MeoFibra Total 100: Velocidade download ligado por cabo ao router

  • 16 February 2012
  • 31 respostas
  • 2802 visualizações

Boas.

Na passada quinta-feira (faz hoje exatamente 1 semana), foi-me instalado o MeoFibra Total 100 (com o router Thomson TG799vn).

Nos testes que tenho feito regularmente, tanto no qos.sapo.pt como no speedtest.net, ligado com cabo Ethernet ao router (tanto nas portas de 100 como na Gigabit, não faz diferença / tanto com a box ligada ao router como desligada, também não faz diferença), as velocidades máximas que obtenho são 91,3Mbps de download e 23,7Mbps de upload. Em termos de upload, nitidamente está acima do contratado (10Mbps), mas já em termos de download, tendo em conta que a velocidade garantida é de 100Mbps, fica 8,7% abaixo.

Gostava de saber o que acham destas velocidades máximas para este pacote. São normais, são baixas, o que acham? Aconselham alguma outra forma de testar a velocidade?

Estou a ponderar queixar-me à meo, mas gostava de saber se faz sentido! Se a velocidade garantida é de 100Mbps (por cabo), basicamente eles não estão a cumprir! O técnico que foi instalar disse que aquilo era um valor normal para aquele pacote, portanto possivelmente estamos mesmo é a falar de incumprimento/publicidade enganosa...

O qua acham que faça (ainda estou dentro dos 15 dias de teste)?

Obrigado desde já por qualquer opinião.

31 respostas

A velocidade é normal, embora seja mais vulgar num router com a WAN a 100 mbps (tipo tg784), nos 799 seria mais normal ver a velocidade na ordem dos 98, 99 mbps, como ja se chegou a ver.
Crachá +7
Eu não me queixaria, porque a velocidade de upload é quase o dobro é de aproveitar.
Eu não me queixaria, porque a velocidade de upload é quase o dobro é de aproveitar. Não acredito que eles para me reporem a velocidade de download, me baixem a de upload... Mas o upload é realmente MT bom.
Reputação 2
Crachá +7
A questão é: 91.3 Mbps não te chegam? É que tás a discutir feijões.
A questão é: 91.3 Mbps não te chegam? É que tás a discutir feijões. A questão é simplesmente eles estarem a publicitar uma coisa e venderem outra, tu pagares uma coisa e eles fornecerem outra.
Reputação 2
Crachá +7
A questão é simplesmente eles estarem a publicitar uma coisa e venderem outra, tu pagares uma coisa e eles fornecerem outra.

Tens upload superior ao contratado, porque é que não reclamas também?
"Pegando" neste post...
Também mudei de tarifário há uns dias, para o Surf 100. A questão que coloquei logo, foi se não tinham que me trocar o router para o thomson TG784n, pois ainda tenho o anterior.
Eles disseram que não :ouch:...
No entanto eu acho isto absurdo, pois se Net passou para supostamente 100Mb, o router antigo que tenho só dá 54Mb no wireless.
Outra coisa, nos testes que tenho feito as velocidades andam pelos 82Mb Up e 12Mb down :eek2:.. isto no cabo e ligado ao router com um chicote de 1m CAT6 e placa Giga do pc...No wireless anda pelos 22M / 7M.
Para quem me dizia ao telefone "a nossa velocidade é garantida" e tal...ganda treta.
Crachá +2
Onde testaste?
Vê aqui a tua velocidade Teste de Velocidade Banda Larga e diz que resultados obtens
Hoje ás 14h00

qos.sapo.pt
wirless
[img]http://img715.imageshack.us/img715/2873/wirelessxv.th.jpg[/img]

cabo cat6 1m ao router
[img]http://img62.imageshack.us/img62/4107/caboa.th.jpg[/img]

speedtest - cabo
http://www.speedtest.net/result/1936952041.png
Boas.

Isso da velocidade garantida é "treta", pois depois de insistir com o departamento técnico de Apoio ao Cliente, eles reconheceram que há uma margem reservada para gestão do serviço - que pode ir até 20% da largura de banda. Segundo me disseram eles, nunca conseguem ir exatamente à velocidade contratada.

No meu caso, depois de verificarem a linha e confirmarem que estava normal, essa margem ronda pouco menos de 10%. Segundo disseram, até é um valor bastante bom.

Eu tenho Total 100 e os meus valores são os seguintes (medidos agora mesmo e ligado a outro router ligado à LAN do Thomson):
qos.sapo.pt - Wireless:
http://img708.imageshack.us/img708/4707/wirelessd.jpg

qos.sapo.pt - Cabo Cat6 1m ao router:
http://img28.imageshack.us/img28/9341/cat6b.jpg

Speedtest - Cabo Cat6 1m ao router:
http://www.speedtest.net/result/1936972508.png

Aconselho-te a ligares para lá e pedires que verifiquem se está tudo OK com a linha.

