Resolvido

Meo Fibra Single Edge - Equipamento OpenWRT a gerir IPTV e Internet

  • 6 January 2016
  • 17 respostas
  • 10766 visualizações

Crachá +3
Boa tarde a todos,

 

Desde já agradeço a informação que esta comunidade tem colocado relativametne a firmwares alternativos e equipamentos alternativos para utilização de (quase) todos os serviços do Meo Fibra.

 

Sendo um cliente regressado ao Meo Fibra e tendo sido surpreendido pela mudança de conectividade do serviço para Single Edge e utilização de uma só VLAN, gostaria de saber se a comunidade tem desenvolvimentos quanto a uma alternativa viável e funcional de retirar o equipamento Thomson/Technicolor da instalação e a sua substituição por um router alternativo com OpenWRT, abdicando do VoIP.

 

Como sabem, em Single Edge a VLAN 10 desaparece e tudo se mantém na VLAN 12. Embora os serviços todos funcionem, cria alguma exposição de equipamentos diretamente para a internet devido ao tráfego e subnet Multicast que o router alternativo não recebe.

 

Como tal, alguém sabe como se está a criar os dois interfaces virtuais na VLAN 12 para o tráfego internet e o tráfego Multicast IPTV e a correta configuração do Multicast para não existirem paragens da Meo Box quando está na rede interna do Router?

 

Obrigado
icon

Solução por JPatriarca 12 January 2016, 16:07

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

17 respostas

Reputação 6
Boas ?
Segue as instruções no método 3, só não está ai a configuração para a iptv mas se não estou enganado basta activar o IGMP Proxy e o multicast .
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Reputação 6
Boas ?
Tenho que confirmar, vou instalar esse firmware num dos meus router e logo á tarde já te digo ao certo como é.


 


Ps. Não tens nem deves configurar nenhum interface para IPTV basta ligar normalmente.
Reputação 6
Boas ?
Estou a tentar ter algum tempo para fazer os testes mas está complicado, já instalei o firmware mas ainda não consegui fazer os testes de IPTV.
Vou tentar na pior das hipóteses ter isso testado durante o fim de semana.


 


Ps: experimenta executar este comando via telnet


 


code:
echo "1" > /sys/devices/virtual/net/br-lan/bridge/multicast_snooping
Reputação 3
Crachá +7
Preciso dumas dicas deste pessoal.


A net funciona, a imagem do IPTV pára ao fim de 3 segundos.


Claro qeu algo não está bem, em parte o problema é haver uma diversidade de tutoriais que não combinam uns com os outros e aparentemente ninguém compila a informação de forma genérica que possa ser útil a quem não está por dentro. Daquilo que percebo neste tópico, mais de metade do tutorial da pplware é inútil para Single Edge. E portanto, as configurações do próprio IGMPproxy estarão incompletas e/ou incorrectas.


 


Alguém é capaz de explicar detalhadamente, após configurar corretamente a internet, que passos se devem levar a cabo para colocar em funcionamento o IPTV no OpenWRT sem segundo router?


 


Obrigado.
Reputação 3
Crachá +7
Estranho... ficou tudo a funcionar sem activar o IGMP snooping, sem instalar nem configurar o IGMproxy, sem regras de firewall, sem rotas estáticas, sem regras de tráfego... zero.


A única coisa que me estava a falhar era o tagging no switch, portanto, resultado final é o seguinte:


 


VLAN ID | CPU (eth0) | LAN 1        | LAN 2       | LAN 3       | LAN 4        |


1             | tagged        | untagged | untagged | off             | untagged |


12           | tagged        | off             | off             | untagged | tagged      |


 


Configurar Internet: Editar interface WAN (e WAN6, se existir), e associar à VLAN "eth0.12"


 


Função das portas conforme configurado acima:


Porta LAN 1 e 2: Acesso às redes LAN, WLAN e WAN


Porta LAN 3: MEO Box (IPTV)


Porta LAN 4: ONT (Internet)


 


Para aproveitar a porta física WAN como porta LAN adicional, uma vez que não tem nenhuma outra utilidade, basta ir à interface LAN e associar o Ethernet Adapter "eth1" à mesma.


Em relação ao IPTV poder vir a falhar ao fim de algum tempo, terei de esperar para ver se isso acontece.


