Resolvido

M4O Fibra 100 - Valores de download


Caro Meo,

 

Tenho verificado desde que instalei o serviço M4O que os valores disponíveis de Download/Downstream que deveriam ser 100Mbits/sec estão na realidade limitados aos 90Mbits/sec.

 

Realizei vários testes sempre ligado por cabo entre o PC e o Router Meo, inclusive utilizando as portas Gigabit e os valores nunca ultrapassam os 90Mbits/sec. Testei através do qos.sapo.pt (e também speedmeter.fccn.pt) a várias horas do dia e os valores são sempre os mesmos.

 

Testei também realizar a ligação de internet (PPPoE) diretamente pelo PC E os resultados são iguais.

 

É possível verificar esta situação?

 

Grato pela atenção.

 

Cumprimentos.

 

 
icon

Solução por Anonymous 30 May 2014, 15:25

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

107 respostas

A mim fazia-me por cabo e por wireless e as duas resolveram-se. De qualquer forma eu não uso o wireless do 784n v3, é muito mau, tenho um Asus RT-N16 ligado como AP.


 


Cumprimentos
Reputação 5
Crachá +17
@Zé Bandido , estamos a verificar o sucedido e posteriormente daremos novas informações.
Quanto ao problema dos 100Mb de velocidade, ou temos 90-95Mb nas 4 portas LAN do router ou efetivamente pode subir-se uma para 100Mb mas as outras ficariam todas a 70Mb, ou seja temos 2 configurações possíveis:


 


4 Lan 91Mb


ou


1 Lan 100Mb + 3 Lan 70Mb


 


Devem aplicar o limite para garantir o bom funcionamento do serviço de TV


 


 
Reputação 1
@@@Luís_MEO já há algum tipo de novidades?
Reputação 5
Crachá +17
@@Zé Bandido , verificámos que foi efetuado contacto pela nossa equipa técnica no seguimento da situação que nos apresentou, disponha sempre que necessário.
Reputação 1
Bem isto não há mesmo volta a dar?


Resolveram o problema dos macroblocos mas baixaram de velocidade 99.8Mbps para 88Mbps.


O apoio técnico ficou de me ligar para resolver esta questão (mais uma vez)
Zé Bandido , encontramo-nos a averiguar esta situação. Será contactado logo que possível.
Reputação 3
Isso já tá previsto , e sempre será assim , as coisas irão sempre voltar ao estado inicial .


Contrato de 100M é 100M em fibra , e não 100 mas menos 10M por causa da TV porque precisa de 10 megas de largura de banda .


para isso a meo deveria por 110M em vez de 100 e o défice fica no cliente .


O IPTV trabalha com largura de banda , e essa largura de banda tem de vir de algum lado , segundo as regras seria um extra compensado na fibra porque o cliente está a pagar 2 serviços .


 


 
Reputação 1
Pronto mais uma intervenção e desta vez consegui um esclarecimento.
Segundo o técnico, o problema dos macroblocos tem origem num script que está no router para o mesmo distinguir entre IPTV e internet. A solução mais usada era o que @@@tipepe escreveu...
Dar 105Mbps para compensar a falha do "script" mas parece que a PT anda a evitar isso e quer resolver pela raíz.
O técnico depois de ter feito a chamada para a central a pedir esclarecimentos disse-me que a PT tem um objetivo de resolver isso remotamente dentro de 3 semanas já com o script a funcionar e sem o problema da velocidade e dos macroblocos.
Ou seja parece que em Agosto teremos um novo firmware a sair da cozinha para os nossos routers.
Vou esperar para ver mas isto vai ao encontro do que tenho lido pela net
Reputação 3
Vou querer ver para crer , como diz o ditado .


Imaginando que são necessários 5M de velocidade para cada box "o que duvido claramente" , para quem tem 3 boxes em casa será necessário 15M adicionais fora da largura de banda contratada de Internet .


Pelos comentários no forum de queixas sobre os serviços de internet e Tv , só posso "concluir" que esse novo milagroso script irá "enganar o cliente a dizer que tem 100 megas , mas onde na realidade em testes de velocidade mesmo aos servidores da PT irá dár a módica quantia dos tais 90M .


Mas , claro que isto é o meu sub-consciente "mauzinho" e com a experiencia que já tenho deles a dizer o que penso .


Todas as desculpas dos técnicos são aceites pelos clientes porque na verdade 90% dos clientes não percebe nada do assunto , e logo assume que o operador está a falar a verdade e com as melhores intenções .



Fique-mos por aqui .


