, eu e o @NeoPayne despistamos o que poderia ser, não é nada do despistado , a partir  daí só o apoio técnico, (td indica troca de router) não vale a pena estar a inventar mais num tópico que dá dó ver alguns comentários.

O user colocou uma imagem, em que uma porta tem um dispositivo conectado… se funciona ou não, a imagem não o informa. Quem anda nestas andanças sabe muito bem que os equipamentos são  fast ethernet…

Pergunte-se ao user: que equipamento é e se tem acesso à internet?

Aconselham o reset… incrível! Antes de mais um reboot! Depois a cablagem está ok? Claro nem todos podem testar um cabo de rede.. mas podem trocar de cabo e testar! Estes routers da Meo “sempre em pé” são um problema… são um problema porque caiem, puxados pelos cabos, porque são afastados para um lado e outro para limpeza… a assistência técnica irá lá resolver de borla, mas enquanto não vai,  o cliente vai continuar a ter problemas!

 

Reputação 7
Crachá +24

@pfrodrigues se tem Wi-Fi com as velocidades a cablagem está ok, o homem já trocou vários cabos , já experimentou nas várias portas , caramba , basta ler as respostas, pelo menos dele.

Desisto deste tópico, não vale a pena .

Reputação 2
Crachá +8

@pfrodrigues se tem Wi-Fi com as velocidades a cablagem está ok, o homem já trocou vários cabos , já experimentou nas várias portas , caramba , basta ler as respostas, pelo menos dele.

Desisto deste tópico, não vale a pena .

Faz bem… a maioria “diz” que “fez isto e aquilo”, mas, para quem tem um pouco de calo, tem que ser tudo bem dissecado...

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não basta ter calo...basta ter “escuta” ativa...nesta caso leitura...já foi bem mais que evidente que existe a enorme possibilidade de as saidas do router estarem danificadas…

 

este tópico não precisava de ter 2 paginas de palha...basta ler e não escolher as palavras a ler...

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

não basta ter calo...basta ter “escuta” ativa...nesta caso leitura...já foi bem mais que evidente que existe a enorme possibilidade de as saidas do router estarem danificadas…

 

este tópico não precisava de ter 2 paginas de palha...basta ler e não escolher as palavras a ler...

É como escreve, “possibilidade”… não está tudo “dissecado”! Tem que se “rebuscar” tudo!

 

 

Boas,
Quando tinha o Windows 3.11, resolvia problemas em desligar o PC da corrente AC 220 - 240 volts. 

Em 2014 quando instalaram Fibra ótica em casa de minha irmã Maria colocaram:

 

  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 6 (fichas de fabrica) entre ONT e router horizontal, Technicolor TG784n v3 
  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 5e (fichas de fabrica) entre router e Box TV, alguns anos depois verificamos que a imagem, na TV não estava normal, talvez por causa das limpezas habituais, foi preciso apertar a ficha com um alicate. Soubemos que o problema estava no cabo porque utilizamos outro.

No local existe um cabo CAT5e (fichas de má qualidade) a ficha já foi substituída por uma melhor porque a velocidade não ultrapassava os100 Mbps ligado ao router porta #4 - 1000 Mbps.

O router Fiber Gateway vertical tem vantagens nas performances e desvantagens para as 4 ligações portas 1000 Mbps se não tiver fichas adequadas nos cabos. O Sr pfrodrigues está certíssimo.
 
Alguns problemas poderão ser resolvidos em desligar o aparelho da tomada durante 30 segundos.

Um dos meus portáteis tem a porta 1000 Mbps danificada, tinha apenas 100Mbps, neste momento tenho adaptador USB para 1000Mbps e tenho as velocidades contratadas.

Qual foi o problema encontrado na instalação?

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Reputação 7
Crachá +21

…….

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Poder, podiam e podem, mas a deslocação do tecnico tem custos, na meo 40€

Reputação 2
Crachá +8

Boas,
Quando tinha o Windows 3.11, resolvia problemas em desligar o PC da corrente AC 220 - 240 volts. 

Em 2014 quando instalaram Fibra ótica em casa de minha irmã Maria colocaram:

 

  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 6 (fichas de fabrica) entre ONT e router horizontal, Technicolor TG784n v3 
  • Cabo UTP,  RJ45 CAT 5e (fichas de fabrica) entre router e Box TV, alguns anos depois verificamos que a imagem, na TV não estava normal, talvez por causa das limpezas habituais, foi preciso apertar a ficha com um alicate. Soubemos que o problema estava no cabo porque utilizamos outro.

No local existe um cabo CAT5e (fichas de má qualidade) a ficha já foi substituída por uma melhor porque a velocidade não ultrapassava os100 Mbps ligado ao router porta #4 - 1000 Mbps.

