MEO & Throttling

  • 26 September 2014
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Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

256 respostas

Reputação 3
Não pensei que passados 4 anos tivesse de fazer necro a este post. Parem lá com isso, já chega.
Reputação 2
escreveu:

Todos. Jogo principalemente Dirty Bomb, mais acontece en todos desde Novembro 2017.



Bela m*rda 😕
Reputação 1
Crachá +4
Todos. Jogo principalemente Dirty Bomb, mais acontece en todos desde Novembro 2017.
Reputação 2
escreveu:

Agora durante fims de semana, ping de 140 A PARTIR DAS 3 DA TARDE !!



Em que jogo?
Reputação 1
Crachá +4
Agora durante fims de semana, ping de 140 A PARTIR DAS 3 DA TARDE !!
esta empresa e uma cambada de altistas nem se preocupam em resolver os problemas!
Todos os dias, sem excepçao, tenho pings de 150 para cima a partir das 21h e até à meia-noite!



Não quero desculpas, quero a situação resolvida para ontem, ando há meses a levar com isto depois de um dia de trabalho, quero jogar um jogo online e pura e simplemente não posso pq praticamente toda a gente contra quem jogo tem pings de 50 e eu tenho, no mínimo de 150!

Isto é vergonhoso! Quero uma resposta rápida sff!



Já me basta ter de pagar 24 megas de adsl e ter apenas 1 mega...
Para que conste a Vodafone faz exactamente o mesmo em zonas congestionadas desde 2017.
Reputação 7
Crachá +23
Boas


 


Vamos dar uma oportunidade das pessoas retrairem-se nos comentários e serem as próprias apagarem os comentários menos próprios... 


Senão a solução pelo não cumprimento das regras do fórum é banir...


 
Reputação 3
Crachá +7
Serviu a carapuça foi? E então?


Não vejo razão nenhuma para andar aos piropos num site que não é própriamente direcionado para piropos e piadolas, nem estou particularmente interessado da origem das mesmas.


Disse o que tinha a dizer e não faço questão de encher mais chouriço. Situa-te.


 
Reputação 3
Crachá +7
Não percebo porque razão andam para aqui a ocupar espaço com comentários de escola primária, a chamarem-se nomes uns aos outrros... resolvam isso no Facebook ou na secção de comentários do Youtube... limitem-se a contribuir apenas com coisas constrtivas. Cambada... algum moderador, por favor, que apague esses comentários asquerosos e se possível que bloqueio o(s) utilizador(es) em questão. Obrigado.
Reputação 2
Que é que isso tem a ver? 


 


O adsl ja nao devia de existir sequer.
Reputação 2
deixa de chorar,devias era de ter adsl como eu.
E é assim. Primeiro mês após a instalação estava tudo OK. Fazia testes todos os dias e todos os dias tinha 12 ping para Lisboa, 80Mbps download/upload para Lisboa (com placa de wireless). Agora, nas mesmas condições, 80Mbps download/upload é uma vez por mês. 40/40 é num dia bom, e o mais normal é rondar os 15/15 e ter imensos lag spikes.

O setup continua no mesmo sítio, o router também. Problema da placa de wireless não é, já fiz LANs em casa de amigos e lá a conexão era sempre 5*. Talvez fosse por terem um ISP diferente?
Isto é uma palhaçada , nao consigo jogar ONLINE em servidores europeus, já liguei para o apoio tecnico 3 vezes e nunca é problema deles, nunca podem fazer nada.
Estou farto de os contactar estao me sempre a pedir o nif, ou numero de telefone mas nao fazem nada! ha 4 meses que isto dura e ridiculo ignorarem os clientes pagantes, se faltarmos uns dias o pagamento pagamos multa se nao pagarmos congelam-nos o sevico, mas para resolver os problemas nao fazem nada
Ninguém falou se a Vodafone é perfeita ou não no serviço de TV ou lá o que seja (o tópico não é sobre esse assunto e não sei porque veio à baila) o que digo é que em termos de velocidade de internet sobretudo em P2P é brutalmente mais rápida. 


