Modem Thomson/Speedtouch 330...ajuda por favor?

  • 23 Dezembro 2014
  • 2 respostas
  • 1270 visualizações

  • Principiante
  • 1 resposta
Bons dias a todos os colegas deste forum. Antes de mais quero apresentar as minhas saudaçoes e agradecer desde ja a possivel ajuda que me poderão eventualmente prestar. Sou novo aqui nestes lado, assumo desde ja ser um leigo em informatica, computadores e redes de internet, humildemente o assumo, por isso peço desde ja desculpa se escrever algum disparate que vos possa fazer soltar algum sorriso ou algo assim. No entanto irei ser o mais honesto e descritivo possivel para ver se me podem ajudar.
Em casa de meus pais, onde passo muito tempo por questoes pessoais, (e donde teclo agora), tenho um PC que serve tanto para eu fazer os meus pequenos trabalhos e pesquisas pessoais na net, passar um bocado do tempo, etc, tal como o meu pai, que ja é velhote, sem muitos estudos, mas que tambem o ajuda bastante a passar o seu tempo, navegando, etc.
Somos clientes desde 2003 da antiga SAPO, agora tudo MEO PT e afins. Posso dizer que sempre estivemos satisfeitos com o vosso serviço ao longo dos anos, antes Sapo, agora Meo como ja referido. Como nunca fomos muito exigentes nem eximios em conhecimentos informaticos e afins, assumimos estar bastante satisfeitos com o serviço prestado. Para vos ajudar vou dar as caracteristicas. É um PentiumR 4 CPU, 1,00 GB de Ram, Windows XP Prof, SP3 de 2003, disco de 500Gb. Como veem nada de especial e humilde mas que bem afinadinho vai sempre dando para os gastos da casa.
Para acedermos á Net desde ha sensivelmente uns 7 anos que temos um Modem Thomson//Speedtouch 330 como o da figura abaixo:
http://2dsl.ru/uploads/posts/2013-04/1366293289_1.jpg

O funcionamento sempre foi bastante simples, so tem dois fios, (umque liga ao sitio do telefone sendo a linha ADSL, e o outro, esse negro que se ve na figura, e que depois liga do modem á torre do PC).

Ora acontece que nestes ultimos tempos aqui por Faro, onde vivemos, ja reparei que a Linha // Ligaçao // Net cai, e acho que nao deve ser do servidor mas sim do Modem pois tambem com 7 ou mais anos é capaz de ja começar a estar velho e entregar mesmo a "alma ao criador". Eu adoro esta peça, confesso, pois ao longo destes anos todos nunca falhou, tirando uma ou outra vez mais esporadica, foi fiel e foi a companhia e o verdadeiro amigo de mim e do meu pai ao longo de noites, dias, meses e anos. Mas obviamente tudo tem um fim, e acho que o dele tambem deve estar a chegar. Dizia eu, por exemplo esta noite caiu umas vezes de seguida, mas quando lhe tirava a ficha e voltava e ligar ele reiniciava e durante uns minutos aguentava.se ate que caia de novo. Por acaso ha ja umas horas que está de novo a bombar, mas pronto, a ver vamos...ao longo destes anos a velocidade indicada sempre foi 8 ou 8,1 Mbps, se bem que agora desde que ta a ficar mais velhote marca uns 7,5 a 7,7 Mbps(Nao sei se é dele ou das linhas em si), mas tambem nao se nota e para o gasto que se precisa, é mais que bom.

Ora pedia entao agora a vossa ajuda mas antes partilhar algo que vós tecnicos e colegas neste forum e entendidos em informatica, poderiam tambem dizer ou opinar:
Recentemente fui com esta peça á loja oficial da PT aqui em Faro, no Largo do Carmo, solicitar atenciosamente alguma ajuda, parecer ou opiniao de quem eu achava perceber mais que eu, (e apesar de sempre cordial e educado como sempre fui e sou), senti-me um bocado gozado pela menina do balcao pois alem de nao saber o que era a peça que eu lhe estava a mostar, mostrou total desinteresse pela minha questao, ainda me deu a entender que eu vivia na pre-historia, riu-se e tentou-me á força vender um Router para montar segundo ela "olhe, va lendo e seguindo as regras, sabe ler nao sabe" incluindo ainda a tentativa de me querer vender á força um telemovel, quando eu de facto so queria mesmo que alguem me ajudasse neste assunto com uns singelos minutinhos de atençao, nada mais...Nao foi profissional, e talvez a atitude mais triste a que ja assisti atras dum balcao. Nao fiz reclamaçao pois aceito que todos nós temos dias menos bons, mas nao gostei, nao senhor.

