Resolvido

M4O Top 200Mbps nem aos 80Mbps chega

  • 24 Setembro 2016
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À cerca de 1 mês fiz a renegociação de contrato com a MEO, na altura tinha o M4O light e 100Mbps de velocidade que na realidade andavam sempre por volta dos 80Mbps, e troquei o serviço para o M4O TOP passando supostamente a ter 200Mbps, e começa aqui o meu pesadelo...

Passaram umas semanas e decidi fazer um teste de velocidade à Internet, qual é o meu espanto quando vejo que estava a uma velocidade de 70 e poucos Mbps... fui à Área de Clientes do site MEO e no Resumo do Serviço dizia que tinha instalado o serviço M4O TOP mas em vez dos 200Mbps estavam 100Mbps... Telefonei para o 16200 dia 13 e comuniquei a situação, disseram-me que para ter acesso aos 200Mbps teriam de vir trocar o router THOMSON  (não me recordo do modelo) pelo TECHNICOLOR TG784n V3 e que aí passaria a ter acesso aos 200Mbps.

Dia 19 de setembro, segunda-feira vieram cá os técnicos a casa e fizeram a troca do equipamento e garantiram-me que já teria acesso aos 200Mbps, lá se foram embora. Mal fechei a porta de casa fiz o teste de velocidade e continuava com velocidades por volta dos 70Mbps... Voltei a telefonar para o 16200 e disseram-me que os técnicos tinham errado a colocação do cabo ethernet (estava na porta 3) e pediram-me para o colocar na 4ª porta, na que diz 4GbE assim o fiz, garantiu-me que finalmente teria acesso aos 200Mbps, desliguei a chamada e fui testar... Continuava igual, velocidade por volta dos 70Mbps... Voltei a telefonar para o 16200 e acharam estranho a situação... Começaram por dizer que era do meu computador, impossível porque os meus PCs têm todos portas Gigabit e em nenhum deles consigo passar dos 70Mbps... Ficaram de me voltar a ligar... Continuo à espera da chamada... até hoje...

Já estou a pagar o serviço à 1 mês e estou farto de telefonar quase todos os dias, desde dia 13 e é sempre a mesma tanga... não resolvem o problema... Será que tem a ver com os cabos que tenho aqui em casa que são cat5e? Algum utilizador que esteja a passar pela mesma situação que eu??

 

Agradeço desde já a vossa ajuda!
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Solução por NeoPayne 1 Outubro 2016, 00:05

boas

deram-me resposta que ja estavam a resolver a situação...alguem ja falou cnt? ?

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mexer num topico parado a mais de 2 anos não é muito inteligente...
Boa noite,
eu tenho um FGW Modelo GR241AG, contratei 200mbps e só estou com 100mbps.
tenho cabo categoria 7, e já fizeram os primeiros despistes.
Isto parece-me que é problema de série do router, ou firmware.
Estou a aguardar contacto por parte do apoio técnico.
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podes tentar umas coisas?? testar com outro cabo? mesmo um cat5e? e testar outras portas do router?


 


despistas algumas coisas...
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eu estou com um problema ainda mais complexo, desde que susbstituiram o router V3 pelo novo norma AC com as 4 portas gigabit que nao tenho os 200mb contratados. ja tenho este novo router a quase 2 semanas mas como utilizo a net por wireless e como que da uma velocidade muito boa de 80mb por wifi deixei ficar assim, ontem por curiosidade diz o teste com o cabo utp aquele cor preto CAT 6 e so me deu ate 100mb download e upload nao me da mais de 80mb fiz o teste varias vezes e deu sempre o mesmo, liguei para o 16209 para saber o que se passava fizeram testes a linha verficaram as as configuraçoes do router e estava tudo normal perguntei se desde a troca para este novo router hove alguma configuraçao mal feita por parte do tecnico e disseram que nao eles dizem que no sistema esta configurado para os 200/100 contratados! depois de esperar muito tempo em linha indicaram me que o problema podera ser do cabo utp que utilizo e eu disse que nao porque e o mesmo que sempre utilizei no outro router V3  e sempre me deu os 200mb! aguardei novamente uns minutos em linha e disseram que pode ser ou um bug qualquer ou problema avaria na central disse que a minha instalaçao nao estaria bem feita. fiz entao marcaçao da vinda dum tecnico hoje de manha a minha casa para vereficar a ligaçao e nao apareceu nem avisou lol. liguei a bocado para reclamar e foi a mesma lenga lenga de sempre esperei bue ate ser atendido e depois o assistente teve proceder a uma reclamaçao a nivel interno e voltei a marcar a deslocaçao tecnica para amanha. sera ao susbstituir o router automaticamente o meo fez um downgrade a velocidade de download para os 100 se foi isto vou ja fazer fazer uma reclamaçao directamente para a provedoria.  vamos ver se amanha aparecem.
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ainda bem...essa instalação estava que nem tenho palavras...
Boas NeoPayne,


