MEO & Throttling

  • 26 September 2014
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Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

256 respostas

Reputação 2
Eu vou cancelar o meu debito direto da Meo, quando eles ligaram a preguntar porque que nao conseguem fazer debito direto eu vou-lhes responder que cá em casa nao sabemos de nada mas vamos investigar !
Reputação 2
Boa noite camaradas frustrados !


Mais uma noite sem condições !


Ate amanha a mesma hora !
Reputação 2
Boas, trago noticias da minha parte.


 


Apos ter insultado a Meo de pior ISP portugues na pagina do facebook, foi convidado a mandar um mail com os meus contactos para ser contactado a posterior.


 


Hoje recebi o telefonema, a pessoa com quem estive a falar tentou me meter a "peta" de que eles nao controlam os servidores europeus blablablablabla.


 


Apos longa conversa, ele finalemente admitiu que tinham conhecimento do problema e que ja tinham visto as varias queixas mas nao diziam nada porque nao tenham prazo para resolver o assunto, nem sabe se vai ser resolvido ( o rapaz do telefone ). E pediu-me para aguardar...


 


Por final disse-lhe a ele para transmitir aos superiores dele que tambem eles iam aguardar a minha fidelização no proximo mes sem prazo definido tambem.


 


 


 


 
Reputação 2
+1


 


Isto agora acontece TODOS os dias. De vez em quando gosto de acompanhar certos canais no Twitch e em plataformas relacionadas e torna-se uma tarefa impossivel. Já para não mencionar os jogos em que o ping sobe drasticamente - dos seus 50/60 ms normais para 100 e até 200 ms.


 


Infelizmente a MEO nem quer saber do assunto, isto já se vem a arrastar há bastante tempo.


 


É uma vergonha, a única solução é fim de contrato = cancelar.
Reputação 3
Por agora o objetivo é bumpar o post até que alguém responda, e não o deixar cair em esquecimento. Estou determinado a não desistir até que nos seja dada uma devida resposta.
Pelo menos conheço 5 pessoas com o mesmo problema (ou até mais), e é exactamente igual e vivem em lugares diferentes do país por isso a duvida de ser entre só pessoas de uma certa zona é logo excluída.

Cumprimentos.
Reputação 2
120ms já era mau agora é 160/170ms LOL
Reputação 2
ISSO MESMO MEO!!! É logo de manhazinha que se começa o diaaa!!!!!!!!!


 


180ms


 


Agora tá a 120ms


 


http://i.imgur.com/SIjWcE2.png


 


 
Reputação 2
Mal empregados 31€ que recebem de mim por mês.
Reputação 2
http://www.speedtest.net/result/3844442849.png


 


Vergonhoso em pleno seculo XXI
Reputação 2
Ja começa a meter nojo, fazem de conta que nao precebem nada e que estaõ a investigar... para que ? para ganhar tempo ? para ver se a gente se cala ?


 


Cheguei a um ponto de nao retorno, esteija esta situação resolvida ou nao em janeiro mudo de operadora.


 


Pago perto de 60€ por mes, um preço acima da media europeia para aquilo que a Meo oferece, e tenho um dos piores serviços europeus.


 


E vamos ficar por aqui porque nao quero faltar ao respeito de niguem .
Reputação 2
Nem um stream em HD (no twitch) consigo ver hoje a noite...
Reputação 2
Os moderadores nao fazem parte da Meo, mas ja vi noutros posts "Colaboradores" da MEO a resolver alguns assuntos.


 


Agora pregunto : Porque que esse "Colaboradores" como o Jorge_MEO por exemplo nao fazem um unico comentario aqui?
Reputação 2
Hoje ate de dia.


 
Reputação 2
Completamente saturado dessa situação,


Nao vou esperar mais, porque ate nem sei se existe alguma espera para resolver esta situação, a Meo deixa os clientes completamente a escura, nao temos tempo previsto para resolução nem sequer sabemos se havera resolução.


 


Se este problema é devido a sobrecarga da rede, entao fica o meu contributo com menos 1 utilizador Meo.


 


Tenho dito.
Reputação 2
 @@@xkougar 


Boas,  estou de acordo contigo no facto de os moderadores do forum nao teram culpa do que esta acontecer. Ja nao concordo no facto de nao se queixar 24/7.


 


Primeiro : este forum é o forum oficial da Meo, dai ser uma maneira como as outras para entrar em contacto com o ISP.


Segundo : Se nao comprires o teu contrato com a Meo, eles nao vao ter problemas em ligar-te 24/7, mandar emails, correio etc...


Treceiro : Infelizemente é assim que funcionamos em Portugal, a base de spams de queixas ate algo ser resolvido.


 


Gostava de ter uma relação civilizada com a minha operadora, compreendo que os problemas tecnicos acontecem a todas as operadoras e que por vezes demora tempo a ser resolvido. Ja nao aceito o facto de estar na ignorancia sobre um problema apos 1 mes de queixas.


Desde que o teu post foi criado, nao houve um unico colaborador da Meo que veio dar uma palavra aqui.