Por isso meus amigos agora e sem ter de ser troçado, o que acham que posso fazer...nao sei se estou a dizer algum disparate mas corrigam-me entao:

1)Neste ponto de situaçao, quando este Speedtouch morrer mesmo, ja nao ha mais modems ha venda, é isso, nao é?

2)Se assim for o caso, hoje em dia em vez de modems so ja umas coisinhas maiores chamadas Routers pra nos trazerem a net ate casa ao nosso PC, certo?

3) Sendo assim, será a Meo/Pt atraves de tecnicos que o virá instalar ca a casa caso eu ou o meu pai o pedimos (atençao, nao está em causa o dinheiro, apenas queriamos saber qual a melhor soluçao honestamente), ou temos de ser nós a escolher e comprar o modelo, o que nao estamos nada dentro do assunto,,,. Serão os tecnicos a decidir qual o modelo/marca depois de verem qual o meu PC, como o fizeram ha uns 8 anos, ou algo similar?

4) Algumas pessoas ja disseram que para instalar um Router novo em vez destes Modems antigos, pois ja nao se fabricam e a Sapo/Meo ja nao os fornece, teriamos de comprar um PC tudo novo, pois os Routers nao trabalham em PCs fraquinhos como o nosso, tipo XP como ja referi atras...ou isto nao é assim e nos "iludiram" na loja de informatica???
Podemos estar descansados e nao ter de comprar PC novo? (este ainda vai estando bem bonzinho para o gasto)

5) Ja agora e para finalizar, recentemente aqui na Rua andaram uns senhores da Meo a colocar Fibra Optica, ora seria entao esta a minha questao:
Ja que pelos vistos se terá de montar um router, compensará esse Router trabalhar ainda com o cabo antigo de Adsl onde está ligado agora este Modem Speedtouch330, ou nesse caso compensará ja mais liga-lo a nova Fibra que andaram a por na Rua, puxando um cabo pra nossa casa?
Os Routers tambem/ainda trabalham com a ADSL normal, se quisermos podemos aproveitar a ADSL para esse novo router, correcto?

Pronto, mais uma vez peço desculpa se utilizei algum termo errado ou fui basico de mais, mas limitei-me a ser honesto.
Em meu nome e de meu pai, muito obrigado desde ja pela vossa preciosa ajuda e ponto de vista;

Saudaçoes...Alma :)

2 respostas

Reputação 7
Crachá +19
boas


 


passado 7 anos e sempre funcionou...fantastico...mas é bem provavel que tenhas de renovar...


 


das varias perguntas que fazes, vou tentar responder numa frase...


 


o router estando fora da garantia é da responsabilidade do clt aquirir um novo em caso de avaria...logo teras de comprar um novo e caso tenhas dificuldade na configuração contactar o 16209 para confirgurar o router para funcionar com o teu user e pass...mesmo sendo um pc antigo deve ter entrada de rede a partida será ligar o novo router com um cabo de rede a pc e fica a funcionar...sendo necessario uma deslocaçao de um tecnico terás de pagar a deslocação +/- 40€...


 


se fosse possivel e se as mentes brilhantes da Meo o deixassem farias nova fidelização e davam um novo router e a deslocaçao do um tecnico...mas isto nao sendo possivel e contornado as coisas pois tambem ja o fiz...pede para desligar a net...assim que estiver desligada pede nova activação tens um novo tarifario provavelmente mais barato do que tens agora, um router novo e uma deslocaçao gratuita...


 


ficas contente pois nao tens de gastar dinheiro num novo router, ficas contente pois nao tens trabalho em configurar o novo router e ficará contente a vendedor/a que te fizer o novo contrato...
Muito Obrigado pela atenciosa resposta caro NP:D

Vou entao seguir as suas dicas...grato de novo, Feliz 2015, Alma!

Responder