Resolvido

M4O Fibra 100 - Valores de download


Caro Meo,

 

Tenho verificado desde que instalei o serviço M4O que os valores disponíveis de Download/Downstream que deveriam ser 100Mbits/sec estão na realidade limitados aos 90Mbits/sec.

 

Realizei vários testes sempre ligado por cabo entre o PC e o Router Meo, inclusive utilizando as portas Gigabit e os valores nunca ultrapassam os 90Mbits/sec. Testei através do qos.sapo.pt (e também speedmeter.fccn.pt) a várias horas do dia e os valores são sempre os mesmos.

 

Testei também realizar a ligação de internet (PPPoE) diretamente pelo PC E os resultados são iguais.

 

É possível verificar esta situação?

 

Grato pela atenção.

 

Cumprimentos.

 

 
icon

Solução por Anonymous 30 May 2014, 15:25

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

107 respostas

Reputação 1
NeoPayne agradeço a resposta e empenho mas dispenso tanta energia em defender o provedor de serviços e tratar o resto da comunidade como ignorantes porque se há problemas então este é o sítio certo para expor e tentar resolver mas sempre com toda a calma.


Primeiro, isso de perder 10% atráves dos modelos TCP/IP implementados não vai comigo. Porque? Porque os supostos 10% são perdidos pela qualidade (ou a falta dela) do router que a MEO fornece e não há volta a dar a isso pergunto eu? Claro que há, fornecer um bocado extra para compensar a falta do que as campanhas de marketing afirmam ou então arranjar routers de boa qualidade.


Segundo, assinei um contrato que diz 100Mbits até ao router e então? Como disse atrás se as campanhas e publicidade dizem uma coisa e se falar com o provedor da PT seguramente me dá razão ao contrário do que se diz para aqui.


Não posso conformar-me quando na fatura que pago indica M4O 100 Fibra e na verdade tenho 91Mbits uteis para mim. Claro tenho 22Mbits de Upload mas não reclamo disso certo? Errado, esta tatica sempre foi usada para calar os portugueses "tira-se de um lado e dá se do outro" e eu nunca gostei disso.


Por mim podiam podiam tirar e ficar com os 10Mbits de Upload. Porque? Porque está no contrato e eu gosto de cumprir contratos (pagamentos). Não é pedir muito pois não?


Também quando assinei o contrato dizia que podia usar a PT-WiFi em qualquer lado ilimitado e gratuito e não mudaram "as regras" este mês? 200MB por mês a serio? Só porque não pago o Plus?


Terceiro, os nossos PCs não são maquinas pesadas que lidam com enormes quantidades de informação. Isso de programas a acederem a internet que limitam a experiencia não é bem assim, se for bem configurado e recente não há limitação (pelo menos a 100Mbits) e é o meu caso.


Desculpem pelo testamento mas isto foi um desabafo, não gosto de ver gente conformada NeoPayne porque isso é deixar uma porta aberta para noticias inesperadas.
Reputação 1
Os protocolos existem mas existem em todo o lado. Os routers causam diferença por causa da capacidade de processamento dos mesmo (chipset/processador)... Há chipsets e chipsets e os nossos da meo são fracos para processamento, desde portas USB a servidor FTP até a velocidade por porta.


IPv6 não vai trazer grande melhoria, só na identificação de erros é que vai ser mais eficiente (no nosso caso) mas sem capacidade sufieciente para fazer o roteamento decente é dificil.


Tu trabalhas e conheces a área mas eu também, as modulações podem estar todas definidas e optimizadas para esses valores de linha mas não são a regra.


É verdade que há utilizadores e utilizadores neste caso apanharam um picuinhas sobre isso porque há sempre maneiras de resolver as coisas mas sinceramente nem espero muito, já sei o resultado.


A cena é que vários utilizadores aqui obtem 100Mbits no Sapo QOS e no Speedtest e se eles têm o mesmo serviço então porque é que eu não tenho se pagamos o mesmo?


Na minha opinião não pode haver diferenças nisso...
Isso já percebi eu.


 


Conforme já percebi que o problema tá mais que identificado.


 


Mas o mais engraçado é que fui informado pela parte técnica que estaria acima dos 100MB para compensar.


