MEO redirecciona tráfego para apresentar campanha própria no meu browser

  • 1 October 2018
  • 5 respostas
  • 1775 visualizações

Reputação 3
Crachá +7
  • Dinamizador Júnior
  • 71 respostas
Olá.


 


Estou aqui para partilhar esta minha experiência sórdida, que aparentemente nem os próprios operadores da linha de apoio a clientes da MEO têm conhecimento.


Na quinta-feira passada, ao final da tarde, ligo o meu computador e abro o browser, quando o browser começa a carregar a página (Youtube, julgo eu - nada que estivesse relacionado com a MEO), a página desaparece subitamente e vejo que o endereço é substituído por algo que não me é de todo estranho: http://erro.acesso.sapo.pt (...)


 


Cerca de 1 a 2 segundos depois, o endereço volta a mudar automáticamente para qualquer coisa como: https://campanhas.svc.meo.pt/xmlstyler.asp?post_action=/cgi/pkgadmin2pri-pcapri/public/EntryGCCampaignFilter.tea&campaign=CCV&id=Dcr%2Bo0HSEIi5nvkfxrnu7jF9EGkgzb9F%0A@CCV


 


Após este último redirecionamento, aparece uma página estilizada e oficial de uma campanha da MEO - que infelizmente me esqueci de fazer printscreen - com algo deste gênero:


 


MEO


Gostaria de usufruir de 200/100Mbps de velocidade de internet, por apenas +€2,99/mês?


Aderir   Vou Pensar   Não Quero


 


O último prágrafo são 3 botões azuis distintos, eu carreguei em "Vou Pensar", a página redireccionou desta vez para a página principal da meo.pt, e eu não pensei muito mais no assunto a não ser no facto da MEO ousar interceptar e interjectar a sua campanha no meu navegador sem consentimento.


 


Dois dias depois, sábado à tarde, estou também no navegador e a certa altura abro um novo separador em branco, e de repente volta a acontecer a mesma situação.


Eu, curioso, desta vez cliquei no botão "Aderir" para ver quais seriam os detalhes desta campanha, e qual não é o meu espanto quando, após clicar no botão "Aderir", a mensagem de pedido de adesão transforma-se imediatamente numa mensagem de confirmação de adesão com o seguinte texto (de memória):


 


O seu pedido de adesão foi registado e entrará em efeito num prazo máximo de 72 horas.


 


A mensagem foi inesperada, e este upgrade automático é, no mínimo, deshonesto.


Como é que vou usufruir plenamente de uma velocidade de 200Mbps quando tenho um router que em 3 das suas 4 portas LAN apenas transmite a um máximo de 100Mbps?


 


De imediato liguei para o apoio a clientes para cancelar esta adesão desintencional, mas afinal... não há registo de nada. Na área de cliente online também não está nada e a velocidade do pacote aparece igual. Ninguém sabe destas campanhas e da forma como estão a ser apresentadas, desde sábado já falei com 3 operadores da MEO em 3 dias; chegaram a colocar em causa se eu não teria acedido a alguma página maliciosa que me estivesse a tentar burlar... como é óbvio, neguei. A página era oficial, não só de aparências, estava sob o domínio oficial da meo.pt (com certificado SSL/TLS) e usou um mecanismo de redirecionamento que apenas a MEO poderia ter usado. Em retrospectiva, apesar de oficial, até que ficaria bem classificada como página maliciosa pela forma como se impõe perante o cliente. Também não sei como se certificam que estão a apresentar o pedido de adesão ao cliente... talvez através de algum marcador duma cookie que identifique que aquele browser já acedeu à área de cliente da MEO, mas queria ver como era se andasse alguém lá por casa, que tivesse acesso ao mesmo computador, e que pudesse se ter deparado com tal campanha e aderido por mim. Se aparecer na factura, vão ter que creditar.


 


Fica aqui a experência partilhada.


Alguém teve alguma experiência semelhante?


