MEO & Throttling

  • 26 September 2014
  • 250 respostas
  • 10530 visualizações

Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

250 respostas

Reputação 6
Para mim está tudo normal.


code:
CSGO/DOTA2
- (EU West) Luxembourg: 55ms
- (EU East) Vienna: 66ms
======================================
CSGO Russia
- (SW) Stockholm: 64ms
======================================
Warface
- Warface: 49ms
======================================
WorldofTanks
- (eu1): 51ms
- (eu2): 64ms
======================================
easo.ea.com
- EAGAMES: 104ms
======================================

 
104 ping aos servers da EA é normal? Só se for na MEO..
Pinging easo.ea.com [159.153.234.54] with 32 bytes of data:
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=145ms TTL=111
Request timed out.
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=147ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=145ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=141ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=146ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=144ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=146ms TTL=111
Request timed out.
Request timed out.
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=143ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=149ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=142ms TTL=111
Request timed out.
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=142ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=143ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=144ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=149ms TTL=111
Reply from 159.153.234.54: bytes=32 time=147ms TTL=111
Request timed out.
Reputação 6
O ip do easo.ea.com faz ligação aos Estados Unidos , não é um ip de servidor , mas sim dos serviços
No League of Legends continuo com latências altas e picos que nunca acabam.
A mim é em todos os jogos! Uma vergonha..
World of Warcraft, US server.

 

Ping antes das 21h: 130ms

Depois das 21h: 250ms+, chegando aos 900ms durante um bom tempo.

 

Obrigado.
Estou na mesma situação. Jogo WoW também num servidor US. Antes das 23:00 tudo bem. Após as 23:00 (é a hora a que faco login) nos ultimos dois dias assim que entro no jogo tenho logo 500ms. Depois aumenta exponencialmente para 3000,4000,5000,até que sou disconectado... Neste momento não consigo ficar online mais de 3 mins sem dc...
Já alguém conseguiu rescindir o contrato por justa causa?
Reputação 7
Crachá +23
evidente que não...
Esta noite foi um espectaculo! Impossível de jogar GTA SAmp. Enfim...
São 23:20, tenho 20mb de internet mas nem consigo ver um stream twitch em medium sem soluçar de 10 em 10 segundos...
Estou bem e sou MEO ADSL.


Ainda agora foi jogar e tambem estava a ver twitch.tv sem problemas nenhuns.


 


Já que voces tem tantos problemas com ping e nao sei o que comprem um servidor privado como eu tenho..


servidor tem 900 de Download e 500 de Upload eu vejo videos lá , vou ao facebook pelo servidor faço tudo por lá.


 
No entanto de momento tenho 2 streams abertos em Source, e estou a jogar com ping razoavel...

Já agora, quando a solução/melhoramento para este problema involve eu ter que pagar outro serviço para poder obter o proveito que devia ser garantido pela meo parece-me um pouco ridículo sequer pensar que se poderia apelidar de solução...

É tipo ires comprar um carro que dá 120 km/h, vais descansado na auto-estrada e chegam as 21h o carro passa a dar só 70, a menos que vás comprar um kit especial que te permite dar 120 durante essas horas... É uma solução, mas porque raios tenho que pagar por algo para obter aquilo que já devia ter por defeito quando comprei o carro que dava 120?

Felizmente o contrato está a acabar...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


exelente comparação...só acrescento o seguinte...só das 70km pois a autoestrada este cheia de outras pessoas a querer dar 120km...se pensares que a internet será a autoestrada 120km a velocidade contratada e nas horas de ponta toda as pessoas usam a autoestrada acaba por ficar cheia o suficiente para ninguem conseguir dar os 120km....


 


se queres ter a libertada de nao ter de andar numa autoestrada cheia, pagas por serviços adicionais...servidores privados...linhas dedicadas etc....


 


mas concordo com a analogia usada...
Pois a analogia podia estar melhor mas pegando no que você disse, quando uma estrada esta sempre cheia e normal construir-se mais 1 ou 2 vias salvo impossibilidade do terreno...

No entanto throttling é praticamente ou oposto disto...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


claro que é normal construir mais...mas é preciso dinheiro para investir...e tambem nao depende só em PT mas no resto do mundo...


 


no japão é fantastico...ate os PC's ja andam com placas de rede fibra...velocidades de 1Gb em media...mas ligar do japao para a europa...passa para 10Mb de media...esta depende de mt mais do que se parece...


 


vamos fazer como o Japão e ter ligações de 1Gb...vamos para um servidor que esta em Londres...a ligação de 1Gb é inutil pois o servidor só tem ligação de 50Mb...ou seja 1Gb de velocidade não serve de nada se o servidor tem uma velocidade muito mais limitada...claro que isto não passa de exemplos e suposições menos a parte do Japão e da falta de dinheiro para investir...


 


pessoalmente não acredito que a PT faça investimentos nos proximos 2 anos...vamos ver...
O problema aqui não é a velocidade da ligação, mas sim o throttlling que está a ser feito até nos serviços de 20mb (que penso ser o mais básico agora, desculpem se não for verdade)...

Óbvio que ter 1gb aqui quando até os serviços de 20mb não funcionam bem é pura loucura...

