Pergunta

Limite de equipamentos ligados ao router

  • 31 August 2020
  • 21 respostas
  • 2480 visualizações

Crachá +1

Boa tarde

Devido ao meu problema com o numero de equipamentos ligados ao vosso router, gostava de saber quais sao os limites do mesmo, e onde essa informação descrita no meu contrato com a MEO 


21 respostas

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

isso não esta descrito no contrato pelo menos nunca o vi...nem faz sentido, tudo depende da capacidade fisica do equipamento usado/instalado.

Crachá +1

Pois isso sei eu…

Mas como a desculpa da MEO para que o meu router tenha problemas e  seja necessário ter que reinicar o mesmo é devido ao elevado numero de equipamentos ligados, e que isso está escrito nas condições contratuais 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

quantos equipamentos tens ligados?

Crachá +1

por norma somos 5 pessoas em casa, por isso 5 telemoveis, 3-6  ligado por rede, box

 

Mas mesmo tendo poucos, por exemplo este fim de semana sem ninguem em casa, quando cheguei a casa ninguem se conseguiu ligar ao WiFi, tive que fazer um reboot ao equipamento. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

3-6?

Crachá +1

3 a 6 equipamentos depende do numero de portateis

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

a questão nem é bem a quantidade de equipamentos, mas sim o trafego gerado pelos mesmos…

 

sendo um equipamento residencial tem ligações/saidas/portas de ligação a net limitadas, a 4000 e qualquer coisa, para ter uma comparação, só o windows e office ocupam logo cerca 150-200 ligações só por causa dos updates por cada equipamento…

 

mas existem outros factores que fazem com que o router entre em colapso e que o reiniciar permite apagar os logs e recomeçar tudo, um pc que tenha malware é o suficiente para esforçar o router ao maximo da sua capacidade...esta constantemente com ligações ao net que nós nem sabemos…

 

no teu caso a Meo vai se descartar a grande...é um serviço residencial e com esses equipamentos todos mais o trafego gerado por cada um fica perto de um serviço empresarial…

 

a solução que aconselho e não vais gostar é adquirir um router pessoal e todos os equipamentos se ligam a esse router e depois liga ao router da meo…

 

ainda não perguntei foi qual o router que tens em uso…???

Crachá +1

é o modelo thompson GR241AG, essa solução do router externo é a opção valida, o que me queixo é que ninguem na MEO consegue indicar a razão do problema, e nem assume que o equipamento é fraco, alias uma das vezes que falei com eles, a indicação da menina que falou comigo era que no maximo são 3 equipamento por wifi.

Isto a ser verdade têm que ser explicito na publicidade, porque nesse caso eu escolhia outra operadora.

É que nesta casa estão pelo menos 5 pessoas diariamente, e todos temos telemóveis  :D

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

isso dos 3 equipamentos é uma teoria sem nexo...e sem qualquer lógica…deves ser alguém bastante verdinho no apoio…esquece essa informação não tem qualquer ponta de lógica...

 

agora o problema poderá estar em algum equipamento com ligações em massa que faz com que o router bloqueei...isso já me faz algum sentido...mas descobrir a razão teria de ser um tecnco bastante experiente para fazer os testes em tempo real…

 

sugiro uma de duas cosias...comprar um router e resolves o problema...reclamar frequentemente até passarem para um departamento mais especifico e mais experiente neste tipo de casos...tambem não descarto uma avaria no router…

 

não tens nenhuma configuração dentro do router feita por ti? 

Crachá +1

que esse comentário dos 3 equipamento, eu só nao desliguei porque era falta de educação, eu sou da área de IT, esse comentário é no mínimo ridículo…

 

As únicas configurações que tenho são uns portos abertos para RDP de fora, e uns ip’s fixos de alguns equipamentos.

 

Mas eu já indiquei qual é o problema do router, ele não têm uma boa gestão do IP pelo DHCP, por exemplo se um tlm perde  a rede e quando retoma fica a aguardar o IP, que nunca recebe, posso ligar e desligar o WiFi do tlm que nada funciona.

 

Para resolver, vou pelo PC á pagina do router, entro na pagina que mostra os equipamentos ligados por WiFi, e pronto la apanho IP a seguir no tlm.

 

Notar que não faço reboot ao equipamento!!