Boa sorte.
Já vou na 2ª reclamação...
O curioso é que quando tinha o surf 30, estava tudo muito bom. Andava sempre nos 30-31M/3.5M.
O curioso é que quando tinha o surf 30, estava tudo muito bom. Andava sempre nos 30-31M/3.5M.
Isso só pode ser algum problema do lado deles ou na própria infra-estrutura. Ainda estás no período de fidelização? Se não, isso é sempre 1 bom argumento para os pressionar a resolver o problema...
Crachá +6
Estão a testar com placas gigabit certo?
Estão a testar com placas gigabit certo?
Sim, a minha placa é Gigabit e a ligação no Windows é reconhecida a 1.0Gb.
Reputação 6
Faz um reset ao router , os valores que tens não são normais .
Boas! Eu para ter essas velocidades nos testes, só com a box em standby e mesmo assim não atinge os 90Mb de download.
Também liguei para lá e foi um técnico da PT à residência e disse que os valores são considerados normais pois estão dentro da margem de 20%. (entre 80 e 100 são valores normais)
Quando tinha fibra 50, com a box ligada ou não tinha sempre 49.9 Mb de download!
Não estou no período de fidelização. Já terminou. Fiz uma "negociação" há + de 2 semanas, supostamente tenho o Surf 100 por 24,99 desde dia 2/05.
Ontem ligaram-me do apoio técnico para ver o que se passava e disseram que na conta já estava alterado, mas era preciso fazerem qualquer coisa na central....duvido, mas ok.
Ficaram de me ligar hoje.
A minha instalação é toda em cat6, feita por mim e testada/certificada para 250Mhz. As placas são Giga.
Por isso da minha parte não há nada de errado.
Reset ao router só vou fazer em último caso, pq disseram que enquanto não fizerem a alteração na central não vale a pena...
Não tenho box, apenas num.voip.
ok.
Com ligação PPPOE, placa giga:

[img]http://www.speedtest.net/result/1938854163.png[/img]

----------------------------------------------------------------------

1/2 da situação resolvida:

[img]http://www.speedtest.net/result/1941487431.png[/img]

Falta "acertarem" os uploads. Após várias vezes ao telefone com o apoio técnico agendaram uma intervenção para dia 16. Afim de trocarem o router e verificar a instalação.
Relativamente aos 82.99 dizem que já estão dentro dos parametros, mas estão a tentar resolver a questão para ir aos 100M.

A ver vamos, como diz o ceguinho 🙂
Bem.
Após visita do técnico, ficou tudo na mesma. Apesar dele ter mudado o Router, de terem feito alterações não sei onde...

[img]http://www.speedtest.net/result/1951013687.png[/img]

QOS.SAPO.PT
[img]http://img94.imageshack.us/img94/5571/semttuloypd.jpg[/img]


dá isto. O Wireless tá na hora da morte, anda pelos 20Mb/3Mb.
Ai e tal é normal, não garantimos os 100Mb na rede wireless, só na cabo...pois, mas não está garantido nem numa nem noutra, o Upload é para esquecer..

Outra coisa, testei isto num desktop (WIN 7 64 bits) formatado, "limpinho". Mas tenho de desligar o AVg pq senão o qos.sapo.pt não mostra a janela do teste, sabem como contornar isto?
No portátil (WIN 7 32 bits) também tenho o AVG e o qos funciona bem.
E como é que ponho aqui o resultado do teste do qos.sapo? Sem ser em imagens do imageshack, lol
Reputação 7
Crachá +23
boas...

qual é o teu sistema operativo??

a desculpa que te deram ao telefone esta quase correcta...nao é gestao do serviço mas sim gestao de sistema operativo...no windows pode ir ate ao 15%...

ja fiz testes com pc's com windows 7, windows XP e Mac...

Windows 7: 91Mb
Windows XP: 84Mb
Mac: 98.2Mb

agora digam-me como posso reclamar?

ja agora, o upload nao ó possivel mexer, todos os clientes de 100Mb e 200Mb sao configurados a 25Mb de upload...

ja agora esquece la os testes por wireless...quem quer velocidade sem quedas e problemas mete cabo...wireless é um mito que é bom se tiverem demasiadas redes na zona...obstaculos fisicos...espelhos...azulejos...pode ficar a zero mesmo sendo norma G...
boas...

qual é o teu sistema operativo??

a desculpa que te deram ao telefone esta quase correcta...nao é gestao do serviço mas sim gestao de sistema operativo...no windows pode ir ate ao 15%...

ja fiz testes com pc's com windows 7, windows XP e Mac...

