Não consigo aceder em casa wifi no meu Samsung

  • 17 October 2013
  • 31 respostas
  • 6954 visualizações

Boa noite,

tenho um router Thomson TG78anv3, e um Samsung Galaxy Star.
Tenho o pacote m4O.
Estive a tentar aceder pela rede wi fi, e ponho a pass, mas ele diz sempre que ocorreu um erro de autenticação....

Alguma sugestão?

PS: a rede funciona bem no portátil

31 respostas

Reputação 6
Boas
Experimenta mudar o tipo de encriptação no router .

Ps: Podes tambem tentar mudar de canal para 1 ou 5
Boas
Experimenta mudar o tipo de encriptação no router .

Ps: Podes tambem tentar mudar de canal para 1 ou 5

~ups... isso para mim é grego....
o problema não é do tlm???

como se faz essas mudanças, e vão ter algum efeito na velocidade da fibra ou no wireless??
Reputação 6
~ups... isso para mim é grego....
o problema não é do tlm???

como se faz essas mudanças, e vão ter algum efeito na velocidade da fibra ou no wireless??

É simples no internet entra teste link http://192.168.1.254 username :meo password: meo

Depois clica em rede doméstica / interfaces e clica em wlan , depois em configurar

Edita os parâmetros que estão marcados na 2ª imagem com “alterar”



E depois clica em aplicar

Se usares WPA2-PKS não vais perder velocidade , mas se não der podes testar outro modos
vê se entendi bem...

A região tem de ser Europe (já tinha no meu)
Modo de segurança tem de ser WPA2-PSK (tenho WPA-PSK + WPA2-PSK)

Se entendi, ao mudar, a velocidade é a mesma, mas agora não me irá pedir a pass, indo directamente para a net, certo'?
Reputação 6
vê se entendi bem...

A região tem de ser Europe (já tinha no meu)
Modo de segurança tem de ser WPA2-PSK (tenho WPA-PSK + WPA2-PSK)

Se entendi, ao mudar, a velocidade é a mesma, mas agora não me irá pedir a pass, indo directamente para a net, certo'?

Não , vai pedir pass na mesma o sistema de encriptação é que é diferente , e sim não mais notar diferença na velocidade

Ps: não te esqueças de meter canal manual 1 ou 5
Não , vai pedir pass na mesma o sistema de encriptação é que é diferente , e sim não mais notar diferença na velocidade

Ps: não te esqueças de meter canal manual 1 ou 5

continua na mesma... ocorreu um erro na autenticação... quer com a 1 quer com a 5

que estarei a fazer mal???
A pass é a wireless key, certo?
Reputação 6
continua na mesma... ocorreu um erro na autenticação... quer com a 1 quer com a 5

que estarei a fazer mal???
A pass é a wireless key, certo?

Certo
Esse telefone já consegui anteriormente ligar a esse router?

Caso já tenha , experimenta apagar a ligação que esta guardada no telefone e cria de novo

Ps : podes também mudar o nome da rede ”SSID” no router e usar outra password só para fazer o teste
é a 1ª vez... veio da portabilidade..llooll

como se faz essa mudança??
Ps: não te esqueças de meter canal manual 1 ou 5

1º é discutível aconselhar a colocar no modo manual quando os routers têm algoritmos para fazer isso automaticamente (alguns até em tempo real, e.g. podem alterar o canal ao longo do dia consoante o "ambiente" wireless à sua volta)

2º porquê o canal 1/5 e não o 6/11 ou o 4/9 ou o x/y? Em todos os sites que falam de wifi os canais recomendados são o 1/6/11 porque são os únicos que cujas frequências não se sobrepõem.

Desculpa a picardia mas não compreendo o porquê de se fazer uma sugestão destas quando não se sabe minimamente o "ambiente" wireless do utilizador (que estações estão a emitir e em que canais) e estar a sugerir colocar o AP em manual especificamente no canal 1/5 sem nenhum fundamento não percebo.

Fico à espera da contra-argumentação 😃
Reputação 6
é a 1ª vez... veio da portabilidade..llooll

como se faz essa mudança??

Fazes isso no mesmo sitio onde mudaste a encriptação .