O router Fiber Gateway vertical tem vantagens nas performances e desvantagens para as 4 ligações portas 1000 Mbps se não tiver fichas adequadas nos cabos. O Sr pfrodrigues está certíssimo.
 
Alguns problemas poderão ser resolvidos em desligar o aparelho da tomada durante 30 segundos.

Um dos meus portáteis tem a porta 1000 Mbps danificada, tinha apenas 100Mbps, neste momento tenho adaptador USB para 1000Mbps e tenho as velocidades contratadas.

Qual foi o problema encontrado na instalação?

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Quem faz os cabos aqui sou eu… o instalador não teve qualquer trabalho! Eu tenho alicate, o equipamento de teste aos cabos, não dou “chatice”.

É evidente que a maioria dos clientes  dos operadores não tem noção de que um cabo pode estar danificado ou com má conexão ao router. Afirmar que as portas do router estão queimadas sem qualquer despiste, pode ser aceite pelos clientes que nada percebem… agora só se pode ter a certeza que estão queimadas depois de testar as várias situações que podem ser a causa do problema…

E não vale a pena argumentar que os clientes, neste caso o membro que aqui vem colocar o seu problema, que não sabe como verificar ou não o consegue fazer… o membro “conseguiu” chegar até aqui, ao Fórum, é bo que seja informado de todas as possibilidades… se depois colabora ou não, se é um problema, com toda a certeza será este que tem interesse em o resolver…

Os meus routers estão na vertical, agarrados à parede por parafusos que encaixam na base destes, nas furações para tal… não se mexem! A cablagem (e é muita) não está exposta a qualquer toque acidental, é preciso querer lhe aceder..

O CAT 5 chega bem em casa...

…….

As empresas de telecomunicações poderiam substituir fichas de cabos de má qualidade que ligam aos seus routers num valor simbólico como por exemplo €2.50 cada.  
 
 

Poder, podiam e podem, mas a deslocação do técnico tem custos, na meo 40€

Faz sentido quando instalam routers, na vertical ou fazem upgrade ainda nas deslocação para reparar avarias.

O MEO também poderia pensar em vender um armário em plástico para colocar os seus equipamentos e outros para evitar acidentes com animais e pessoas.
O engº NeoPayne e seus colaboradores, no forum talvez poderiam fazer o desenho do bastidor com espaço para colocar o router, switch de cabos, distribuidor de cabos RF e tomada de eletricidade para ligar os transformadores.  

Numa das casas de minha irmã Maria fizeram upgrade de 500/100Mbps para 1000/200mbps, instalaram o Fiber Gateway WI-FI5, tem as 4 portas ocupadas com cabos para 3 boxes e um cabo para um switch de 5 portas com cabos para 2 pontos de acesso e cabo de RF. São demasiados cabos por detrás da TV em cima duma mesa e pendurados. Já pensei em comprar uma caixa que a EDP utiliza para colocar o contador e disjuntor e fazer furos por detrás em baixo e em cima da caixa para entrar ar fresco, na parte inferior e sair ar quente na parte superior e talvez retirar a porta com vidro acrílico. 

A Internet é utilizada há 5 anos numa extensão em L de 24 metros sem fios a partir do router e 2 pontos de acesso económicos com portas 1000: AC 750 e AC1200. nunca fizemos testes de velocidades por cabo com 500 megas nem recente giga. 
Penso que o meu telemóvel é limitado a 300-350 Mbps, consegui 290/219 Mbps a 5m do router por detrás da TV. 

Quando tiver oportunidade vamos fazer testes de velocidades por cabo para ver se tem cerca de 900/200 Mbps não vamos alterar, a largura de banda de 5 GHz de auto 20/40/80 MHz para 160MHz.

Estou interessado em saber qual foi problema da velocidade do Vasco e como resolveram porque deveria ter mais de 475/95 Mbps em netemede
Cumprimentos
José Francisco
 
 

 

Reputação 2
Crachá +8

Na minha irmã “inventei” algo… ela tem um gato, parece que estes bichos conseguem visualizar a luz dentro do cabo óptico (o que liga o router ao cabo de Fibra óptica)… o resultado é que o roem! Então esse cabo protegi-o com uma malha metálica onde onde o gato possa ter acesso😁 > depois todas as portas RJ45 tem um cabo que irão servir smartvs/set-top-box (outros) > então logo perto do router, que se encontra no topo de um móvel de madeira, possuem vários fixadores para cabo… o router não corre o risco de cair, puxado pelos cabos.

 

Na minha irmã “inventei” algo… ela tem um gato, parece que estes bichos conseguem visualizar a luz dentro do cabo óptico (o que liga o router ao cabo de Fibra óptica)… o resultado é que o roem! Então esse cabo protegi-o com uma malha metálica onde onde o gato possa ter acesso😁 > depois todas as portas RJ45 tem um cabo que irão servir smartvs/set-top-box (outros) > então logo perto do router, que se encontra no topo de um móvel de madeira, possuem vários fixadores para cabo… o router não corre o risco de cair, puxado pelos cabos.

