Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.
Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).
Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite!
Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.
Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas?
O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).
Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.
Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.
Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.
Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.
Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso
Tópico fechado, já não permite mais respostas.
Página 4 / 10
Reputação 2
02/10/2014 Mais uma noite com latencias fora do habitual.
Somente 3 meses ate fim da fidelização.
Somente 3 meses ate fim da fidelização.
Reputação 2
Isto ao domingo começa as 14h e nao tem fim...
Reputação 2
00:34 e continua os pings altos.
Convido a todos os utilizadores que frequantam outros forums a convidar os utilizadores Meo a fazer um post aqui para a Meo preceber que nao somos uma duzias mas sim milhares insatisfeitos com essa situação !
Convido a todos os utilizadores que frequantam outros forums a convidar os utilizadores Meo a fazer um post aqui para a Meo preceber que nao somos uma duzias mas sim milhares insatisfeitos com essa situação !
Reputação 2
Ja chega desta **bleep**.... Uma pessoa perde realemente a cabeça com este serviço. Eu nao quero saber se este topico é o indicado ou nao, hei de vir aqui todos os dias deixar um post partilhar a minha frustração ate este problema ficar resolvida ou acabar a minha fidelização.
Reputação 2
As latencias voltarem ?
Reputação 4
Boa noite,
Tal como disse ontem estamos a analisar o tema que aqui tem sido discutido. Verificamos que alguns de vós já notaram diferenças mas queremos resolver o problema de raiz, assim peço a ajuda de todos para me enviarem por mensagem privada a seguinte informação: IP do servidor do jogo que estão a jogar e Nome do jogo.
Gostaria ainda de esclarecer que este é o forum oficial e do MEO e que todas as interações com a equipa de gestão são oficiais e verdadeiras.
Agradeço o vosso feedback e colaboração! E finalmente, também uma palavra de agradecimento aos nossos moderadores que têm sido incasáveis nestes dias!
Tal como disse ontem estamos a analisar o tema que aqui tem sido discutido. Verificamos que alguns de vós já notaram diferenças mas queremos resolver o problema de raiz, assim peço a ajuda de todos para me enviarem por mensagem privada a seguinte informação: IP do servidor do jogo que estão a jogar e Nome do jogo.
Gostaria ainda de esclarecer que este é o forum oficial e do MEO e que todas as interações com a equipa de gestão são oficiais e verdadeiras.
Agradeço o vosso feedback e colaboração! E finalmente, também uma palavra de agradecimento aos nossos moderadores que têm sido incasáveis nestes dias!
Reputação 4
Obrigada a todos pelos dados que nos forneceram e que nos ajudaram a identificar a causa deste problema. A todos os utilizadores que continuam a verificar problemas, peço que continuem a enviar o nome do jogo e IP por mensagem privada para mim.
Os nossos serviços técnicos estão já a resolver a situação. Tratou-se de uma situação atípica que se deveu a um crescimento anormal do tráfego de interligação internacional, nomeadamente para jogos online.
Prevemos resolver esta situação brevemente.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado e contamos com a vossa colaboração.
Obrigada
Os nossos serviços técnicos estão já a resolver a situação. Tratou-se de uma situação atípica que se deveu a um crescimento anormal do tráfego de interligação internacional, nomeadamente para jogos online.
Prevemos resolver esta situação brevemente.
Pedimos desculpa pelo incómodo causado e contamos com a vossa colaboração.
Obrigada
Infelizmente queixo-me do mesmo....
Pelo andar da carruagem acho que vou passar para o plano Fibra 30, depois contrato uma VPN e volto para a Vodafone a nível de telefone, e ainda sobra dinheiro; pelo menos aproveito 85% da velocidade em vez dos 30% atuais.
Pelo andar da carruagem acho que vou passar para o plano Fibra 30, depois contrato uma VPN e volto para a Vodafone a nível de telefone, e ainda sobra dinheiro; pelo menos aproveito 85% da velocidade em vez dos 30% atuais.
NeoPayne escreveu:
boas
exelente comparação...só acrescento o seguinte...só das 70km pois a autoestrada este cheia de outras pessoas a querer dar 120km...se pensares que a internet será a autoestrada 120km a velocidade contratada e nas horas de ponta toda as pessoas usam a autoestrada acaba por ficar cheia o suficiente para ninguem conseguir dar os 120km....
se queres ter a libertada de nao ter de andar numa autoestrada cheia, pagas por serviços adicionais...servidores privados...linhas dedicadas etc....
mas concordo com a analogia usada...
? então e se acrescentarmos mais uma coisa à analogia, VPN?
Será que podemos considerar que a VPN é a botija do nitro + as hélices + as asas que o carro ganha?
