MEO & Throttling

  • 26 September 2014
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Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

250 respostas

Isto está a ficar ridículo, é preciso de quanto tempo para arranjar os problemas técnicos que têm? É preciso até 2015 para resolver estes problemas ou mais? Talvez tenho é de mudar de ISP porque isto ja é falta de respeito com os consumidores da meo/pt.
Reputação 2
http://fraglider.pt/noticia-9065


 


Toca a divulgar pessoal.
Reputação 3
:^)http://puu.sh/clg0S/a419e31685.png
Estou neste momento com 220ms a jogar online.

Amanhã vou ligar para o serviço de apoio e fazer uma reclamação formal. Aconselho-vos a todos a fazer o mesmo.

Caso o problema persista vou entrar em contacto com a DECO para saber como rescindir contrato com o serviço (ridículo) da MEO.
Reputação 2
Boas, trago noticias da minha parte.


 


Apos ter insultado a Meo de pior ISP portugues na pagina do facebook, foi convidado a mandar um mail com os meus contactos para ser contactado a posterior.


 


Hoje recebi o telefonema, a pessoa com quem estive a falar tentou me meter a "peta" de que eles nao controlam os servidores europeus blablablablabla.


 


Apos longa conversa, ele finalemente admitiu que tinham conhecimento do problema e que ja tinham visto as varias queixas mas nao diziam nada porque nao tenham prazo para resolver o assunto, nem sabe se vai ser resolvido ( o rapaz do telefone ). E pediu-me para aguardar...


 


Por final disse-lhe a ele para transmitir aos superiores dele que tambem eles iam aguardar a minha fidelização no proximo mes sem prazo definido tambem.


 


 


 


 
Reputação 3
Por final disse-lhe a ele para transmitir aos superiores dele que tambem eles iam aguardar a minha fidelização no proximo mes sem prazo definido tambem.


 


Desmanchei-me todo a rir com essa saida .
Reputação 3
É chamado o traffic shapping agressivo que a pt faz das 14h às 2, com hora marcada e pontual durante 12 horas por dia.


 


Mas culpa nunca é deles, têm 2 milhões de clientes mas não têm as infraestruturas suficientes para tal nº.


 


Azar do caraças, amigos a trabalhar na pt disseram.me isso e que só têm queixas, óbvio!


 


Fujam da meo como o diabo foge da cruz, um conselho dum parvo. 😉
Reputação 4
Boa tarde a todos,


 


Em representação do MEO gostaria de agradecer a vossa rapidez no reporte deste tema, dando exemplos bastante claros das situações que têm encontrado quando acedem às plataformas de jogos online. Assim, gostaria de esclarecer que o MEO tem estado nos últimos dias a analisar os constrangimentos apresentados também neste fórum e que estamos a trabalhar para melhorar/corrigir esta situação.


 


Lamentamos a vossa insatisfação e daremos novidades sobre este tema brevemente.


 


Obrigada 
Reputação 3
@@@Vera_MEO 


 


Ainda gostava de saber porque passado 2 anos é que se mexem, foram descobertos e agora andam na boca do mundo, certo!?


 


Acha que alguém com 2 dedos de testa acredita no que diz ou nos esforços da pt em resolucionar seja o que for?


 


Se o estão a fazer é que porque são obrigados, não pela vontade de serem um ISP de qualidade.


 


Ou então eu devo ser um cliente de 2ª categoria(só tinha 30 em vez dos 100 que andavam sempre a tentar que mudasse, com a lata de dizer que ia sofrer menos TS), se quiser posso-lhe deixar o nº de cliente para que possa ver as minha reclamações feitas.


 


 
Reputação 1
Não querendo diminuir a (finalmente) ação da parte da MEO falar no fórum, acho que sabemos que essa resposta de nada server, especialmente a dizer "nos últimos dias", enquanto o problema já existe, em estado grave, há pelo menos 2 meses.


 


Entendo que nada possam fazer até a PT entender que isto não é apenas "putos a queixarem-se de pings altos e papa e mama continuam a pagar o serviço", mas sim MUITAS pessoas adultas que pagam elas proprias este serviço que, sinceramente está uma lástima, espero bem que consigam fazer a PT (mãe) entender que irão perder muitos clientes para a concorrência.