 


Já agora, router TP-Link TL-WR841N v10, OpenWRT 18.06.
Crachá +3
Suponho a que te refiras as estes dois pontos:


 


- Permitir IGMP e a subnet de multicast na firewall da WAN para a LAN (Done)


- Configurar o IGMPProxy com as subnets que o Meo utiliza no multicast para a VLAN 12 (Done)


 


Pelo menos nos testes breves e iniciais que fiz, após os tais 5-10 segundos o stream interrompe-se...


 


Só uma dúvida, se puderes responder. Esta configuração em single edge necessita de utilizar um interface específico IPTV na VLAN 12 (utilizando o vendor ID 2WHPL consigo que um interface apanhe a subnet de multicast por DHCP, mas por alguma razão o tráfego internet no outro interface perde conectividade) ou basta o IGMPProxy para passar o multicast?


 


Obrigado
Crachá +3
Boa noite a todos,


 


Agradeço as vossas respostas e ajudas neste tópico. Infelizmente, durante este fim de semana não tive oportunidade de testar o IGMPProxy e colocar a box do lado interno da minha rede.


 


Estive a fazer umas trocas de routers e trocas de firmwares para OpenWRT e nos testes iniciais, não tenho problemas com o IGMPProxy, mas estimo na próxima terça já efetuar mais alguns testes concretos e validar se tudo está a funcionar de acordo com as vossas respostas.


 


EDIT: Corri o com ando ECHO como indicado mas não tenho nenhum retorno no CLI, mas atualmente estando a box ligada diretamente na VLAN, internamente não terei qualquer tráfego, dai a falta de retorno no comando? Que comportamento devo esperar ao efetuar esse comando?


 


Deixo-vos o seguinte comando para verificarem os serviços activos


 


code:
for F in /etc/init.d/* ; do $F enabled && echo $F on || echo $F **disabled**; done

 
Crachá +3
Pelos dados que inseres, o serviço IGMPProxy está a funcionar corretamente. Se tiveres o OK nesse serviço quando fazer o boot ao router, é porque o serviço está a subir bem. Agora se estará a funcionar bem e a fazer a sua função é outra questão.
Crachá +3
Podes partilhar as configurações de IGMPProxy que colocasteno /etc/config/igmpproxy? São as que estão no post do pplware?


Tens o IGMP_Snooping a '1' no interface LAN?


 


Hoje ou amanhã já vou tentar a ver se esta a funcionar na minha solução.


 


No meu caso, o IGMPProxy está a arrancar bem... mas vou testar
Crachá +3
Olá a todos,


 


Problema resolvido e igmpproxy a funcionar corretamente. Estava em falta o kmod-bridge, e por isso o proxy não estava a fazer snooping ao bridge
Crachá +3
Sim, de facto tens toda a razão, é um erro básico que não deveria de acontecer. Como estava 'confiançudo' que era necessário apenas o IGMPproxy e como das outras vezes também instalei e testei este serviço, nunca me passou pela cabeça que faltaria alguma coisa instalada... Puro RTFM (read the f*cking manual)! Em todos e vários procedimentos de instalação e configuração do IGMPproxy, em nenhum vi essa referencia, excepto no wiki, e vi vários referentes ao meo e a outros serviços de IPTV.


 


Quanto à configuração do IGMPproxy, tenho as mesmas subnet de multicast que indicaste e adicionei a minha rede local como sugestão para evitar erros no log do router. Pelo que vejo no system log do OpenWRT, as subnets de multicast que recebo da interface WAN batem com as subnets configuradas e não vejo erros. 


 


A única forma de verificares o trafego multicast seria através do Wireshark e colocar um hub entre a box e o router e capturar este tráfego e verificar se existe alguma outra subnet de multicast. Não vejo outra forma de analisar o multicast


 


PS - Existe um bug no IGMPproxy que provoca o corte da emissão de IPTV a cada meia-hora. Esse corte é originado por um crash e reinicio automático do IGMP originado pelo renew do DHCP no interface WAN, que ocorre de 30 em 30 minutos.


 


Workaround: https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=53952


Solução definitiva: https://dev.openwrt.org/ticket/20028


 


 
? ?


 


Também estou interessado nisto... Apesar de ter configurado ontem tudo e aparentemente a iptv ter ficado a funcionar com 2 boxes penduradas no openwrt, hoje já estão a parar depois de 5-10 segundos.
Por acaso agora que falas nisso fui a ver e o meu já estava com 1.