Sim, já me resolveram, finalmente, o assunto. Obrigado pela ajuda.
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deram-me resposta que ja estavam a resolver a situação...alguem ja falou cnt? ?
Olá!


 


Quanto ao cabo ethernet dividido em 3, deve estar ligado a duas tomadas de telefone (cada tomada usa dois condutores) e a uma tomada de rede de 100 Mbps (usa 4 condutores). O problema não deve vir daí.


 


Bom, se ligares um computador com placa de rede gigabit à porta gigabit do router (com um cabo de rede devidamente testado) e não obtens algo perto dos 200Mpbs, tenta fazer um reset ao router. Quando passei de 30 Mbps para 200Mbps, só conseguia perto de 100MBps. Telefonei para o apoio técnico e disseram-me que, por vezes, era necessário efetuar um reset. Fizeram-me o reset e ficou a funcionar bem.


 


Notas: Nas propriedades da ligação do computador com placa gigabit, tens de obter ligação de 1Gbps. Se não consegues ou é problema da placa de rede do pc, da porta do router ou do cabo. Ao contrário das ligações de 100 Mbps, as ligações 1000Mbps (gigabit) usam os 8 condutores do cabo ethernet. Quando um cabo tem algum mau contacto é usual a ligação não passar dos 100 Mbps.
Boas NeoPayne,

Eu referi, por mais de 10 vezes (e não, não estou a exagerar) ao telefone que o técnico que veio cá a casa tinha feito a instalação de forma deficiente... Até falei no cabo UTP dividido em três partes... Que os cabos estavam ligados nas portas erradas, etc... ao que o operador me responde, ipsis verbis "se você liga o computador à porta Gigabit do Route e tem 200Mbps então a avaria já não se verifica" estive nesta discussão de Burros mais de meia hora... Então agora eu para ter Internet tenho de ter o meu Desktop na garagem??? Das quarto uma, o operador que me telefonou quer ser despedido, ou não percebe português, ou mais grave não tem competência para ocupar o posto de trabalho para o qual foi contratado, a quarta é melhor nem dizer...
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ja vi que mandas-te...
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não fizes-te nenhum erro ao dizer que a instalação esta mal...o que ele percebeu foi que era a tua instalação em casa e não que foi feita pelo tecnico...estou parvo com a instalação e pelo que te foi dito ao telefone...


 


manda os teus dados por PM...tenho mesmo de reportar isso...
Boas noite Arianebase,

Obrigado pela sugestão, vou seguir o teu conselho, já ando tão cansado deste problema que até já tenho falta de motivação para fazer a dita reclamação, mas isto não vai ficar por aqui, vão levar com a reclamação, inadmissível o que me foi dito ao telefone... Se todas as chamadas forem gravadas aquele operador decertesa que tem os dias contados na MEO... Deplorável, lamentável, ridículo, asqueroso, nem sei com adjetivar!
fernandolameira


manda um mail para provedoria-cliente@telecom.pt e  pede uma auditoria a tua instalação


Ma ultima que eu fiz isso a meo descontou 4 mensalidades
boas NeoPayne.