 
 A Meo ( assim como qualquer outra isp) vende a largura de banda de internet , ora a largura aqui é clara (100Mb) , isto quer dizer que a largura de banda (de ambos os sentidos visto que é preciso receber e enviar dados) tem ou deve  totalizar os Mb contratados .. No caso de 100Mb eles dizem que está a fazer um contrato com 100Mb de BANDA DE LARGURA e nao 100Mb em Downstream  e 100Mb em Upstream , até porque nao existe nenhum papel que refira que o valor de DOWNLOAD é de 100 .. Ora para bom entendedor isto quer dizer que numa representaçao 10010 , 100 é o valor da largura de banda e 10 refere se ao valor reservado a upload dos tais 100 ... eles nem precisam de informar em papel de quanto é o valor em upload , no entanto fazem no ... ao que parece muita gente entende como 100 + 10 ...

btw: 90Mb em downstream mais + 10Mb em upstream fazem o valor total contratado , no entanto a meo oferece mais do que o contratado por isso nem percebo o porquê deste topico ... ao que parece ha muita gente que nao sabe a definicao de LARGURA DE BANDA
 


Bem..de vez em quando surge sempre um utilizador que gosta de participar trazendo (des)informação que em nada contribui para a discussão e resolução destes assuntos..


 


A "Largura de Banda" está estipulada e bem definida para "Download/Downstream" e para "Upload/Upstream" no MEO:


 


30 Mbps / 3 Mbps 


100 Mbps / 10 Mbps


 


200 Mbps / 20 Mbps


 


PS: 


 


Após 3 ou 4 pedidos de assistência, fartei-me da MEO estar constantemente a fazer reset à configuração da ligação, voltando sempre aos 91Mbits. Vou ter de atirar a toalha ao chão, sabendo que a MEO está em incumprimento perante o serviço contractado. Para quem se quer destacar pela qualidade (e cobrar por isso) estão a demorar muito a corrigir uma questão que me parece uma tecnicalidade banal.. ONT's com ligações Gigabit e andamos aqui com limites a 91mbits *supostamente* porque afecta o serviço TV..


 


Cumps.
Reputação 3
Pelos vistos existem bastantes artistas a defender a MEO .


Em fibra 100M são 100M certos  e não 90 porque o sistema de tv precisa de 10M .


A largura de banda 100M tem de ser confirmada com um download do servidor MEO(PT) até há casa do cliente .


Porque até os medidores de velocidade podem ser manuseados a favor do isp  para isso basta alterar a formula de contagem .


Portanto  100Mbit/s /8 = 12.5Mbyte/s


porque 1byte = 8 bits


um download do servidor da PT até há casa de um cliente com contrato 100M  tem de aparecer na caixa de progreso de download entre 12 e 12.5M/S .


Os ISPS precisam de fazer lucro  e eles teem as suas técnicas para obter mais lucro tirando 5 aqui mais 7 ali para outro cliente .


A sorte dos ISP é que por norma quase ninguem anda a verificar nos modems a velocidade de chegada  porque mais de 30% das pessoas com 100M teem 60 e 70M a chegar ao modem .


A desculpa como sempre é que é uma avaria e vamos mandar um técnico .


A lógica é esta :


Se o cliente descobrir então alteram para proximo da velocidade contrada  se o cliente não descobrir então melhor ainda .


Porque a lógica dos ISPS é que o cliente não usa 24h os 100M de velocidade  por isso é dificil o cliente se aperceber da jogada por tráz .


Mas isto aconteçe em todos os operadores  e muito deles usam filtros há saida dos seus servidores para fazerem atrasos em certos serviços  ex: P2P .
Bom dia


 


Tenho exactamente o mesmo problema desde 9 de Abril - dois dias após a instalação da fibra - M4O. Que até hoje não ficou resolvida


 


Ligo para a parte tecnica, remotamente fazem uma configuração no router (BBRange) e fico com os 100 MB


 


Uma semana ou duas depois, passo para os 90 MB


 


Já perdi a conta às vezes que liguei para o 16209 desde abril, até ao dia de ontem - dia 23 de Julho


 


Dados:


Placa de rede da board do PC - 1GB - ligado por cabo utp à porta 4 (1GB) do router TECHNICOLOR TG784n


Pacote M4O - fibra 100


 


Agradecia que resolvessem esta situação, pois tive fibra durante 7 anos noutro operador e nunca tive estes problemas


 


A velocidade foi sempre a mesma 24h sobre 24h - 96MB


 


Fico ao dispor e a aguardar uma resposta
Reputação 5
Crachá +17
@@@JJEMT , para podermos ajudá-lo envie mensagem privada com o seu NIF e contacto telefónico, com a ref. 3-32251402947 no titulo da mensagem.
Resolvido telefónicamente atraves do apoio técnico em 25.07 - pelos menos para já!!!


 


Espero sinceramente que daqui a uma ou duas semanas, não volte tudo à primeira forma.


 


Mais uma vez fui contactado pela parte técnica, tendo sido informado que estiveram a confirgurar remotamente o meu router e que desta vez (com o report da descrição da avaria que foi feito) de certeza que a situação não se iria repetir no futuro.


 


A ver vamos.


 


 
pronto, durou quatro dias


 


Já estou novamente nos 91MB


 


Sem comentários!!!!!!!!!
Reputação 3
foi só para fecharem a avaria ;)


tás a ver  , assim dás trabalho ao pessoal da viatel porque todas as semanas os chamas .


