M4O Giga - Velocidade através wi-fi muito lenta

  • 26 May 2018
  • 6 respostas
  • 1240 visualizações

Crachá
Bom dia,

Ontem instalaram em minha casa o M4O Giga/ Router FiberGateway GR241AG, cuja velocidade contratada é 1000/200 Mbps.

Com o computador ligado ao router através de um cabo CAT5 a medição da velocidade ronda os 800/200 Mbps, no entanto quando altero a ligação para wi-fi (mesmo computador e mesma localização junto ao router) a medição da velocidade passa a rondar os 170/170 Mbps. A ligação wi-fi é 2.4G.

No telemóvel (ASUSZenFone Max 3) a medição ronda os 70/60 Mbps.

 

Qual a razão para esta diferença de velocidade na utilização do wi-fi?

Terá a ver com as características do PC/telemóvel ou poderá ser problema do router?

E em relação à ligação por cabo, é normal haver esta diferença de cerca de 200 Mbps em relação ao contratado?

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

6 respostas

Crachá +1
No 2.4Ghz não vais conseguir velocidades superiores. Para aproveitares das velocidades giga no Wi-Fi, só nos 5Ghz
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


em relaçao ao wifi, é evidente que o wifi do telemovel não é tão eficiente como de um pc...


 


o cabo é CAT5 ou CAT5e?? experimenta com cabo CAT6...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


com essas velocidades o wifi está optimo...


 


quanto achas que deveria dar?? sabes que as normas de wifi tem limites...e muito mais pequenos que por cabo...
Reputação 7
Crachá +21
Eu a cerca de 15m do router com 1 parede pelo meio tenho 195 Dw /80 Up, o meu tarifario é 200/100, junto ao router sao certinhos 200/100. Vê se tens alguma rede nas redendezas no mesmo canal de wifi (no proprio router podes ver isso ou em android instalas o wifi analyzer)
Crachá
Caro NeoPayne,

Agradeço o comentário.

O cabo é CAT5. Oportunamente vou experimentar o CAT6 para ver se faz diferença (medição da velocidade ronda os 800/200 Mbps).

No entanto, em relação ao wi-fi (no desktop ou portátil ao lado do router) continuo a achar que 170/170 Mbps é muito baixo para uma velocidade contratada de 1000/200 Mbps.
Crachá