Fiz uma pesquisa e encontrei que é um problema comum nesses telefones da Samsung

Num dos posts um dos utilizadores disse que mudar para o canal 13 resolveu

Noutros dizem que tens de tens de configurar manualmente o ip e o dns no telefote

Também falam em desligar o telefone retirar a bateria aguardar um ou dois minutos e voltar a ligar o telefone

Mas sendo o telefone novo e fornecido por a operadora o melhor será ligares para o 16200 e explicares o problema , eles provavelmente já sabem qual é o problema , visto que ao que parece é comum
Reputação 6
1º é discutível aconselhar a colocar no modo manual quando os routers têm algoritmos para fazer isso automaticamente (alguns até em tempo real, e.g. podem alterar o canal ao longo do dia consoante o "ambiente" wireless à sua volta)

2º porquê o canal 1/5 e não o 6/11 ou o 4/9 ou o x/y? Em todos os sites que falam de wifi os canais recomendados são o 1/6/11 porque são os únicos que cujas frequências não se sobrepõem.

Desculpa a picardia mas não compreendo o porquê de se fazer uma sugestão destas quando não se sabe minimamente o "ambiente" wireless do utilizador (que estações estão a emitir e em que canais) e estar a sugerir colocar o AP em manual especificamente no canal 1/5 sem nenhum fundamento não percebo.

Fico à espera da contra-argumentação :D

São apenas sugestões canal 1 ou 5 porque são os canais que uso normalmente com melhores resultados práticos do que com outros “por experiencia própria”

Porque estar a sugerir isso ?
No post original do rdmagic ele pediu sugestões foi o que fiz , seria melhor não tentar ajudar mesmo não sabendo ao certo onde estaria o problema ?

Porque sugerir canal manual ?
Partindo do principio que todas as operadoras metem os router em auto que é o canal 11 , pareceu-me que sair desse canal seria uma boa maneira de começar visto que pode ter outros routers a volta do dele .

No final tens alguma sugestão para o tentar ajudar ?

Ps: este é um fórum que funciona com entreajuda entre os utilizadores , uma má sugestão “ou não ” é melhor do que nenhuma , concordas ?
llooll
tou a ver que sim... é um espetáculo...
se alguem tiver outras ideias avise, que o canal 13 e o ssid, tb...
lllllllloooooooooooolllllllll
granda noia
Reputação 6
llooll
tou a ver que sim... é um espetáculo...
se alguem tiver outras ideias avise, que o canal 13 e o ssid, tb...
lllllllloooooooooooolllllllll
granda noia


Sabes introduzir o ip dns e Gateway manualmente no Samsung?

os dados são estes
Ip-192.168.1.70 “pode ser qualquer um entre 66 e 252”

Gateway-192.168.1.254

Dns- 212.55.154.174
212.55.154.190
Sabes introduzir o ip dns e Gateway manualmente no Samsung?

os dados são estes
Ip-192.168.1.70 “pode ser qualquer um entre 66 e 252”

Gateway-192.168.1.254

Dns- 212.55.154.174
212.55.154.190

não sei um corno, mas vou descobrir e amanhã falamos
obrigado
Reputação 6
não sei um corno, mas vou descobrir e amanhã falamos
obrigado

vê se isto é util

How to configure Samsung Star WiFi connection?
...seria melhor não tentar ajudar mesmo não sabendo ao certo onde estaria o problema? ...

Não é isso que coloquei em causa :)
Eu proprio faço isso ao tentar ajudar outros users.



...Partindo do principio que todas as operadoras metem os router em auto que é o canal 11...


Errado, no modo auto o router auto ajusta-se e escolhe o melhor canal no momento em que o router inicia (e agora falo especificamente nos modelos que o meo instala).
Exemplo: em minha casa só apanho o meu wireless e o wireless dum vivinho. Quando o router arranca fico no canal 1 se o router do visinho estiver no 6 ou visse-versa.