Windows 7: 91Mb
Windows XP: 84Mb
Mac: 98.2Mb

agora digam-me como posso reclamar?

ja agora, o upload nao ó possivel mexer, todos os clientes de 100Mb e 200Mb sao configurados a 25Mb de upload...

ja agora esquece la os testes por wireless...quem quer velocidade sem quedas e problemas mete cabo...wireless é um mito que é bom se tiverem demasiadas redes na zona...obstaculos fisicos...espelhos...azulejos...pode ficar a zero mesmo sendo norma G...

Eu tenho Windows 7 e realmente a velocidade máxima bate nesses 91.

Tb tenho 1 pc com Windows XP, vou testar.

A única coisa boa que tenho é que consigo praticamente a mesma velocidade por cabo ou wireless, embora o sinal wireless não venha do Thomson, mas de um Apple Airport Extreme com a WAN ligada à LAN Gigabit do Thomson.

Já tentei desativar o QoS no Windows 7, na ligação Wireless, mas não senti melhorias.

Sabes se há alguma forma de melhorar isto no Windows 7?
Reputação 7
Crachá +23
boas...

nao ha como melhorar...o sistema operativo esta a roubarte 10%...nao é grave...

podes tentar encontrar um 7 que esteja "mexido"...mas mesmo assim nao vejo que possa melhorar mt...
boas...
ja agora, o upload nao ó possivel mexer, todos os clientes de 100Mb e 200Mb sao configurados a 25Mb de upload...
ja agora esquece la os testes por wireless...quem quer velocidade sem quedas e problemas mete cabo...wireless é um mito que é bom se tiverem demasiadas redes na zona...obstaculos fisicos...espelhos...azulejos...pode ficar a zero mesmo sendo norma G...

Esses 25Mb de upload devem ser "ilusão", no meu caso e após vários testes, em vários pc's, troca de router...não tenho mais de 3.5M de upload.
Outra coisa, os "supostos" técnicos do atendimento ainda disseram, ai e tal está a 6Km da central...WTF?! mas isto é fibra ou é cordão de estender a roupa??Se fosse ADSL ainda poderia ter explicação, mas com Fibra, não venham com tretas. Às vezes pergunto-me se as pessoas do lado de lá entendem alguma coisa do que dizem...
O pior é que dizem que não podem fazer mais nada.
A minha luta vai continuar, pois defenitivamente não vou pagar por algo que não tenho.
Reputação 7
Crachá +23
Esses 25Mb de upload devem ser "ilusão", no meu caso e após vários testes, em vários pc's, troca de router...não tenho mais de 3.5M de upload.
Outra coisa, os "supostos" técnicos do atendimento ainda disseram, ai e tal está a 6Km da central...WTF?! mas isto é fibra ou é cordão de estender a roupa??Se fosse ADSL ainda poderia ter explicação, mas com Fibra, não venham com tretas. Às vezes pergunto-me se as pessoas do lado de lá entendem alguma coisa do que dizem...
O pior é que dizem que não podem fazer mais nada.
A minha luta vai continuar, pois defenitivamente não vou pagar por algo que não tenho.

não é ilusao nenhuma...se tens contratado 100Mb ou mais tens de ter os 25Mb ou pelo menos 10Mb como esta no contrato isso sim podes reclamar...

pode ter acontecido uma configuraçao mal feita ou mesmo teres feito um upgrade...

no teu caso reclama se nao tens no minimo 10Mb de upload...
- boas pessoal. Fizeram-me o upgrade a meu pedido para o pacote 100 fibra... Acontece que tbém estou com o problema de 100mb de download e de upload 3mb da velocidade anteriormente contratada de 30 mb.

- estou com o router tg784 de norma n e ja pedi a substituição para o mais recente ... o preto de norma n tbém . Se o problema se mantiver, alguem me da umas dicas para resolver o problema ou até mesmo apertar com eles quando estiverem a substituir o equipamento e testar as velocidades ???

- e ja agora, pq estou com problemas na conexao com este router branco, quando ja suporta velocidades de 100mbps ... até pq, por exemplo, no download em concreto, so apanhei downloads de 10mb e por ai, umas duas vezes apenas ??? Até uso o IDM para acelarar os download's e é tudo igual... o upload nao passa dos 500kbps, como na velocidade de 30mb contratada anteriormente....

- obrigado desde ja, Costa.

Responder