MEO DNS não resolve domínio

  • 28 May 2023
  • 10 respostas
  • 541 visualizações

  • Novo Membro
  • 0 respostas

O domínio biggerbluebutton.com , quando uso o dns da meo não é resolvido! Isto é estranho, pois isto acontece apenas “de vez em quando”, pois tem dias que aparentemente está tudo normal. Curiosamente, usando o dns da Google ou da Cloudflare, funciona perfeitamente quando há essas falhas na resolução.

nslookup
Default Server:  meo.Home
Address:  192.168.1.254

> www.up.pt
Server:  meo.Home
Address:  192.168.1.254

Non-authoritative answer:
Name:    www.up.pt.cdn.cloudflare.net
Addresses:  2606:4700::6812:769
          2606:4700::6812:669
          104.18.7.105
          104.18.6.105
Aliases:  www.up.pt ← portanto, está supostamente a resolver em condições para outros domínios

> biggerbluebutton.com
Server:  meo.Home
Address:  192.168.1.254

*** meo.Home can't find biggerbluebutton.com: Server failed  ← como é que é??
> server 8.8.8.8
Default Server:  dns.google
Address:  8.8.8.8

> biggerbluebutton.com
Server:  dns.google
Address:  8.8.8.8

Non-authoritative answer:
Name:    biggerbluebutton.com ← afinal o domínio existe, está bom, e recomenda-se...
Address:  188.40.56.118

 

Penso que não é de nenhuma configuração da minha ligação em concreto, pois pedi a outras pessoas que têm também meo para experimentarem na mesma altura em que estava a ter problemas, e deu-lhes exatamente o mesmo resultado.

Não me digam é para ligar para o 16209 para ver se alguém resolve o problema. Acabei de o fazer e foi uma experiência que não quero voltar a repetir tão cedo.

Pergunto-me é se não há mais ninguém que tenha problemas deste tipo, com domínios de empresas legítimos e com conteúdos legais...


10 respostas

Reputação 1
Crachá

Boa tarde,

Já reportei o mesmo problema á MEO e para já a solução que me apresentam é usar um VPN o que é ridículo. 

www.hsbc.com.hk por exemplo tem o mesmo problema, mas ao alterar o DNS manualmente para o da Google já consigo aceder.

Outras operadoras ou por dados móveis consigo o acesso normal.

Espero que a MEO admita que existe um problema com os seus servidores e faça a devida retificação.

Crachá

Mesmo problema aqui e não é só para o teu domínio.

Teu muitos outros que não funciona, por exemplo https://www.newscientist.com/

Reputação 1

Olá, tenho o mesmo problema com por ex. https://vagrantcloud.com/

Reputação 3
Crachá +13

Para quê utilizar o DNS do Meo? Há DNS muito bons, com proteção contra Malware e rápidos em Portugal, como o CloudFlare Families e o Quad9.

É uma chatice os routers Meo não permitirem mudar o DNS,  mas comprem um router Asus e metam Quad9 com encriptação DNS sobre TLS. Vale muito a pena ter um router em condições.

Crachá +4

Após vários dias seguidos a receber chamadas do apoio técnico hoje o problema de DNS da Meo está resolvido.

Reputação 1
Crachá

Após vários dias seguidos a receber chamadas do apoio técnico hoje o problema de DNS da Meo está resolvido.

 

Não me parece.

Crachá +4

Ontem todos os testes que tinha realizado com a equipa técnica funcionavam.

Ontem a partir das 23:30 começa a haver falhas, as 00:30 mais falhas. Hoje continua com novas falhas.

 

Retiro o que disse. A resolução que fizeram não está totalmente funcional.

Confirmo.
Em Matosinhos também tenho este problema, quer na internet fixa, quer na móvel.
Na segunda-feira foi o pior dia, com falhas em alguns sites que chegaram aos 30 minutos, atualmente permanecem falhas de alguns segundos/minutos.

Após confirmarem-me que o problema do DNS estava resolvido há 2 meses, o problema voltou.

A minha empresa continua sem conseguir aceder a diversos dominios, como por exemplo ás bases de dados da empresa. Esta situação obrigou a empresa usar a internet forneccida pela Vodafone. Isto é uma vergonha completa. A MEO ou bloqueia os dominios ou tem tudo mal configurado. O problema é que os sistemas de informação na Empresa começam a dar erro porque existem certos dominios como as base de dados que de um dia para o outro são simplesmente bloqueados.

Claramente que nenhuma empresa consegue trabalhar desta forma. 

Solucao:

1)conecte-se ao seu roteador da MEO

2)acesse o roteador, geralmente http://192.168.1.254/ - login/pswd meo/meo

3)acesse barra “seguranca” e desative o firewall.

Deve resolver o problema pois resolveu o meu.

Obs.: instale algum antivirus e ou rode firewall do windows para garantir o minimo de seguranca.

Boa sorte a todos.

 

Responder