São apenas sugestões canal 1 ou 5 porque são os canais que uso normalmente com melhores resultados práticos do que com outros “por experiencia própria”

É aqui que está o problema. não existem canais melhores que outros (bem talvez o 1/6/11 pela razão que referi) se o canal 5 dá bons resultados em tua casa não quer dizer que dê nas outras onde os AP's que estão a emitir são completamente diferentes.
Eu posso ter visinhos a emitir no canal 1 e 5 e não ter ninguém a emitir no 11 por exemplo, e ao seguir a tua sugestão já fico queimado. Quem quiser experimentar e optimizar com o modo manual
sugiro que o faça com base em dados concretos do "ambiente" wireless da sua casa, sugiro por exemplo o programa WifiAnalyzer (grátis) para android que mostra em gráficos os AP's, a potência etc e sugere qual é o melhor canal para se usar com base nessa informação. (ver imagens abaixo**)

Usando uma analogia dizer a alguém para usar o canal 1 ou 5 é a mesma coisa que sugerir a um amigo (que vai viajar) um chapéu de chuva sem saber para que pais ele vai.


No final tens alguma sugestão para o tentar ajudar ?


Esses problemas são 99% das vezes culpa do cliente wireless, e.g. password errada, portátil antigo que não suporta WEP etc.
Não tenho mais sugestões a acrescentar para além das que já deste, só queria discutir a questão dos canais que a meu ver foi uma má dica.
Só contribuiu para criar mais entropia e confusão pois aposto com uma confiança de 99% que o prob não é do canal 🙂 mas isso é o menos porque como tentei explicar e só por isso é que me dei ao trabalho de escrever estes posts é que a dica é tecnologicamente errada.



**
WifiAnalyzer a mostrar os AP's:

http://www.aaii.com/objects/get/2544.jpg

WifiAnalyzer a sugerir os melhores canais:

http://i.i.cbsi.com/cnwk.1d/i/tim/2011/05/04/Wifi_Analyzer_Channel_Rating_Better_Channels_270x459.png
Reputação 6
Usando uma analogia dizer a alguém para usar o canal 1 ou 5 é a mesma coisa que sugerir a um amigo (que vai viajar) um chapéu de chuva sem saber para que pais ele vai.

Um chapéu de chuva também serve de chapéu se sol dependendo da necessidade de te desenrascares



A questão aqui não é se um canal é melhor ou pior , mas sim que muitos dos telefones da Samsung dão problemas semelhantes e ao ler a varias soluções para o problema com vários telefones , quase sempre envolve mudar para outros canais , não porque o router tenha algum problema mas sim porque os Samsung têm esse problema “não todos ” mas os que têm , usar outro canal pode resolver . mas se não tivesses desviado o foco do post eu ter-lhe dito para testar o canal 8 e 13

Portanto a minha sugestão não foi dada em função do router mas sim em função do equipamento

Ps: como podes ver aqui
http://en.kioskea.net/faq/5280-how-to-configure-samsung-star-wifi-connection sulução canal 8
http://www.sebertech.com/2013/05/galaxy-s4-problem-how-to-make-galaxy-s4.html sulução canal 13
On topic:
lembrei-me destas possíveis causas:

- Encriptação wireless não suportada pelo cliente wireless;
- Chave de cifra errada no cliente;
- DHCP a falhar resultando em 1 ou mais:
- Gateway mal configurado
- Ip do cliente numa rede diferente da do router
- Servidores de DNS mal configurados
- Cliente incompatível com a norma do AP (verificar se o AP não está forçado na norma N);
- Cliente avariado ou defeituoso;
Um chapéu de chuva também serve de chapéu se sol dependendo da necessidade de te desenrascares



A questão aqui não é se um canal é melhor ou pior , mas sim que muitos dos telefones da Samsung dão problemas semelhantes e ao ler a varias soluções para o problema com vários telefones , quase sempre envolve mudar para outros canais , não porque o router tenha algum problema mas sim porque os Samsung têm esse problema “não todos ” mas os que têm , usar outro canal pode resolver . mas se não tivesses desviado o foco do post eu ter-lhe dito para testar o canal 8 e 13

Portanto a minha sugestão não foi dada em função do router mas sim em função do equipamento

Ps: como podes ver aqui
How to configure Samsung Star WiFi connection? sulução canal 8
Galaxy S4 Problem: How To Make Galaxy S4 WiFi Faster | Seber Tech sulução canal 13

Não foi isso que percebi da tua primeira resposta dizes e cito "pela minha experiência própria" deduzindo que estavas a falar dos routers (ou também tens esse tal telefone da Samsung?)
Sendo assim fico contente que sugeriste isso dos canais especificamente para este problema e não como "uma receita genérica" para a restante comunidade porque isso era grave, mas mais uma vez não foi isso que entendi da tua primeira resposta.
Acho que a discussão deste offtopic se encontra encerrada.

