MEO & Throttling

  • 26 September 2014
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Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

250 respostas

Reputação 3
É que nem vou esperar que "investiguem" a situação. Para a semana vou a uma lojinha MEO, rescindir o contrato, com ou sem penalização (de preferência sem). Durante o resto do fim de semana, ver streams só em qualidade para telemóveis! Referência: ver anexo
Crachá
Acontece-me exatamente a mesma coisa.

Chego a ter picos de 200 de ping em qualquer servidor de gamming enquanto que o normal, na minha zona, deveria rondar os 80 de ping.
Reputação 1
Nem devia chegar a 80, uma coisa normal para servidores europeus não deveria ser acima de 60, nos piores casos.


 


Deveria sempre andar nos 40-60...mas pronto qualquer coisa <90 já seria decente, não valeria nem um centimo da net que se paga para a meo, mas era alguma coisa.


 


Mas pronto, eu serei de certeza um dos que irá tentar rescindir contracto.
SE KEREM INTERNET PARA JOGAR NAO ADIRAM A MEO... HA 7 DIAS KE A PARTIR DAS 19:00 ATE Á 1:30 


É IMPOSSIVEL ... RESOLVAM...


A NOS E A ZON NAO TEEM ESTE TIPO DE PROBLEMA...
Boas


 


Pelo que me parece a limitação começa a partir das 19:00 +/- portanto é quando o pessoal chega a casa, e o quer sentar-se um bocado no pc para jogar e pimba 130-150 de ping.
Reputação 3
NOVIDADES:

Após fazer reclamação na linha de apoio ao cliente,  na linha de apoio técnico e no Facebook, fiz ontem uma reclamação na Área de Cliente, nos espaço dedicado a isso mesmo, foi gerado um nº de registo da reclamação e tudo. Hoje fui ver se já tinha resposta e sabem a novidade?

Eles apagaram a minha reclamação... Não existe lá nada........

Andam a brincar com coisas sérias.

Sinceramente isto não se faz. Penso que a PT está para dar o PEIDO MESTRE.

Nunca fui tão maltratado por um fornecedor de serviços!
Pessoal é o seguinte eu a 3 dias atrás liguei para o support da MEO eles disseram-me que um dos problemas podia ser o meu modem tar desactualizado (eu tinha um thompson branco e cizento desde a uns 4anos atrás). Pois bem eu troquei o modem e liguei a porta 4 ao meu pc porque é a porta de 1000mhps (coisa que no antigo eu não tinha -.-), resumindo nesse dia que foi ontem só tive ping máximo de 100, tinha breaks e coisas assim MAS ontem vi alguns comentarios a dizer que tinham ping de 160 no LoL e isso eu não tive. Não sei se foi por trocar de modem ou se continua a mesma coisa eu notei alguma diferença na troca do modem continuo um bocado lagado mas não é 160 de ping com 1segundo de delay. Hoje Sexta tive a jogar alguns rankeds / cs go e não tive problemas de ping só mesmo instável que passava dos 50 para os 90 mas depois parava. Espero ter ajudado neste post e peço imensa desculpa por ser enorme 🙂.

Cumps.
 Estou com esse problema ha alguns dias e nao sou o unico todos o meus colegas que têm meo tambem se queixam deste problema.A partir das 19H 20H quero ver uma porra de uma stream no site twitch.tv em source e nada esta sempre a dar buffering,tenho de ver em medium (qualidade de **bleep**) e mesmo assim as vezes ate em medium me da bufferirng a cada 5segundos.Ja estou a ficar revoltado pois pago 50 euros por mes e nem a porcaria de uma stream consigo ver em paz.
Reputação 3
O título deste post está mal, o que está a acontecer nada tem a ver com Throttling. O Throttling consiste numa redução da largura de banda (velocidades de down/up) e não no tempo que os servidores demoram a responder (ping). Isto quer dizer que se fosse Throttling as velocidades eram reduzidas mas não as latências.


Tenho um estabelecimento comercial onde tenho ZON/NOS (speedtest A) e aqui em casa infelizmente onde gosto de jogar CS:Source tenho MEO (speedtest 😎.


 


Os testes foram efetuados agora mesmo, a um servidor em França onde desde sempre joguei CS:Source.


Vejam a diferença. (Até dá vontade de ir trabalhar a esta hora...)


 


Speedtest A ZON/NOS: http://www.speedtest.net/my-result/3839975243


 


Speedtest B MEO: http://www.speedtest.net/my-result/3839971465
Mais um dia sem poder jogar e ver streams, 170 de ping... bom trabalho meo.
Internet MEO está uma verdadeira piada!!


è uma vergonha ter estes can@lhas a servirem internet em portugal..


 


acho que da maneira que isto tá vão perder a maioria dos clientes ..
Reputação 2
Boa noite camaradas frustrados !


Mais uma noite sem condições !


Ate amanha a mesma hora !
Reputação 1
So por piada


 


http://imgur.com/RuWKpEA


 


 


200 ms..........


 


 


200..........


 


 


 


200......... europa


 


200......


 


 


Palavra.... nao ter..
Reputação 1
Estou há exactamente meia hora a tentar actualizar o iTunes. Resultado?


 


Uns potentes 18,80MB sacados em MEO FIBRA 100. Acho que vou é ligar o US Robotics de 56K, talvez seja mais rápido.


 


Gozarem com raspas de fibra para "acabar" numa miséria destas.. V- E-R-G-O-N-H-A!!
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@paulopissas 


 


O seu post foi removido por excesso de liguagem ofensiva. A proxima violação de regras terá a devida penalização.


