Resolvido

M4O Top 200Mbps nem aos 80Mbps chega

• 24 Setembro 2016
  • 33 respostas
  • 3305 visualizações

À cerca de 1 mês fiz a renegociação de contrato com a MEO, na altura tinha o M4O light e 100Mbps de velocidade que na realidade andavam sempre por volta dos 80Mbps, e troquei o serviço para o M4O TOP passando supostamente a ter 200Mbps, e começa aqui o meu pesadelo...

Passaram umas semanas e decidi fazer um teste de velocidade à Internet, qual é o meu espanto quando vejo que estava a uma velocidade de 70 e poucos Mbps... fui à Área de Clientes do site MEO e no Resumo do Serviço dizia que tinha instalado o serviço M4O TOP mas em vez dos 200Mbps estavam 100Mbps... Telefonei para o 16200 dia 13 e comuniquei a situação, disseram-me que para ter acesso aos 200Mbps teriam de vir trocar o router THOMSON  (não me recordo do modelo) pelo TECHNICOLOR TG784n V3 e que aí passaria a ter acesso aos 200Mbps.

Dia 19 de setembro, segunda-feira vieram cá os técnicos a casa e fizeram a troca do equipamento e garantiram-me que já teria acesso aos 200Mbps, lá se foram embora. Mal fechei a porta de casa fiz o teste de velocidade e continuava com velocidades por volta dos 70Mbps... Voltei a telefonar para o 16200 e disseram-me que os técnicos tinham errado a colocação do cabo ethernet (estava na porta 3) e pediram-me para o colocar na 4ª porta, na que diz 4GbE assim o fiz, garantiu-me que finalmente teria acesso aos 200Mbps, desliguei a chamada e fui testar... Continuava igual, velocidade por volta dos 70Mbps... Voltei a telefonar para o 16200 e acharam estranho a situação... Começaram por dizer que era do meu computador, impossível porque os meus PCs têm todos portas Gigabit e em nenhum deles consigo passar dos 70Mbps... Ficaram de me voltar a ligar... Continuo à espera da chamada... até hoje...

Já estou a pagar o serviço à 1 mês e estou farto de telefonar quase todos os dias, desde dia 13 e é sempre a mesma tanga... não resolvem o problema... Será que tem a ver com os cabos que tenho aqui em casa que são cat5e? Algum utilizador que esteja a passar pela mesma situação que eu??

Agradeço desde já a vossa ajuda!
icon

Solução por NeoPayne 1 Outubro 2016, 00:05

boas

deram-me resposta que ja estavam a resolver a situação...alguem ja falou cnt? ?

Ver original

33 respostas

Reputação 7
Crachá +19
boas

mexer num topico parado a mais de 2 anos não é muito inteligente...
Reputação 7
Crachá +19
boas

claro que faz sentido...o cat5e está projectado para velocidade de Gb...o cat6 esta projectado para velocidades TGb...(10 Gb ou se preferires 10x mais rapido que o cat5e)

por isso o problema não esta nos cabos (a nao ser que possam ter avaridado) mas sim na velocidade contratada...a mim parece que ainda não fizeram a alteração nos servidores...ou então não estas a usar o cabo na porta Gb do router...e sim só tem uma saida Gb...
Reputação 7
Crachá +19
boas

tens o que?? 1 cabo dividido em 3?!?!?!? tens um grave problema nessa instalação e não me admirava que esse cabo fosse a causa de algum problema...testa a velocidade só com 1 pc ligado ao router e tudo o resto desligado...depois diz o resultado...

se tens na area de cliente 200Mb oficialmente tens configurado 200Mb...mas confirma com o apoio tecnico que velocidade esta configurada no teu serviço e aproveita para reclamar essa instalação...o que tens é contra as regras de instalação do serviço...

volto a referir categoria dos cabos não são o problema...nem vou perder tempo por aí...o Cat5E está preparado ate 100m com velocidades de 1Gb...se tens duvidas o google dá as respostas que precisas...
Reputação 7
Crachá +19
boas

preciso que faças o seguinte...desliga esses 3 cabos, mas marca a posição deles para voltar a ligar...e testa a velocidade com 1 pc ligado ao saida Gb...

depois diz os resultado...

instalações destas tiram-me do serio...
Reputação 7
Crachá +19
boas

não fizes-te nenhum erro ao dizer que a instalação esta mal...o que ele percebeu foi que era a tua instalação em casa e não que foi feita pelo tecnico...estou parvo com a instalação e pelo que te foi dito ao telefone...

manda os teus dados por PM...tenho mesmo de reportar isso...
Reputação 7
Crachá +19
boas

ja vi que mandas-te...
Reputação 7
Crachá +19
boas

deram-me resposta que ja estavam a resolver a situação...alguem ja falou cnt? ?
Reputação 5
De certeza que a placa de rede é 1gigabit? Se já com os 100 megas não tinhas essa velocidade parece-me ser problema do teu lado.
Reputação 5
Provavelmente, sim.

