MEO & Throttling


Reputação 3
Sendo que já tentei, pessoalmente, todos e quaisqueres métodos possíveis para me livrar desta vossa ferramenta de "controlo de tráfego", desta vez irei direito ao assunto, e mesmo assim, muito provavelmente, irá ficar por esclarecer. Sempre que falo disto a um assistente do serviço de apoio ao cliente, ou me mandam fazer testes de velocidades e verificam que "está tudo OK", ou me dizem que o problema não é deles mas sim dos servidores da aplicação em questão, ou me mandam passear e dizem que não sabem do que se trata.


 


Todos os dias, por volta das 22h, até horas indeterminadas, a minha (nossa, porque não acontece só a mim, mas sim a um vasto número de utilizadores) largura de banda é afectada por "throttling". Significa isto que serviços como Torrents, Livestreaming e Jogos Online ficam praticamente inacessíveis durante um número indeterminado de horas, todos os dias. Isto confirma-se não só através do ficheiro anexo, mas também através de links úteis tais como http://wiki.vuze.com/w/Bad_ISPs#Portugal (ver item relacionado a "Meo, Portugal": "limits bandwidth during certain times of the day - YES"). Até aqui, não me parece que haja coincidência. Há que tomar nota que, para além da Meo, mais ninguém é responsável por este comportamento. A culpa não é de nenhum intermediário, e muito menos do cliente. A situação é tão constrangente que chega ao ponto de ser impossível de ser contornada, por exemplo, por sistemas de VPN (Virtual Private Network).


 


Mas então, onde está o mal? Afinal de contas, são só algumas horas perdidas durante a noite! 


Apesar de ser uma moda nova, ou uma coisa "dos States", há pessoas que trabalham em casa, e precisam de utilizar o serviço na sua totalidade a todas as horas do dia. Pessoalmente, sou empregado no site Twitch.tv, e não me é possível realizar o meu trabalho durante as referidas horas da noite, diminuindo assim o meu rendimento mensal, ou seja, deteriorando a minha qualidade de vida.


 


Mas mais uma vez, onde é que está o mal, se são só umas horas? 


O mal está no facto de, na minha opinião, esta prática tóxica não estar de acordo com o prometido ao assinar contrato com a Meo, sendo que contradiz o ponto 4.4 da secção "CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET EM BANDA LARGA DA PT COMUNICAÇÕES, S.A..", em que é constatado, e passo a citar: "A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Específicas, e bem assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela mesma não possam ser  controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar níveis mínimos de  qualidade de serviço.", sendo que o ponto 7.1 da mesma secção se destina a alertar o consumidor da possível suspensão ou desativação do serviço, caso não seja possível o seu fornecimento devido a condições alheias à PT, como a falta de cobertura ADSL e outros (ver ponto 2.6 da mesma secção).


Devido aos conhecimentos que possuo na área da informática, posso garantir que nada do que aqui se passa se trata de uma situação "exterior à PT". Trata-se sim de uma medida drástica e tóxica que passou a ser implementada globalmente há alguns meses, sendo que a mesma não foi relatada a qualquer cliente, antecedendo a sua implementação.


 


Assim, e ainda pensando que usufruo de direitos de cliente, requiro (leia-se, exijo) um esclarecimento da situação como resposta a este post.


 


Não estando de qualquer forma relacionado ao meu (nosso) problema descrito acima, gostaria de acrescentar que a situação presente do serviço de apoio ao cliente necessita de ser resolvida, sendo que, de momento, o serviço apenas tem uma utilidade: ameaçar que se vai desistir do serviço para obter regalias temporárias. Algo que me é impossível realizar, porque de acordo com as minhas previsões, estarei preso ao vosso "serviço" durante cerca de mais dois anos.


 


Sem mais nada a acrescentar, peço deferimento.


 


Cumprimentos à equipa,
Luís Cardoso

255 respostas

Acontece-me exactamente a mesma coisa! Mas em vez de ser as 22h a mim começa-me a partir das 21h. Assim é impossivel jogar/streamar.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Reputação 3
É tão bom como mau saber que não sou o único nesta situação. Sinceramente não estou à espera de nenhuma solução milagrosa, mas gostava imenso que alguém com influências desse atenção ao post, e desse ao menos resposta aos clientes que sabem ou não o que se passa com o seu serviço. Não é por este serviço que eu escolhi pagar €60/mês. 


 


Cumprimentos.

Pelo menos conheço 5 pessoas com o mesmo problema (ou até mais), e é exactamente igual e vivem em lugares diferentes do país por isso a duvida de ser entre só pessoas de uma certa zona é logo excluída.

Cumprimentos.

Reputação 3
Por agora o objetivo é bumpar o post até que alguém responda, e não o deixar cair em esquecimento. Estou determinado a não desistir até que nos seja dada uma devida resposta.

Reputação 3
E vai um bump.