 


Aproveitei e fui ver da memória que tinha livre (mais de 70%) e já agora o processo do igmpproxy. 


 


Pois... O processo do igmpproxy foi à sua vidinha e deixou-me pendurado. Ao que parece de cada vez que faço reboot ao router o processo não se auto inicia.


 


Deve haver algum bug no firmware. 


 


Começando o processo pelo cli funcionou logo.


 


Agora é tentar perceber o que raio se passa com o /etc/rc.local do openwrt a ver se começa a funcionar.


 


@JPatriarca Experimenta o comando que o ? referiu em cima + /etc/init.d/igmpproxy start a ver se funciona.


 


Comigo a tv começa logo a dar.


 


Edit: Deve ter algo a ver com o timing do script em relação ás interfaces estarem prontas ou não...


 


Resolvi editando o /etc/rc.local desta forma:


 


code:
# Put your custom commands here that should be executed once
# the system init finished. By default this file does nothing.

sleep 10
/etc/init.d/igmpproxy restart

exit 0

Assim já funca normalmente! 


 
JPatriarca escreveu:

Boa noite a todos,


 


Agradeço as vossas respostas e ajudas neste tópico. Infelizmente, durante este fim de semana não tive oportunidade de testar o IGMPProxy e colocar a box do lado interno da minha rede.


 


Estive a fazer umas trocas de routers e trocas de firmwares para OpenWRT e nos testes iniciais, não tenho problemas com o IGMPProxy, mas estimo na próxima terça já efetuar mais alguns testes concretos e validar se tudo está a funcionar de acordo com as vossas respostas.


 


EDIT: Corri o com ando ECHO como indicado mas não tenho nenhum retorno no CLI, mas atualmente estando a box ligada diretamente na VLAN, internamente não terei qualquer tráfego, dai a falta de retorno no comando? Que comportamento devo esperar ao efetuar esse comando?


 


Deixo-vos o seguinte comando para verificarem os serviços activos


 


code:
for F in /etc/init.d/* ; do $F enabled && echo $F on || echo $F **disabled**; done

 








Isto é o que me dá:


 


code:
root@OpenWrt:~# for F in /etc/init.d/* ; do $F enabled && echo $F on || echo $F
**disabled**; done
/etc/init.d/boot on
/etc/init.d/cron on
/etc/init.d/ddns on
/etc/init.d/dnsmasq on
/etc/init.d/done on
/etc/init.d/dropbear on
/etc/init.d/firewall on
/etc/init.d/igmpproxy on
/etc/init.d/led on
/etc/init.d/log on
/etc/init.d/miniupnpd on
/etc/init.d/network on
/etc/init.d/odhcpd on
/etc/init.d/rpcd on
/etc/init.d/sysctl on
/etc/init.d/sysfixtime on
/etc/init.d/sysntpd on
/etc/init.d/system on
/etc/init.d/telnet on
/etc/init.d/uhttpd on
/etc/init.d/umount **disabled**

Cumps
Ele aparece porque editei o ficheiro /etc/rc.local e o comando para o iniciar está a ser executado no final de cada arranque do router. Deve haver um bug que impede o iniciar do IGMPproxy automaticamente.


 


Tenho este esquema a funcionar há quase 48H com 2 boxes ligadas e sem qualquer problema.
JPatriarca escreveu:

Olá a todos,


 


Problema resolvido e igmpproxy a funcionar corretamente. Estava em falta o kmod-bridge, e por isso o proxy não estava a fazer snooping ao bridge



 


Ainda bem. Por acaso como vem mesmo na wiki da openwrt nem pus a hipótese que seria isso que estava em falta.


 


Já agora, que redes definiste no IGMPproxy? 



Foram só estas:


  • 10.173.0.0/16
  • 194.65.46.0/23
  • 213.13.16.0/20
Ou acrescentaste mais algumas? Por acaso não sei onde se possa verificar se as redes para o multicast iptv serão só estas ou não...


 


Talvez o ? possa ajudar... 🙂
Boas pessoal

 

Conseguem me dar uma ajuda?

Já consegui colocar o router com o openwrt a funcionar com a net mas na tv a imagem para ao fim de 5 seg.

Segui este tutorial https://pplware.sapo.pt/tutoriais/meo-como-configurar-um-router-alternativo-com-openwrt-2/ com a alteração de em vez ter 2 vlan tenho apenas a vlan 12.

Pelo que li deverá ser problema do igmpproxy.