 


Foi me  dito isto - aquando do despiste técnico pelo telefone -  quando fiz restar tv a uma das boxs para ver um programa gravado, tendo a velocidade passado logo para os 98MB. Normalmente quando executava esta operação passava para cerca de 95/96MB - disse eu à parte técnica.


 


Resposta: a sua velocidade foi aumentada para compensar, daí estar nos 98 e não nos 95


 


Muito bem. Sim Senhor...


 


No dia 28 à noite - um dia antes de ter passado novamente para os 91MB - estava a fazer um download (a 100MB) e resolvi ver um filme no videoclube.


 


De 10 em 10 segundos, o filme engasgava todo. A imagem parava mesmo e só uns 5 segundos depois é que normalizava.


 


Fui parar o download que estava a fazer no pc e o filme correu às mil maravilhas, sem problema nenhum.


 


Resultado: no dia seguinte, toma lá 91MB que é bom.


 


Aliás, já ouvi para aí umas 10 vezes pela parte técnica "que até 80MB é uma velocidade considerada aceitável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"


"Logo se tenho 91MB, até estou muito bem... "


 


Isto é lá resposta que se dê a um cliente.


 


Quando ouço esta treta, digo logo que quero falar com um supervisor e que quero cancelar o contrato.


 


Resolvem logo tudo muito rapidamente.


 


Até passar uns dias ou uma semana e voltarmos tudo ao mesmo (91MB)


 


A MEO no seu melhor!



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 1
Crachá +6
Boas.


Já agora uma achega ao que se discute por aqui. Cliente M4O.


Com o router THOMSON TG799vn.


 


 
Não acredito que seja preciso chegar ao ponto de ter de expor a situação à provedoria. Existem aqui no fórum tantas pessoas do apoio do MEO que não acredito que, com um pouco de boa vontade, não haja nenhuma delas que me possa ajudar a resolver a situação. Aguardo contacto.



Cumprimentos,


 


Luís Baptista
Boa tarde Zé Bandido, envie-nos por mensagem privada o NIF do titular do seu serviço e um nº de contacto para podermos verificar essa situação. Utilize o nº 3-30369967573 no assunto da sua mensagem.
Zé Bandido Estamos a verificar o exposto e logo que possível daremos feedback.
Olá @@Zé Bandido , estamos a verificar a situação que apresenta com a sua internet, contactaremos logo que possível acerca deste assunto.
Bom dia @@@Xaka , estamos a verificar a situação que reporta. Será contactado logo que possível acerca deste assunto.
Reputação 5
Crachá +17
@Zé Bandido , estamos a verificar o sucedido e posteriormente daremos novas informações.
Reputação 1
Crachá +4
Zé é algo deste genero:


 


http://nickyguides.digital-digest.com/pictures/nonencrypt.jpg
Reputação 3
foi só para fecharem a avaria ;)


tás a ver  , assim dás trabalho ao pessoal da viatel porque todas as semanas os chamas .


Entende uma coisa , a Meo prefere por o défice nos clientes na largura de banda em vez de cumprir o contrato .


100 M de internet + 10 para 1 caixa iptv = isto seria o correto


mas eles preferem :


91M + 9 para 1 caixa iptv


 


Imagina como será em clientes com mais caixas iptv em casa .


 
Reputação 3
  • Aliás, já ouvi para aí umas 10 vezes pela parte técnica "que até 80MB é uma velocidade considerada aceitável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" "Logo se tenho 91MB, até estou muito bem... "  Isto é lá resposta que se dê a um cliente.     lol , fartei-me de rir com a tua saida . penso que o problema é que se tiveres por exemplo : 110M e fizeres o download o que vai acontecer é que tu não vais fazer o download a 100M e os outros 10 ficam reservados para o video . Automáticamente o router irá debitar o maximo de largura de banda que recebe e não irá reservar esses 10M para uso exclusivo do  iptv . No entanto eles falarem que o normal é 80 e tu teres 91 é muito bom , para mim essa resposta dáva uma queixa , porque estás em fibra , e em fibra eles não se podem descartar . Eles teem de por 110M se tens uma só iptv box  , isto é um facto . Este é o meu ponto de vista .  
Boa tarde