Reputação 1
A parte triste é que deve chegar agora na factura uma conta de 20 € so porque estive a falar com pcmedic e com suporte da meo... e nada se vai resolver...


 


EDIT:@azir league of legends. pois esse ping é nos dias bons e normalmente baixa para 90, mas nunca abaixo.


 


Nas horas referidas chega a 180, com casos em que tive jogos de 40 min com 240-260 ms, o que simplesmente é uma autêntica tristeza.


 


E nao se trata so  de streaming, simplesmente querer ver streams e impossivel visto que esta constantemente a parar


 


Ao menos finalmente alguem esta a falar sem mandar a culpa para cima dos outros, apesar de eu ter dito "milhares" de vezes que tentei em 3 computadores diferentes, talvez assim ja tenhamos credibilidade.

Reputação 3
O screenshot não foi o melhor. Tinha o VPN ligado, o que automaticamente elimina uns 20~ms, e não foi um dos piores dias - normalmente passa dos 140~ms. É bom ver que o post está a receber feedback, agora falta é feedback oficial.


 


Cumps.

Reputação 1
Como referencia, pessoas da Inglaterra tem a volta de 30 ms, e raramente chegando a 50, indeferente das horas, indicando que sera do proprio computador da pessoa em questao.


 


Agora em portugal eu estaria a espera de 50, 60, no maximo, porque, por amor de deus, e um servidor Europeu, agora ter ping comparativo ao que tinha quando jogava nos servidores da america do norte ....nao sei que diga.... 


 


 


 


nota: O forum nao me deixa meter acentos nas palavra por alguma razão <---

Reputação 3
Sim, a situação é mais que normal se estivermos a falar de League. Os servidores são em Amesterdão, que nem fica nem perto nem longe daqui, e obviamente que quanto mais perto melhor. Até 70-75ms nem se nota muito a diferença. Já para não falar que a infraestrutura da Meo parece estar a dar as últimas, o que só por si não ajuda nada à situação. Só tenho pena que não respondam publicamente aos clientes, ou através de um comunicado oficial, ou a este post. Não quero culpar ninguém em especial, só quero deixar bem claro que a culpa não é dos clientes, e saber se estão a tratar da situação.

Reputação 3
Eu já tinha reparado no controlo de tráfego da MEO .


a unica solução que encontrei foi usar um serviço de VPN paga .


Evitar usar VPN grátis pelo facto de não ser garantida a largura de banda .


No entanto , este controlo de tráfego não vem explicito no contrato com o operador , por isso mesmo é uma ilegalidade .


Em relação aos delays nada há a fazer .


Basta irem ao cprm  da PT e fazerem um ping ao servidor que pretendem , depois contabilizam mais o retorno até há vossa ligação .


No entanto há que ter em atenção que quando é feito um traceroute do vosso pc ao destino , existe um servidor fantasma logo a seguir ao gateway do modem , que não responde a pings e muito menos se identifica .


traceroute a meo.pt


 


no segundo node , e servidor não responde e não se identifica , e a ajudar ainda dá mais um delay de no minimo 20ms já ao atraso que a ligação tem por defeito .

Boas


 


Antes de mais quero dar os parabens ao autor do post, finalmente houve alguem que soube fazer um topico com pes e cabeça para denunciar este problema, realmente troquei de cabovisao para meo, a nivel de TV a meo esta muito a frente mas a nivel de internet esta muito fraquinho, é impossivel para mim jogar online a partir das 21:00 +/- sendo que começo a perder a vontade mesmo de jogar, porque não da mesmo e a meo simplesmente não quer saber, pode ser que com algumas queixas isto possa ser arranjado.


 


Abraço

https://www.facebook.com/meo/posts/711922922209328?comment_id=711956082206012&notif_t=like

Façam reclamação na ANACOM.


https://www.anacom.pt/bvirtual/index.jsp?do=edit&idform=FRECL-ANACOM


 


Posso-vos dizer que ja realizei uma reclamação na Anacom no momento que me disseram para fazer um tracert a um servidor que me costumo ligar e que "me mostraram" que eu tinha 11ms de ping ate ao servidor da telepac e que a partir daí nao garantiam mais nada, não dependia da MEO. Ou seja, segundo esta teoria, estamos a pagar por um serviço de internet que na realidade não é de internet, é apenas de ligação ao servidor da MEO, porque a partir daí se tivermos 1000000ms de ping, não é responsabilidade deles. Fantástico. Ainda me disseram que assim, todas as condiçoes contratuais estavam a ser cumpridas. Por isso pessoal, divirtam-se a enviar e receber pacotes para o servidor da MEO, pois segundo eles, é esse o serviço pelo qual todos pagamos... Isto é no mínimo hilariante... Admirem-se que comece toda a gente a rescindir os contratos, mesmo em período de fidelização.

Reputação 1
por aqui igual. se não resolvem... já só espero o fim do contrato.


 


...