No caso de teres outro cabo é experimentar para despistar o problema. É bem provavel que seja disso.
Reputação 5
Sim, tens de utilizar um Cat6 
fernandolameira

manda um mail para provedoria-cliente@telecom.pt e  pede uma auditoria a tua instalação

Ma ultima que eu fiz isso a meo descontou 4 mensalidades
Boa noite,
eu tenho um FGW Modelo GR241AG, contratei 200mbps e só estou com 100mbps.
tenho cabo categoria 7, e já fizeram os primeiros despistes.
Isto parece-me que é problema de série do router, ou firmware.
Estou a aguardar contacto por parte do apoio técnico.
Reputação 7
Crachá +19
boas

vais dizer que tens uma instalação mal feita desde o inicio mas só agora é que foi detectado...

manda os teus dados de cliente e contacto por PM para encaminhar internamente...esse tipo de instalações tem de acabar...
Reputação 7
Crachá +19
boas

? explica melhor o teu problema...
Reputação 7
Crachá +19
boas

ainda bem...essa instalação estava que nem tenho palavras...
Reputação 7
Crachá +19
boas

podes tentar umas coisas?? testar com outro cabo? mesmo um cat5e? e testar outras portas do router?

despistas algumas coisas...
Reputação 2
eu estou com um problema ainda mais complexo, desde que susbstituiram o router V3 pelo novo norma AC com as 4 portas gigabit que nao tenho os 200mb contratados. ja tenho este novo router a quase 2 semanas mas como utilizo a net por wireless e como que da uma velocidade muito boa de 80mb por wifi deixei ficar assim, ontem por curiosidade diz o teste com o cabo utp aquele cor preto CAT 6 e so me deu ate 100mb download e upload nao me da mais de 80mb fiz o teste varias vezes e deu sempre o mesmo, liguei para o 16209 para saber o que se passava fizeram testes a linha verficaram as as configuraçoes do router e estava tudo normal perguntei se desde a troca para este novo router hove alguma configuraçao mal feita por parte do tecnico e disseram que nao eles dizem que no sistema esta configurado para os 200/100 contratados! depois de esperar muito tempo em linha indicaram me que o problema podera ser do cabo utp que utilizo e eu disse que nao porque e o mesmo que sempre utilizei no outro router V3  e sempre me deu os 200mb! aguardei novamente uns minutos em linha e disseram que pode ser ou um bug qualquer ou problema avaria na central disse que a minha instalaçao nao estaria bem feita. fiz entao marcaçao da vinda dum tecnico hoje de manha a minha casa para vereficar a ligaçao e nao apareceu nem avisou lol. liguei a bocado para reclamar e foi a mesma lenga lenga de sempre esperei bue ate ser atendido e depois o assistente teve proceder a uma reclamaçao a nivel interno e voltei a marcar a deslocaçao tecnica para amanha. sera ao susbstituir o router automaticamente o meo fez um downgrade a velocidade de download para os 100 se foi isto vou ja fazer fazer uma reclamaçao directamente para a provedoria.  vamos ver se amanha aparecem.
Queres falar sobre problemas de velocidade? ?

Tenho um maximo de 3Mbps!!! E isto e quando a net funciona. E mais? Pago 70Eur por mes! Estou deserto que a Vodafone acabe de ca por fibra porque a meo foi a pior experiencia que ja tive!!
Olá!

Quanto ao cabo ethernet dividido em 3, deve estar ligado a duas tomadas de telefone (cada tomada usa dois condutores) e a uma tomada de rede de 100 Mbps (usa 4 condutores). O problema não deve vir daí.

Bom, se ligares um computador com placa de rede gigabit à porta gigabit do router (com um cabo de rede devidamente testado) e não obtens algo perto dos 200Mpbs, tenta fazer um reset ao router. Quando passei de 30 Mbps para 200Mbps, só conseguia perto de 100MBps. Telefonei para o apoio técnico e disseram-me que, por vezes, era necessário efetuar um reset. Fizeram-me o reset e ficou a funcionar bem.

