MEO & Throttling

  • 26 September 2014
  • 250 respostas
  • 10530 visualizações

Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

250 respostas

Reputação 3
Se é só para torrents mesmo então qualquer uma dá .


Eu dessa lista já experimentei 3 .


Itshidden


Privateinternetaccess


Airvpn


 


dessas 3 apenas 2 são 5 estrelas  , a itshidden e a airvpn .


 No entanto há que lembrar que as VPNS teem limitação de largura de banda por terem encriptaçãões pesadas de forma a proteger os clientes .


O máximo de velocidade das vpns é de 10Mbit .


Se tiverem 20mbits pela MEO , irão ficar limitados pelas vpns a 10Mbits , ou seja 1M/S .


vou deixar depois aqui um post com a diferença entre torrents via MEO e torrents via VPN para terem uma ideia .
Reputação 3
Ok para terem uma ideia da diferença , aqui está um Print screen de um download com a MEO  e outro com uma ligação VPN .


 


MEO VS VPN - Torrents - 10 minutos


 


VPN após 13 Minutos


 
Boas mais um dia sofrivel em jogo online comecei a jogar com 120 de ping e foi assim a sessao toda enfim impressionante
Reputação 1
hoje 160 ms. hoje nao consigo mesmo jogar. e só foi mesmo pelo ping que escolhi o meo. incrivel...
Reputação 3
Bump
Reputação 3
É sempre bom reverem as condições do contrato , e de preferencia guardarem uma cópia no vosso pc  não vão eles andar a alterar as condições da maneira que lhes dá mais jeito .


No inicio quando aderi , dei-me ao trabalho de ler as linhas pequeninas por alto que ninguem tem paçiencia .


Lembro-me prefeitamente que não aparecia restrições de largura de banda para conteudos P2P , o que significa que é ilegal o controlo desse serviço pela parte da MEO .


Logo se é ilegal , o cliente tem todos os direitos de pedir , anular e etc... conforme o advogado em questão .


Mas isso só iria resolver o problema de 1 e não da generalidade .


No entanto , eu tenho analisado o serviço MEO desde o inicio , e encontrei muitas falhas em todos os aspectos , desde a velocidade até ao controlo de largura de banda. .


No entanto tenho de referir que esta limitação não é 24h , esta limitação é apenas durante um espaço de tempo , lembro-me de tirar torrents pela meo na minha velocidade máxima contratada .


Os horários não me perguntem , mas provavelmente será entre as 4 da matina até ao meio dia  , lol .


 


Condições contratuais serviço MEO Fixo - Página 5 para a frente


 


No entanto tambem quero deixar bem claro que esta limitação de largura de banda é somente a este protocolo (que eu tenha reparado) , downloads normais atravez de http porta 80 não exist limitação de largura de banda .


 


Há que tambem ter em atenção que no contrato foi nos dito "Tráfego ilimitado"  mas eles esqueçeram-se de dizer que cortam a largura de banda em P2P .


Espero que tenham percebido a jogada 😉 .
e aqui está um artigo muito util:


 


http://en.wikipedia.org/wiki/Bandwidth_throttling


 


nalguns casos há ISP's  que foram considerados culpados em tribunal pois fizeram com que as pessoas com tarifarios de net light ou menos largura de banda fizessem upgrade para outros mais caros onde de facto nao eram sujeitos ao throttle ou nalguns casos capping...
Reputação 2
Isto não acontece só na velocidade. Quase todos os dias a apartir de horas indeterminadas (sempre acima das 18h) até horas indetermindas (geralmente 1h da manha no maximo), o ping especialmente para servers alemaes degrada bastante, passando dos normais 60-80 para 120-150 tornando-se impossivel jogar assim...


 


Ou arranjam isto ou vão perder muita clientela...
Reputação 3
Se reparares no gráfico de ocupação da Rede internacional em ip transit - PT , (na página de entrada  em baixo) , irás reparar que são nessas mesmas horas que a rede está mais sobrecarregada .


E tem lógica , pk é nessas horas que tá tudo em casa na net .


 
Reputação 2
Hoje, mais uma vez começou pelas 21h e a hora que escrevo continua.
Acham esses pings maus?

Vejam um traceroute meu aos servers de CSGO:

 

http://i.imgur.com/3lXRyCs.png
Reputação 3
caramba !!!


2 segundos só para sair de Portugal ?!!!!!


 


Deixa ver da minha ligação .


Tracing route to 146.66.155.1 over a maximum of 30 hops

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  -----rede interna
  2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  rede interna
  3     1 ms     1 ms     1 ms  dsldevice.lan [192.168.1.254]
  4     *        *        *     Request timed out.
  5    13 ms    16 ms    15 ms  bl3-75-157.dsl.telepac.pt [213.13.75.157]
  6    11 ms    11 ms    11 ms  lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
  7    71 ms    59 ms    59 ms  frk1-cr1-te2-0-1.cprm.net [195.8.0.234]
  8    56 ms    57 ms    56 ms  ae0-112.fra61.ip4.gtt.net [77.67.74.1]
  9    71 ms    70 ms    72 ms  xe-1-1-0.vie20.ip4.gtt.net [141.136.105.94]
 10    71 ms    70 ms    70 ms  146.66.155.1

Trace complete.
Pois. Não sei bem o que se passa. Isto só me acontece à noite. Mas parece muito mais severo que a vocês visto que falam de 150ms de latência e eu tenho facilmente 1000ms.


 


EDIT: E agora a diferença para de manhã.


 


http://i.imgur.com/d4NaJnY.png
Reputação 3
Bump
Reputação 3
Parece que a MEO decidiu abrir um pouco a torneira nos torrents .


20:00 e estou a tirar 2 downloads a 1M/s  .


Engraçado é que não passa de 1M/s .


Devem de andar a olhar aqui no forum com certeza .
Mas a latência já começa:


 


http://i.imgur.com/zg6aob0.png
Reputação 3
ping 146.66.155.1


Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=73ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=76ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55

Ping statistics for 146.66.155.1:
    Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
    Minimum = 70ms, Maximum = 76ms, Average = 72ms


 


este ping até é bastante aceitavel para esse servidor da steam .


Evita o wireless .


Firewalls aumentm os delays , porque estão a monitorizar os pacotes de dados que circulam na rede .


Se tiveres algum antivirus com firewall então experimenta desactiva-lo (+ a firewall) , e faz um ping outravez .


 


 
Não posso evitar o wireless. A questão é que durante a manhã e tarde isto não acontece. A latência é estável logo não pode ser do wireless.
Reputação 3
tens o meo hotspot ativado no router ?
Não. Este router até é novo porque o contrato é novo. Mas já no antigo acontecia isto. Jogar à noite é para esquecer.
Reputação 3
experimenta ligar um cabo de rede ao router e fazer ping ao servidor , só para comparar .


e sim , o wireless cria delay na ligação , alguns milisegundos consoate a recepção do sinal no cliente .
Reputação 2
Mais uma noite com uma net inutilisavel.


 


Ainda bem que este forum é visivel ao publico, assim pensam duas vezes antes de aderir ao meo.
Reputação 3
Bump porque sabemos que daqui a uma hora vamos voltar a sofrer com isto.
Reputação 2
02/10/2014 Mais uma noite com latencias fora do habitual.


 


Somente 3 meses ate fim da fidelização.
Reputação 3
Achei interessante deixar aqui um Print screen da velocidade em torrents da MEO - sexta feira


 


8 da manhã , teste torrent