Resolvido

M4O Fibra 100 - Valores de download



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107 respostas

Reputação 7
Crachá +19
nao digo para esquecer...mas digo para se informarem melhor...se tiveres velocidades inconstantes...é preocupante...teres valores sempre inferiores a 85Mb constantes tb nao é normal...


 


tb ter 90Mb pode tb ser uma anomalia...tudo depende do caso...cada caso é um caso...por exemplo ter um router sem porta gygabit poder ser a anomalia...algum estrangulamento da configuração de saida tb pode ser uma anomalia...mas sem testes nada é certo de dizer....


 


por exemplo alguem dizer que tem mais que 100Mb acredito mais que seja o pc com erros de leitura do que configuraçao acima dos 100Mb...pois nao existe configuraçoes entre 100Mb e 200Mb...pois tb existe esse pormenor erros de leitura do proprio pc...


 


agora com troca de router e testes efectuados e alteraçoes de configuraçoes mantem sempre os mesmo valores estaveis acima dos 85Mb...estremamente raro ser do serviço...talvez 1 em 100mil...


 


entretanto com a passagem para o IPV6 pode ser que as coisas comecem a ter menos perdas...


 


lfbb, cada caso é um caso...se ja foi trocado equipamentos e feitas configuraçoes e testes e persiste é normal nao existir qq anomalia com o serviço...mas as perdas naturais dos protocolos...
Reputação 7
Crachá +19
infelizmente eu nao defendo o operador...mas sim a tecnologia...


 


o provedor só tem um problema...nao tem qualquer conhecimentos tecnicos para poder dispensar...e não é tema deles os terem...mas passar para quem de direito e fazer o que se pode...


 


em relaçao as configuraçoes, infelizmente para a Meo neste caso das configuraçoes dos 100Mb/25Mb nao existe alternativa...o upload so da para configurar a 5, 7 ou 25Mb de upload...acho que o upload a 7Mb seria só para o antigo serviço de 50Mb e ja nao é usado...


 


em relaçao ao Meo Wifi nao posso dizer nada pq nao sei as confiçoes mas a anos que dizem que é ilimitado a uma data em concreto e depois acrescentam mais 6 meses...é assim a anos...mas parece que mudaram as condiçoes...200Mb no cartao mais 200Mb se tiveres M4O...


 


infelizmente estas a pensar que o pc irá fazer uma grande diferença por ser uma maquina rapida e recente...os protocolos tcp/ip existem desde que a internet "nasceu" e nao tiveram mudanças...mais uma vez pode ser que com o IPV6 as coisas mudem, eu pelo menos espero que sim...


 


ja agora nao estou conformado...simplesmente conheço o funcionamento da internet e das telecomunicaçoes...esse facto de as coisas terem uma razao de ser e estar justificado o porque das coisas quem nao quer perceber nao percebe e acho que os router nao iriam fazer grande difetença se os protocolos sao sempre os mesmos...
Reputação 1
Os protocolos existem mas existem em todo o lado. Os routers causam diferença por causa da capacidade de processamento dos mesmo (chipset/processador)... Há chipsets e chipsets e os nossos da meo são fracos para processamento, desde portas USB a servidor FTP até a velocidade por porta.


IPv6 não vai trazer grande melhoria, só na identificação de erros é que vai ser mais eficiente (no nosso caso) mas sem capacidade sufieciente para fazer o roteamento decente é dificil.


Tu trabalhas e conheces a área mas eu também, as modulações podem estar todas definidas e optimizadas para esses valores de linha mas não são a regra.


É verdade que há utilizadores e utilizadores neste caso apanharam um picuinhas sobre isso porque há sempre maneiras de resolver as coisas mas sinceramente nem espero muito, já sei o resultado.


A cena é que vários utilizadores aqui obtem 100Mbits no Sapo QOS e no Speedtest e se eles têm o mesmo serviço então porque é que eu não tenho se pagamos o mesmo?


Na minha opinião não pode haver diferenças nisso...
Reputação 1
Boas.


Já agora uma achega ao que se discute por aqui. Cliente M4O.


Com o router THOMSON TG799vn.


 


 
Reputação 1
Xaka era disso mesmo que falava... Duas medidas para dois users diferentes
Viva,


 


Já agora, tendo iniciado a thread, deixem-me juntar alguma informação. Alguns factos:


 


- Sendo ex-cliente Clix Fibra 100Megas, obtinha à volta de 94Mbits/sec. Tendo em conta que o ONT do Clix disponibilizava apenas portas ethernet (100Mbits), nunca efetuei qualquer pedido pelos "6Mbits" perdidos, assumindo que era devido a perdas de protocolo. Mesmo que reclama-se, o ONT nao era capaz de fisicamente entregar mais, ou seja, teria de ser um ONT com portas Gigabit.