De vez em quando estou aqui com 250KB/s de transferência e ao ligar a VPN passo para os 5MB/s, em menos de 60 segundos... isto é o efeito "sirene do INEM" numa auto-estrada congestionada.
Acho que muitos de nós ganhariam mais se contratassem uma VPN em vez de andar a brincar aos cowboys com servidores privados, nem que para compensar esse investimento se faça o downgrade do pacote MEO. Eu que já passei pelos pacote de 30Mbps e 100Mbps posso confirmar que a diferença é negligível. Então em horário de ponta, que é basicamente aquela altura do dia em que se quer usar a net e não estar a dormir, ainda mais compensa.
Da fama não se livram tão rápidamente, mesmo que o tivessem deixado de fazer na totalidade. Mas não o deixaram de fazer porque qualquer ISP faz Traffic Shapping para garantir as metas de QoS. O que podem ter feito, e eu próprio assumo que tenho notado esta diferença, é reduzido a agressividade com que fazem o Traffic Shapping. Seja qual for a razão, optimização de equipamentos, centrais, rotas, o serviço mantém uma velocidade muito superior e uma estabilidade que era extremamente difícil nos horários de ponta nalguns protocolos (p2p, por exemplo). Tanto quanto sei, a plataforma Battle.net continua a usar p2p em vários jogos, a maioria legacy (SC2 incluído), não só nos downloads como no próprio netcode de jogo. Em relação à "ligação directa" aos servidores espanhóis da Valve, não encontrei nenhuma citação oficial sobre o assunto, mas não contesto que exista uma melhoria nos pings.
Enquanto que concordo que existe um melhoramento substâncial, o problema que originou este tópico, que já vai em 24 páginas, nunca deveria ter acontecido. Ninguém tem que provar o que já foi provado várias vezes e por vários utilizadores sobre a agressividade do Traffic Shapping, pelo menos nos tempos em que este tópico estava activo. É razoável que um utilizador, que se viu prejudicado pela Meo e que se encontra atualmente satisfeito noutra operadora, opine que noutra operadora esse problema não existe. Afinal de contas, a Meo foi quem criou as condições para denegrir a sua própria imagem aos olhos do cliente no que toca a este tópico, independentemente de agora se encontrar a melhorar o serviço (que em nada terá a ver com as queixas dos utilizadores).
As operadoras têm que ser competitivas e ter consciência de que as atitudes que tomam para se beneficiarem nalgumas àreas do seu negócio, em detrimento da prestação de serviço a certos clientes, pode ter consequências negativas relevantes (o que não será o caso aqui). Concordo que não existe operadora perfeita, a Vodafone, a Zon, a Cabovisão, xpto, terão a sua cota parte de má prestação de serviços... nenhuma é perfeita. Mas as pessoas devem queixar-se. Quem se cala ou recorre à desculpabilização ou depreciação destas atitudes, em queixas perfeitamente legítimas como esta, está apenas a contrubuír para um pior serviço a médio/longo-prazo.
Enquanto que concordo que existe um melhoramento substâncial, o problema que originou este tópico, que já vai em 24 páginas, nunca deveria ter acontecido. Ninguém tem que provar o que já foi provado várias vezes e por vários utilizadores sobre a agressividade do Traffic Shapping, pelo menos nos tempos em que este tópico estava activo. É razoável que um utilizador, que se viu prejudicado pela Meo e que se encontra atualmente satisfeito noutra operadora, opine que noutra operadora esse problema não existe. Afinal de contas, a Meo foi quem criou as condições para denegrir a sua própria imagem aos olhos do cliente no que toca a este tópico, independentemente de agora se encontrar a melhorar o serviço (que em nada terá a ver com as queixas dos utilizadores).
As operadoras têm que ser competitivas e ter consciência de que as atitudes que tomam para se beneficiarem nalgumas àreas do seu negócio, em detrimento da prestação de serviço a certos clientes, pode ter consequências negativas relevantes (o que não será o caso aqui). Concordo que não existe operadora perfeita, a Vodafone, a Zon, a Cabovisão, xpto, terão a sua cota parte de má prestação de serviços... nenhuma é perfeita. Mas as pessoas devem queixar-se. Quem se cala ou recorre à desculpabilização ou depreciação destas atitudes, em queixas perfeitamente legítimas como esta, está apenas a contrubuír para um pior serviço a médio/longo-prazo.
Serviu a carapuça foi? E então?
Não vejo razão nenhuma para andar aos piropos num site que não é própriamente direcionado para piropos e piadolas, nem estou particularmente interessado da origem das mesmas.
Disse o que tinha a dizer e não faço questão de encher mais chouriço. Situa-te.
Não vejo razão nenhuma para andar aos piropos num site que não é própriamente direcionado para piropos e piadolas, nem estou particularmente interessado da origem das mesmas.