 


O MEO Forum agradece, sempre, a sua contribuição util para a comunidade.


 


 
Eu não deveria estar a dizer isto, mas não queiram ir para a NOS, falo por experiencia propria e conhecendo muitos mas muitos clientes que têm serviço de suposta fibra, nem sequer abrir páginas conseguem, e não acontece só à noite.


 


 
Reputação 3
 


fidalgopedro escreveu:

Eu não deveria estar a dizer isto, mas não queiram ir para a NOS, falo por experiencia propria e conhecendo muitos mas muitos clientes que têm serviço de suposta fibra, nem sequer abrir páginas conseguem, e não acontece só à noite.


 


 



 


Não sabes aquilo que dizes.


Ou então também deves estar a receber da PT...


Este é para ti: http://www.speedtest.net/my-result/3839975243
Reputação 3
O problema não é da PT, é nosso.


Deixem a PT em paz e vamos mas é fazer filhos...


Para isso a Internet não é precisa........


 
Reputação 3
Aqui no Fórum parece que há lápis azul.


Disse a um moderador que era incompetente.


Não tratei mal ninguém, apenas falei a verdade sem dizer asneiras nem faltar ao respeito a ninguém.


Mais uma vez, apenas me limitei a constatar um facto.


Ainda por cima apagaram o meu post que continha informação relevante para este problema que os clientes estão a experenciar.
Reputação 6
Crachá +10
@@@ANLourenço 


 


Uma vez mais apelo a si e a todos os contribuidores para não se iludirem quanto ao papel de um moderador num forum. Repito: não temos qualquer ligação directa com a operadora de telecomunicações! O nosso envolvimento não passa por mais que prestar apoio a esta plataforma de ajuda e facilitar o esclarecimento de duvidas aos colaboradores MEO, estes ultimos, exclusivamente honorários.


 


Caso ainda não conheça, tem ao dispor um botão para "Editar resposta", no menu de Opções à sua direita, para corrigir e/ou acrescentar algo mais, que tenha escapado e subtrair a necessidade de postar um novo post, do qual agradeço o melhor uso. Os bons costumes dizem que, quando alguem quer falar, põe o braço no ar e espera a sua vez. Depois, fala o que tem a falar e, não tenta falar em vez, ou por cima, de outros.


 


Alerto-o para a consulta das regras e guide-lines de utilização do fórum e, a possibilidade de estar a violar as mesmas.


 


Num fórum desta dimensão, é de extrema importancia manter a organização e resumo nos conteudos.


 


Obrigado.
Reputação 3
V.Exa disse:  "não temos qualquer ligação directa com a operadora de telecomunicações"


Então nesse caso porque são vocês " O Fórum Oficial da MEO?


É que assim V.Exa está a ir ao encontro de todas as afirmações que fiz anteriormente.


 


Com os melhores cumprimentos,


Eu mesmo
Reputação 1
Discordo da maneira como Anlourenço disse "seu incompetente" (li o outro post).


 


Mas verdade seja dita, num fórum oficial estar a usar pessoas normais como moderadores? A sério?


 


Isto não é um forum dum jogo qq, não e um forum sobre pizzas feito por uma comunidade, isto é um forum, duma companhia séria e temos pessoas responsaveis pelo forum que não estão afiliadas à meo?


 


Isto so mostra cada vez mais tristeza da parte da meo.


 


Onde é que está a ir este dinheiro todo? Visto todos estarmos a pagar por um serviço que nos mete no mesmo "tunel", duvido imenso que esteja investido em infrastruturas, nem suporte tecnico decente têm, pessoas comuns têm mais conhecimento do que o vosso "pc medic" (temos bons posts tutoriais por exemplo).


 


Isto irrita imensamente, dispensa-se os insultos, porque sei perfeitamente o que sao moderadores, mas não deveria ser assim, nem de longe, isto é um tristeza autêntica....
Engraçado, chega precisamente à meia noite, e o ping baixa para o suposto normal. Incrível. Vocês para gozarem com os seus clientes, são fantásticos. Estimo bem que ides à falência..
Reputação 3
WormPT escreveu:

Engraçado, chega precisamente à meia noite, e o ping baixa para o suposto normal. Incrível. Vocês para gozarem com os seus clientes, são fantásticos. Estimo bem que ides à falência..



Já não deve faltar muito... Andam perdidos nas "malhas" da Oi, não tarda muito são vendidos às peças para dar mais dinheiro.


E a prestar um serviço assim aos clientes, mais rápido vão ao fundo.
Reputação 3
caramba , o ambiente aqui está pesadissimo .


É uma pena que a MEO não esteja a solucionar o problema que afeta tantos clientes .


NOS , MEO , Vodafone e outros , todos usam o mesmo operador de serviços que é a PT , infelizmente a PT já pertence mais a privados do que aos Portugueses .


Apesar de ser PT , não quér dizer que seja nossa , pois quando estáva no nosso poder , as coisas eram diferentes , mas infelizmente deixa-mos os nossos queridos governos venderem tudo ao desbarato por causa da crise que eles criaram .


Logo , um novo accionista só vai querer lucro como qualquer outro .


Penso ter dito quase tudo .


No entanto , passei por aqui para dizer que não vou poder por os pings da vodafone que tinha para aqui falado na semana que passou , mas amanhã irei colocar os pings da cabovisão aos servidores steam para comparar-mos .