MEO Fibra: Reinícios diários a qualquer hora (Router TG784n v3 - Versão do Software: 10.2.1.D)

  • 14 March 2015
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Há oito meses que tenho Meo Fibra. Acontece que há sensivelmente um mês e meio o router TG784n v3 começou a reiniciar diariamente a qualquer hora, perdendo-se a ligação de Internet (cabo e wireless), televisão na box e telefone. Tudo era reposto após o reinício do router à exceção do wireless. Contactei o serviço técnico e verificaram que o router estava mesmo avariado na parte do wireless. Trocaram de router mas nos dias seguintes os reinícios continuaram, embora já sem o problema do wireless. Vieram novamente cá e mudaram a fonte de alimentação (não tinha sido trocada antes). Fiquei de testar durante os próximos dias e ver se o problema está resolvido.


 


Acontece porém que, antes desta segunda vinda dos técnicos cá a casa, pesquisei um pouco na Internet e descobri muita gente a queixar-se destes reinícios. Li também que haveria um firmware destinado a solucionar esse problema. Falei disto aos técnicos que disseram nada saber. Garantiram-me ainda que os routers do Meo Fibra tinham todos o último firmware disponível. Perguntei-lhes se não se podiam informar disso a nível central e responderam-me que não, que recebiam a formação e depois monitorizavam tudo com a sua aparelhagem própria, e que na minha zona não tinham mais problemas semelhantes ao meu. Fiquei então com as seguintes dúvidas:


 


1.º - Este problema já foi detetado pela PT? Há ou não um firmware que corrige o problema?


 


2.º - Existe algum departamento central na PT de aconselhamento que os técnicos no terreno passam contactar para obter esclarecimentos?


 


3.º - Se o meu problema persistir, o que devo fazer? Os técnicos falaram em substituir o ONT e até mesmo colocarem um router mais antigo, o que não me agrada nada.


 

19 respostas

Os restarts devem estar relacionados com o lease de IP, o meu começou a fazer alguns restarts pelas 11h da manha, mas nao tem acontecido todos os dias, ja tive algumas questoes com estes horarios e apenas me informaram que é um restart automatico e que nada poderiam fazer, o que eu desconfio não ser bem assim.
Aqui acontece exatamente o mesmo. Corrijam lá isso duma vez. É inadmissivel que, uma empresa como MEO, afirmar desconhecer tal situação. Ela existe e tem de ser resolvida em tempo útil. Os casos estão aí relatados pelos clientes. Fazer '' ouvidos de mercador'' não é a solução, porque nada resolve. 


Quanto á justificação de ser o lease de IP...não me parece. O IP mantém-se igual antes e depois do reinício. 
Bom, eu acho é que os serviços de assistência técnica da PT estão mal estruturados. Mais uma vez a má organização lusitana. Já agora, noutro fórum falaram-me que o tal firmware teria a designação ou estaria relacionado com algo chamado "kernel warm restart<85".
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Engraçado como este tópico ( http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/10-2-1-L/td-p/30039 ) já tem quase um ano e mesmo depois deste tempo todo ainda há quem diga no suposto apoio técnico que não têm conhecimento deste firmware.


 


Quanto ao mesmo, parece que já há solução para esses "restarts" mas para o pessoal do apoio técnico da MEO isso é muito avançado para os seus conhecimentos.
Bom, lá acabou por reiniciar outra vez. Lá vou ter de contactar novamente a assistência técnica. Desta vez consegui capturar os logs de erro e lá aparece o famoso "KERNEL WARM RESTART".


 


http://s16.postimg.org/gyx67xfth/erro2.jpg
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boas


 


o erro ja foi detetado a uns dias...ja esta em estudo a reparação,,,aparentemente terá haver com algumas incompatibilidades com o IPv6...mas tb nao tenho a certeza...


 


pelo que sei ira ser envia um script de correcção nos proximos dias para os routers...
É isso. O serviço de apoio técnico confirmou-me hoje que será feita, nos próximos dias, uma atualização remota para corrigir o problema.
Quando me telefonaram da MEO aconselharam-me, enquando não faziam a tal atualização, a fazer um reset ao Router (introduzindo um clip no orifício durante uns segundos). Não sei se é coincidência ou não, mas agora, após cada um dos famosos reinícios diários, a velocidade de Internet medida no http://speedmeter.fccn.pt/ é baixíssima. No qos.sapo.pt é normal. No http://speedmeter.fccn.pt/ a velocidade só volta ao normal se desligar durante alguns segundos o ONT. É isto normal?
Olá!