 


 


 


 


 


 
Reputação 2
Parece que voltamos a isso. Ha uma semana que os pings estao acima dos 100ms em praticamente todos os servidores europeus. Desta vez nao penso perder tempo com isso, ja nao tenho fidelização com a Meo, amanha ligo para acabar o serviço.
Reputação 4
Boa tarde a todos,


 


Em representação do MEO gostaria de agradecer a vossa rapidez no reporte deste tema, dando exemplos bastante claros das situações que têm encontrado quando acedem às plataformas de jogos online. Assim, gostaria de esclarecer que o MEO tem estado nos últimos dias a analisar os constrangimentos apresentados também neste fórum e que estamos a trabalhar para melhorar/corrigir esta situação.


 


Lamentamos a vossa insatisfação e daremos novidades sobre este tema brevemente.


 


Obrigada 
Reputação 3
Crachá +7
Não percebo porque razão andam para aqui a ocupar espaço com comentários de escola primária, a chamarem-se nomes uns aos outrros... resolvam isso no Facebook ou na secção de comentários do Youtube... limitem-se a contribuir apenas com coisas constrtivas. Cambada... algum moderador, por favor, que apague esses comentários asquerosos e se possível que bloqueio o(s) utilizador(es) em questão. Obrigado.
Reputação 3
Eu já tinha reparado no controlo de tráfego da MEO .


a unica solução que encontrei foi usar um serviço de VPN paga .


Evitar usar VPN grátis pelo facto de não ser garantida a largura de banda .


No entanto , este controlo de tráfego não vem explicito no contrato com o operador , por isso mesmo é uma ilegalidade .


Em relação aos delays nada há a fazer .


Basta irem ao cprm  da PT e fazerem um ping ao servidor que pretendem , depois contabilizam mais o retorno até há vossa ligação .


No entanto há que ter em atenção que quando é feito um traceroute do vosso pc ao destino , existe um servidor fantasma logo a seguir ao gateway do modem , que não responde a pings e muito menos se identifica .


traceroute a meo.pt


 


no segundo node , e servidor não responde e não se identifica , e a ajudar ainda dá mais um delay de no minimo 20ms já ao atraso que a ligação tem por defeito .
Reputação 3
a MEO é PT mas esperem ae .


A MEO paga a largura de banda contratada há PT .


Logo se a MEO tem um contrato de 1TGiga de largura de banda contratada , mas se tem clientes onde a contabilização da largura de banda necessária é de 2Tgigas , logo a culpa é da MEO .


Isto é a mesma coisa que irem alugar um carro .


Se alugarem um carro de baixa classe , logo o preço é mais baixo e o carro anda menos .


Mas se alugarem um porche , logo o preço é outro .


Resumindo : "Para quê alugar mais largura de banda , onde se irá pagar mais x valor há PT , onde 50% dos clientes só usa o email ."


Para um bom entendedor meia palavra basta .


 


Para quem tiver paçiencia para ler :


ADSL pela infra-estrutura da PT


Vejam a página 52 e 53 , contem os preços consoante os valores de internet e a sua contenção .


Esses preços são os que os operadores adsl em Portugal pagam há PT .


Nota : a MEO nem se preocupa a configurar os servidores como déve de ser .


num espaço de 50 KM até há central da PT as ligações passam por 7 servidores da MEO .


Isto tem alguma lógica ?


É só crómos .
Reputação 3
Qualquer VPN paga resolve esse problema .


A razão é que os servidores da MEO não conseguem identificar que protocolo está a ser usado .


Sem ser VPN , os servidores detetam multiplos ips ligados ao cliente em portas especificas e sabem que o protocolo é P2P  , e ae é quando os servidores da MEO aplicam o controlo de largura de banda .


Eis nomes de algumas VPNS que funcionam bem :


 


VPN para torrents


 


Para entender como funciona o controlo de largura de banda da MEO em relação ao protocolo P2P  aqui está uma imagem :


 


controlo P2P Meo vs VPN


 
Aproveito para dizer que durante esta noite estive a pingar para servidores alemães e para servidores franceses mais de 150ms...
Não entendo como posso pingar tanto para estes países... só para verem o rídiculo, para a Alemanha acabo por ter uma velocidade de download de 7mbps (não reais) e de upload inferior a 1mbps. O mesmo se aplica a frança, se bem que tenho velocidades um pouco mais altas.


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813562641 (Paris)


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813568422 (Frankfurt)


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813580476 (Amesterdam)


 


Para comprovar como isto é routing... aqui vai o meu ping para a Colónia:


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813571016


 


Pode ser uma má configuração do próprio routing, o que nos faz ter estas latências para estes países em questão...
Caso não se tenha apercebido, na altura em que este tópico foi criado, mais nenhum falava sobre pings ou o que quer que fosse por essa mesma razão continuei a falar neste tópico, pois é onde eu faço follow.
Reputação 1
por aqui igual. se não resolvem... já só espero o fim do contrato.


 


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