Disse o que tinha a dizer e não faço questão de encher mais chouriço. Situa-te.
Agora há throttle no twitch? Nem posso ver em "High" (720p). Não percebo.
Isto está a ficar ridículo, é preciso de quanto tempo para arranjar os problemas técnicos que têm? É preciso até 2015 para resolver estes problemas ou mais? Talvez tenho é de mudar de ISP porque isto ja é falta de respeito com os consumidores da meo/pt.
Reputação 3
Se é só para torrents mesmo então qualquer uma dá .
Eu dessa lista já experimentei 3 .
Itshidden
Privateinternetaccess
Airvpn
dessas 3 apenas 2 são 5 estrelas , a itshidden e a airvpn .
No entanto há que lembrar que as VPNS teem limitação de largura de banda por terem encriptaçãões pesadas de forma a proteger os clientes .
O máximo de velocidade das vpns é de 10Mbit .
Se tiverem 20mbits pela MEO , irão ficar limitados pelas vpns a 10Mbits , ou seja 1M/S .
vou deixar depois aqui um post com a diferença entre torrents via MEO e torrents via VPN para terem uma ideia .
Eu dessa lista já experimentei 3 .
Itshidden
Privateinternetaccess
Airvpn
dessas 3 apenas 2 são 5 estrelas , a itshidden e a airvpn .
No entanto há que lembrar que as VPNS teem limitação de largura de banda por terem encriptaçãões pesadas de forma a proteger os clientes .
O máximo de velocidade das vpns é de 10Mbit .
Se tiverem 20mbits pela MEO , irão ficar limitados pelas vpns a 10Mbits , ou seja 1M/S .
vou deixar depois aqui um post com a diferença entre torrents via MEO e torrents via VPN para terem uma ideia .
Reputação 3
Ok para terem uma ideia da diferença , aqui está um Print screen de um download com a MEO e outro com uma ligação VPN .
MEO VS VPN - Torrents - 10 minutos
VPN após 13 Minutos
MEO VS VPN - Torrents - 10 minutos
VPN após 13 Minutos
Reputação 3
É sempre bom reverem as condições do contrato , e de preferencia guardarem uma cópia no vosso pc não vão eles andar a alterar as condições da maneira que lhes dá mais jeito .
No inicio quando aderi , dei-me ao trabalho de ler as linhas pequeninas por alto que ninguem tem paçiencia .
Lembro-me prefeitamente que não aparecia restrições de largura de banda para conteudos P2P , o que significa que é ilegal o controlo desse serviço pela parte da MEO .
Logo se é ilegal , o cliente tem todos os direitos de pedir , anular e etc... conforme o advogado em questão .
Mas isso só iria resolver o problema de 1 e não da generalidade .
No entanto , eu tenho analisado o serviço MEO desde o inicio , e encontrei muitas falhas em todos os aspectos , desde a velocidade até ao controlo de largura de banda. .
No entanto tenho de referir que esta limitação não é 24h , esta limitação é apenas durante um espaço de tempo , lembro-me de tirar torrents pela meo na minha velocidade máxima contratada .
Os horários não me perguntem , mas provavelmente será entre as 4 da matina até ao meio dia , lol .
Condições contratuais serviço MEO Fixo - Página 5 para a frente
No entanto tambem quero deixar bem claro que esta limitação de largura de banda é somente a este protocolo (que eu tenha reparado) , downloads normais atravez de http porta 80 não exist limitação de largura de banda .
Há que tambem ter em atenção que no contrato foi nos dito "Tráfego ilimitado" mas eles esqueçeram-se de dizer que cortam a largura de banda em P2P .
Espero que tenham percebido a jogada 😉 .
No inicio quando aderi , dei-me ao trabalho de ler as linhas pequeninas por alto que ninguem tem paçiencia .
Lembro-me prefeitamente que não aparecia restrições de largura de banda para conteudos P2P , o que significa que é ilegal o controlo desse serviço pela parte da MEO .
Logo se é ilegal , o cliente tem todos os direitos de pedir , anular e etc... conforme o advogado em questão .
Mas isso só iria resolver o problema de 1 e não da generalidade .
No entanto , eu tenho analisado o serviço MEO desde o inicio , e encontrei muitas falhas em todos os aspectos , desde a velocidade até ao controlo de largura de banda. .
No entanto tenho de referir que esta limitação não é 24h , esta limitação é apenas durante um espaço de tempo , lembro-me de tirar torrents pela meo na minha velocidade máxima contratada .
Os horários não me perguntem , mas provavelmente será entre as 4 da matina até ao meio dia , lol .
Condições contratuais serviço MEO Fixo - Página 5 para a frente
No entanto tambem quero deixar bem claro que esta limitação de largura de banda é somente a este protocolo (que eu tenha reparado) , downloads normais atravez de http porta 80 não exist limitação de largura de banda .
