MEO Fibra com limitações escondidas

  • 18 December 2016
  • 7 respostas
  • 6222 visualizações

Meus Caros,

escrevo aqui porque continuo a tentar resolver o meu problema, que possivelmente será comum a alguns de vós, e estou farto de reclamar e pagar serviços de assistência à MEO.

Antecipadamente grato pela vossa disponibilidade para a “extensa” leitura, bem como o vosso precioso tempo.

 

A análise ao serviço “MEO Fibra” segue em duas vertentes, uma no que é prometido em termos de largura de banda pela MEO (tanto no que toca a publicidade, e ao que é prometido no próprio site do MEO) e uma outra vertente que é talvez mais desconhecida mas que em termos de disponibilidade de serviço chega a ser mais problemática que a referida largura de banda. Estou a falar do número de ligações concorrentes. O número máximo de ligações concorrentes no equipamento Thompson da MEO fibra é de 2048 sendo que quando este valor é atingido a internet deixa de funcionar, impossibilitando a receção o seu acesso, por outro lado o serviço de televisão é afetado de tal forma que a troca de canal torna-se virtualmente impossível.

 

Em termos de serviços e largura de banda o produto que tenho do MEO fibra de 200Mb, foi-me instalado um ONT que é o equipamento que faz a ligação entre a rede de fibra externa e a rede de cobre dentro de casa, foi também instalado um router Thompson TG784. O problema é que o router Thompson TG784 tem uma capacidade máxima de largura de banda de 100Mb/s (isto tendo apenas em atenção o a capacidade do link da porta de wan, na realidade este valor deve ser mais baixo), mas tomemos em consideração os 100Mb/s de velocidade máxima teórica.

 

O serviço de Internet que tenho é de 200Mb/s, a capacidade do equipamento é de 100Mb/s, parece estar tudo ok! no entanto esta não é a realidade visto que o serviço de televisão partilha a mesma ligação. Como se não basta-se, segundo medidas que fiz a box da MEO que nos permite ver TV em HD consome entre 6-8Mb/s, pode parecer pouco numa ligação de 200Mb/s, no entanto se estiverem a ver um canal em HD e a gravar outro canal em HD o consumo chega perto do 16Mb/s, ou em alternativa se virem um canal em baixa definição e gravarem 2 em HD os consumos da box já ultrapassarão os 20Mb/s...

 

A solução para este problema é relativamente simples, é a troca do equipamento Thompson TG784 que é adequado para redes ADSL ou ADSL+ mas que não tem performance para um rede 100Mb/s, quanto mais para 200Mb/s suportada por fibra.

Neste caso e seja feita justiça não é apenas a MEO que esta em falta por colocar equipamentos baratos com falta de capacidade, segundo sei a Vodafone e o CLIX usam os mesmos equipamentos nas suas redes de 100Mb. Porque é que o fazem, em primeiro são equipamentos mais baratos (que garantem um ROI mais rápido), e em segundo podem ser partilhados com a rede ADSL.

 

A segunda vertente que vos falei acima não esta relacionada com a largura de banda mas com um outro fator limitativo no acesso à Internet sendo que em nenhum lugar na documentação e contrato se fala dele, estou-me a referir à limitação existente no numero de ligações. Teoricamente cada dispositivo com suporte TCP/IP tem a capacidade de estabelecer 65535 ligações, uma por cada porta de comunicação. Na realidade este limite raramente é atingido sendo que na maioria dos casos e num dado momento raramente se passam das 50 ligações (isto para um utilizador que esteja a ver o email e a navegar na Internet), no entanto o caso muda quando por exemplo estão a fazer o download do DVD da vossa distribuição de Linux preferida via p2p, aí o numero de ligações pode chegar as 1000 sem muita dificuldade.

À algum tempo o único equipamento que se ligava à Internet era o PC, e assim sendo os equipamentos de rede ativos (tais como os routers domésticos que todos temos em casa) tradicionalmente suportavam um numero limitado de ligações 256, 512 os melhores, no entanto as ligações eram de 1-24Mb/s como acontece na maioria dos casos de acesso à Internet fora de Lisboa.

Num serviço de fibra de alta qualidade esta limitação a existir devia estar num patamar muito mais elevado do que as atuais 2048 ligações, vejamos uma família com 5 pessoas, cada pessoa com o seu portátil, telemóvel ligação à rede wireless, um computador fixo, 2 televisões ligada e a box em utilização, telefone da rede fixa, impressora, gravador de cctv, Disco NAS My My Cloud WD, etc. Neste caso rapidamente se chegará ao limite das 2048 ligações sendo que ao chegar ao referido limite os diversos equipamentos deixam de responder, as ligações são intermitentes e o serviço fica degradado.

 

Considero que a solução é simples, a troca de equipamento pelo operador resolveria a grande maioria dos problemas, ou em alguns caso a atualização do firmware, o que não me parece. Uma outra forma de dizer é, "Caros operadores, instalem o equipamento/router de acordo com o serviço que vendem"!

 

Bem aja a todos.

7 respostas

Reputação 1
Viva,


 


 


Gostei do post, apesar das muitas falhas técnicas nele contidas.


O TG784 tem WAN a 1Gbps...