Entende uma coisa , a Meo prefere por o défice nos clientes na largura de banda em vez de cumprir o contrato .


100 M de internet + 10 para 1 caixa iptv = isto seria o correto


mas eles preferem :


91M + 9 para 1 caixa iptv


 


Imagina como será em clientes com mais caixas iptv em casa .


 
Isso já percebi eu.


 


Conforme já percebi que o problema tá mais que identificado.


 


Mas o mais engraçado é que fui informado pela parte técnica que estaria acima dos 100MB para compensar.


 


Foi me  dito isto - aquando do despiste técnico pelo telefone -  quando fiz restar tv a uma das boxs para ver um programa gravado, tendo a velocidade passado logo para os 98MB. Normalmente quando executava esta operação passava para cerca de 95/96MB - disse eu à parte técnica.


 


Resposta: a sua velocidade foi aumentada para compensar, daí estar nos 98 e não nos 95


 


Muito bem. Sim Senhor...


 


No dia 28 à noite - um dia antes de ter passado novamente para os 91MB - estava a fazer um download (a 100MB) e resolvi ver um filme no videoclube.


 


De 10 em 10 segundos, o filme engasgava todo. A imagem parava mesmo e só uns 5 segundos depois é que normalizava.


 


Fui parar o download que estava a fazer no pc e o filme correu às mil maravilhas, sem problema nenhum.


 


Resultado: no dia seguinte, toma lá 91MB que é bom.


 


Aliás, já ouvi para aí umas 10 vezes pela parte técnica "que até 80MB é uma velocidade considerada aceitável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"


"Logo se tenho 91MB, até estou muito bem... "


 


Isto é lá resposta que se dê a um cliente.


 


Quando ouço esta treta, digo logo que quero falar com um supervisor e que quero cancelar o contrato.


 


Resolvem logo tudo muito rapidamente.


 


Até passar uns dias ou uma semana e voltarmos tudo ao mesmo (91MB)


 


A MEO no seu melhor!



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 3
  • Aliás, já ouvi para aí umas 10 vezes pela parte técnica "que até 80MB é uma velocidade considerada aceitável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" "Logo se tenho 91MB, até estou muito bem... "  Isto é lá resposta que se dê a um cliente.     lol , fartei-me de rir com a tua saida . penso que o problema é que se tiveres por exemplo : 110M e fizeres o download o que vai acontecer é que tu não vais fazer o download a 100M e os outros 10 ficam reservados para o video . Automáticamente o router irá debitar o maximo de largura de banda que recebe e não irá reservar esses 10M para uso exclusivo do  iptv . No entanto eles falarem que o normal é 80 e tu teres 91 é muito bom , para mim essa resposta dáva uma queixa , porque estás em fibra , e em fibra eles não se podem descartar . Eles teem de por 110M se tens uma só iptv box  , isto é um facto . Este é o meu ponto de vista .  
Quando tenho a net a 100MB e desligando as duas box, posso fazer testes onde quiser (com o medvel em ftp da telepac, com o speedtest ou mesmo no qos.sapo.pt) que a velocidade não ultrapassa os 100MB.


 


Mesmo com o dito acerto na velocidade para compensar.


 


Quando estou nos 91MB - que é o caso de agora - posso ter as duas boxs a ver programas diferentes de há 7 dias atras que a velocidade é sempre a mesma, 91MB certos
Reputação 3
Interessante .....


hummmm ....


Consegues me explicar como estão ligadas as 2 boxs .


Na minha prespectiva , penso que cada box tenha um cabo de rede ligado ao router /switch gigabit certo ?


Se assim for então gostava que fizeses o seguinte , deixar as 2 boxs ligadas e reeniciar o sistema de rede desde o ONT até ao router onde estão ligadas as boxs .


 


 
Reputação 5
Crachá +17
@@@JJEMT , para podermos ajudar, pedimos que nos envie mensagem privada os dados que lhe solicitámos anteriormente.
Sim, cada box está ligada por cabo utp ao router da technicolor. PC ligado à porta 4 (1GB)


 


Mas isso da compensação cheira-me a tanguisse da parte deles


 


A não ser que seja tirada da parte dos 9MB da iptv


 


E depois quando usas toda a largura de banda dá engasgansos na parte de tv


 


O que eu me apercebo é que o sistrema está "formatado" para os 91MB


E aí funciona tudo bem


Quando abrem a torneirinha e metem a 100MB dá c@g@d@ nas tvs
Senhor Luis Oliveira


 


Agradeço a sua atenção e diligência.


 


Mas já que tenho o privilégio de ligar para a meo, quer pelo fixo, quer pelo telemóvel, sem ter de pagar, efectuei novamente reclamação junto da parte da supervisão, que encaminhou o processo para a parte de engenharia para  verificarem novamente esta situação. A avaria reportada a 25 deste mês foi reaberta e estou à espera de um contacto (confome é habitual) da parte técnica.


 


Assim que tiver noticias, darei feedback de todo o processo.


 


Muito obrigado por tudo.


 


Cumprimentos do,


 


JJEMT