 


Depois de contactar o serviço técnico da MEO foi-me dito para aguardar a atualização do Router. Passadas algumas semanas a versão do firmware foi alterada para a 10.2.1.L e os reinícios deixaram de ser problemáticos. Depois li algures que os serviços do MEO não se limitavam a mudar o firmware, mas que enviavam também um script de correção. Acontece que perante um problema na visualização da TV na MEOBOX (que desconfio agora ter sido um problema temporário da MEO) fiz o reinício do router (com o tal clip no buraquinho). Ora, esse reinício terá apagado o tal script ou não o afeta? Terei de contactar novamente a MEO? Obrigado.
@@jsilva110 Boa Tarde, neste caso o reset total ao router vai fazer com que volte ás configurações de fábrica, neste caso apagou certamente esse script. Deverá contactar o 16209 para fazer essa recuperação. Relativamente á MeoBox não verificamos qualquer anomalia, pelo que deverá já estar ultrapassada a situação que menciona. Se necessitar de mais algum esclarecimento estamos ao dispor. Obrigada
Bom dia


 


Contactei o 16209, expliquei a situação, e o serviço técnico ficou de me ligar. No dia seguinte fui contactado mas, estranhamente, não fizeram nenhuma referência ao tal script que disseram-me que ao fazer o reset ao router não alterava nada. Fiquei de verificar se o problema voltava a suceder nos próximos dias. Hoje voltei a ter um reinício, aparecendo nos logs o famoso "KERNEL Warm restart". Afinal, além da atualização do firmware, há ou não um script que deve ser enviado pelos serviços técnicos da MEO para o router? É coincidência a mais os problemas terem voltado depois de eu fazer o reset ao router.  Posso pedir por aqui para me enviarem o tal script? Obrigado.


 


 http://s23.postimg.org/f6w4awbqj/erro.jpg


 
@@jsilva110 Boa Tarde, indique-nos se for possível, o print que nos envia é de que data?
Boa tarde


 


É de hoje, creio que entre as 11 e as 12 horas, minutos depois de perder a ligação em todos os dispositivos (wireless, ethernet, box) e o router reiniciar (uns 2 a 3 minutos).
@@jsilva110 iremos encaminhar o print para que seja analisado e verificarem pois a informação de "Jan 1" poderá referir-se a Janeiro e neste caso não fará sentido ocorrer alteração do frmware actualmente. Logo que tenhamos mais informações entramos em contacto. Obrigada
Boa tarde.


 


Após um reinício (o tal "Kernel Warm Restart") a data costuma ficar sempre desatualizada, voltando sempre para 1 de janeiro. Passado algum tempo é atualizada automaticamente (com o firmware 10.2.1.L, que é o que tem agora). Neste momento já está como 13 de julho. Com o antigo firmware (10.2.1.D) acontecia o mesmo (ver a minhas minhas primeiras mensagens na página 1), embora não me lembre do router nessa altura atualizar a seguir a data.


 
@@jsilva110 Correcto, neste sentido aguarde um contacto por parte técnica. Obrigada
Já tenho a situação resolvida. Fui contactado telefonicamente e foi-me dito que, ao efetuar o reset do router, apaguei o script, pelo que me enviaram outro para o router. Pelo que entendi, este problema dos reinícios do router TG784n v3 deve-se ao facto de este modelo não estar preparado para um elevado número de ligações, daí que o problema não se manifeste em clientes com um reduzido número de aparelhos com necessidade de ligação à Internet. Ora, como hoje isso é cada vez mais raro (só na minha casa conto com uma dezena), será bom que a MEO comece a pensar em atualizar estes equipamentos e fornecer aos clientes ou um router mais robusto ou um router que permita a ligação de equipamento de ampiação de rede sem as desculpas da "incompatibilidade".


 


De qualquer forma, aqui fica o aviso à navegação: quem tinha pedido a intervenção da Meo para resolver o problema dos reinícios quase diários do Router TG784n v3 (perder todas as ligações por wireless e por cabo durante 3 a 4 minutos, as luzes led do router piscarem e passarem por várias cores, aparecer nos logs do router "KERNEL Warm restart" com a data de 1 de janeiro), não deve depois efetuar reset do router, pois apaga o script de correção.
@@jsilva110 Boa tarde, agradecemos o feedback com a resolução da situação. Estamos ao dispor para qualquer futuro esclarecimento. Obrigada
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Crachá +6
Eu sou mais um que desde há algumas semanas tenho restart's quase diarios (às vezes mais que uma vez por dia) e no log aparecem-me esses "KERNEL Warm restart" e também aparece isto que nunca tinha reparado que existisse nos log's "[wansensing] Main of tel-eth-scriptMain.lua is running."

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