Já tinha dito aqui no forúm que estava à espera de uma chamada do Apoio Tecnico, telefonaram-me hoje às 13h do 16209 e apenas posso classificar a chamada como mirabolante, rocambolesca, hilariante e patética, só tenho pena de não ter gravado a mesma e não me lembrar do nome do operador... Perguntou-me se o problema persistia... Cai no erro de dizer que o problema estava na instalação, ou seja, que a mesma estava mal feita e que apenas por isso não conseguia ter acesso aos 200Mbps... Assim que disse isto, do outro lado da linha o "senhor" diz-me "então pelo que me diz vou reportar que a situação já está resolvida, mais alguma questão? Tenha uma boa tarde"... Perguntei se estava a brincar comigo? Expliquei-lhe a situação dizendo que tinham vindo cá os técnicos e que a instalação estava mal feita, ao que ele me responde, "isso a nós já não nos compete... Nós apenas temos de ligar o Router, se o senhor ligar o computador diretamente à porta Gigabit e se tem 200 Mbps quer dizer que o problema já se encontra resolvido..." Disse-lhe que de facto se ligar diretamente o cabo ao router tenho acesso aos 200Mbps, mas como tenho a minha estação de trabalho no sótão e não chegam lá os 200Mbps é porque a instação foi mal feita e têm de mandar vir cá o técnico para resolver a situação... Voltou-me a dizer "o senhor tem acesso aos 200Mpbs a instalação interna (em sua casa) e como ela é distribuida já não nos diz respeito, nós apenas temos de garantir que os 200Mbps chegam ao Router..." Com isto mandei uma gargalhada e perguntei "com a instalação mal feita como é que consigo ter acesso aos 200 Mbps"? Tenho de trazer a minha estação de trabalho para a garagem que é onde tenho o router instalado?? Ao que ele me responde "Vou reportar que a avaria está resolvida". Eu disse-lhe que queria fazer uma reclamação porque a instalação do serviço estava mal feita e mandou-me telefonar para o 16209 (do mesmo número do qual ele me estava a ligar), desejou-me uma boa tarde e desligou-me a chamada, é perciso ter lata.

Liguei para o 16209, fui atendido por outro operador, expliquei toda a situação, disse-lhe detalhadamente como é que estava montado o equipamento, ele e deu-me razão, disse que de facto a instalação estava mal feita e que a mesma me estava a impedir de usufruir do serviço contratado e, como tal, iria ser contactado o mais rápidamente possível para vir cá a casa um técnico fazer uma instalação decente.... Enfim, o texto está um pouco confuso porque a situação foi tão patética que nem a consigo reproduzir aqui, apenas metade do sucedido está aqui relatado.... tenho mesmo pena de não ter posto a chamada a gravar, e costumo fazê-lo, mas desta não o fiz e arrependo-me... Agora é aguardar que venha cá o técnico fazer uma instalação com nexo, para quem quer ver a aberração deixo aqui o PDF. Um cabo UTP "dividido" em três e descarnado, sem qualquer isolamento... só visto! Deixaram-me a Box (IPTV) ligada na porta 4 que é a Gigabit e a da Internet (a que manda para casa na porta 1, ou seja, dos 100Mbps... que palhaçada, e depois ainda dizem que o problema é meu e eu que me desenrasque, mas isto na MEO é a Republica das Bananas??
Para a garantia da Classe E de ligacao, devem ser realizados obrigatoriamente os ensaios dos seguintes parametros:


• Continuidade;


• Atenuação;


• NEXT;


• ACR;


• Perdas por retorno;


• Resistência de lacete;


• Atraso de propagação;


• Atraso diferencial;


• PSNEXT;


• PSACR;


• ELFEXT;


• PSELFEXT.


Para avaliar a garantia da classe da ligacao, devem ser tidos em consideracao os valores limite para os varios parametros,


que constam da norma EN 50173:2007.


Para a realizacao dos ensaios deve considerar-se o seguinte:


• A configuração adequada do equipamento de teste e medida para a Classe de ligação a ensaiar, neste caso a Classe E, como


minimo;


• Os adaptadores de teste e medida devem ser conectorizados de fábrica;


• A influência de factores externos, nomeadamente a existência de pós e impurezas nos pontos de ensaio, para além das


condicoes ambientais (MICE).


fonte anacon


 
Tenho este serviço há 10 anos, já foi só net depois meo e neste momento M4O LIGHT sem contracto de fidelização aquando da importação de net para Meo começaram os problemas


A instalação do serviço meo foi tão mal feita que passado 1 mês já tinha queimado uma box


Foi pedida uma altura uma auditoria ao departamento técnico da PT que mandou refazer a instalação


Mas a qualidade dos cabos era deficiente não era nem cat 5 e não foram feitos os testes aos cabos como descrito no regulamento


Deveria ser o mínimo exigido a qualquer funcionário da PT


Situação que é impossível visto que os instaladores nem equipamento dispõe para o efeito


Por minha vontade substituí toda a instalação por cat 6 com tomadas de ponto a ponto e os respetivos chicotes como deveria ser feito em todas as instalações comprido o regulamento que existe para o efeito, ited2 que neste momento fio alterado para ited3