Há que tambem ter em atenção que no contrato foi nos dito "Tráfego ilimitado" mas eles esqueçeram-se de dizer que cortam a largura de banda em P2P .
Espero que tenham percebido a jogada 😉 .
Reputação 3
Se reparares no gráfico de ocupação da Rede internacional em ip transit - PT , (na página de entrada em baixo) , irás reparar que são nessas mesmas horas que a rede está mais sobrecarregada .
E tem lógica , pk é nessas horas que tá tudo em casa na net .
E tem lógica , pk é nessas horas que tá tudo em casa na net .
Reputação 3
caramba !!!
2 segundos só para sair de Portugal ?!!!!!
Deixa ver da minha ligação .
Tracing route to 146.66.155.1 over a maximum of 30 hops
1 <1 ms <1 ms <1 ms -----rede interna
2 <1 ms <1 ms <1 ms rede interna
3 1 ms 1 ms 1 ms dsldevice.lan [192.168.1.254]
4 * * * Request timed out.
5 13 ms 16 ms 15 ms bl3-75-157.dsl.telepac.pt [213.13.75.157]
6 11 ms 11 ms 11 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
7 71 ms 59 ms 59 ms frk1-cr1-te2-0-1.cprm.net [195.8.0.234]
8 56 ms 57 ms 56 ms ae0-112.fra61.ip4.gtt.net [77.67.74.1]
9 71 ms 70 ms 72 ms xe-1-1-0.vie20.ip4.gtt.net [141.136.105.94]
10 71 ms 70 ms 70 ms 146.66.155.1
Trace complete.
2 segundos só para sair de Portugal ?!!!!!
Deixa ver da minha ligação .
Tracing route to 146.66.155.1 over a maximum of 30 hops
1 <1 ms <1 ms <1 ms -----rede interna
2 <1 ms <1 ms <1 ms rede interna
3 1 ms 1 ms 1 ms dsldevice.lan [192.168.1.254]
4 * * * Request timed out.
5 13 ms 16 ms 15 ms bl3-75-157.dsl.telepac.pt [213.13.75.157]
6 11 ms 11 ms 11 ms lis2-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.201]
7 71 ms 59 ms 59 ms frk1-cr1-te2-0-1.cprm.net [195.8.0.234]
8 56 ms 57 ms 56 ms ae0-112.fra61.ip4.gtt.net [77.67.74.1]
9 71 ms 70 ms 72 ms xe-1-1-0.vie20.ip4.gtt.net [141.136.105.94]
10 71 ms 70 ms 70 ms 146.66.155.1
Trace complete.
Reputação 3
Parece que a MEO decidiu abrir um pouco a torneira nos torrents .
20:00 e estou a tirar 2 downloads a 1M/s .
Engraçado é que não passa de 1M/s .
Devem de andar a olhar aqui no forum com certeza .
20:00 e estou a tirar 2 downloads a 1M/s .
Engraçado é que não passa de 1M/s .
Devem de andar a olhar aqui no forum com certeza .
Reputação 3
ping 146.66.155.1
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=73ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=76ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55
Ping statistics for 146.66.155.1:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 70ms, Maximum = 76ms, Average = 72ms
este ping até é bastante aceitavel para esse servidor da steam .
Evita o wireless .
Firewalls aumentm os delays , porque estão a monitorizar os pacotes de dados que circulam na rede .
Se tiveres algum antivirus com firewall então experimenta desactiva-lo (+ a firewall) , e faz um ping outravez .
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=73ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=76ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55
Reply from 146.66.155.1: bytes=32 time=70ms TTL=55
Ping statistics for 146.66.155.1:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 70ms, Maximum = 76ms, Average = 72ms
este ping até é bastante aceitavel para esse servidor da steam .
Evita o wireless .
Firewalls aumentm os delays , porque estão a monitorizar os pacotes de dados que circulam na rede .
Se tiveres algum antivirus com firewall então experimenta desactiva-lo (+ a firewall) , e faz um ping outravez .
Reputação 3
tens o meo hotspot ativado no router ?
Reputação 3
experimenta ligar um cabo de rede ao router e fazer ping ao servidor , só para comparar .
e sim , o wireless cria delay na ligação , alguns milisegundos consoate a recepção do sinal no cliente .
e sim , o wireless cria delay na ligação , alguns milisegundos consoate a recepção do sinal no cliente .
Reputação 3
Achei interessante deixar aqui um Print screen da velocidade em torrents da MEO - sexta feira
8 da manhã , teste torrent
8 da manhã , teste torrent
Reputação 3
Reputação 3
Página 4 / 10
Enter your username or e-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.