 


Quando se vê tv estamos a sacar de outra vlan e logo não estamos a afectar os 200/100 que se contrata. Por outro lado estamos a reduzir a capacidade para a net dos switch integrado no router e a "atafulhar" a porta WAN do router!


 


Eu sou absolutamente contra a operadora fornecer router, aliás, acho que nunca o deveria fornecer (a não ser a pedido do cliente), e dar todas as credenciais para o cliente poder usar um router que queira (é o que eu faço)!


 


O limite de ligações é um facto e aí tenho de concordar!


 


Inventa aí umas avarias no wireless que vão trocar-te o router pelo novo (trocas um péssimo por um mau, mas sempre é melhor)....


 


Cumpts 
Viva,

 

O TG784 tem WAN a 1Gbps...é um facto, mas a capacidade/limitações do equipamento deixa de responder, as ligações são intermitentes e o serviço fica degradado.

 

Ter um serviço MEO Fibra a 200Mb/s com o router Tecnicolor TG784, comparo a andar diariamente na auto estrada em hora de ponta (com transito lento) a pagar portagens...

 

Não é preciso inventar avarias no wireless, etc....o router Tecnicolor TG784 com todas as limitações trata disso!

 

Tenho o wireless desligado desde o 2º dia de instalação do serviço.

Uso um access point "UniFi UAP-AC-PRO" https://www.ubnt.com/products

 

Apenas pedi à MEO um router melhor/adequado ao serviço e/ou a venda o serviço MEO Fibra 200MB/s com um router melhor que eu pagaria o router, por exemplo com um Draytek. Resposta da MEO foi não pode ser. Têm de ser o Tecnicolor TG784.

 

Lamento que a MEO tenha plena consciencia das muitas limitações e problemas que causa aos clientes e só se lembre dos clientes a bem dizer no acto da venda.

A MEO não quer entender que este tipo de reclamações são pedidos/oportunidades de melhoria do serviço e satisfação dos clientes.

 

Em resumo, estou a tratar de colocar um router meu (não meo) e ficarei por minha conta, mas com um serviço muito melhor!

Estou a pensar optar pela solução da Draytek (link abaixo): Se conhecerem melhor e queiram partilhar eu fico muito grato. A necessidade de Voip/telefone está a complicar-me a solução...

http://www.draytek.com.pt/faqs/faq_v2130_q3-2.htm

 

Cpts

http://www.draytek.com.pt/images/SINGLE_EDGE_VOIP.jpg
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


só tenho 2 correcções a fazer...


 


1º reclama com o apoio tecnico...tem de trocar o router por algum com pelo menos uma saida GB, tantos aqui que ja o fizeram e foram trocados...não implica qualquer alteração no contrato ou pagar a deslocação para a troca...


 


2º...o consumo da box em nada interfere com a velocidade da internet...no ADSL tinhas toda a razão na Fibra isso não acontece...e se caso aconteça (ja vi acontecer) é avaria do router que não consegue fazer a separação da VLAN da net da VLAN da box/voip...mas é rarissimo acontecer...


 


acrescentar...o TG784 é realmente limitado nas ligações...no TG784v3 passa para 4000 e qualquer coisa...de resto tens mta razão...
A ultima reclamação por escrito à MEO está por responder. Aguardo sem expectaivas.

 

A ultima vez que reclamei via telefone para 16209 encaminharam-me ao 16202! Solução: nada... custo da chamada de 49€! fonix né!

Pagar para reclamar à MEO ou parceiros da MEO a pedir para resolver "limitações do equipamento que deixa de responder, ligações intermitentes com cortes e serviço degradado."... enfim, enquanto forem o unico operador no local "em monopolio" vão "ignorando" os clientes e tenho de aguentar ...mas será até um dia!

 

... o router TG784v3 também é limitado para o equipamento instalado...

Já percebi que tenho de ser eu a resolver os problemas com a instalação de outro router e deixar o deles só para voip!!!

A quem queira partilhar boas soluções fico muito grato.

 

Cpts.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ja existem boas soluções nos Tutorial's...o router funciona bem para um utilizador normal...para um uso intensivo fora de questão...


 


mas nisso nas outras operadoras tambem acontece...na casa da minha namorada o router da Vodafone foi trocado 6x até meterem uma solução de ont + router...o 2 em 1 que eles tem deu problemas pelo uso intensivo que lhe dava...agora problemas acabaram...mas o 784v3 da vodafone esta mais "aberto" a configurações que o do Meo...
Caro Moderador e/outros


Já que diz existirem soluções no forum, onde está a solução para o facto abaixo??? NOTA: O CONTRATO É DOWNLOAD 200MB/S E 100MB/S UPLOAD...

PARA VELOCIDADE 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


respondi que existem soluções na secção dos tutorial por dizeres que pensas em colocar um router teu...podes fazer pesquisa e encontras as soluções...


 


em relação ao resto...ja te dei a razão que tens limitações com o router dado pela Meo...principalmente se usares como utilizador intensivo...esgotar as ligações do router não é usual (a não ser caso de avaria ou spyware/malware) para um utilizador comum...


 


em relação as velocidades...só posso dizer para contactares o apoio tecnico...o router com um uso intensivo e por isso tem algum aquecimento superior ao normal pode ja ter problemas a nivel de hardware...só com troca de router fica resolvido...


 


 

Responder