MeoFibra Total 100: Velocidade download ligado por cabo ao router

  • 16 February 2012
  • 31 respostas
  • 2802 visualizações

Boas.

Na passada quinta-feira (faz hoje exatamente 1 semana), foi-me instalado o MeoFibra Total 100 (com o router Thomson TG799vn).

Nos testes que tenho feito regularmente, tanto no qos.sapo.pt como no speedtest.net, ligado com cabo Ethernet ao router (tanto nas portas de 100 como na Gigabit, não faz diferença / tanto com a box ligada ao router como desligada, também não faz diferença), as velocidades máximas que obtenho são 91,3Mbps de download e 23,7Mbps de upload. Em termos de upload, nitidamente está acima do contratado (10Mbps), mas já em termos de download, tendo em conta que a velocidade garantida é de 100Mbps, fica 8,7% abaixo.

Gostava de saber o que acham destas velocidades máximas para este pacote. São normais, são baixas, o que acham? Aconselham alguma outra forma de testar a velocidade?

Estou a ponderar queixar-me à meo, mas gostava de saber se faz sentido! Se a velocidade garantida é de 100Mbps (por cabo), basicamente eles não estão a cumprir! O técnico que foi instalar disse que aquilo era um valor normal para aquele pacote, portanto possivelmente estamos mesmo é a falar de incumprimento/publicidade enganosa...

O qua acham que faça (ainda estou dentro dos 15 dias de teste)?

Obrigado desde já por qualquer opinião.

31 respostas

Boa tarde,

Não sei se esta a ser esquecido um promenor importante no que diz respeito ao serviço MEO. As boxes meo ocupam largura de banda, isto é mais tangivel quando se fala de ADSL porque as velocidades sao menores. A box pode consumir entre 4 mbs(canal normal) e 8 Mbs (canal HD) O Router nao gere apenas a ligação do computador a central, mas sim de todos os aparelhos.

Isto nao implica estarem a ver televisao, pois a box esta em constante sincronia para que quando a ligam nao esperem muito ate que estejam a ver a emissao.
Quando a box está desligada, por norma não há actividade relevante entre a box e a central! Por vezes a minha está ligada e com actividade, mas normalmente as luzes de atividades estão estáticas.
Pergunta estupida, já desligaram no windows o serviço QoS?

Sent from my Galaxy Nexus
Boa tarde,

Que portátil utiliza para ter um teste tão bom ligado apenas por wifi...
Esse teste de 90 e tal em wifi é espetacular
Eu tenho 2 Hp portáteis e num por wifi apanho apenas 24 e no outro mais recente perto dos 40
Estou a ponderar comprar um mac pois falam ser melhores em velocidades via wifi
O cabo é importante mas actualmente usamos muito mais a wifi

Qual é o seu portatil para ponderar uma compra dentro dessa gama

Obrigado

Cumps

Paulo



Boas.

Isso da velocidade garantida é "treta", pois depois de insistir com o departamento técnico de Apoio ao Cliente, eles reconheceram que há uma margem reservada para gestão do serviço - que pode ir até 20% da largura de banda. Segundo me disseram eles, nunca conseguem ir exatamente à velocidade contratada.

No meu caso, depois de verificarem a linha e confirmarem que estava normal, essa margem ronda pouco menos de 10%. Segundo disseram, até é um valor bastante bom.

Eu tenho Total 100 e os meus valores são os seguintes (medidos agora mesmo e ligado a outro router ligado à LAN do Thomson):
qos.sapo.pt - Wireless:
http://img708.imageshack.us/img708/4707/wirelessd.jpg

qos.sapo.pt - Cabo Cat6 1m ao router:
http://img28.imageshack.us/img28/9341/cat6b.jpg

Speedtest - Cabo Cat6 1m ao router:
http://www.speedtest.net/result/1936972508.png

Aconselho-te a ligares para lá e pedires que verifiquem se está tudo OK com a linha.

Boa sorte.
boas...

nao ha como melhorar...o sistema operativo esta a roubarte 10%...nao é grave...

podes tentar encontrar um 7 que esteja "mexido"...mas mesmo assim nao vejo que possa melhorar mt...

Por favor explica como o OS "rouba" isso ?

o serviço QoS do windows nao deve ser , pois so enkuanto a API é chamada e o uso da rede é acima dos 90% é que faz a reserva ... e nao constantemente.
E basta ir ao "gpedit.msc" pra meter 0% de largura reservada ou simplesmente desligar o serviço ... mas mesmo assim isso so deveria ser activado quando o sistema QoS do windows está a ser usado. ( o que nao deve ser feito dado k o sistema QoS só entra em acçao quando necessario e nao todo o santo dia )

Nao consigo entender como um OS "rouba" largura de banda .... secalhar podias-m elucidar nisso, dado que os valores que tenho em linux ou em windows XP ou 7 sao iguais e numca tinha ouvido de um sistema operativo roubar X% da minha ligaçao.
Só para meter inveja ^^

[img]http://img29.imageshack.us/img29/9815/q0hf.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us

Responder