MEO & Throttling

  • 26 September 2014
  • 256 respostas
  • 10277 visualizações

Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

256 respostas

Reputação 3
Ping efectuado aos servidores da Valve (steam) - Europa .


9 da manhã


 


ping servidores valve - 9am
Não esta mau o ping na valve, a esta hora anda-se bem nos 70-80ms a noite vai para os 150ms
Reputação 3
ping servidores steam europa - 18:00


valve servers - 18:00
Reputação 3
ping aos servidores da valve (steam) - Europa - 9 da noite


são 8 : 51 , mas vai dár na mesma coisa .


ping 21 horas


revejam as vossas configurações de net , firewalls , etc...


no entanto eu vou dando uma espreitadela nos pings enquanto me lembrar .
Reputação 3
Em comparação aos serviores da Valve , aqui vos deixo um trace route sem destino ?!! aos servidores da ubisoft .


Eu não uso a steam , mas gosto e vez em quando jogar o farcry 3 online .


No entanto olhem bem esta salganhada no traceroute .


ubisoft servers


 


Ping a estes servidores é para esqueçer , em 5 pacotes , 3 perdem-se pelo caminho .


 


Nota : Este fim e semana vou testar estes traceroutes em outro isp em Portgal só para ter uma ideia onde anda o atropelamento dos dados no caminho .
Tenho muita pena de ver um serviço que poderia ser um dos melhores a falhar desta maneira. É bastante irritante ver os meus pings a passarem dos 60ms (que já é bastante alto) irem para os 120ms de um minuto para o outro.
Reputação 3
Hoje o ping subiu para cima dos 200ms a partir das 18h30. Não tenho a mínima dúvida de que a culpa é de estarem a acontecer dois jogos da Primeira Liga ao mesmo tempo, gostava de saber é porque é que EU e o resto dos clientes temos de gramar com isto.
Reputação 3
reparei que ontem sábado , os torrents estavam na ultima (baixas velocidades) , tive de usar a vpn para conseguir tirar o que queria .
Reputação 2
Tive o mesmo hoje e estava a jogar uma go4 na ESL...No problems, que ganhamos mas isto tá a começar a ser irritante.
Reputação 1
http://imgur.com/w9uJtEx


 


170~


 


 


podem ir para um sitio especial meo e ficar la a serio sao a coisa mais nojenta a face da terra...
Reputação 6
Boas


Gostaria só de esclarecer que embora a meo faça throttling , o mesmo só se aplica a trefego P2P proveniente de trafego gerado através de trackers públicos de torrents , o restante trafego como jogos online ou downloads via http não são afectados por throttling .


 


Dito isto sugiro que iniciem um novo tópico e que todos os que estão com latências em jogos multiplayer coloquem lá os seguintes dados


 


Serviço contratado


Localidade


Modelo e firmware do router meo


Tipo de ligação lan ou wireless


Qual o jogo ou jogos


 


Isto tudo para tentarmos perceber onde reside o problema , visto que do throttling não é certamente.
Reputação 1
Não brinquem com as pessoas a sério isto dura há meses.


 


Há 1 semana avisei que o equipamento não me deixa abrir portas, devo ter gasto uns 20€ em chamadas, diziam que voltavam a ligar, nada, 0, nem um palavra.


 


Agora vão dizer, pela milésima vez, que todos com problemas de ping sejam clientes PT têm todos problemas de pc? Por amor de deus....


 


Está a prova em cima, num jogo bastante popular com servidores em amsterdão, 170 ms, hoje, ainda há 5 min foi igual.


 


 


Agora tenho que gastar MAIS dinheiro em chamadas para dizer que se esqueceram do meu assunto? Mas que raio de brincadeira é esta?


 


Isto já é um problema à parte mas ter isto e ainda doar dinheiro ao suporte da MEO para nada começa a pesar na pessoa, já não dá mais para ser civilizado...


 


EDIT: Só para adicionar, nem uma única stream no twitch.tv faz load neste momento.......também é p2p?....
Reputação 3
"Gostaria só de esclarecer que embora a meo faça throttling , o mesmo só se aplica a trefego P2P"


 


- Pois , mas perante a condições contratuais não deveria .