 

Outra coisa é a tabela de ARP não é limpa num reboot, apenas limpam com um reset, isto é uma coisa eu não faz sentido, pelo menos deviam ter a hipótese de limpar as entradas manualmente, pelo menos os da vodafone permitem isso.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

então até tens uma configuração simples...podes fazer um reset para apagar essa configuração e testar durante uns dias? acrescentas as configurações uma de cada vez...de certeza que é uma dessas configurações que está atrofiar o router…assim teria uma noção mais concreta do que causa o problema...

 

e sim concordo cnt que o problema será do router, mas não fisicamente, o firmware que vem é demasiado limitado...basicamente é um ferrari com um limitador de 90Km/h…

 

ferrari talvez seja excessivo... 

Crachá +1

pode ser uma carcaça de ferrari….

 

Ja fiz isso tudo, já desisti não há maneira, fiz reset sem configurações excepto SSID e Senha e é igual

 

abri este tópico apenas para que alguém esteja preparado para esta situação.

 

porque ainda hoje tive que fazer um reboot, pois o wifi apenas estava a dar 5mb’s, depois passou a 25mb a 2.4ghz

Crachá +1

e esqueci-me o 5g nem vê-lo

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

reporta problemas de wifi...principalmente com o 5Ghz...pede para trocarem o router por esse motivo…

 

talvez fique resolvido o problema, mas a reportar outras coisas...

Crachá +1

já me trocaram e nada de novo os mesmos problemas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

estranho teres os mesmos problemas com o 5Ghz em 2 equipamentos...

Crachá +1

eu sinceramente não consigo identificar o problema, que ele existe é verdade.

 

E mais por vezes o router até perde conectividade por cabo, isto pode ser a box que está a tras de um switch ou uma android box que esta´ligada diretamente,

 

por isso seja WiFi ou cabo o problema é igual, há problemas de  registo no equipamento

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

já podias ter dito que tinhas um switch...pode ser esse o problema...é um switch passivo?? podes testar sem o switch??

Boas

Tenho Router MEO de 2014 e Router Pessoal, os canais encontram-se,  na posição Manual.

Canal 1 @ 20/40 MHz

Canal 36 @ 80 MHz (mega hertz)

Nos meus routers com ou sem bug o 5 G não desaparece da forma como configurei.

Alguns Routers só atingem 160MHz de largura de banda do canal, na posição manual.

O hardware o meu router não permite 160Mhz, não vou instalar firmware DD-WRT.

Utilizo WPA2 - AES

Ainda não fiz teste de velocidade por cabo ou Wi-Fi com PC, no Modo de Segurança.

Costumo fazer testes de velocidades no Firefox

Na casa de um familiar tem as 3 portas do Router MEO ligado a três boxes, 1 Porta está ligado a um switch gigabit que distribui para 2 pontos de acesso (Router AP - Mode).

Não tenho Fibergateway com CPU 1024 QAM. 

Cumprimentos

jose

 

Na minha casa tenho Switch TL-SG108E, dois Routers, 2 IPS: 85.246.xx e 176.78.xx.xxx.

https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/tutorial-firmware-10-2-1-l-mais-segundo-router-a-gerir-o-servico-de-internet-51333

Quem tem Fibergateway GR241AG da Altice Labs de Aveiro talvez poderá utilizar um segundo router  como pon

Reputação 7
Crachá +23

a indicação da menina que falou comigo era que no maximo são 3 equipamento por wifi.

 

Isso nem faz qualquer ponta de sentido. Teoricamente tem a gama interna de 192.168.1.1 até 192.168.1.253, claro que na pratica ligar 200 e tal equipamentos pode dar problemas. Ter um switch na rede interna só me faz deduzir que o Switch poderá ter ficado pasmado. É sempre uma faca de dois gumes, um equipamento intermédio torna mais susceptível de haver algum problema. 

No entanto canais WIFI  poderá ter impacto no acesso em cenário de interferencias (ou seja router dos vizinhos por exemplo a usar o mesmo canal wifi).

Há uma aplicação Android “wifi analyzer” (por exemplo) que poderá ajudar a ver que canais estão os router dos vizinhos.  


pessoalmente tenho um router ASUS, canal 6 (automático) para rede 2.4Ghz aqui em casa, esquece. Há pelo menos 5 clientes no meu alcance configurados no mesmo canal, quedas wifi constantes, pode vezes liga e desliga N vezes. Alterei para canal 2 e desde então ligação normalizou, usei o “wifi analyzer” .

Responder