 


Mas quanto ao P2P há 2 anos a velocidade rondava os 200-300KB/s a Meo nunca reconheceu fazer TS aliás sempre o negou CATEGÓRICAMENTE, o que era mentira, aliás vinha na altura de uma ligação de 30Mbps da Vodafone para uma de 100Mbps/200Mbps da Meo e a quebra de velocidade assombrosa. Foi um desrespeito completo para com o cliente um traffic shapping tão agressivo e ainda por cima obrigar o cliente a fazer resets a routers, retirar switch e afins quando sabiam perfeitamente que isso se devia a traffic shapping. A questão está documentada, o aumento de velocidade quando se usava VPN ou quando passava 1 minuto das 2 horas de manhã, até lá velocidades totalmente inaceitaveis que impossibilitavam por exemplo ver filmes em "direto" usando uma rede P2P. 


 
Ultimamente a Meo melhorou bastante a velocidade em P2P, de facto ultimamente conseguia atingir os 1-1.5MB antes das 2 da manhã (12Mbps numa internet de 200Mbps), mas nada que se compare com os 20-30MB/s (160-240mbps) que normalmente consigo atingir na Vodafone  e nunca tive perto de aitingir isso na Meo. E não digo isto de um caso em particular mas sim de 2 anos de experiência Meo. A diferença em P2P da Meo para a Vodafone era brutal há 2 anos e continua a ser brutal agora a diferença é que a Meo pelo menos agora tem valores minimamente aceitaveis e antes era um desespero. De salientar que na casa da minha mãe mantive a vodafone ADSL e era impressionante que em P2P uma ligação de 12mbps da Vodafone fosse mais rapida do que uma da Meo com 200mbps.


 


Por isso voltamos à velha discussão se a Meo faz ou não traffic shapping pelos vistos não fazia há dois anos atrás (a Meo nunca admitiu) da mesma maneira que o Besty diz que não faz agora. Simplemente não acho normal ATUALMENTE (há 1 semana atras) uma internet de 200Mbps estar limitada a 12Mbps quando se usa torrents?  Problema que desapareceu com a Vodafone. Por isso repito até ao ultimo dia em que tive Meo (há 1 semana atrás) tive traffic shapping apesar de as coisas terem melhorado.


 


 


Como na altura partilhei das minhas frustrações com o traffic shapping extremamente agressivo da Meo quis partilhar que de facto a Vodafone não o faz o se o faz é bem  mais suave e notar que a Meo continua a fazer traffic shapping se bem que menos agressivo.  A mim perderam-me como cliente há 2 anos atrás por causa do desrespeito pelo cliente. 


 


De resto a minha experiência é exactamente igual à que o ner0 relata. 


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 3
Crachá +7
Da fama não se livram tão rápidamente, mesmo que o tivessem deixado de fazer na totalidade. Mas não o deixaram de fazer porque qualquer ISP faz Traffic Shapping para garantir as metas de QoS. O que podem ter feito, e eu próprio assumo que tenho notado esta diferença, é reduzido a agressividade com que fazem o Traffic Shapping. Seja qual for a razão, optimização de equipamentos, centrais, rotas, o serviço mantém uma velocidade muito superior e uma estabilidade que era extremamente difícil nos horários de ponta nalguns protocolos (p2p, por exemplo). Tanto quanto sei, a plataforma Battle.net continua a usar p2p em vários jogos, a maioria legacy (SC2 incluído), não só nos downloads como no próprio netcode de jogo. Em relação à "ligação directa" aos servidores espanhóis da Valve, não encontrei nenhuma citação oficial sobre o assunto, mas não contesto que exista uma melhoria nos pings.


 


Enquanto que concordo que existe um melhoramento substâncial, o problema que originou este tópico, que já vai em 24 páginas, nunca deveria ter acontecido. Ninguém tem que provar o que já foi provado várias vezes e por vários utilizadores sobre a agressividade do Traffic Shapping, pelo menos nos tempos em que este tópico estava activo. É razoável que um utilizador, que se viu prejudicado pela Meo e que se encontra atualmente satisfeito noutra operadora, opine que noutra operadora esse problema não existe. Afinal de contas, a Meo foi quem criou as condições para denegrir a sua própria imagem aos olhos do cliente no que toca a este tópico, independentemente de agora se encontrar a melhorar o serviço (que em nada terá a ver com as queixas dos utilizadores).