O que não acontece com nenhuma da instalação de meo seja necessário passar cabos


Esta instalação sempre funcionou com o modem router do operador e um router meu que gere a rede interna neste momento um asus rtn18u


Há cerca de um mês a qualidade do serviço, que nunca foi boa pois o serviço contratado e 24 mega mas nunca passou acima dos 8 mega ao seja 1/3 do valor contratado, começou a ter falhas no serviço de Tv


Para a imagem


Não grava os programas completos


A box reinicia sozinha


Entre outros


O técnico que se deslocou a minha instalação um mês atrás deixou no relatório da avaria que o problema estava na minha rede pois esta criava ips que entravam em conflito com a box o que e impossível pois o ip do meu router está numa gama diferente para evitar esse problema e que eu não poderia ter nada ligado ao router pois era procedimento da Meo


Ao fim de três avarias trocaram tudo box e router mas a qualidade não é minimamente aceitável


Aquando conversava com o técnico o mesmo disse que eu poderia reclamar mas que a pt não iria mudar cabos no exterior nem que fosse necessário pois iam esperar que fosse passada fibra


Mas o cliente a pagar o mesmo
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? explica melhor o teu problema...
Eu tenho o mesmo problema e um roubo já se fartaram de mudar equipamentos e nada


E ainda tem a lata de dizer que como eu tenho uma rede interna o problema esta na minha rede


Pois assim eles não podem copiar os dados da minha rede quantos aparelhos ligados o tipo de aparelhos e o tipo de sistema operativo usado entre outros


 
Queres falar sobre problemas de velocidade? ?


 


Tenho um maximo de 3Mbps!!! E isto e quando a net funciona. E mais? Pago 70Eur por mes! Estou deserto que a Vodafone acabe de ca por fibra porque a meo foi a pior experiencia que ja tive!!
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vais dizer que tens uma instalação mal feita desde o inicio mas só agora é que foi detectado...


 


manda os teus dados de cliente e contacto por PM para encaminhar internamente...esse tipo de instalações tem de acabar...
Boas,

Testei como disseste, ou seja, desliguei os três cabos e liguei o meu Desktop diretamente à saída Gb e de facto apanhei 200Mbs... que cena... mas se tiver aqui ligado o meu Desktop depois mais ninguém aqui em casa tem Internet... nem sei bem como hei de explicar a situação quando me telefonarem do Serviço Técnico...
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preciso que faças o seguinte...desliga esses 3 cabos, mas marca a posição deles para voltar a ligar...e testa a velocidade com 1 pc ligado ao saida Gb...


 


depois diz os resultado...


 


instalações destas tiram-me do serio...
Boas, envio em anexo a instalação que me fizeram... Todos os dias telefono para o 16200 e dizem que já fizeram a configuração no servidor para os 200 Mbps... Então pelos vistos o problema será da própria instalação... Quando me telefonarem vou fazer referencia a essa situação...
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tens o que?? 1 cabo dividido em 3?!?!?!? tens um grave problema nessa instalação e não me admirava que esse cabo fosse a causa de algum problema...testa a velocidade só com 1 pc ligado ao router e tudo o resto desligado...depois diz o resultado...


 


se tens na area de cliente 200Mb oficialmente tens configurado 200Mb...mas confirma com o apoio tecnico que velocidade esta configurada no teu serviço e aproveita para reclamar essa instalação...o que tens é contra as regras de instalação do serviço...


 


volto a referir categoria dos cabos não são o problema...nem vou perder tempo por aí...o Cat5E está preparado ate 100m com velocidades de 1Gb...se tens duvidas o google dá as respostas que precisas...
Eu estou a usar a quarta porta a que diz 4-GbE no router (para ligar os computadores)... As outras portas nº 2 e 3 estão sem qualquer cabo ligado, a porta 1 suponho que seja a da BOX, sou seja, IPTV porque está ligada com um cabo que se divide em três, dois para telefone e outro para a porta nº 1 IPTV... Na Área de Clientes diz que tenho instalado os M4O Top e 200Mbps... Já não percebo nada disto... cá para mim é da categoria dos cabos... Alguém por aí com o mesmo serviço que eu, que me consiga dizer qual a categoria dos seus cabos?

Se não fizeram a alteração nos servidores, mentiram-me porque ao telefone disseram-me que essa alteração já tinha sido feita... o que não faz sentido é andar a pagar por um serviço e não estar a usufruir dele, isso é que não faz sentido nenhum...

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