 


É pena demorar tanto tempo, a dar sequer uma resposta, e ainda mais dizer "ha uns dias", simplesmente olhem para os 2 topicos principais que já têm mais idade que 90% dos usuarios que se inscreveram no forum so para se queixarem (num bom sentido, visto que pouca gente o faria).


 


Agradeço pessoalmente a mensagem e que aceitam finalmente reconhecer o problema, mas já está a ir tarde de mais, muito tarde, a ver se acordam agora com apenas um punhado de clientes perdidos e não mais.


 


EDIT: So para o resto do pessoal, a tal "VERA_MEO" pertence ao Apoio ao cliente, muito provavelmente a mandaram postar essa mensagem, e pouco deve ela saber da situação, não vale a pena "atacar a garanta".
Reputação 3
Como é óbvio, nada pessoal contra o mensageiro.


 


Acho é cara de pau a pt vir agora dizer que tem problemas, quando eu sei que este problema tem anos, cabos com muita subscrição dá nisto.


 


Cabos de 1.6Gbps, não dá para muita coisa se tiverem 10 clientes a 100mbps, mais iptv(nº boxes), voip e mais o overhead que precisa de ter.


Claro que também resume-se ao que está na ponta da fibra, neste caso do lado do ISP.


 


Acho piada também aos recursos gastos no controlo ao traffic shapping, enfim.


 


lan virtual pa tv


lan virtual po voip


lan virtual pa "net"


 


Quem as configura, o cliente?


 


Dados encriptados também têm menos prioridade nos servidores, é para verem a importância que a pt dá à segurança na net.
Reputação 4
Boa noite,


 


Tal como disse ontem estamos a analisar o tema que aqui tem sido discutido. Verificamos que alguns de vós já notaram diferenças mas queremos resolver o problema de raiz, assim peço a ajuda de todos para me enviarem por mensagem privada a seguinte informação: IP do servidor do jogo que estão a jogar e Nome do jogo.


 


Gostaria ainda de esclarecer que este é o forum oficial e do MEO e que todas as interações com a equipa de gestão são oficiais e verdadeiras.


 


Agradeço o vosso feedback e colaboração! E finalmente, também uma palavra de agradecimento aos nossos moderadores que têm sido incasáveis nestes dias!
É verdade, agora o serviço internet ja ta muito melhor, ja ta a voltar ao que era de antes.
agora consoante os jogos que os clientes divulgavam era LOL, Diablo 3, WoW e Cs Go (que é o que eu jogo pessoalmente) e entre outros, agora aos ips ja nao sei indica-los porque os do LOL sei que sao os oficiais, Diablo 3 tambem e do Cs Go tambem tinha problemas de ping igualmente aos oficiais mas agora nao sei indica-los.
alguem que indique pff, para ajudar a resolver o problema de raiz.


 


Boa Noite
Reputação 6
Crachá +10
Boa tarde @@@JoaoMartins 


 


Veja aqui, sobre como achar o endereço IP do servidor:


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Ping-elevado-em-jogos-online/m-p/56103#M13452


 


 


Cumps
Será que me podia ajudar com um problema que eu tenho em que nao consigo fazer stream na twitch por dropped frames?
Reputação 3
@@@TheNyxer https://obsproject.com/forum/threads/dropped-frames-disconnecting-lag-read-this-first.8870/
Reputação 1
Convido a todos os utilizadores a verem bem se a MEO faz algum esforço para resolver esta situação.. faz o tanas!


 


Desde actualizações na PS4 que demoram uma eternidade, a ligações seguras a FTPs privados na Leaseweb / Amsterdão, (cuja MEO/CPRM tem peering directo!) com MEO Fibra 100 que não passam de 2 Mbps (4 ligações a 500 Kbps cada).. e isto já dura há meio ano ou mais.


 


Conversas da treta que não controlam os servidores/roteamento externos, com essa ladaínha enganam muita gente mas lá no fundo esquecem-se de dizer que raramente os roteamentos externos é que são os culpados, é sim a falta de investimento que leva a estrangulamento INTENCIONAL (mesmo que funcione mal, o que interessa é que funciona e assim ninguém consegue denunciar o contrato) em maior largura de banda nesses roteamentos e também a aplicação exagerada de Traffic Shaping nas ligações dos utilizadores. Todos os ISPs aplicam TS pois tal é indispensável mas a MEO tem usado e abusado do mesmo, fazendo lembrar as práticas da saudosa TVCabo.