 


Agora no MEO observei que:


- Com o Router MEO, que disponibiliza uma porta Gigabit e tem outra Gigabit com o ONT (WAN), obtinha cerca de 90Mbits/sec (quase 91).


- Eliminei o Router da equação (tenho uma solução à medida onde a NET é gerida por um pc dedicado), e obtive 91Mbits/sec.


 


Sabendo que as portas são gigabit, não achei muito "lógico" existir uma perda tão significativa. Daí ter aberto o pedido neste forum a pedir esclarecimentos e a ligação foi rapidamente ajustada de acordo (99.9 - 100Mbits/sec).


Como é obvio, existem "perdas de protocolo" maiores no MEO, cada ISP aplica os protocolos e gere a sua rede como bem entende (Atenção: Estou a falar de fora da rede do utilizador).


 


Eu defendo e sempre defendi já no tempo da ADSL, que o utilizador final não deve "sofrer" com redução de banda útil devido à natureza da ligação vendida. Por motivo de que cada protocolo e até mesmo o meio fisico de uma ligação tem as suas proprias caracteristicas. Se todos sao diferentes, não devia existir um denominador comum quando um fornecedor diz "vendo pacote com XX Megas"??? Eu acho que sim, mas são pontos de vista e são praticas que existem à anos por todo o mundo.


 


PS: Referi a ADSL porque as perdas da ADSL (PPPoE + PPP + ATM...) são escandalosamente altas.. Nos tempos iniciais a PT chegou a vender o pacote de ADSL com banda superior para compensar as perdas. Depois removeram.


 


Para resumir, e achando que a MEO teve a resposta correta comigo e com outros clientes, se nos vendem 100Megas garantidos e se devemos validar o estado de saúde da nossa ligação pelo qos.sapo.pt (bastante bom e fiável), então o esperado é ver 100Mbits/sec naquele indicador.


 


Onde existe a * a dizer que "atenção que nunca irás ver aqui 100Mbits, mas sim pelo menos 100Mbits - X% de overhead...". Sim porque, este overhead é perfeitamente calculavel e o MEO sabe-o bem.


E vamos excluir desta discussão os factores mais banais.. como capacidade de CPU, cabos estragados, virus, acessos/downloads a decorrer..blablabla...são válidos, mas se todo o mundo tem max 90/91 mbits, é  seguro assumir que, para estes casos, a situação é obviamente outra.


 


Para terminar, e para a informação não ser tão abstracta, eis o link com informação detalhada dos overheads:


http://sd.wareonearth.com/~phil/net/overhead/


 


PS: MEO usa VLAN's, logo existe overhead adicional com 802.1q. (mais PPPoE, PPP, ???..etc.)


 


Cumprimentos.


 
Descobri hoje que as boxes roubam largura de banda à Internet. Tenho duas e com ambas ligadas tenho 5 Mbps a menos no download:


 


http://s29.postimg.org/sblp847av/3557730919.png
Reputação 1
Depois de enviar um email a Provedoria e com ou sem Box ligada ou desligada obtive estes valores:


http://s12.postimg.org/safktupot/meo2.jpg


http://s4.postimg.org/rftgsjr0t/meo.jpg
Reputação 1
Boas.


No meu caso que tenho duas boxes, tanto faz tê-las em canais sd/hd a velocidade é sempre a mesma.
Zé Bandido escreveu:

Depois de enviar um email a Provedoria e com ou sem Box ligada ou desligada obtive estes valores:



Faz o download deste ficheiro e coloca aqui um screenshot para ver quanto valem esses 100 Mbps na realidade (aqui consigo 10,3 MB/s no máximo). Deixo aqui o meu:


 


ftp://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/fedora/releases/20/Fedora/x86_64/iso/Fedora-20-x86_64-DVD.iso


 


http://s29.postimg.org/q1g7rtu5j/dei.jpg
Zé Bandido escreveu:

Depois de enviar um email a Provedoria e com ou sem Box ligada ou desligada obtive estes valores:


http://s12.postimg.org/safktupot/meo2.jpg



O melhor que consigo é isto, com as duas boxes desligadas:


 


http://s29.postimg.org/hjzuioc87/3567673655.png


 


 


 


 


 


 


 


http://s10.postimg.org/x51x64a49/qos.jpg
Zé Bandido escreveu:

Depois de enviar um email a Provedoria e com ou sem Box ligada ou desligada obtive estes valores:



Mas substituíram-te o ONT? Eu tenho um Huawei EchoLife HG860 que só dá 100 Mbps e por isso é que a televisão rouba largura de banda à Internet. Simplesmente não tem margem de manobra, como quando eu tinha o pacote anterior que dava 30 Mbps de download garantidos, onde sobrava 70 Mbps para a televisão.