Reputação 2
+1


 


Isto agora acontece TODOS os dias. De vez em quando gosto de acompanhar certos canais no Twitch e em plataformas relacionadas e torna-se uma tarefa impossivel. Já para não mencionar os jogos em que o ping sobe drasticamente - dos seus 50/60 ms normais para 100 e até 200 ms.


 


Infelizmente a MEO nem quer saber do assunto, isto já se vem a arrastar há bastante tempo.


 


É uma vergonha, a única solução é fim de contrato = cancelar.

Aqui está um tracerout em "hora de engarrafamento". http://www.imagesup.net/?di=714118520468 Os servidores CPRM ficam com um ping altissimo. Agora percebo que provavelmente está toda a gente a culpar a MEO injustamente, pois os servidores que "entopem" tudo não estão relacionados com a MEO, mas sim com a PT... http://cprm.net/

Reputação 1
A meo é a PT, por outras palavras, MEO é "criança" da PT, fazem parte do mesmo pacote, portanto culpar a MEO é culpar a PT obviamente, visto que os servidores são deles, mas a questão é que a MEO tambem esta muito quieta, nao diz nada e claro caso haja problemas e simplesmente culpar a lotaçao dos servidores ou o cliente.


 


Enfim, a questao e que como a MEO pertence a PT, falar num, esta-se realmente a falar em ambos.

Reputação 3
a MEO é PT mas esperem ae .


A MEO paga a largura de banda contratada há PT .


Logo se a MEO tem um contrato de 1TGiga de largura de banda contratada , mas se tem clientes onde a contabilização da largura de banda necessária é de 2Tgigas , logo a culpa é da MEO .


Isto é a mesma coisa que irem alugar um carro .


Se alugarem um carro de baixa classe , logo o preço é mais baixo e o carro anda menos .


Mas se alugarem um porche , logo o preço é outro .


Resumindo : "Para quê alugar mais largura de banda , onde se irá pagar mais x valor há PT , onde 50% dos clientes só usa o email ."


Para um bom entendedor meia palavra basta .


 


Para quem tiver paçiencia para ler :


ADSL pela infra-estrutura da PT


Vejam a página 52 e 53 , contem os preços consoante os valores de internet e a sua contenção .


Esses preços são os que os operadores adsl em Portugal pagam há PT .


Nota : a MEO nem se preocupa a configurar os servidores como déve de ser .


num espaço de 50 KM até há central da PT as ligações passam por 7 servidores da MEO .


Isto tem alguma lógica ?


É só crómos .

Reputação 3
@tipepe Qual o VPN que está a usar? Se servir como solução, terei todo o gosto em usá-lo também. Note-se que não deixo de exigir uma resposta oficial ao problema, sendo que nem toda a gente se pode dar ao luxo de pagar um extra para corrigir um erro pelo qual não são responsáveis.


 


Cumps.

Reputação 3
Qualquer VPN paga resolve esse problema .


A razão é que os servidores da MEO não conseguem identificar que protocolo está a ser usado .


Sem ser VPN , os servidores detetam multiplos ips ligados ao cliente em portas especificas e sabem que o protocolo é P2P  , e ae é quando os servidores da MEO aplicam o controlo de largura de banda .


Eis nomes de algumas VPNS que funcionam bem :


 


VPN para torrents


 


Para entender como funciona o controlo de largura de banda da MEO em relação ao protocolo P2P  aqui está uma imagem :


 


controlo P2P Meo vs VPN


 

Reputação 3
@tipepe Obrigado por partilhar o artigo, mas se possível, gostaria de uma opinião pessoal sobre o mais adequado em termos de preço/qualidade. Penso que não há problemas em referir nomes. De momento estou a experimentar com a Linkideo, e devo dizer que a redução de latência tem sido fantástica, mas não ultrapassa o controlo de tráfico da PT à noite. Sendo o mais honesto e direto possível, não me apetece experimentar um serviço VPN novo todos os meses até encontrar um que realmente faça o que eu pretendo.


Cumps.

Reputação 2
xkougar, eu posso-te arranjar uma VPN das pagas por 1 ano, se quiseres é só dizer.


 


No entanto é caricato como nem se dignam a responder ao que seja a tópicos em que o assunto é LAG/pings altos, etc.

Reputação 3
@fL0 Seria bom. Estou a usar uma neste momento, mas não tem funcionado contra o controlo de tráfego deles. Manda daí isso, quando tiveres tempo! Se tiver daquelas opções de pagamento mensal em vez de anual, ainda melhor, sabe-se lá se eles não decidem parar isto de um momento para outro.

Reputação 2
Mandei PM. 


 


Costumo usar de vez em quando e funciona sempre bem, é uma questão de experimentares.

Eu também sofro deste problema desde há muito tempo.


 


Eu agora não consigo fazer download de torrents a partir das 14:00 o que é muito irritante mas mesmo muito.


 


E também é impressionante que ninguém da meo respondeu a este post o que significa que eles ignoram completamente este problema.

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