 


O que vale é que mesmo a fazer a contagem decrescente para o término do período de fidelização em meados de 2015, já deu para convencer algumas pessoas a aderir ao serviço Vodafone Fibra, esse sim merecedor do nome Fibra.


 


Força MEO! Precisamos de mais publicidade dos Gatos! Que se lixe o resto! Com papas e bolos se enganam os tolos :)


 


PS: Como já me sinto ofendido q.b. pela MEO, peço encarecidamente aos moderadores oficiais da MEO para não me pedirem dados com o propósito de averiguar a "situação".
@beasty: o que notas em sftp para a leaseweb é apenas no upload ou também no download?


 


Eu também tenho alguns servidores dedicados na leaseweb (nl) (e tinha até há pouco tempo um também num datacenter na dinamarca, com resultados muito identicos aos da leaseweb) e só noto essas velocidades vergonhosas no upload (do meo para os servidores...) e seja sftp, ftp, scp ou rsync... com multiplas ligações a coisa melhora bastante, mas com 1 fica complicado... estou a ficar descontente com esta situação, pois só aderi ao meo pela suposta fantastica velocidade de upload, que afinal só parece existir em condições muito especificas... no entanto não tenho quaisquer queixas do download...
Reputação 4
Obrigada a todos pelos dados que nos forneceram e que nos ajudaram a identificar a causa deste problema. A todos os utilizadores que continuam a verificar problemas, peço que continuem a enviar o nome do jogo e IP por mensagem privada para mim.


Os nossos serviços técnicos estão já a resolver a situação. Tratou-se de uma situação atípica que se deveu a um crescimento anormal do tráfego de interligação internacional, nomeadamente para jogos online.


Prevemos resolver esta situação brevemente.


Pedimos desculpa pelo incómodo causado e contamos com a vossa colaboração.


 


Obrigada
Olá a todos!


 


Obrigado Vera_MEO por este importante feedback que acaba de dar aos Clientes e que pelo menos explica algo relativamente ao problema que os Utilizadores têm aqui debatido!


 


Tenho seguido este tópico (e outros) com muita atenção pois também eu, há algumas semanadas atrás, tenho verificado que o tempo de resposta dos pedidos aos servidores (ping) de Battlefield 4 tem aumentado num determinado período do dia. Houve até um período em que este problema, pelo menos nome meu caso (zona do Porto), começava sempre por volta das 21h15. Para citar um exemplo, antes o ping habitual num determinado servidor de BF4 em Inglaterra era de 41ms sempre constante (ocasionalmente saltava p/ 40 ou 42ms mas voltava rapidamente aos 41) e sem perdas de pacotes/respostas. Durante o período em que se manifestava o problema o ping a este mesmo servidor situava-se entre os 80 e 100ms com constantes variações entre estes valores.


 


Agora (a cerca de 2 ou 3 dias) verifico que o ping a este servidor, entre as 19h00 e cerca das 00h00, p/ além de se apresentar estável como antes ainda é mais baixo: 38ms constantes! Associo este novo comportamento à comunicação da Vera_MEO e espero que se mantenha assim :D


 


Espero também que esta informação, do meu caso concreto, possa ser de alguma forma útil para todos e que esta resolução/melhoramento seja de facto efetiva, que se mantenha e que não haja um retrocesso.


 


Abraço,


JG
Desde o início da semana passada passada, que nem é possível sequer ver uma stream. Pings de 1600 para cima! Parabéns Meo. Sempre a melhorar. Até ao dia 😉
Boa noite

 

Eu não sei porquê nao tenho nada de mensagens na minha página. Eu também tenho problemas de ping no league of legends, o meu IP é 188.80.103.143

 

Obrigado
A ligação aos servidores da Electronic Arts (mais concretamente, do Fifa 15) continua a estar horrível.
Reputação 3
LOL, é que ri-me muito mesmo(menos mal aqui na meo, é só comédias).


 


 


Eu fingo que acretido em ti e que o problema foi resolvido! 😃
Reputação 2
As latencias voltarem ?