 


" o restante trafego como jogos online ou downloads via http não são afectados por throttling ."


 


- Raros são os jogos que usam a porta http , práticamente só mesmo jogos via web browser . O caso em questão é que qualquer jogo instalado não usa a porta http para transferencia de dados .


 


Serviço contratado - Correcto , pois alguem com 2M e tv dificilmente terá largura de banda .


 


Localidade - Nada a ver , pelo que tem sido detectado , as rotas para 1 ip são as mesmas para todos os clientes .



Modelo e firmware do router meo - Nada a ver com os delays .



Tipo de ligação lan ou wireless - Muito importante



Qual o jogo ou jogos - Importante para identificação da localização dos servidores .


 


 


No entanto aqui deixo um exemplo da maior parte dos clientes aqui que usa os jogos em steam .


Aqui teem um traceroute e um ping a esse servidor .


Pela imagem poderão ver onde andam os delays .


ping + traceroute a servidor steam


Nota : Eu não uso steam .
Reputação 3
quem quiser saber que portas usa um especifico jogo  basta fazerem o download deste programa :


tcpview


 


e quando estiverem ligados online ao servidor , basta abrirem este programa a apareçerá todas as portas abertas do vosso pc para a net , assim como o vosso jogo  a porta e o ip ao qual o jogo está ligado .


eis uma imagem do tcpview onde mostra a porta local e a porta remota ex: firefox .


imagem tcpview
Reputação 3
A pedido do @@@xptopt , acabei de criar um post para a recolha de dados sobre os problemas, com vista detectar a sua origem - http://forum.meo.pt/t5/Servi%C3%A7o-Internet/Recolha-de-Dados-Lat%C3%AAncias-Altas/m-p/52361#U52361.
Reputação 6
lanrien escreveu:

Não brinquem com as pessoas a sério isto dura há meses.


 


Há 1 semana avisei que o equipamento não me deixa abrir portas, devo ter gasto uns 20€ em chamadas, diziam que voltavam a ligar, nada, 0, nem um palavra.


 


Agora vão dizer, pela milésima vez, que todos com problemas de ping sejam clientes PT têm todos problemas de pc? Por amor de deus....


 


Está a prova em cima, num jogo bastante popular com servidores em amsterdão, 170 ms, hoje, ainda há 5 min foi igual.


 


 


Agora tenho que gastar MAIS dinheiro em chamadas para dizer que se esqueceram do meu assunto? Mas que raio de brincadeira é esta?


 


Isto já é um problema à parte mas ter isto e ainda doar dinheiro ao suporte da MEO para nada começa a pesar na pessoa, já não dá mais para ser civilizado...


 


EDIT: Só para adicionar, nem uma única stream no twitch.tv faz load neste momento.......também é p2p?....




Boas


 


Tal como referi no meu post o problema não é do throttling , mas também não disse que era do cliente , e como também sou afectado pelo mesmo problema no jogo CSGO sugeri que colocassem as informações em outro tópico visto que o problema não é de throttling .


 


Já iniciei o tópico e necessito de varias amostras para quando contactar o departamento ter algo sólido para mostrar . https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Ping-elevado-em-jogos-online/td-p/52347


 


Quanto ao teu problema em abrir portas é em que jogo ou aplicação ? o problema está em abrir as portas o fale-las passar pela nat .


 


E quanto ao twitch o como já tinha referido só torrentes é que são sujeitos a throttling mas na amostra que já foi colocada no tópico da para perceber que o problema está no HOP 6 visto que nas 3 amostras é ai que o problema começa , e é evidente que o HOP 6 pertence a Portugal Telecom .


 


Portanto penso que interpretaste mal o que eu tentei esclarecer , embora seja moderador o meu contributo neste fórum é sempre como cliente , visto que já ando aqui a tentar ajudar desde o tempo em que o fórum não era oficial e não tinha qualquer afiliação com a operadora .
Reputação 6
Obrigado mas já tinha iniciado o tópico ,é este @xptopt , acabei de criar um post para a recolha de dados sobre os problemas, com vista detectar a sua origem - http://forum.meo.pt/t5/Servi%C3%A7o-Internet/Recolha-de-Dados-Lat%C3%AAncias-Altas/m-p/52361#U52361.


