Pergunta

Ligação fibra sem ONT/FigerGateway

  • 8 April 2019
  • 1 resposta
  • 1299 visualizações

Crachá
Boas,

Gostava de saber se existe a possibilidade de ligar o serviço de internet directamente por fibra a um router que não o fibergateway fornecido, mantendo na mesmo a TV e VOZ a funcionar.

Neste momento estou a usar o FiberGateway em modo bridge ligado a um EdgeRouter 12, o que me limita a ~930mbps que saem do FiberGateway pelas portas RJ45. O router que estou a utilizar (ER-12) permite ligação por SFP que se fosse possível ligar directamente iria conseguir aproveitar a totalidade dos 1Gbps contratados, uma vez que estou ligado ao router por LAG.

Existe a possibilidade de usar um GPON splitter, ou algo semelhante para manter fibra ligada ao fibergateway para a TV+VOZ e ter outro cabo de fibra disponível para ligar a porta SFP com um modulo GPON (ou outro)?

Isto numa linha empresarial.

Obrigado.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Crachá +1
Boa noite,

Diria que não. Mesmo que esse router suporte SFP GPON não deverá conseguir regista-lo na OLT. Este processo é feito pela meo e à partida respeita perfís de equipamentos fornecidos por eles, isto agregando também o registo ao s/n do equipamento (algo assim do género).

Mesmo que o conseguisse.. a parte da splitagem otica do serviço não seria complicada. Complicado seria obter 2 registos distintos na mesma conta e ter em consideração que isso mexe no rácio de splitagem visto cada porto PON deverá ter num maximo 64 clientes (ou 128 ja? duno).

Resumindo.. se essa diferença é tão vital eu consideraria abrir os cordões à bolsa (e muuuuuiiito) e pensar num acesso dedicado. Aí ganha em débito, latência e SLA.

Se tiver enganado corrijam pf.