No entanto falando acerca do investimento, sabemos recentemente que as coisas já estiveram bem melhores (Olá BES e etc...) Mas quando uma empresa continua a oferecer um serviço desta maneira sem fazer grande coisa a nivel de investimento está essencialmente a tornar esse serviço cada vez pior...

Inb4 a MEO se torne na Comcast portuguesa...
Muitos parabéns a quem abriu o topico...


 


De facto sinto-me totalmente defraudado com a Meo, antes tinha Vodafone 30MB e agora tenho o M5O 100MB e as diferenças de velocidade nos torrents são ABISMAIS.



Na Vodafone andava sempre 1-2MB na Meo até às 2horas da manhã não ultrapassa os 200-300kbps e no horario de ponta 18-24horas chego a só conseguir 50kbps.


 


Não me digam que tem a ver com os torrents ou streaming que estou a fazer que isso é mentira... andei a experimentar uma VPN e as velocidades ai cheguem a ser pelo menos 10x mais rapidas.


 


Mas porque é que fui eu mudar da Vodafone para a MEO um erro tremendo... Quando acabar a fidelização (senão antes) desisto na MEO e prometo que para nunca mais voltar... E farei questão de aconselhar todas as pessoas que conheço a fazer o mesmo.


 


Até lá que VPN's me recomendam por bom preço ???


 
Estou mesmo farto da Meo.


Sacar torrents (distribuição linux, starcraft com a aplicação da editora que usa torrent e uns ficheiros da pagina da asus) com a meo diretamente vê-se que ele tenta manter uma velocidade proxima dos 200kbps (geralmente entre os 150kbps e 200kbps).


 


Experimentei com uma VPN servidor na Holanda velocidade 4000-5000kbps (25x mais) voltei a por Meo estabilizou outravez nos 150kbps e 200kbps voltei a ligar o VPN volta novamente aos 4000-5000kbps.


 


Vou contactar a deco para rescindir o contrato se não conseguir contrato a Vodafone só para me fornecer o serviço de internet (25€ mês) 
Imfelizmente também sou mais uma vítima deste problema. O que vale é que a fidelização acaba em Dezembro. Já não falta muito...
Reputação 3
Crachá +7
Infelizmente queixo-me do mesmo....


Pelo andar da carruagem acho que vou passar para o plano Fibra 30, depois contrato uma VPN e volto para a Vodafone a nível de telefone, e ainda sobra dinheiro; pelo menos aproveito 85% da velocidade em vez dos 30% atuais.
Reputação 3
Crachá +7
NeoPayne escreveu:

boas


 


exelente comparação...só acrescento o seguinte...só das 70km pois a autoestrada este cheia de outras pessoas a querer dar 120km...se pensares que a internet será a autoestrada 120km a velocidade contratada e nas horas de ponta toda as pessoas usam a autoestrada acaba por ficar cheia o suficiente para ninguem conseguir dar os 120km....


 


se queres ter a libertada de nao ter de andar numa autoestrada cheia, pagas por serviços adicionais...servidores privados...linhas dedicadas etc....


 


mas concordo com a analogia usada...



? então e se acrescentarmos mais uma coisa à analogia, VPN?


Será que podemos considerar que a VPN é a botija do nitro + as hélices + as asas que o carro ganha?


De vez em quando estou aqui com 250KB/s de transferência e ao ligar a VPN passo para os 5MB/s, em menos de 60 segundos... isto é o efeito "sirene do INEM" numa auto-estrada congestionada.


 


Acho que muitos de nós ganhariam mais se contratassem uma VPN em vez de andar a brincar aos cowboys com servidores privados, nem que para compensar esse investimento se faça o downgrade do pacote MEO. Eu que já passei pelos pacote de 30Mbps e 100Mbps posso confirmar que a diferença é negligível. Então em horário de ponta, que é basicamente aquela altura do dia em que se quer usar a net e não estar a dormir, ainda mais compensa.
Outra opção é quem oferece o serviço de auto estada oferecer mais faixas como acontece nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto onde há muita gente a usar a via. Assim podem todos circular à vontade. Estou a falar de auto estradas. Não há fila na Vasco da Gama por exemplo ao contrário da 25 de Abril.
Não tenho problema nenhum em a Meo fazer throttling simplesmente devia claramente anunciar que faz o mesmo e em que circunstâncias. Se soubesse disso antes de assinar um contrato de permanência nunca o teria feito. Pior do que tudo ainda me fizeram perder tempo a ver switches e definições quando sabiam perfeitamente que era uma questão de throtling motivada pelo facto dos servidores não aguentarem o numero de clientes que têm.


 


Além desta questão de pura falta de clareza da Meo a adminitir que faz throttling há uma questão muito mais prática que é da falta de qualidade de serviço da Meo.


 


Se com a Vodafone contrato 100mbps e tenho 85% da velocidade, e com a Meo contrato os mesmos 100mbps e tenho para ai 15% da velocidade anunciada, obviamente que a Meo presta um pessimo serviço (seja por ter excesso de clientes ou pouca largura de banda internacional), logo não posso deixar de recomendar a todas as pessoas que conheço que se mantenham afastadas da Meo porque simplesmente tem um serviço de má qualidade.


 


Quando acabar a permanência vou desitir da Meo e nunca mais voltar.