 

Boas,
Genial.
Obrigado pelas suas ideias.


Na minha zona, penso que os técnicos agora utilizam cola quente para fixar os cabos de fibra e RJ45.

Com a sua malha metálica fica à prova de balas e de animais, parece um excelente solução.
Encontrei gora mesmo uma mangueira de duche rota, com um metro, vou retirar a mangueira de borracha para pintar a parte metálica e passar o cabo fino de fibra por dentro.    
CAT5 cable is typically used for Ethernet networks running at 10 or 100 Mbps.
(CAT5e) cable designed to support full-duplex Fast Ethernet operation and Gigabit Ethernet.
A diferença de preço de CAT5e para CAT6 é pouca, muitos utilizadores preferem CAT6, na minha casa tenho cabos com fichas de fabrica.

Tenho um aparelho com leds para medir cabos e um alicate low cost para se algum dia por necessário.   

Antigamente algumas placas e portas 100 Mbps nos computadores chegavam a queimar, cheguei a ter uma de reserva.

Espero que já tenham encontrado o mistério, na casa do Sr Vasco.

cumprimentos

josé
 

Mangueira de duche para reutilizar graças a ideia de pfrodrigues.

 

Reputação 7
Crachá +24

@A R R e @pfrodrigues  vocês estão a falar a sério, ou estão na brincadeira um com o outro!?

Nenhum dos dois ouviu falar em organizadores de cabos ??

🤷‍♂️🤦‍♂️

@A R R e @pfrodrigues  vocês estão a falar a sério, ou estão na brincadeira um com o outro!?

Nenhum dos dois ouviu falar em organizadores de cabos ??

🤷‍♂️🤦‍♂️

A sério e quase toda a gente que conheço com animais causam estragos, na minha casa uma vez foi o cabo de telefone. Na casa de um familiar foi a senhora de limpeza, Na casa de minha irmã Maria foi a ficha mal cravada a velocidade desceu de 200 para 100Mbps. Um amigo fez angulo de 90 graus e colocou grampos e partiu a fibra ou na zona de encache, os técnicos oferecera um um cabo de 3 metros. 

 
Desconhecia que havia organizadores de cabos. Fui à worten e encontrei muito obrigado. 

Numa foto do router Fiber Gateway Wi-Fi6 podemos ver os cabos pendurados estou pensando comprar uma caixa de plástico da EDP para colocar os equipamentos sobre uma mesa por detrás da TV. 

Pode informar se o Fiber Gateway aquece muito? e se vai ser necessário colocar ventoinhas tenho uma muito silenciosa artic cooler fan.
atenciosamente

 

Reputação 7
Crachá +24

@A R R o router não deve estar atrás da tv, nem fechado em caixas . 
Organizador de cabos existem muitos além do que colocou , basta ver qual mais se adequa às suas necessidades.

@A R R o router não deve estar atrás da tv, nem fechado em caixas . 
Organizador de cabos existem muitos além do que colocou , basta ver qual mais se adequa às suas necessidades.

Numa das instalações a estante não tem espaço para colocar o router Fiber Gateway ao lado da TV e minha irmã Maria não quer um switch de 5 portas, distribuidor de cabo RF, os transformadores e fios à vista. 

O Router TG784n V3 estava debaixo da TV ao lado da box TV. 

O router encontra-se numa sala/cozinha por detrás da TV 43” e entre o router existe um WC e quarto de cama.
Estamos pensando em fazer uma estante da mesma altura da existente para melhor colocar os equipamentos por detrás da TV.

Na instalação de outra casa tem gatos, vamos proteger o cabo de fibra ótica e organizar os cabos da melhor forma com router Fiber gateway ao lado de uma TV. para cobrir sala grande, cozinha grande, escritório, garagem próximo do router, espaço superior aberto com cerca de 10,00 x 5,00m parte exterior da sala e cozinha.

Ficamos a aguardar notícias das velocidades por cabo do Sr Vasco.

Cumprimentos

Reputação 2
Crachá +8

@A R R e @pfrodrigues  vocês estão a falar a sério, ou estão na brincadeira um com o outro!?

Nenhum dos dois ouviu falar em organizadores de cabos ??

🤷‍♂️🤦‍♂️

Acha que não sei do que se trata um organizador de cabos? Também o tenho onde realmente faz falta. Depois cá em casa não tenho animais para além dos humanos..

 

O Cabo ótico Single-mode com conector SC/APC Conector (GPON), que liga o Fibergtaway à tomada óptica, é que deve estar protegido… é este que é “atacado” pelos gatos.

 

Se você conhecer algum instalador, pergunte-lhe se esta situação acontece com regularidade… eu não sou instalador, por acaso sei que é regular (fiquei a saber).