Depois de ter feito a migração do Pacote Fibra 30 para o Pacote Fibra M4O100mb de VELOCIDADE GARANTIDA, verifiquei durante alguns dias que a velocidade de internet nunca atingia os 100mb mas sim os 90/91mb. Ora perante a situação, contatei o apoio técnico meo, o qual me enviou um técnico a casa para substituir o Router antigo TG 784n pelo novo TG 784n v3. Foram feitas todas as configurações mas contudo mesmo com esta substituição, a velocidade não se alterou nem um milímetro... o que me fez contatar novamente o apoio técnico sendo que o técnico também relatou a situação. Após o referido contato comecei portanto a atingir a velocidade de 100mb diariamente. Até que, sensivelmente 5 dias após me encontrar a obter a velocidade de 100mb, (a qual publicitam que é garantida) qual não é o meu espanto quando hoje me deparo com a velocidade absolutamente igual à de anteriormente de 91mb. A minha questão é a seguinte: isto vai ser sempre assim? É que eu tenho M40 desde do dia 12-06-2014, mas esta situação está a gerar-me um elevado grau de insatisfação. Com o pacote anterior foi sempre tudo óptimo mas com este parece que está difícil... Peço-vos que me reponham a velocidade contratada.


 


Cps


 
pronto, durou quatro dias


 


Já estou novamente nos 91MB


 


Sem comentários!!!!!!!!!
Senhor Luis Oliveira


 


Agradeço a sua atenção e diligência.


 


Mas já que tenho o privilégio de ligar para a meo, quer pelo fixo, quer pelo telemóvel, sem ter de pagar, efectuei novamente reclamação junto da parte da supervisão, que encaminhou o processo para a parte de engenharia para  verificarem novamente esta situação. A avaria reportada a 25 deste mês foi reaberta e estou à espera de um contacto (confome é habitual) da parte técnica.


 


Assim que tiver noticias, darei feedback de todo o processo.


 


Muito obrigado por tudo.


 


Cumprimentos do,


 


JJEMT


 


 


 


 
Reputação 7
Crachá +23
Boas, lfbb


 


entao tens um router 784n...com norma N que vai ate 130Mb...e a tua placa de rede wifi so consegue ter 54Mb...


 


ou seja a tua placa de rede...nao é norma N...o problema esta no teu pc (placa de rede wifi) e nao no router...


 


alem que as velocidades por wifi nao sao garantidas...
Reputação 7
Crachá +23
lfbb, boas


 


quer dizer que o teu pc tem perdas de +/- 10% do valor real da internet...situaçao normal para quem tem bons conhecimentos de internet pois o serviço Meo só garante velocidades entre equipamentos Meo (neste caso ate ao Router)...


 


devido aos protocolos TCP/IP existem perdas que por norma nao sao mais que 10%...wikipedia explica muito bem a questao...


 


https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_tcp/ip
Reputação 7
Crachá +23
Zé Bandido, boas


 


nao existe sincronismo para cada cliente...para teres 100Mb no teu pc podia ter de estar conf a 120Mb no router...para mim poderia estar a 110Mb...para outro teria de estar a 140Mb...o que pedes tens é impossivel pois só existe configuraçoes expecificas...30Mb, 100Mb, 200, 400 e 500 pelo menos estas conheço e para clientes residenciais, mas o 500Mb nunca chegou ao mercado resicendial...


 


sincronismo de 100Mb ate ao router como esta explicado em contrato...todas as velocidades de fibra sao garantidas entre equipamentos Meo...ate ao router...
Reputação 7
Crachá +23
paraser honesto...quem quiser perceber que perceba...quem nao quiser que procure informaçoes sobre trafego de dados e protocolos tcp/ip...e tente perceber um pouco mais do que pedir uma coisa que nao depende de uma operadora mas dos conhecimentos informaticos de cada um...
Reputação 7
Crachá +23
sistema operativo, office, java, acrobat, anti-virus estao em constante contacto com os servidores para actualizaçoes constantes...afecta logicamente o download e upload...