 


Certificado SSL/TLS:


 


Referências semelhantes encontradas:



Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Reputação 3
Crachá +7
Na sequência daquilo que partilhei inicialmente, venho deixar uma atualização.


 


Hoje entrei na área de cliente da MEO e a velocidade da net já não era a contratada originalmente, e sim aquela que era anunciada como upgrade através da campanha de que ninguém tinha registo ou conhecimento na linha de apoio a clientes. Acabei de pedir cancelamento do upgrade, mas já estou a ver o caso mal parado... o assistente já está a coçar a cabeça para perceber como fazer para voltar atrás no upgrade... aparentemente vai ter que ser via reclamação e poderá levar até 10 dias úteis. Quero ver se me vão cobrar ou dar dores de cabeça por causa dum upgrade com menos de 24 horas de vigor, do qual nem sequer posso usufruir, e ainda por cima considerando ter pedido a anulação no próprio dia, 72 horas antes da sua entrada em vigor.


 


Ó miséria...
Reputação 3
Crachá +7
Atualização:


 


Recebi uma SMS da MEO, com o seguinte texto:


MEO: Informamos que foi reposta a velocidad de internet de 100Mb. Obrigado.


 


Excepto que na àrea de cliente continua a indicar a velocidade do upgrade de 200Mbps, aparentemente a àrea de cliente não reflete as alterações em tempo-real.


 


Vamos ver se me voltam a propor novamente uma campanha da qual não posso usufruir, MEO é top
Crachá
Boas,

Ao que parece à para aí 2 dias atrás que me está a acontecer algo idêntico no telemóvel, quando estou por casa.

A primeira vez fez um redirecionamento para uma página a indicar Portugal Telecom (ainda existe?!) e que estavam a fazer um sorteio gratuito por fazer X anos e como sendo cliente deles, tinha a possibilidade de ganhar um smartphone.

Hoje, voltou-me a acontecer.
Limpei os dados do site, no Browsers e agora aparece-me esta mensagem da MEO.

Já notifiquei pelo Facebook o sucedido. Hoje vou voltar a dar a mesma indicação.

Já andei a ver as configurações do router mas, parece-me tudo normal...

Não sei o que fazer.



Reputação 7
Crachá +21
Olá @O_Vigilante

A situação que está a reportar não está em nada relacionada com o tópico inicial.
Os dominios xx.globallyrics.top xx.jglobalinc.icu (não abrir os links sff) não pertencem à Altice/MEO.

Genericamente são pop up's (O pop-up é um tipo de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web ou acessar uma hiperligação específica) que são abertos após aceder a um determinado website. Não obstante os esforços da Altice/MEO em alerta/parar atividades em que é usada a imagem da operadora, há sempre novas formas de tentar iludir os utilizadores.

Sugiro em modo de melhor prática que evite ou desconfie de:

* Páginas na internet ou em redes sociais com erros ortográficos ou que evidenciam o recurso a um tradutor online;
* Confirme sempre se o conteúdo do pop up é consistente com o site da marca em questão. Portugal Telecomso não existe.
* Em dúvida poderá sempre questionar, antes de colocar dados pessoais a terceiros/desconhecidos.
* Se em alguma hipótese de ser efetivamente uma oferta legitima, uma oferta tem de ser o cliente a suportar os custos dos portes? (e pede para pagar os portes com cartão de crédito ou similares). Não faz sentido, por isso desconfie sempre!!

Caso tenha por algum motivo/ou engano tenha cedido os seus dados, sugiro que proceda aos tramites legais, (solicitar no seu banco o bloqueio do cartão de crédito, solicitar extrato bancário, abrir queixa na policia contra desconhecidos) etc.

Estamos disponíveis para qualquer dúvida adicional
Já agora a MEO celebrou 10anos em Setembro do ano passado e teve efectivamente campanhas de oferta.
Esses pop-ups não são fidedignos, procuram, entre outros, recolher dados pessoais.
Infelizmente, apesar dos alertas, conseguem "pescar" algumas vítimas.