[/quote]
 
Reputação 6
tipepe escreveu:

"Gostaria só de esclarecer que embora a meo faça throttling , o mesmo só se aplica a trefego P2P"


 


- Pois , mas perante a condições contratuais não deveria .


 


" o restante trafego como jogos online ou downloads via http não são afectados por throttling ."


 


- Raros são os jogos que usam a porta http , práticamente só mesmo jogos via web browser . O caso em questão é que qualquer jogo instalado não usa a porta http para transferencia de dados .


 


Serviço contratado - Correcto , pois alguem com 2M e tv dificilmente terá largura de banda .


 


Localidade - Nada a ver , pelo que tem sido detectado , as rotas para 1 ip são as mesmas para todos os clientes .



Modelo e firmware do router meo - Nada a ver com os delays .



Tipo de ligação lan ou wireless - Muito importante



Qual o jogo ou jogos - Importante para identificação da localização dos servidores .


 


 


No entanto aqui deixo um exemplo da maior parte dos clientes aqui que usa os jogos em steam .


Aqui teem um traceroute e um ping a esse servidor .


Pela imagem poderão ver onde andam os delays .


ping + traceroute a servidor steam


Nota : Eu não uso steam .



Tal como tinha referido o throttling só é efectuado em ligações a trackers públicos de torrents, se um jogo ou aplicação usar p2p que não seja torrents o throttling não afecta essas ligações.


 


O resto dos dados que pedi são apenas para nos certificarmos que o problema não afecta apenas alguma zonas ou alguns routers etc .
Aproveito para dizer que durante esta noite estive a pingar para servidores alemães e para servidores franceses mais de 150ms...
Não entendo como posso pingar tanto para estes países... só para verem o rídiculo, para a Alemanha acabo por ter uma velocidade de download de 7mbps (não reais) e de upload inferior a 1mbps. O mesmo se aplica a frança, se bem que tenho velocidades um pouco mais altas.


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813562641 (Paris)


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813568422 (Frankfurt)


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813580476 (Amesterdam)


 


Para comprovar como isto é routing... aqui vai o meu ping para a Colónia:


 


http://www.speedtest.net/my-result/3813571016


 


Pode ser uma má configuração do próprio routing, o que nos faz ter estas latências para estes países em questão...
Tenho tido os mesmo problemas acima referidos..
Ainda ontem a tarde estava tudo com 60ms a 70ms na Alemanha quando de repente passa mos 4 de nós para 170ms menos o rapaz que era Vodafone que ficou nos 70ms na mesma...
Reputação 6
Boas


para que possamos resolver o problema com os pings coloquem os valores neste tópico sff. https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Ping-elevado-em-jogos-online/m-p/52347#U52347


 


Com as seguintes informações...


Serviço contratado


Localidade


Modelo e firmware do router meo


Tipo de ligação lan ou wireless


Qual o jogo ou jogos


 


Juntamente com um tracert ao servidor com problemas
Reputação 3
Bump
Reputação 2
Ja começa a meter nojo, fazem de conta que nao precebem nada e que estaõ a investigar... para que ? para ganhar tempo ? para ver se a gente se cala ?


 


Cheguei a um ponto de nao retorno, esteija esta situação resolvida ou nao em janeiro mudo de operadora.


 


Pago perto de 60€ por mes, um preço acima da media europeia para aquilo que a Meo oferece, e tenho um dos piores serviços europeus.


 


E vamos ficar por aqui porque nao quero faltar ao respeito de niguem .
Reputação 2
Parece que hoje o throttling já está a entrar em ação! É por ser domingo e tar a chover e toda a gente estar em casa?


 


QUE VERGONHA DE SERVIÇO. Quando o contracto acabar, não vêem mais 1 centimo.
Reputação 2
Isto ao domingo começa as 14h e nao tem fim...