 


porque nao te queixas de ter upload 125% superior ao contratado?? o serviço diz que tens 10Mb mas na realidade estas configurado a 25Mb...e reconhece 23Mb...tb iras queixar-te disso e pedir os 25Mb ou vais pedir acerto na factura por teres upload com mais do dobro contratado?


 


mais uma vez...protocolos tcp/ip...existem e vao sempre existir perdas...pela experiencia que tenho em media 10%...mas em alguns casos pode ser um pouco mais noutros um pouco menos...


 


acho injusto pedirem uma coisa que por nao terem conhecimentos informaticos acham que tem razao...esta em contrato...esta previsto isso acontecer...mas ninguem se lembra disso...


 


desculpa o desabafo nao é nada pessoal, mt pelo contrario pois quem tem duvidas questiona...e foi o que fizes-te...
Reputação 7
Crachá +23
nao digo para esquecer...mas digo para se informarem melhor...se tiveres velocidades inconstantes...é preocupante...teres valores sempre inferiores a 85Mb constantes tb nao é normal...


 


tb ter 90Mb pode tb ser uma anomalia...tudo depende do caso...cada caso é um caso...por exemplo ter um router sem porta gygabit poder ser a anomalia...algum estrangulamento da configuração de saida tb pode ser uma anomalia...mas sem testes nada é certo de dizer....


 


por exemplo alguem dizer que tem mais que 100Mb acredito mais que seja o pc com erros de leitura do que configuraçao acima dos 100Mb...pois nao existe configuraçoes entre 100Mb e 200Mb...pois tb existe esse pormenor erros de leitura do proprio pc...


 


agora com troca de router e testes efectuados e alteraçoes de configuraçoes mantem sempre os mesmo valores estaveis acima dos 85Mb...estremamente raro ser do serviço...talvez 1 em 100mil...


 


entretanto com a passagem para o IPV6 pode ser que as coisas comecem a ter menos perdas...


 


lfbb, cada caso é um caso...se ja foi trocado equipamentos e feitas configuraçoes e testes e persiste é normal nao existir qq anomalia com o serviço...mas as perdas naturais dos protocolos...
Reputação 7
Crachá +23
infelizmente eu nao defendo o operador...mas sim a tecnologia...


 


o provedor só tem um problema...nao tem qualquer conhecimentos tecnicos para poder dispensar...e não é tema deles os terem...mas passar para quem de direito e fazer o que se pode...


 


em relaçao as configuraçoes, infelizmente para a Meo neste caso das configuraçoes dos 100Mb/25Mb nao existe alternativa...o upload so da para configurar a 5, 7 ou 25Mb de upload...acho que o upload a 7Mb seria só para o antigo serviço de 50Mb e ja nao é usado...


 


em relaçao ao Meo Wifi nao posso dizer nada pq nao sei as confiçoes mas a anos que dizem que é ilimitado a uma data em concreto e depois acrescentam mais 6 meses...é assim a anos...mas parece que mudaram as condiçoes...200Mb no cartao mais 200Mb se tiveres M4O...


 


infelizmente estas a pensar que o pc irá fazer uma grande diferença por ser uma maquina rapida e recente...os protocolos tcp/ip existem desde que a internet "nasceu" e nao tiveram mudanças...mais uma vez pode ser que com o IPV6 as coisas mudem, eu pelo menos espero que sim...


 


ja agora nao estou conformado...simplesmente conheço o funcionamento da internet e das telecomunicaçoes...esse facto de as coisas terem uma razao de ser e estar justificado o porque das coisas quem nao quer perceber nao percebe e acho que os router nao iriam fazer grande difetença se os protocolos sao sempre os mesmos...
Reputação 1
Crachá +6
Boas.


No meu caso que tenho duas boxes, tanto faz tê-las em canais sd/hd a velocidade é sempre a mesma.
Reputação 1
Crachá +6
Boa Dia.


Sou cliente M50.


Depois de ter um problema com o meu telefone fixo, foi-me feita uma reconfiguração remota ao meu acesso.


Após esta reconfiguração verifiquei que os meus valores de download, que deveriam ser de 100Mbits estão limitados a 90Mbits.


Agradecia que verificassem esta situação. 


 


Gratos pela atenção.