Notas: Nas propriedades da ligação do computador com placa gigabit, tens de obter ligação de 1Gbps. Se não consegues ou é problema da placa de rede do pc, da porta do router ou do cabo. Ao contrário das ligações de 100 Mbps, as ligações 1000Mbps (gigabit) usam os 8 condutores do cabo ethernet. Quando um cabo tem algum mau contacto é usual a ligação não passar dos 100 Mbps.
Eu tenho o mesmo problema e um roubo já se fartaram de mudar equipamentos e nada

E ainda tem a lata de dizer que como eu tenho uma rede interna o problema esta na minha rede

Pois assim eles não podem copiar os dados da minha rede quantos aparelhos ligados o tipo de aparelhos e o tipo de sistema operativo usado entre outros

Tenho este serviço há 10 anos, já foi só net depois meo e neste momento M4O LIGHT sem contracto de fidelização aquando da importação de net para Meo começaram os problemas

A instalação do serviço meo foi tão mal feita que passado 1 mês já tinha queimado uma box

Foi pedida uma altura uma auditoria ao departamento técnico da PT que mandou refazer a instalação

Mas a qualidade dos cabos era deficiente não era nem cat 5 e não foram feitos os testes aos cabos como descrito no regulamento

Deveria ser o mínimo exigido a qualquer funcionário da PT

Situação que é impossível visto que os instaladores nem equipamento dispõe para o efeito

Por minha vontade substituí toda a instalação por cat 6 com tomadas de ponto a ponto e os respetivos chicotes como deveria ser feito em todas as instalações comprido o regulamento que existe para o efeito, ited2 que neste momento fio alterado para ited3

O que não acontece com nenhuma da instalação de meo seja necessário passar cabos

Esta instalação sempre funcionou com o modem router do operador e um router meu que gere a rede interna neste momento um asus rtn18u

Há cerca de um mês a qualidade do serviço, que nunca foi boa pois o serviço contratado e 24 mega mas nunca passou acima dos 8 mega ao seja 1/3 do valor contratado, começou a ter falhas no serviço de Tv

Para a imagem

Não grava os programas completos

A box reinicia sozinha

Entre outros

O técnico que se deslocou a minha instalação um mês atrás deixou no relatório da avaria que o problema estava na minha rede pois esta criava ips que entravam em conflito com a box o que e impossível pois o ip do meu router está numa gama diferente para evitar esse problema e que eu não poderia ter nada ligado ao router pois era procedimento da Meo

Ao fim de três avarias trocaram tudo box e router mas a qualidade não é minimamente aceitável

Aquando conversava com o técnico o mesmo disse que eu poderia reclamar mas que a pt não iria mudar cabos no exterior nem que fosse necessário pois iam esperar que fosse passada fibra

Mas o cliente a pagar o mesmo
Para a garantia da Classe E de ligacao, devem ser realizados obrigatoriamente os ensaios dos seguintes parametros:

• Continuidade;

• Atenuação;

• NEXT;

• ACR;

• Perdas por retorno;

• Resistência de lacete;

• Atraso de propagação;

• Atraso diferencial;

• PSNEXT;

• PSACR;

• ELFEXT;

• PSELFEXT.

Para avaliar a garantia da classe da ligacao, devem ser tidos em consideracao os valores limite para os varios parametros,

que constam da norma EN 50173:2007.

Para a realizacao dos ensaios deve considerar-se o seguinte:

• A configuração adequada do equipamento de teste e medida para a Classe de ligação a ensaiar, neste caso a Classe E, como

minimo;

• Os adaptadores de teste e medida devem ser conectorizados de fábrica;

• A influência de factores externos, nomeadamente a existência de pós e impurezas nos pontos de ensaio, para além das

condicoes ambientais (MICE).

fonte anacon

A motherboard do meu Desktop principal é uma MSI Z170A Gaming M7 o controlador é o Gigabit Killer™️ E2400... Tenho outro Desktop (usado pelo meu irmão) motherboard Asus Z170 PRO GAMING com Controlador Gigabit Intel®️ I219V... acho que isto responde à tua questão.
Já agora, esqueci-me de referir no post principal, com o router anterior tinha o upload na casa dos 20Mbps, com a troca para o TECHNICOLOR TG784n V3 passei a ter acima dos 90Mbps de upload, é incrivel, tenho mais velocidade de Upload que Download... Será que são os cabos cat5e que me estão a cortar a velocidade??
Apenas tenho 2 cabos, ou seja, 1 para cada PC e ambos são cat5e... Os cabos cat5e estão projetados para velocidade até 100Mbps?? ou estou errado? É que se for isso, o problema é mesmo dos cabos... Não tenho outros cabos para experimentar... Alguém por aí com M4O Top e que tenha acesso aos 200Mbps, qual é a categoria de cabos que usam?

Responder