 


Cumprimentos,


 


Luís Baptista
Xaka escreveu:

Boas.


No meu caso que tenho duas boxes, tanto faz tê-las em canais sd/hd a velocidade é sempre a mesma.



Acabei de ligar para o 16209 para pedir a substituição do meu ONT Huawei EchoLife HG860, que só dá 100 Mbps, e a pessoa que me atendeu disse-me que é normal as boxes roubarem largura de banda à Internet, isto é, é normal não ter a velocidade contratada e que não podia substituir o ONT por um mais moderno, com porta Gigabit, porque não estava avariado. O indivíduo em questão quase que usou um tom agressivo ao falar comigo e deixou-me bastante perturbado. Mas, então, eu não tenho direito a ter os 100 Mbps de Internet que tenho contratado, independentemente de ter as boxes ligadas ou não? Peço por favor aos users deste forúm que pertencem ao apoio ao cliente que me ajudem a resolver este problema.


 


Cumprimentos,


 


Luís Baptista
Reputação 1
@@@lfbb não vou fazer esse teste mas fiz este que me parece mais "realista":


http://s30.postimg.org/fif61c2fl/meo3.jpg


O meu ONT é da PT Inovação e já o tenho a 2 anos. Tinha 30Mbps e agora estou a 100Mbps sem qualquer problema. Não conheço o Huawei mas acho muito estranho só suportar 100Mbps, é um ONT recebe muito mais do que isso não acredito que tenha uma porta Cat5 a saída.


Mas faz como eu, envia um email a Provedoria que eles falam logo contigo e tentam esclarecer rapidamente o assunto


NOTA: Tirei a screen de uma divisão mais distante do router, tenho 94,8Mbps aqui. Mais tarde verifico se obtenho os 100Mbps no router hoje
Zé Bandido escreveu:
Não conheço o Huawei mas acho muito estranho só suportar 100Mbps, é um ONT recebe muito mais do que isso não acredito que tenha uma porta Cat5 a saída.



Não é fácil arranjar as specs do 860 na net, já que é um modelo descontinuado, mas lá consegui arranjar isto:


http://s29.postimg.org/ll4prf3gn/860.jpg


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


O link é este:


 


http://kts.vector.pl/files/pasywne.pdf


 


Cumprimentos,


 


Luís Baptista
Reputação 1
Incrivel... Preferir isso ao que é nacional mas isso é outro assunto. Bem amigo recomendo que fales com a provedoria 😉
Não acredito que seja preciso chegar ao ponto de ter de expor a situação à provedoria. Existem aqui no fórum tantas pessoas do apoio do MEO que não acredito que, com um pouco de boa vontade, não haja nenhuma delas que me possa ajudar a resolver a situação. Aguardo contacto.



Cumprimentos,


 


Luís Baptista
@Zé Bandido, entrámos em contacto acerca desta situação.


Estamos ao dispor para questões adicionais.
Zé Bandido escreveu:
NOTA: Tirei a screen de uma divisão mais distante do router, tenho 94,8Mbps aqui. Mais tarde verifico se obtenho os 100Mbps no router hoje



Eu tenho esses valores com as boxes desligadas:


 


http://s30.postimg.org/mo6tynykx/speed.jpg
Reputação 1
Na situação que testei estava numa porta 100Mbps, pelo que me parece normal mas ainda não consegui testar novamente na GB
Depois de me trocarem o ONT por um Huawei EchoLife HG861 fiquei assim, com as duas meoboxes ligadas:


 


http://www.speedtest.net/result/3577370371.png


 


 


 


 


 


 


 


http://s28.postimg.org/9z8659k4t/qos100.jpg


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


http://s1.postimg.org/ragszht3z/medvel.jpg
Reputação 1
Muito melhor! Qual é o teu router agora?
O router é o mesmo, o Technicolor TG784 v3.
Reputação 1
E testaste na porta GB certo?
Reputação 3
Zé Bandido , vai controlando as tuas velocidades de download e upload todas as semanas .


A minha experiencia é que quando reportas eles resolvem o caso , depois passados uns tempos a situação voltar a estár como antes .


Não querendo afirmar que fazem de proposito , mas o que me parece é que 10 megas a ti , mais 10 megas ao teu vizinho e assim sucessivamente dá mais um cliente á pála dos outros .


E isto repete-se em todos os serviços de internet , incluindo o ADSL que é onde é mais afetado .


 


Uma dica , quando enviarem uma reclamação para algum serviço técnico de um operador , o melhor é rencaminhar o email para a anacom e ver até quando isto pára .

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