PS:

... porque os Samsung têm esse problema “não todos ” ...


Último item da minha lista 🙂
Reputação 6
On topic:
lembrei-me destas possíveis causas:

- Encriptação wireless não suportada pelo cliente wireless;
- Chave de cifra errada no cliente;
- DHCP a falhar resultando em 1 ou mais:
- Gateway mal configurado
- Ip do cliente numa rede diferente da do router
- Servidores de DNS mal configurados
- Cliente incompatível com a norma do AP (verificar se o AP não está forçado na norma N);
- Cliente avariado ou defeituoso;



São causas prováveis

A primeira já foi descartada
A segunda também não pois o problema acontece a vários clientes com o mesmo problema

As restantes são causas possíveis mas se ele pediu ajuda não lhe podes dar apenas causas mas sim exemplos práticos

Se ele conseguir configurar o telefone com ip manual podemos descartar mais algumas

Mas pode também ser resolvido com um update de firmware, se disponível

Não acredito que o problema esteja não router

Ps: porque na pesquisa que fiz não encontrei relatos de problemas de wifi para todos só em alguns
“normalmente esta presente em modelos de gama mais baixa ”

E sim apenas sugeri mudar de canal por se tratar de um Samsung e vi os relatos na pesquisa do Google
Reputação 6
Crachá +10
O canal 1 é preferível por ter o maior comprimento de onda, no espectro das frequências usadas em rádio digital 2.4 GHz, garantindo por isso a maior fiabilidade nas trocas Tx Rx, entre as várias estações. Aquando da necessidade de o alterar, qualquer outro canal longe desse, seja o 11, 6, 5 ou 8 é sempre uma boa sugestão, e o modo manual pode dar mais trabalho mas também é uma boa maneira de saber qual o melhor canal fixo a escolher, no caso de haver múltiplos dispositivos na vizinhança, pois estes podem estar a usar, alguns ou todos, eles mesmos, um canal fixo sem termos a menor ideia.

Dizer que o modo automático é melhor que o manual é relativo e muito subjectivo. Um dispositivo wireless necessita sempre de dois canais para comunicação, sendo no modo manual um fixo, normalmente usado para transmitir e o outro automático (aleatório ou selectivo) para receber, e no modo automático, ambos são adaptáveis ao espaço que ocupam. mas sempre dependendo da programação no firmware, claro. Ora com isto, sabemos que à partida rádios de marcas diferentes podem ser diferentes no seu funcionamento, no que diz respeito à sintonização de canais e, mesmo parecendo o uso do modo automático a escolha mais acertada, numa área bastante povoada, também não está livre de entrar em conflito com outra estação e causar quebras ou interromper a ligação, por causa de politicas de gestão de sinal diferentes.

No fundo isto não vai muito por aí alem do velhinho CB analógico, em que, se ocupássemos um canal já em uso para dizer umas bacoradas, no gozo, a um amigaço nosso, ouvíamos um berro do outro lado e lá tínhamos de pedir desculpa aos ouvintes e mudar para outro. Apenas se automatizou os processos de comunicação. A mudança para Wireless AC pode vir a ajudar muito nestas circunstancias, por usar uma gama de frequências muito acima da actual e inovar em campos, como a multiplexagem. Mas esta tecnologia ainda está um pouco "verde" e, é natural existirem sempre dores de cabeça. Para as curar, temos de basear-nos sobretudo na troca de experiências e na entreajuda...

@@@rdmagic

Esse modelo da Samsung pode não suportar a encriptação que estás a usar no router e o problema parece me resumir se a isso. Aconselho te a desactivares por completo a encriptação no thomson, temporariamente, e experimentares a ligar assim. Se ligar normalmente, depois testa com WEP, WPA e WPA2, PSK ou não, um a um, trocamdo simultaneamente no router e no telemóvel, seguindo as indicações no post do xptopt... Consulta o manual de instruções do teu Samsung para saberes como alterar esses parâmetros.
isso do getaway e afins... tive a ler o manual, aparece isto...

