MEO & Throttling

  • 26 September 2014
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Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.





 





Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).





 





Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 





Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.





 





Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 





O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).





Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.





 





Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.





 





Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.





 





Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.





 





Cumprimentos à equipa,

Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

256 respostas

Secalhar o melhor e mudar de ISP :D

BOTA RESCINDIR!!!
Estou com o mesmo problema meu League of Legends sempre com 160 de ping... que porcaria de serviço, horrivel!
Agora há throttle no twitch? Nem posso ver em "High" (720p). Não percebo.
Reputação 3
eu esta semana penso ter tempo para verificar um traceroute da vodafone e outro da cabovisão aos servidores da steam .





Depois irei por aqui os posts .





Será interessante as comparações mesmo para a MEO tentar perceber as rotas dos 2 operadores diferentes .





O operador NOS em principio não irei conseguir , mas se alguem daqui puder fazer pings a estes servidores atravez desse operador seria optimo para comparar-mos e mesmo para entender as rotas de uns e de outros  .





fazendo ping a estes servidores será o suficiente  porque resolvendo o problema destes delays resolve-se o resto dos servidores .





O problema não é o destino mas sim a rota até ele .





 





ips servidores da valve :





146.66.155.1





146.66.152.1





146.66.158.1





 





para fazer ping basta :





-Menu inciar /executar





-cmd





-ping + ip





-para traceroute usar o mesmo processo mas em vez de ping fazer :





tracert + ip





 
apesar de nao conseguir jogar à noite (180ping no CS à 2h atrás) tambem no meu server teamspeak que está na holanda o ping passa de 50(daytime) para 140(nightime) quase o triplo :/





agora ao fim de várias horas já acalmou e está a 54ms
Reputação 6
Vou voltar a repetir o mesmo que já disse , o que está a acontecer com os jogos online twitch etc… não é throttling , repito não é throttling , existe uma anomalia no serviço para o norte da europa , o problema já está a ser investigado .





 





Se estiverem interessados em ajudar a resolver o problema têm este tópico dedicado a anomalias relacionada com ping elevado .

https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Ping-elevado-em-jogos-online/td-p/52347





 





Mas por favor parem de chamar throttling a um problema na infra-estrutura , isso está a causar mais confusão ainda .





 





E para esclarecer, este tópico foi iniciado para informar/denunciar o limite na velocidade de downloads de torrentes , e ai existe realmente esse limite , mas acaba ai , mas pelo caminho começaram a confundir o throttling aplicado aos torrentes antes das duas da manha com o problema com pings que está a afectar os clientes á algum tempo.







Resumindo se o problema for com as velocidades dos torrentes este tópico é o correto , mas se for de ping então devem usar o tópico que mencionei anteriormente .
Caso não se tenha apercebido, na altura em que este tópico foi criado, mais nenhum falava sobre pings ou o que quer que fosse por essa mesma razão continuei a falar neste tópico, pois é onde eu faço follow.
Reputação 3
@@@xptopt Os clientes vão saber se a solução foi encontrada, ou vão esperar que o problema seja resolvido e ter de verificar por si próprios? Porque, tanto quanto todos sabemos, quem não tem estado atento ao fórum não faz a mais pequena ideia do que se passa. 





 





Quanto à MEO "não poder fazer nada" caso o problema seja de um carrier internacional, há mais detalhes? Não é possível a troca de carriers ou mesmo haver contacto entre a MEO e os mesmos, para que a situação se resolva? 





 





Falando por mim, estou a pagar por um pacote de quase €60/mês, e sinceramente, a vontade de simplesmente esperar que as coisas apareçam resolvidas não se tem manifestado dentro de mim. Acho que que os clientes têm o direito de saber o andamento da situação, a não ser que tal não seja possível por motivos alheios.
Reputação 2
Isto é um problema de ROUTINGS. Tanto que se usar o WTFast o problema vai embora...A questão é, o problema tá mesmo a ser investigado pela MEO?
Reputação 6
@@@Ortins





Foi por isso que criei o outro tópico , para reunir o máximo de clientes possíveis com o mesmo problema .





 





@@@xkougar





Sempre que tiver noticias vou reporta-las aqui no fórum , o que deve acontecer ainda esta semana .





 





E provavelmente o problema levou tanto tempo a ser investigado foi a informação estar disperca tanto aqui no fórum como por outros fórum onde também tenho estado a encontrar clientes com o mesmo problema .





 





Quanto as rotas que a meo usa não me posso pronunciar pois não sou funcionário e não sei nada sobre isso .





 





@@@MaestroPT 





Sim está a ser investigado espero ter noticias dos resultados ainda esta semana .
eu ultimamente tenho tido um problema com o serviço, propriamente com o serviço internet TEM ESTADO MAIS lenta do que o normal...

eu costumo jogar online, e antes o meu ping andava por volta dos 60-80 nao passava disso.

Agora, 100-150 no league of legends e até a reproduzir videos do youtube em 720 p demora bueee a carregar ,agora explicome eu ,como é possivel continuar com ete serviço ????

eu nao sei o que se passou, antes eu estava satisfeito com o serviço, agora nao!!!

por qualquer maneira sinto que estao a fazer de nós palhaços.

porque antes o meu ping tava bom e agora nao... algo se passou

Por isso eu queria saber o que se passou com o meu servico!!!





