Meo Fibra com Router Cisco IOS directo no ONT

  • 11 December 2014
  • 3 respostas
  • 2539 visualizações

Viva,


 


Antes demais, espero não estar a ser... redundante, mas gostaria de saber se algum de vós conseguiu implementar um router Cisco com sistema operativo Cisco IOS, no meu caso tenho um acesso fibra mas com uma nova tecnologia de autenticação IPoE, vulgo SingleEdge Ethernet, isto é, já nao utiliza autenticação PPPoE para ter acesso á rede de internet e já não utiliza 2 vLAN's distintas para se ter acesso á Internet e rede IPTV, pelos vistos agora usa apenas só uma vLAN ID 12, o acesso á rede especifica é feita através da diferenciação do pedido DHCP, isto é, o pedido DHCP normal em vLAN ID 12, dá-me IP publico com acesso á net, se fizer um pedido DHCP com class-id 2WHPL dá-me IP da rede IPTV.


2WHPL
class-id 2WHPL
class-id 2WHPL
E eu sinceramente nao estou a conseguir implementar a solução para este quebra cabeças, visto que para ter acesso a uma rede, deixo de ter acesso a outra rede...


Quem tiver ideias/sugestões agradecia.


 


Obrigado e


Cumprimentos


 

3 respostas

Reputação 6
Boas


 


Depois de configurares a vlan o serviço de internet fica a funcionar , para ligar a box, a mesma tem de ser reiniciada depois de ser ligada ao novo router , pode ser  necessário activar o serviço de IGMP Proxy.
Viva,


Nao sei se me fiz entender, mas é assim, tenho um Cisco 871, onde tenho a interface WAN ligada directamente ao ONT.


Para conseguir obter os referidos acessos de Internet e IPTV fiz esta configuração:


 


# Interface WAN


interface FastEthernet4
 no ip address
 duplex auto
 speed auto


 


#Interface para Rede IPTV


interface FastEthernet4.12
 encapsulation dot1Q 12
 ip dhcp client class-id 2WHPL
 ip address dhcp
 ip pim sparse-dense-mode
 ip nat outside
 ip virtual-reassembly
 bridge-group 1
 bridge-group 1 spanning-disabled


 


# Interface para Acesso de Internet


interface BVI1
 ip address dhcp
 ip nat outside
 ip virtual-reassembly


 


Pelos testes que fiz, reparei que a ultima interface que obtiver IP via dhcp, é aquela que fica a funcionar, porque a primeira que apanhar o DHCP, no final da inicialização das interfaces, pura e simplesmente deixa de funcionar...


De modo que ando á procura uma forma de conseguir activar as 2 interfaces de acesso apontadas para a mesma vLAN. sendo que o intuito é substituir o router por este Cisco ficando com acesso á net e box's IPTV a funcionar, tal como consegui fazer para um acesso ADSL em que funciona sem quaisquer problemas com boxes IPTV e acesso á net.


Se alguem tiver alguma ideia/sugestão na configuração, agradecia!


 


Cumprimentos.
da maneira que estas a fazer se configurares um interface interno no bridgegroup 1 deves conseguir ligar o router meo nesse interface e ter tv.

consegues testar?

outra coisa porque colocas-te os seguinte comando:

ip pim sparse-dense-mode

 

Responder