Wi Fi
Active a funcionalidade Wi-Fi para ligar uma rede Wi-Fi e aceder à Internet ou outros dispositivos
de rede.
Para usar as opções, toque em .
• Avançado: edite as definições de Wi-Fi.
• Botão de difusão WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um botão WPS.
• Introdução do PIN WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um PIN WPS.

não tem nada a ver com isso certo??
sabes onde tenho que ir...
descobri que tenho um modelo GT-S5280

PS: vcs são o máximo, vou experimentando cada sugestão dada
isso do getaway e afins... tive a ler o manual, aparece isto...

Wi Fi
Active a funcionalidade Wi-Fi para ligar uma rede Wi-Fi e aceder à Internet ou outros dispositivos
de rede.
Para usar as opções, toque em .
• Avançado: edite as definições de Wi-Fi.
• Botão de difusão WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um botão WPS.
• Introdução do PIN WPS: ligue a uma rede Wi-Fi segura com um PIN WPS.

não tem nada a ver com isso certo??
sabes onde tenho que ir...
descobri que tenho um modelo GT-S5280

PS: vcs são o máximo, vou experimentando cada sugestão dada

Já descobri... alterei tudo, mas nada...
continua a dar erro...
vou passar ao método proposto seguinte
tirando as definições de segurança dá...

agora gostaria de saber a implicação deste ato para a segurança da rede, tendo em mente que vivo numa vivenda e num raio de 30m não tenho casas
Pensei que a discussão tinha acabado mas enfim...
Em vez de reconheceres que erraste ao sugerir genericamente colocar no canal 1/5 (sim foi isso que fizeste porque caso contrário a tua 1ª resposta tinha sido outra, tipo olha amigo isso está tudo certo mas eu só sugeri que ele colocasse no canal 1/5 porque ao que parece podem haver dispositivos com problemas nos canais e pode ser que isso ajude).
Ficou provado que o que sugeriste não faz sentido e está ERRADO.
Se tivesses parado 5 minutos para arrefecer a cabeça se calhar tinhas chegado à conclusão epá o que o tipo diz até faz sentido.
Mas em vez disso foste buscar uns links e tal para justificar a tua sugestão inicial, enfim triste, e depois quando a discussão parecia acabada foste desenterrar o tópico com um post carregado de jargão técnico sem sentido e cabimento, típico, já vi isto dezenas de vezes em vários foruns. (Uma tentativa desesperada de se fazer superior e conhecedor do que não sabe)

Vou só pegar numa frase que acho particularmente grave:


Um dispositivo wireless necessita sempre de dois canais para comunicação...


Errado e demonstra profundo desconhecimento sobre a matéria. Podes usar um só canal para a comunicação, claro que neste caso só transmite um de cada vez, tipicamente uma antena não pode transmitir e receber ao mesmo tempo, o que faz com que no caso concreto do wireless b/g a comunicação é como eu descrevi ou seja é half-duplex. No caso do wireless N a coisa muda de figura porque usa técnicas de multistreaming aka MIMO. (não é tão fazer uma frase que não diz nada só para usar jargão? :he:)

auto vs manual:
Bem, um bom AP, tipo ruckus (adoro ruckus wireless anyone? - mete qualquer cisco a um canto) tem algoritmos (do caraças) para escolher o melhor canal e faz essa escolha ao longo do tempo. (aka Ruckus channel fly)
Uma porcaria de router como o 784n escolhe o canal quando arranca, se tiver 1 mês ligado se calhar isto não é boa ideia, e admito que com estes routerzitos da treta possa ser mais benéfico escolheres e fixares o canal dependendo do electromagnetic environment. Mas isso é para "experts" como nós que sabemos o estamos a fazer (?) e não recomendo ao público em geral. A ser feito deve ser feito com cabeça tronco e membros usando uma ferramenta para ajudar e não colocando no canal 5 porque se leu num forum que o canal 5 é o que tá a dar.

Por último queria dizer que não gostei da tua atitude e da forma como me respondeste esperava mais especialmente por és moderador e devias dar o exemplo.

PS: não respondo mais a este tópico.

Responder