E ESPERO QUE NAO IGNOREM ESTE COMO TÃO OUTROS CASOS IGUAIS ,POIS ISTO É UMA PALHAÇADA ESTAR A PAGARRR POR UM SERVIÇO LITERALMENTE DE "**bleep**,MERDAA" PRA ISSO VALE MAIS DESISTIR E ENTRAR NA CONCORRENÇIA , E NAO SERIA APENAS EU ,COMO TODOS OS OUTROS CLIENTES QUE ESTAO A TER O MESMO PROBLEMA !!! ESPERO RESPOSTA POR PARTE DA MEO ,E ESPERO QUE REZOLVAM ESTE PROBLEMA E QUE NUNC MAIS SE REPITAA!!!
Reputação 2
Eu vou cancelar o meu debito direto da Meo, quando eles ligaram a preguntar porque que nao conseguem fazer debito direto eu vou-lhes responder que cá em casa nao sabemos de nada mas vamos investigar !
Reputação 1
antso escreveu:



Eu vou cancelar o meu debito direto da Meo, quando eles ligaram a preguntar porque que nao conseguem fazer debito direto eu vou-lhes responder que cá em casa nao sabemos de nada mas vamos investigar !







 





ahahahah xD
Reputação 1
http://imgur.com/lJXZcLB





 





 





Olhem.... olhem a tristeza que é o vosso serviço... olhem pa.... OLHEM serviço de Europa, mais vale ir pa africa, os da africa do sul tem 150 ms a jogar pa europa........ tristeza absoluta...
mais um dia com 160 / 170 de ping impossivel jogar, nem ver streams nada...
Fogo, o meu ping ja anda assim lastimavel nao e numa questao de dias... mas ja vai para ai a 2 semanas mais ou menos...

com este tempo eles ja nao tiveram tempo de investigar a reparar a anomalia?

mesmo assim e duvidoso, porque durante o dia o ping anda normal so que chega la pas 18h ou 20h é que comeca a FESTA DO LAG! 

se fosse uma anomalia o ping alto era todo dia e noite
Reputação 6
O que dizes faz sentido mas nos últimos 3 dias o ping esteve alto o dia todo , só melhorou hoje ás 00:00 e voltou a ficar alto ás 20:00.





 





Eu reportei pessoalmente o problema no dia 9 a situação está a ser analisada e estou á espera de uma resposta ainda esta semana , mais não posso fazer , não sou funcionário da meo .
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Reputação 3
Sugiro então que todos, e eu vou fazer o mesmo, enviar um email à CPRM.net, empresa gestora de tráfego e peering internacional do grupo PT Portugal, a informar o que efectivamente não conseguem obter neste momento.





 





Eu penso que essa ação é ridicula pela parte de clientes MEO , eles posivelmente nem vão dár atenção aos emails .





O cliente deles é a MEO e não nós .





A MEO é que teria de iniciar esse processo , mas não acredito que o faça .





Se tomarem atenção aos contratos adsl por parte da PT irão reparar que existem contratos com uma contenção de 1:20  e outros com 1:50 para o mesmo contrato de velocidade , a diferença entre ambos é o preço .





adsl preços PT para MEO





 





vejam na página 52 (Classe 23) 24Mb/1Mb





vejam a comparação da mesma velocidade mas com outra qualidade de serviço em :





página 53 (classe 28) 24Mb/1Mb





 





Penso que tudo o que está a aconteçer com falhas na qualidade de serviço poderá estar relacionado com o contrato que a MEO tem com a PT de cada cliente .
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Reputação 2
Ja chega desta **bleep**.... Uma pessoa perde realemente a cabeça com este serviço. Eu nao quero saber se este topico é o indicado ou nao, hei de vir aqui todos os dias deixar um post partilhar a minha frustração ate este problema ficar resolvida ou acabar a minha fidelização.





 





 
Mais uma noite com 160 de ping. lindo... que vergonha de serviço!
Reputação 1
PT=MEO=CPRM



Por favor não separem as coisas porque é tudo a mesma coisa.



As queixas estão apresentadas, ainda hoje fiz uma e ficaram de me telefonar amanhã.



Caso eles não queiram saber, muito bem, torna-se inútil a Internet Meo/PT.



SOLUÇÃO MUDAR DE ISP.



Tenho outro serviço de internet fixa da ZON/NOS e as latências estão EXCELENTES 24h/dia.



 



MAIS UMA VEZ A SOLUÇÃO É CANCELAR O SERVIÇO MEO/PT E MANDAR ESSE PESSOAL PASSEAR COM O DINHEIRO QUE TEM RECEBIDO DOS CLIENTES.



 



Tenho a certeza que mesmo para quem tem fidelização, uma vez que o pessoal era bem servido e de um momento para o outro deixou de o ser, vai poder rescindir contrato sem penalização. O contrato protege o ISP mas também o cliente.



 



E sinceramente não sei onde foram buscar essa treta da MEO contratar à PT e a PT aplicar taxas de contenção à MEO e etc... A empresa é só uma.



 



E já agora eu tenho serviço M5O da PT EMPRESAS (Profissional) e também estou com o mesmo problema. Sabem de quem é o problema?



 



É DA PT
Boa noite,





 





Mais um cliente com o mesmo problema... pelo menos após a hora de jantar (durante o dia estou no trabalho) os pings ficam com valores altíssimos. Torna impraticável qualquer tentativa de jogar online com qualidade.





 





Agradecia que esta situação se resolva o mais rapidamente possível.





 





Cumprimentos