 


As operadoras têm que ser competitivas e ter consciência de que as atitudes que tomam para se beneficiarem nalgumas àreas do seu negócio, em detrimento da prestação de serviço a certos clientes, pode ter consequências negativas relevantes (o que não será o caso aqui). Concordo que não existe operadora perfeita, a Vodafone, a Zon, a Cabovisão, xpto, terão a sua cota parte de má prestação de serviços... nenhuma é perfeita. Mas as pessoas devem queixar-se. Quem se cala ou recorre à desculpabilização ou depreciação destas atitudes, em queixas perfeitamente legítimas como esta, está apenas a contrubuír para um pior serviço a médio/longo-prazo.
Reputação 1
Um escavanço de mais de um ano com uma resposta completamente desactualizada:


 


- Vários utilizadores Meo Fibra têm vindo a reportar que a Meo deixou de aplicar TS (seja a que hora for);


- O downloader da Blizzard/Battle.net já não usa P2P há algum tempo. No entanto, mesmo quando usava, o P2P era um complemento ao download HTTP e nunca tive problemas de atingir a velocidade máxima nos diversos tarifários da Meo (30/100/200 Mbps), inclusive havia hipótese de desligar o mesmo;


- Não sei se é coincidência ou não mas desde que a Altice entrou em cena que as ligações internacionais da MEO têm vindo a melhorar e raramente noto saturação em diversos destinos Europeus. Caso alguém ache o contrário, que o prove.


- Para os gamers, há cerca de 1/2 meses que a Meo conseguiu reduzir o ping para os servidores espanhóis da Valve através de ligação directa para os mesmos (algo que devia ter feito há muito mas mais vale tarde que nunca).


 


 


Se acha que encontrou o ISP perfeito desengane-se, todos têm os seus prós e contras. Se não conhece as promessas da Vodafone em relação ao serviço TV veja o degredo que é o serviço RF deles.
Bem passado 2 anos na Meo regressei à Vodafone mas desta vez com 400Mbps de download.


Estou neste preciso momento a instalar o Windows de novo e a descarregar o Starcraft II que usa um sistema de P2P da Blizzard velocidade a sacar 52/53MB para quem não sabe isto dá qualquer coisa como 416mbps. Com a Meo nos melhores momentos não passava dos 2MB (16mbps) apesar de ter o serviço de 200Mbps. E supreendentemente a velocidade também é mais rapida em tudo o resto. O novo router da vodafone também ajuda. 


 


A velocidade da Vodafone não tem mesmo nada a ver com a da Meo não têm capacidade nos servidores e depois fazem os clientes perder tempo a dizer que o problema é do computador, do switch,  do router, enfim de tudo e mais alguma coisa menos do traffic shapping que fazem.  Está bem perdaram um cliente e pela maneira como gozaram comigo nos primeiros meses não tenciono voltar.


 


Onde já se viu velocidades de 500KB numa ligação de 200mbps só depois das 2-3 da manhã dava decentemente.
Reputação 2
Parece que voltamos a isso. Ha uma semana que os pings estao acima dos 100ms em praticamente todos os servidores europeus. Desta vez nao penso perder tempo com isso, ja nao tenho fidelização com a Meo, amanha ligo para acabar o serviço.
Voce acha muito?


Eu ja ando nisto desde que meti meo como minha operadora ! so a partir das 01:00 da manha as 07:00 da manha que consigo ter ping de 80 ms e fazer download's ate 300kbs.


Durante das 07:00 da manha a 12:00 noite sempre assim.eles nao  querem saber dos clientes para nada so meter o dinheiro ao bulso.


Quando o contrato acabar nunca mais apanham um testao meu.
Esta noite, na rede OVH Europa - France - (uma da maior do mundo)


com a MEO : 80 ko/s ;


com um VPN de Online.net - France -  : 600 ko/s 


 


Tenho apenas 6 megas. Como a Meo pode fornecer este tipo de serviço ? Não é normal pagar 6 MB de Internet 70€ cada mês e dever pagar ainda um servidor VPN para ter velocidade "decente".


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a VPN comparo a uma via verde que quase ninguem tem...
Exacto jmviana...


Por outro lado se a concessionária não aumentasse o numero de faixas e mantivesse apenas duas, e a velocidade média fosse de 50kms/h obviamente que as pessoas deixariam de andar na autoestrada e iriam pela nacional.


 


Em suma se a Meo tem muitos clientes tem que aumentar a capacidade instalada (aumentar o numero de vias) sob pena de perder clientes para a concorrência. Isto de fazer throtling é completamente nojento e enganador.